Blog

Dicas Para o Seu Desenvolvimento Pessoal

 

O desenvolvimento pessoal pode incluir qualquer habilidade que você desenvolva para melhorar a si mesmo – suas emoções, pensamentos ou comportamentos. Realmente não importa quais habilidades você deseja melhorar; a chave para o desenvolvimento pessoal é dar os passos certos – passos que ajudam a garantir que você alcance qualquer objetivo que esteja perseguindo. Por isso conheça as  Dicas Para o Seu Desenvolvimento Pessoal …..

Quais são as habilidades de desenvolvimento pessoal mais importantes na sua opinião?

Realmente, tudo vai depender do que você está tentando alcançar, certo?

Mas aqui estão as 9 que considero mais importantes para o desenvolvimento pessoal ser bem-sucedido. Vamos lá?

1. Comece descobrindo quais habilidades de desenvolvimento pessoal você precisa desenvolver 

O primeiro passo em qualquer estratégia de desenvolvimento pessoal é descobrir como usar melhor o seu tempo. Não faz muito sentido aprender a programar se você não planeja ser um programador ou levantar 400 quilos na academia se você não planeja ser um levantador de peso. Podem ser hobbies, mas o desenvolvimento pessoal tem mais a ver com o fato de se desenvolver habilidades para alcançar seus objetivos pessoais . Portanto, é bom reservar um tempo para refletir sobre si mesmo.

2. Desenvolver o pensamento empreendedor

Todos podem se beneficiar ao aprender a pensar como um empreendedor, independentemente de você ser um empreendedor ou não. Por que? Porque os empreendedores são inovadores, bons no planeamento de todos os resultados possíveis e hábeis em fazer com que outros aceitem a sua visão ou sonho. E talvez mais importante para o desenvolvimento pessoal, eles tendem a ser adaptáveis ​​a todos os tipos de situações.

Ao desenvolver o pensamento empreendedor, você se adapta melhor a quaisquer que sejam as circunstâncias para poder atingir mais facilmente seus objetivos, sejam eles iniciar um negócio que tenha um impacto positivo no mundo como preparar-se para uma aposentadoria precoce ou escalar o Monte Everest.

3. Desenvolva uma mentalidade construtiva 

Se tivermos uma “mentalidade fixa”, podemos evitar desafios que possam nos ajudar a crescer. Mas isto é bem problemático, porque o nosso medo de cometer erros pode levar-nos a evitar desafios e novas experiências – experiências que nos ajudariam a crescer, a melhorar-nos de formas importantes e a criar a vida que desejamos.

Se tivermos uma “ mentalidade construtiva ”, buscaremos desafios porque valorizamos mais o aprendizado e o crescimento do que nos sentimos inteligentes ou sabemos o que estamos fazendo. É por isso que aqueles com uma mentalidade construtiva muitas vezes desenvolvem novas habilidades com mais facilidade: eles acreditam que podem e então realmente trabalham para isso.

4. Desenvolva seu mecanismo auto-calmante

Altos níveis de estresse não são apenas ruins para a nossa saúde e bem-estar, mas também podem nos impedir de perseguir e alcançar efetivamente os nossos objetivos de autodesenvolvimento. Ao aprender técnicas de relaxamento eficazes e duradouras , seu corpo e sua mente estarão mais equipados para lidar com os desafios inevitáveis ​​que surgem quando você tenta se desenvolver.

5. Desenvolva resiliência  

Resiliência é aquela habilidade superimportante que ajuda você a se recuperar rapidamente após ser derrubado. Esta é uma das habilidades mais importantes para o sucesso porque nenhum de nós alcançará nada se não continuarmos tentando quando falharmos. Podemos construir resiliência melhorando habilidades como regulação emocional , atenção plena e positividade.

6. Desenvolva sua bússola de valores

Nem sempre é fácil viver de acordo com os nossos valores fundamentais . Mas quando passamos a vida sem seguir os nossos valores pessoais, podemos facilmente nos perder. Podemos de repente “acordar” e perceber que não somos quem queremos ser ou onde queremos estar. É por isso que é tão importante estar alinhado com nossos valores pessoais.

Quais são os seus valores? Talvez: gentileza, curiosidade, criatividade , trabalho duro ou relacionamentos pessoais. Defina seus valores pessoais para saber quais ações estão alinhadas com esses valores.

7. Crie um plano de desenvolvimento pessoal 

Um bom plano de desenvolvimento pessoal leva em consideração todos esses fatores – O QUE, COMO, POR QUE e QUANDO. E se concentra em objetivos de longo prazo . Então pergunte a si mesmo:

  • Quais habilidades eu desenvolverei?
  • Como eu as construirei?
  • Por que eu as construirei?
  • E quando vou construí-las?

Pode ser útil criar um plano de curto, médio e longo prazos para mapear como você alcançará essas metas.

8. Registre seu progresso em direção ao desenvolvimento pessoal

Acompanhar nosso progresso à medida que avançamos em direção aos nossos objetivos de desenvolvimento pessoal é fundamental para garantir que estamos no caminho certo. Então podemos fazer uma pausa e tomar uma direção diferente se tivermos saído do curso.

Ao manter a autoconsciência e verificar-nos frequentemente, podemos identificar coisas às quais precisamos dedicar mais atenção . Como resultado, podemos progredir melhor em nosso desenvolvimento pessoal.

9. Continue se desenvolvendo de novas maneiras

A ciência é clara: quanto mais formas nos desenvolvemos, mais amplo será o nosso conjunto de competências e mais sucesso tendemos a ter. Portanto, tente aprender algumas novas habilidades emocionais ou faça algumas atividades para desenvolver novas habilidades. Você pode aprender algo que mude sua vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »