Blog

Evite o Contágio Emocional Negativo

Todos nós captamos as emoções de outras pessoas, só que as vezes podemos nos contaminar negativamente com determinadas emoções. Esse efeito é chamado de ‘contágio emocional’, justamente  porque o efeito é semelhante ao de se pegar um vírus, só que nesse caso absorvemos uma emoção em vez de um simples vírus de resfriado. Evite o Contágio Emocional Negativo

Quer seja alegria ou raiva, estamos programados para captar e espalhar emoções. Mas com um pouco de consciência, podemos nos vacinar contra muitas emoções negativas.

Esse fato é extremamente comum na vida humana e provavelmente aconteça muito mais do que você pensa ou imagina. Na verdade, algumas pesquisas sugerem que cerca de 15% a 25% do estado emocional médio de uma pessoa tem pouco a ver com a sua própria vida pessoal, mas sim é o que ela captou emocionalmente das outras pessoas ao seu redor. Pense nisso por um momento. Isso é sério….

Pergunte-se: Quanto das minhas emoções ao longo de um dia são realmente as minhas emoções? Quanto eu simplesmente “absorví” de estados emocionais de outras pessoas?

Você provavelmente já teve experiências assim e certamente notou isso em algum momento quando esteve perto de determinadas pessoas. Talvez até com pessoas de sua família ou do seu trabalho.

Reflita: Você já sentiu que tende a se sentir estressado perto de pessoas estressadas? Calmo perto de pessoas relaxadas? Mais nervoso com pessoas ansiosas? E quando você não está mais na companhia de pessoas assim, consegue perceber os efeitos deletérios dessas emoções  horas depois?

Quase todo mundo se relaciona com pessoas e com situações emocionais das outras pessoas. Cerca de 10% a 40% do contágio emocional pode, de fato, estar relacionado ao que está sendo dito por alguém à você. Mas cerca de 60% a 90% não é o que falaram para você!!! Não é O QUE foi dito, mas COMO foi dito determinada coisa à você. Evite o Contágio Emocional Negativo

O contágio emocional é carregado muito mais pela forma de comunicação não-verbal, ou seja, através de expressões faciais, linguagens expressivas de como se disse algo, linguagem corporal……

Infecções Online

Muitas pesquisas recentes sobre contágio emocional analisaram como esse fenômeno se desenrola nas mídias sociais. Um estudo de 2018 da Tilburg University, na Holanda, descobriu que os espectadores captam prontamente as emoções dos populares vloggers do YouTube. Quando os espectadores veem uma postagem positiva, eles reagem com emoções positivas intensas, e o mesmo padrão é válido para postagens negativas. Evite o Contágio Emocional Negativo

As respostas da mídia social são mais fáceis para os pesquisadores medirem do que a confusa dinâmica presencial da vida real. O contágio da vida real é muito mais forte do que o contágio online porque nos expõe a mais modos de expressão emocional, como vozes, rostos e linguagem corporal .

Uma mudança dramática nos últimos anos, vem sendo a exposição online a níveis maiores de expressão de raiva intensa como resposta a qualquer tipo de situação. Isso é muito preocupante … principalmente diante das crianças que muitas vezes têm livre acesso à internet concedido pelos próprios pais.

Como funciona isso?

Se você quiser saber realmente como isso funciona em você,  experimente ficar por um tempo na companhia de alguém bem estressado. Preste atenção na linguagem não-verbal dessa pessoa e perceba se ela está com os músculos entre as sobrancelhas contraídos e a mandíbula, pescoço e ombros tensos.

Quanto mais tempo você estiver na companhia dessa pessoa estressada, mais você sentirá como ela se sente e se expressa. Nosso cérebro tem uma rede conhecida como Mirror Neuron System (MNS) (Sistema de neurônios-espelho), que efetivamente espelha as expressões faciais da pessoa a quem você está prestando atenção.

Dessa maneira a nossa tendência natural para a empatia espelha nosso cérebro diante das manifestações expressivas dos outros. Seu sistema de neurônios-espelho irá espelhar, isto é, copiar, esses movimentos musculares e portanto, quanto mais tempo você passar na companhia dessa pessoa, mais sua sobrancelha se contrairá e sua mandíbula, pescoço e ombros permanecerão tensos.

Ao mesmo tempo, o MNS ativará seu circuito emocional para produzir dentro de você as mesmas emoções que acompanham esse padrão de tensão muscular. Pronto! Seu dia acabou por causa de uma emoção que nem é sua….. Evite o Contágio Emocional Negativo

Contágio Emocional Positivo

É ótimo quando você está perto de pessoas que se sentem como um sol, porque elas o animam e fazem você se sentir brilhante, mas pode ser bem difícil quando você está perto de pessoas com raiva ou estressadas. É aqui que o desvio ou o bloqueio do contágio emocional é útil. Evite o Contágio Emocional Negativo

ANTÍDOTOS PARA EVITAR O CONTÁGIO EMOCIONAL NEGATIVO:
  1. Seja seletivo com as pessoas. Selecione de uma forma bastante crítica os ambientes que você frequenta. …
  2. Seja seletivo com as conversas. Não entre nas conversas negativas das outras pessoas. …
  3. Seja seletivo com as notícias. Escolha coisas positivas para ver …
  4. Saiba dizer não! …
  5. Seja seletivo nas redes sociais.

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »