Blog

Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos?

Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos?

Você já teve um pensamento indesejado que ficou preso na sua cabeça? Se isso aconteceu, possivelmente você o ignorou e seguiu em frente. Mas às vezes, um pensamento intrusivo pode continuar aparecendo recorrentemente por mais que você faça força para expulsá-lo.  Pensamentos obsessivos ou intrusivos, são aqueles pensamentos que ficam presos na mente e que não conseguimos nos libertar deles. Eles podem causar bastante angústia, uma vez que a natureza desse tipo de pensamento pode ser muito perturbadora. Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos?
*
Pensamentos intrusivos podem realmente ser violentos ou perturbadores. Podem também ser pensamentos de natureza sexual, incluindo fantasias, ou sobre comportamentos que você considera inaceitáveis ​​e abomináveis. Se você não quer ter esses pensamentos tóxicos e desconfortáveis e que não consegue abandonar, então, por que eles acontecem com você?
*
Os pensamentos “obsessivos” são também chamados de “pensamentos intrusivos”, e quase todo mundo os tem de vez em quando, principalmente quando vivemos algo mais impactante como assistir um acidente, ou fazer parte de uma briga, ou outra situação qualquer que seja relevante. Mas quando nos acontecem sem esses fatores descritos acima, podem variar de imagens aleatórias à ideias perturbadoras e violentas, como dar um soco no rosto de alguém ou de você mesmo se machucar. Mas, geralmente são na verdade inofensivos.
*
Caso você fique tão obcecado com eles, que isso interrompa a qualidade de sua vida cotidiana, ou se tudo gira em torno deles, entenda que pode ser um sinal de problema na saúde mental . Pensamentos intrusivos podem ser um sintoma de ansiedade , depressão ou até mesmo de  transtorno obsessivo-compulsivo ( TOC ), ou de estresse pós-traumático. Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos? 

Tipos de pensamentos intrusivos

  • Pensamentos intrusivos podem aparecer de várias formas.
  • Aqui estão alguns exemplos mais recorrentes:

1- Pensamentos sexuais. É natural ter pensamentos sexuais com frequência, independentemente do seu sexo. É melhor se lembrar de que esses são apenas pensamentos passageiros e automáticos. Eles não definem você de forma alguma. Mas, quando você se sente desconfortável ou chocado com esses pensamentos obsessivos na sua tela mental, poderá se fixar neles para tentar afastá-los.

*

2-Pensamentos violentos. Seus pensamentos podem ser sobre temas sombrios ou violentos, como machucar a si mesmo ou a outra pessoa. Muitas vezes, eles são apenas pensamentos repetitivos e inofensivos porque você não tem intenção real de agir. Você nem os quer na sua cabeça. E eles passarão com o tempo. Mas se você está planejando seguir seus pensamentos agressivos, você precisa de ajuda profissional para gerenciar suas emoções. Converse com um psicoterapeuta.

*

3-Pensamentos negativos. Às vezes, quando as coisas não saem como planejado, você pode pensar em si mesmo como um “perdedor” ou sente que não é bom o suficiente. Esses pensamentos devem desaparecer à medida que sua situação muda. Mas se eles se tornarem esmagadores, obsessivos e que tirem a sua paz, você pode ter depressão ou ansiedade exacerbada. Converse com um profissional de saúde mental sobre como controlar seus sintomas.
*
4-Pensamentos do Transtorno de estresse pós-traumático. Pessoas que vivem com transtorno de estresse pós-traumático, geralmente experimentam pensamentos intrusivos que podem estar ligados a um evento traumático que elas experienciaram. Esses pensamentos podem desencadear alguns sintomas físicos, como aumento da frequência cardíaca e sudorese. Em alguns casos, esses pensamentos podem ser tão graves que levam a flashbacks de intenso sofrimento psicológico.
*
5-Pensamentos originados dos Distúrbios alimentares. As pessoas que desenvolvem um transtorno alimentar podem experimentar pensamentos intrusivos/obsessivos que são prejudiciais à sua saúde mental. Os pensamentos podem também prejudicar a saúde física. Pessoas com transtorno alimentar frequentemente se preocupam com o impacto físico que a comida terá em seu corpo. Isso, por sua vez, leva a uma grande angústia em relação à alimentação. Também pode causar comportamentos adicionais, como purgar , em um esforço para interromper os pensamentos.
*
6-Outros tipos de pensamentos intrusivos. Você também pode ter pensamentos bizarros, estranhos ou paranóicos que são basicamente pensamentos “lixo”. Você não tem controle sobre eles e, na maioria das vezes, eles não têm significado ou relevância em sua vida. É melhor não levá-los para o lado pessoal ou dar muita atenção a eles. Mas se eles durarem por algum tempo, ou se você continuar tendo episódios deles ininterruptamente, converse com seu médico ou com seu psicoterapeuta para descartar um transtorno mental.
*
Esses pensamentos também podem ser um sintoma de outro problema de saúde, como:

