Psicoterapia Online

Blog

20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

Você sente que precisa trabalhar seu amor próprio? Aqui estão 20 práticas simples e poderosas que podem ajudá-lo a desenvolver um senso saudável de amor próprio. Quer conhecê-las? 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

1) Faça uma pose de poder

linguagem corporal é uma forma de expressão tão poderosa quanto as palavras ‒ em alguns casos, sua força é até maior. Afinal, você pode tentar passar uma ideia diferente da que está sentindo através da fala, mas, se não for um especialista no assunto, dificilmente vai conseguir disfarçar os sinais que o seu corpo transmite.

Sua linguagem corporal não apenas mostra como você está se sentindo, mas revela muito como você se autoavalia. Algumas pesquisas nos mostram que a linguagem corporal de uma pessoa também cria em seu mundo subjetivo o que ela deve sentir. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

Portanto, faça ajustes regulares em sua linguagem corporal ao longo do dia para que seu corpo diga apenas coisas positivas para você mesmo como: Eu consigo!” “Ainda posso”,  “ Tenho um senso interior de merecimento e valor”.  Tornar isso uma prática diária poderá treinará seus músculos mentais e seu sistema nervoso para o consentimento do sentimento de amor próprio.

2) Visualize o seu melhor Eu

De muitas maneiras, seu cérebro não distingue o que é real do que é imaginário. Se você se imaginar em sua melhor forma, seu cérebro o processará como real e causará mudanças em sua autoconfiança e autoconfiança. Portanto, visualize-se em uma variedade de situações, agindo como o seu melhor EU agiria e vendo os resultados que deseja e almeja. A chave é fazer isso com frequência. É a repetição que conecta o cérebro.

3) Tenha com você uma conversa interna positiva

Uma conversa interna negativa, de você com você mesmo,  pode te derrubar e corroer totalmente o seu amor próprio. Portanto, sempre que puder diga algo positivo sobre você para você mesmo. Pode ser sobre sua aparência ou algo sobre sua natureza, ou pode ser algo bom que você já fez. É uma boa ideia criar um estoque de coisas positivas para usar a seu favor, o que torna muito mais fácil transformar algo negativo em positivo. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

4) Reduza

A mente responde a imagens internas da nossa tela mental,  e essas imagens podem afetar como nos sentimos sobre nós mesmos. Quando sentimos medo ou algo nos parece muito desafiador, parece uma coisa ‘enorme‘ em nossas mentes. É como se o pensamento ou sentimento estivesse “na sua cara”. 

Sentimentos negativos como esse podem corroer o amor próprio. Um truque simples, e que realmente nos ajuda, é pegar a imagem ou a sensação e imaginar que você a está reduzindo-a a quase nada. 

5) Ame sua selfie

Diga “ eu me amo ” ou “ eu sou suficiente ” toda vez que ver seu reflexo no espelho. Diga isso quando escovar os dentes, se maquiar, secar o cabelo e até mesmo quando se deparar com seu reflexo na vitrine de uma loja. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

6) Escolha sempre a gratidão

Uma das práticas que corrói nosso amor próprio é quando nos concentramos predominantemente em nossas falhas e dificuldades. A prática da gratidão tem o efeito oposto, elevando-nos em vez de nos derrubar. Comece uma prática de gratidão que se concentre em seus pontos positivos. Comece agradecendo 2 ou 3 coisas por dia, e depois vá acrescentando 2 ou 3 coisas novas todos os dias até que você pratique por pelo menos 3 semanas e sua lista tenha vários itens nela. Anote-as e introjete-as em sua mente.

7) Repetição! Repetição! Repetição!

Seja qual for a sua prática de amor próprio, pratique-a todos os dias. É assim que se aprende o hábito do amor próprio. Alimente atitudes positivas todos os dias; reconheça sempre suas qualidades; aceite os pontos que você precisa desenvolver; compreenda-se e tenha paciência; não se julgue nem se cobre demais; dê mais risada, e dedique seu tempo para coisas que você ama.

8) Celebre sua singularidade

Não tente ser como todo mundo. A sua falta de direcionamento e autoconhecimento envia um sinal que diz: ‘ quem eu sou não é suficiente, então estou tentando ser como outra pessoa ‘. Faça uma escolha para celebrar o que há de único e especial em você. Deixe o mundo ver sua singularidade e individualidade e aprenda a se orgulhar disso. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

9) Seja autêntico

Seja você mesmo. Viva sua própria vida. Não se preocupe em ser apreciado ou aceito. Preocupe-se em ser você mesmo. Ser autêntico é uma declaração massiva de amor próprio. É como declarar que “eu sou o suficiente … do jeito que sou”. Fale o que pensa e faça-o com compaixão sempre que puder.

10) Seja gentil consigo mesmo

Trate-se gentilmente e mostre ao mundo que você tem a sua própria importância. Tire um tempo, tome um banho quente, dê um passeio no parque, presenteie-se com algo novo que o faça se sentir bem e declare que está fazendo isso porque vale a pena .

11) Não tenha medo de mostrar fraqueza ou         vulnerabilidade

Seja corajoso o suficiente para mostrar suas fraquezas e vulnerabilidades. Deixe-se ver. Se você quer que as pessoas gostem de você, deixe-as ver você! Todo mundo se sente fraco e vulnerável às vezes, então a coragem de não se esconder é uma força. E tendo essa coragem, você inspira os outros a se deixarem ver também. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

12) Seja compassivo consigo mesmo

Dê a si mesmo um abraço algumas vezes ao longo do dia. Lembre-se de que ninguém é perfeito. Você e nem ninguém têm sucesso ou vence o tempo todo. Você e nem ninguém conseguem ser feliz o tempo todo. Somos todos humanos, com nossa humanidade aparecendo quando tropeçamos e nos atrapalhamos ao longo da vida, tentando encontrar nosso caminho. Todos têm preocupações e problemas, mesmo que pareçam ser confiantes e autoconfiantes. Lembre-se de que você é apenas humano como todo mundo.

13) Não compare seus bastidores ‘com ‘ carretel de destaque de todos os outros

Sempre vemos as pessoas no seu melhor, ou pelo menos o que pensamos ser o melhor, mas estamos todos muito conscientes de como nos parecemos uns com os outros logo pela manhã, ou como nos sentimos assustados em determinados momentos, ou quanto podemos não ter confiança por dentro. Não devemos comparar nossos ‘bastidores’ com os ‘destaques’ de todos os outros. Todo mundo tem coisas independentes. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

14) Cuide de seus desejos e necessidades

Aprenda a cuidar de suas próprias necessidades. Muitos de nós adquirimos o hábito de cuidar de todos, menos de nós mesmos. Uma marca de amor próprio é cuidar de nossas próprias necessidades também. Você pode fazer as duas coisas! O amor próprio não diz para amar a si mesmo em vez dos outros, antes dos outros ou mesmo depois dos outros. Na verdade, não diz absolutamente nada sobre os outros. Ele simplesmente diz: ‘ ame a si mesmo ‘ e você pode fazer isso enquanto cuida de sua vida, sendo gentil e amando os outros.

15) Tenha coragem para pedir que suas necessidades sejam atendidas

Todos nós temos necessidades que precisam ser atendidas, seja no trabalho, em nossos relacionamentos pessoais ou na vida em geral. Quando nos falta um amor próprio saudável, ficamos com medo de pedir que nossas necessidades sejam atendidas. Pratique a coragem de perguntar. Às vezes, pode significar arriscar e ser rejeitado, mas é melhor saber que você teve a coragem de pedir do que viver com medo da rejeição. Quem sabe o que pode acontecer 

16) Crie algumas afirmações de amor próprio

Você nem sempre precisa ficar repetindo: “ Eu me amo. Eu amo. Eu me amo!”  por centenas de vezes. Faça para você mesmo uma declaração mental e  sincera de como se sente nesse momento e onde você está em sua vida agora. Na sequência mentalize como você quer se sentir  nos momentos futuros da sua vida. Você pode até criar um momento futuro que seja um trampolim para onde você deseja chegar.

17) Puxe sorrisos bobos

Pratique sorrisos bem enormes e até bobos e em momentos aleatórios do dia. Certifique-se de fazê-lo também pela manhã, de preferência logo após acordar e também tarde da noite antes de dormir. Sorrir assim envia sinais aos centros emocionais do seu cérebro e  faz aumentar a emoção positiva, especialmente porque você está fazendo isso de propósito. Acredite! Dá certo!

18) Empurre para fora de sua zona de conforto

O amor próprio geralmente não está limitado à sua zona de conforto. Esforce-se o máximo que puder com a intenção não apenas de ter sucesso conforme ao que se dedica, mas sabendo que a própria tentativa é uma declaração de amor próprio. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

19) Não leve nada para o lado pessoal

Tente não levar as coisas para o lado pessoal, especialmente críticas aparentes ou quando as coisas não saírem conforme o planejado. As coisas parecem tão pessoais quando nos falta amor próprio. Quando as coisas não estão funcionando, não é uma falha em quem você é. Defina a intenção de ser mais resiliente e seu próprio auto-amor crescerá como consequência.

20) Aja ‘ como se ‘ 

Só por hoje, aja como se você tivesse um amor próprio saudável. Em várias situações e ao longo do dia, pergunte-se: “Como eu seria ou o que faria agora se tivesse um amor próprio saudável?”Então faça! Se deu certo hoje, tente de novo amanhã. 20 Maneiras de Amar a Si Mesmo

 

 

 

DH_Sunday Brunch ainda

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

error: Content is protected !!