Por mais difícil que seja suportar qualquer tipo de traição, a infidelidade de um parceiro pode ser a mais devastadora de todas. Quer um parceiro tenha se envolvido em um caso sexual, traição emocional, engano financeiro ou outros atos de infidelidade, as consequências podem ser profundas. Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Assim, podemos ver que a traição pode acontecer não apenas fisicamente, mas podemos trair alguém por nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações pelo que está acontecendo em nossas almas. Essa é a ladeira escorregadia da traição.
Às vezes começamos a fantasiar sobre outra pessoa, ou achamos que não importa se estamos emocionalmente conectados a outra pessoa. Antes que percebamos, as coisas se deterioraram, e estamos em um relacionamento físico com outra pessoa, alguém que acreditamos que talvez atenda melhor às nossas necessidades, nos ajude mais, cuide melhor de nós e nos veja mais.
A traição precisa de uma abertura para poder acontecer. Não podemos trair alguém a menos que tenhamos deixado uma abertura para a traição. Traição emocional e traição física são duas das formas mais comuns de traição e ambas aniquilam a confiança. A confiança é o que nos permite sentir seguros e protegidos nos relacionamentos. Se não nos sentirmos seguros e protegidos, então não seremos capazes de ser o nosso melhor, pois em nossos relacionamentos íntimos, essa é a base de segurança emocional. Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Como saber se o seu parceiro(a) está traindo você? Bem, antes de mais nada saiba que esse é um dos problemas mais desafiadores enfrentados em um relacionamento amoroso. Embora muitas pessoas sejam pegas de surpresa quando descobrem que o cônjuge ou a namorada estão traindo, outras podem até suspeitar da infidelidade justamente por causa de ações e de comportamentos que seus parceiros agora manifestam e que são fora do habitual.
Por que a Traição Machuca Tanto?
Não importa o quão horrível o mundo exterior possa ficar, às vezes, quando temos essa confiança e segurança em um relacionamento, temos essa alegria, paz e doçura de dizer: “Quando eu for para casa, tudo ficará bem. Pode não ser perfeito, mas ficará bem porque temos confiança, segurança e proteção.” Lembre-se, é por isso que as traições machucam tanto.
Quando entramos em um relacionamento comprometido, seja de forma implícita ou explícita, geralmente estamos dizendo à outra pessoa: “Prometo cuidar de você. Prometo cuidar de você”, e vice-versa. Esse acordo essencial ou essa promessa de cuidar um do outro e manter um ao outro seguro é apagado. Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Quando esses acordos essenciais desaparecem, isso leva à desconfiança, à falta de segurança e à falta de proteção. O que também acontece quando há uma traição é que nos leva a um estado muito cru e primitivo na psique, aquele lugar de luta-fuga, que também é luta-fuga-congelamento-apaziguamento. Isso nos leva a um lugar de medo profundo, que geralmente sente raiva e pânico, e às vezes é raiva, pânico e ansiedade. Muitas vezes, na raiz disso está um medo profundo de que não estou seguro.
Se você está sendo traído(a), o melhor é lidar com a realidade e buscar ajuda profissional de um psicoterapeuta para atravessar essa tempestade que tem início mas também tem fim. Todos nós somos capazes de superar esse tipo de dor. Dessa forma, confira ao longo do texto abaixo se existem sinais no seu relacionamento que te levem a acreditar que está havendo traição entre vocês dois…..
Vamos analisar 11 sinais mais comuns da traição amorosa:
- Mudanças na comunicação com o parceiro(a),
- Aumento do interesse pela aparência,
- Mais tempo passado fora de casa,
- Mudanças de atitudes,
- Mentiras,
- Evitação do parceiro,
- Acusação de traição,
- Indiferença com o parceiro,
- Mudanças na vida sexual com o parceiro(a),
- Problemas de dinheiro,
- Mudança no uso da tecnologia,
Mudança de Comportamento…..
Perceba que, embora existam certas mudanças comportamentais como as comentadas acima, existem também ações curiosas e ocorrências estranhas que, juntas, podem apoiar a sua percepção, ou seja, nenhum dos itens acima são isoladamente e absolutamente os sinais mais garantidos de que seu parceiro(a) está traindo. Ok? Vamos adiante….
Mudanças na Comunicação é um Sinal Relevante!
Uma falha na comunicação nunca é um sinal positivo dentro de um relacionamento de casal. Se você não consegue fazer com que seu cônjuge se comunique (ou até mesmo brigue) com você, provavelmente há um problema subjacente na relação e que é pertinente você descobrir o porque de vocês não conseguirem mais se comunicar……Ok? Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Os seguintes sinais mostram a recusa em Ouvir, Responder ou Aceitar o que você está dizendo:
Analise esses sinais de uma possível traição:
- Ignora o que você diz,
- Muda de assunto para evitar um assunto desconfortável entre vocês,
- Tempestades de conflitos vão embora sem que a pessoa diga uma só palavra,
- Apresenta razões vazias pelas quais justifica que não pode falar e se abrir com você,
- Recusa-se a responder perguntas,
- Faz acusações em vez de falar sobre o problema atual que o casal vivencia,
- Usa linguagem corporal desdenhosa, como revirar ou fechar os olhos,
- Age de maneira passivo-agressiva (protestando ou procrastinando para evitar falar),
Sinal Vermelho: Aumento do Interesse pela Aparência!
Certamente, cuidar de si mesmo pode e deve ser positivo para qualquer ser humano, mas quando combinado com outros comportamentos suspeitos, também pode ser motivo de preocupação na relação. Se seu cônjuge ou parceiro(a) estiver repentinamente e cada vez mais interessado(a) em sua própria aparência, isso pode ser um sinal de traição. Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Eu disse “pode”…..e não necessariamente que “seja”. Você tem que reunir na sua percepção todos os sinais que estou pontuando ao longo desse texto para poder daí contextualizá-los para tirar as suas conclusões. Está bem?
Outros Sinais de Traição Relacionados à Aparência:
- Vestir-se melhor que o habitual,
- Desenvolver uma vaidade nunca vista,
- Usar um estilo diferente de roupa,
- Vestir roupas que você nunca viu…..
Mais Tempo Fora de Casa? Pode Ser um Sinal…
Há momentos em que outras áreas da nossa vida ocupam mais do nosso dia-a-dia. Certo? Isso equivale a ficarmos menos tempo em casa. Saiba que isso é absolutamente normal. No entanto, se o tempo gasto em outros lugares continuar aumentando muito ou permanecer por longos períodos, esse pode ser um dos primeiros sinais de traição ou de que seu parceiro está passando tempo com outra pessoa e que esse cenário está bem interessante para ele(a).
Aqui Estão Algumas Coisas que Você Pode Observar:
- Seu cônjuge adquire um novo hobby que exige horas de comprometimento por dia.
- Quando você pergunta sobre o tempo que passou fora, a pessoa é vaga sobre o que está fazendo.
- Quando você demonstra interesse no seu novo hobby, ele ou ela ignora o seu interesse.
- Seu companheiro(a) está cada vez mais horas no trabalho.
Mudanças de Atitude!!! Fique de Olho!!!
Seu cônjuge pode passar por estresse no trabalho ou até ter problemas em outros relacionamentos profissionais que podem levar a mudanças de atitudes. Certo? Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Mas, os itens a seguir que estão ligados à mudanças de atitudes, podem ser sinais de infidelidade, como também podem sinalizar outros problemas. Cabe a você ter discernimento para avaliá-los:
- Seu cônjuge apresenta do nada sinais de baixa autoestima,
- Você percebe que seu cônjuge está confuso sobre si mesmo,
- Seu cônjuge parece querer perigo ou emoções novas em sua vida,
- Seu cônjuge está mais negativo do que antes,
- Seu cônjuge se torna mais crítico com você,
- Parece que seu cônjuge está brigando com mais frequência,
- Seu cônjuge fica muito na defensiva se você menciona infidelidade ou o tema de casos amorosos,
- Quando você pede garantias sobre traição, você não se sente satisfeito(a) com a resposta dele(a).
Mentiras….Mentiras….Mentiras…
A desonestidade no casamento ou num relacionamento amoroso sério e estável é um caminho perigoso para o casal. Essa desonestidade afetiva pode envolver a mentira sobre a própria traição ou a mentira sobre outras coisas. Os possíveis sinais de traição relacionados à mentira incluem:
- Você descobre que seu parceiro(a) está mentindo para você sobre uma variedade de coisas,
- Quando você faz perguntas ao seu parceiro(a) sobre com quem ele estava ou o que estava fazendo, o nervosismo dele(a) aumenta,
- Os amigos do seu cônjuge parecem ansiosos perto de você,
- Seu cônjuge parece mais reservado com você.
Como Lidar com um Cônjuge Mentiroso?
Na maioria dos casos, mesmo quando você confronta seu parceiro com acusações de traição, isso geralmente será negado. A menos que você tenha provas e evidências concretas ou irrefutáveis, muitas pessoas não admitirão que estão sendo infiéis. Sinais que Você está Sendo Traído(a)
Evitação….
Se o seu parceiro(a) for evasivo, isso pode ser um sinal de infidelidade. Às vezes, as pessoas que traem evitam seus cônjuges ou parceiros porque não querem enfrentar perguntas incômodas sobre onde estavam ou com quem estavam. Outras vezes, querem evitar os sentimentos de culpa que sentem por serem desonestos com o relacionamento.
Essas Estratégias de Evitação Podem Indicar que Seu Cônjuge Pode Estar Traindo:
- Você sente como se estivesse sendo evitado,
- Ele ou ela não querem mais ir a lugares ou fazer coisas com você,
- Seu parceiro(a) abandona a fé religiosa,
- O olhar do seu cônjuge de que está carregando uma culpa parece fora de controle e revelador.
Ele(a) Acusa Você de Traição!
Quando alguém se sente culpado por algo que fez, é muito comum que transfira esse sentimento de culpa para a outra pessoa, acusando-a de fazer a mesma coisa. Nesse caso, nesse contexto, o(a) seu parceiro(a) pode inverter a situação e acusá-lo(a) de traição – mesmo que você não tenha dado a ele(a) nenhum motivo para pensar a respeito disso. O traidor projeta a culpa no outro que nada fez.
Se seu cônjuge estiver traindo, você também poderá
notar estes outros sinais com você:
- Você enfrenta constantes e abusivas acusações de que quem está traindo é você….
- Toda vez que o(a) questiona, o cônjuge traidor começa a questionar você e volta o assunto para você……e assim tenta tirar o foco dele…
- Quando seu parceiro(a) se envolve em um comportamento questionável, ele(a) insiste que é você quem está “sendo obscuro”…….. ou seja, volta a culpa para você….
Se seu cônjuge constantemente o(a) acusa de traição, mesmo quando você não o trai, isso também pode ser um sinal de abuso emocional.
Indiferença? Dói Muito…
Quando seu cônjuge demonstrar apatia ou desinteresse pelas coisas que amava, comunique-se com ele para ver se há outro motivo para essa mudança. Mas se você também suspeita de infidelidade, essas mudanças podem ser uma indicação de um caso amoroso clandestino. Veja essas dicas:
- Seu cônjuge parece entediado com você, com o trabalho dele, com seus filhos, com seus hobbies ou até mesmo com a vida em geral, ou seja, parece que tudo perdeu a graça…..
- Seu cônjuge tornou-se preguiçoso e desinteressado, especialmente em casa…..
- Seu cônjuge não demonstra ciúme de você, não importa com o que você faça ou diga…..
- Seu cônjuge é indiferente a eventos familiares que antes eram importante como aniversários e feriados…….
Mudanças em sua vida sexual?
Não é incomum que haja flutuações na frequência do sexo em qualquer casamento. Mas as pesquisas nesse campo apontam que passar a mostrar muito pouco ou até muito interesse na atividade sexual em casa, é um caminho que pode levar à infidelidade nos relacionamentos românticos.
Estes sinais da vida sexual podem indicar a possibilidade de um caso:
- Há consideravelmente menos intimidade entre o casal ou conexão…….
- A vida sexual passou a ser praticamente inexistente……..
- Há muitas coisas novas introduzidas no sexo que nunca estiveram presentes antes……..
- Você descobre que tem uma infecção sexualmente transmissível e você não traiu seu cônjuge….
Problemas de Dinheiro!!!!!
Quase todos os casamentos passam por algum tipo de estresse financeiro em um momento ou outro. Mas você pode querer investigar certas questões financeiras e suspeitas quando as notar em seu casamento. Os sinais a serem observados incluem:
- Você percebe cobranças nas faturas do cartão de crédito que não fazem sentido……
- O dinheiro se torna mais um problema entre vocês dois…….
- Seu cônjuge para de planejar grandes compras (como uma viagem, compra de uma casa, inicio de uma reforma, etc.)
Um estudo de 2021 descobriu que os problemas financeiros são um dos principais preditores da infidelidade conjugal.
Mudança no Uso da Tecnologia….
A infidelidade é frequentemente descoberta quando ocorre pelo online. Na verdade, a infidelidade na Internet é um fenômeno bem comum. Uma mudança no uso da tecnologia também pode sinalizar infidelidade. Essas mudanças tecnológicas podem gerar alguma preocupação como essas:
- Seu cônjuge fica subitamente inacessível em determinados horários do dia…….
- Seu cônjuge alterou a senha ou não a compartilha mais com você……..
- Seu cônjuge está sempre mandando mensagens de texto ou saindo furtivamente para atender ligações………
- Você percebe que o compartilhamento na nuvem foi desativado repentinamente em seus dispositivos…….
- Seu cônjuge para completamente de usar dispositivos compartilhados……..
- Seu cônjuge intensifica o uso das redes sociais postando fotos sozinho……
- Seu parceiro limpa o histórico do navegador no computador doméstico……
Meu Conselho:
*
Transparência e Limites*
Emergindo Mais Fortes Juntos*
A jornada de reconstrução da confiança não é apenas sobre superar uma fase desafiadora em seu relacionamento, mas também sobre transformação e crescimento. É uma oportunidade de dar uma olhada nas fundações de sua parceria e fortalecê-las. A boa notícia é que os relacionamentos que sobrevivem às provações de infidelidade e problemas de confiança geralmente emergem mais gratificantes e resilientes do que nunca.
Você pode até dizer que a traição é a onda de choque que impulsiona seu relacionamento a abordar problemas subjacentes e reconstruir em bases mais firmes e honestas. Definitivamente, não se trata apenas de voltar a como as coisas eram antes, mas de dar ao relacionamento um novo DNA , feito de respeito mútuo, conexão emocional mais profunda e um compromisso renovado um com o outro.