Os primeiros sintomas podem incluir:

  • Mudanças nos padrões de pensamento
  • Pensamentos obsessivos
  • Pensamentos de imagens perturbadoras

O que você pode fazer de imediato?

No final do dia, a maioria dos pensamentos intrusivos são apenas pensamentos descartáveis que não te serviram para nada. Eles não são uma bandeira vermelha ou um sinal de perigo de que você realmente quer fazer algo, mas podem dar o colorido das coisas perturbadoras em que está pensando. Mas se eles o incomodam, você pode começar a tomar medidas para reduzir a frequência e a  intensidade. 
*
Você Pode Fazer:

  • Reconheça e rotule-os pelo que são – pensamentos intrusivos que você não pode controlar.
  • Aceite que eles podem ou não ir embora eventualmente.
  • Observe-os para investigar se  eles desaparecem.
  • Prepare-se para que pensamentos indesejados voltem.
  • Continue a fazer o que estava fazendo, quando pensamentos intrusivos inundarem sua cabeça.

Você Não Deve Fazer:

  • Agir através deles ou envolver-se com esses pensamentos aleatórios e repetitivos.
  • Tentar procurar saber  o significado por trás deles.
  • Reprimí-los, isso pode fazer efeito contrário, ou seja, faz você se fixar mais neles.

Possíveis distúrbios de saúde mental a serem observados:

Pensamentos indesejados e repetitivos podem ser um sinal de TOC-Transtorno Obsessivo Compulsivo. Com esse tipo de transtorno de ansiedade, você tem pensamentos recorrentes e indesejados que não consegue controlar. Você também pode ter o desejo de ficar repetindo certos comportamentos ou ações.
*
Pensamentos delirantes , como pensar que alguém está sempre observando você ou que quer machucá-lo, podem ser um sinal de esquizofrenia ou transtorno bipolar. Se você tiver esse tipo de pensamentos, converse urgentemente com um psiquiatra para fazer um diagnóstico e poder ser orientado nas opções de tratamento. Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos? Todos esses distúrbios podem ser tratados com medicamentos , terapia ou uma combinação dos dois.

Existe Tratamento para Todos os Pensamentos Intrusivos?

A melhor maneira de gerenciar todos os tipos de pensamentos intrusivos/obsessivos é reduzir sua sensibilidade ao pensamento em si e ao seu conteúdo. Essas estratégias podem ajudar muito!

  • Psicoterapia. A terapia através da conversa entre o paciente e o psicoterapeuta é uma maneira de você discutir pensamentos obsessivos com o especialista em Psicologia. Você aprenderá maneiras de pensar e de reagir,  que podem ajudá-lo a se tornar menos sensível aos pensamentos intrusivos. Em um ambiente controlado, seu terapeuta também pode expor você à gatilhos para que seus pensamentos intrusivos se manifestem, para que você consiga desenvolver respostas saudáveis.
  • Medicamento. Um profissional da área médica pode prescrever medicamentos psiquiátricos para ajudar a equilibrar as substâncias químicas do seu cérebro. Isso é comum para condições como TOC e depressão . Esses medicamentos prescritos incluem antidepressivos com inibidores seletivos da recaptação da serotonina .
  • Cuidados pessoais. Um bom passo para tratar pensamentos intrusivos é reconhecer o que eles são: eles são apenas pensamentos. Certo? Você pode aprender a rotulá-los quando eles acontecerem e a reconhecer que pensamentos não são o mesmo que a intenção de realizá-los ou comportamentos que você poderá manifestar. Também é interessante aprender a gerenciar o estresse por meio do autocuidado e do desenvolvimento de estratégias ativas de enfrentamento. Tudo isso pode ajudar muito a reduzir a frequência ou a intensidade de pensamentos indesejados e descontrolados.

Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos?

Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »