Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos?
Tipos de pensamentos intrusivos
- Pensamentos intrusivos podem aparecer de várias formas.
- Aqui estão alguns exemplos mais recorrentes:
1- Pensamentos sexuais. É natural ter pensamentos sexuais com frequência, independentemente do seu sexo. É melhor se lembrar de que esses são apenas pensamentos passageiros e automáticos. Eles não definem você de forma alguma. Mas, quando você se sente desconfortável ou chocado com esses pensamentos obsessivos na sua tela mental, poderá se fixar neles para tentar afastá-los.
*
2-Pensamentos violentos. Seus pensamentos podem ser sobre temas sombrios ou violentos, como machucar a si mesmo ou a outra pessoa. Muitas vezes, eles são apenas pensamentos repetitivos e inofensivos porque você não tem intenção real de agir. Você nem os quer na sua cabeça. E eles passarão com o tempo. Mas se você está planejando seguir seus pensamentos agressivos, você precisa de ajuda profissional para gerenciar suas emoções. Converse com um psicoterapeuta.
*
- Uma lesão cerebral
- Demência
- Mal de Parkinson
Os primeiros sintomas podem incluir:
- Mudanças nos padrões de pensamento
- Pensamentos obsessivos
- Pensamentos de imagens perturbadoras
O que você pode fazer de imediato?
- Reconheça e rotule-os pelo que são – pensamentos intrusivos que você não pode controlar.
- Aceite que eles podem ou não ir embora eventualmente.
- Observe-os para investigar se eles desaparecem.
- Prepare-se para que pensamentos indesejados voltem.
- Continue a fazer o que estava fazendo, quando pensamentos intrusivos inundarem sua cabeça.
Você Não Deve Fazer:
- Agir através deles ou envolver-se com esses pensamentos aleatórios e repetitivos.
- Tentar procurar saber o significado por trás deles.
- Reprimí-los, isso pode fazer efeito contrário, ou seja, faz você se fixar mais neles.
Possíveis distúrbios de saúde mental a serem observados:
Existe Tratamento para Todos os Pensamentos Intrusivos?
A melhor maneira de gerenciar todos os tipos de pensamentos intrusivos/obsessivos é reduzir sua sensibilidade ao pensamento em si e ao seu conteúdo. Essas estratégias podem ajudar muito!
- Psicoterapia. A terapia através da conversa entre o paciente e o psicoterapeuta é uma maneira de você discutir pensamentos obsessivos com o especialista em Psicologia. Você aprenderá maneiras de pensar e de reagir, que podem ajudá-lo a se tornar menos sensível aos pensamentos intrusivos. Em um ambiente controlado, seu terapeuta também pode expor você à gatilhos para que seus pensamentos intrusivos se manifestem, para que você consiga desenvolver respostas saudáveis.
- Medicamento. Um profissional da área médica pode prescrever medicamentos psiquiátricos para ajudar a equilibrar as substâncias químicas do seu cérebro. Isso é comum para condições como TOC e depressão . Esses medicamentos prescritos incluem antidepressivos com inibidores seletivos da recaptação da serotonina .
- Cuidados pessoais. Um bom passo para tratar pensamentos intrusivos é reconhecer o que eles são: eles são apenas pensamentos. Certo? Você pode aprender a rotulá-los quando eles acontecerem e a reconhecer que pensamentos não são o mesmo que a intenção de realizá-los ou comportamentos que você poderá manifestar. Também é interessante aprender a gerenciar o estresse por meio do autocuidado e do desenvolvimento de estratégias ativas de enfrentamento. Tudo isso pode ajudar muito a reduzir a frequência ou a intensidade de pensamentos indesejados e descontrolados.
Por que Você Tem Pensamentos Obsessivos e Intrusivos?