Blog

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

Tendemos a monitorar nossos corpos e nossa saúde física muito mais do que a nossa saúde emocional. Por exemplo, fazemos check-ups físicos anuais ou ao menor sinal de uma doença, mas a ideia de fazer um check-up psicológico’ é completamente estranha para muitas pessoas. A dor emocional muitas vezes pode parecer tão forte quanto a dor física,  e às vezes pode até causar sintomas de dor em todo o corpo. Por que a dor emocional é pior que a dor física?

Às vezes a dor emocional é tão aguda, que algumas pessoas até recorrem a mecanismos de enfrentamento nada saudáveis, incluindo drogas e álcool. O problema é que esses recursos causam dependência e danos maiores à pessoa, tanto a médio como a longo prazo.

Sabemos que se uma pequena lesão física como um corte, se tornar mais dolorosa com o tempo, isso será um sinal de uma infecção mais grave. Mas se não conseguirmos “aquela” promoção que tanto almejamos e nos dedicamos no trabalho, isso para nós será emocionalmente doloroso, até mesmo depois de várias semanas, e infelizmente muitas vezes não nos daremos conta de que estamos ficando deprimidos .

 

“Precisamos de um diálogo social

sobre como o desgosto afeta severamente

nossas emoções e funcionamento mental.”

 

(O Texto Continua Logo Abaixo)
Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

Tendemos a reagir à dor física de forma muito mais proativa do que à dor emocional. No entanto, com exceção de lesões ou doenças físicas muito graves, a dor emocional geralmente afeta nossas vidas muito mais do que a dor física. Aqui estão cinco razões pelas quais a dor emocional é pior do que a dor física:

1. Memórias desencadeiam dor emocional, mas não dor física: Recordar o momento em que você quebrou sua perna não fará sua perna doer novamente, mas lembrar o momento em que você se sentiu rejeitado pelo seu pai na sua infância,  causará uma dor emocional substancial. Nossa capacidade de evocar dor emocional simplesmente lembrando de eventos angustiantes é profunda e contrasta fortemente com nossa total incapacidade (felizmente) de reviver a dor física.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

2. Usamos a dor física como distração da dor emocional e não vice-versa: Alguns adolescentes e adultos praticam se ‘ cortar ‘ (cortar o corpo  superficialmente com uma lâmina) porque a dor física que evoca, os distrai de sua dor emocional, oferecendo-lhes alívio. Mas o mesmo não funciona ao contrário, e é por isso que não vemos o contrário, por exemplo uma parturiente administrando a dor do parto natural relendo a carta de rejeição  da matrícula de sua faculdade. Infelizmente, embora possamos preferir a dor física à emocional, outros veem nossa dor de maneira diferente.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

3. A dor física gera muito mais empatia dos outros do que a dor emocional: Quando vemos um estranho ser atropelado por um carro, estremecemos, suspiramos ou até gritamos e corremos para ver se ele está bem. Mas quando vemos um estranho sendo intimidado ou insultado, é improvável que façamos qualquer uma dessas coisas. Estudos descobriram que subestimamos consistentemente a dor emocional dos outros, mas não a dor física. Além disso, essas lacunas de empatia para a dor emocional são reduzidas apenas se tivermos experimentado uma dor emocional semelhante muito recentemente.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

4. Dor emocional ecoa de maneiras que a dor física não faz:  Se você quebrou o pé jogando futebol com amigos, provavelmente voltará ao campo assim que estiver totalmente curado. A dor física geralmente deixa poucos ecos, a menos que a circunstância da lesão tenha sido emocionalmente traumática. Enquanto que a dor emocional deixa inúmeros lembretes, associações e gatilhos que reativam nossa dor quando nos deparamos com determinadas causas.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

5. A dor emocional, mas não a dor física, pode prejudicar nossa auto-estima e saúde mental a longo prazo: A dor física deve ser bastante extrema para afetar e prejudicar nossa saúde mental, mas considere que a menos que as circunstâncias também sejam emocionalmente traumáticas. Mesmo episódios isolados de dor emocional podem prejudicar nossa saúde emocional como um todo. Por exemplo, falhar em um exame importante de um concurso, pode criar ansiedade e medo do fracasso por muito tempo, ou uma única rejeição dolorosa pode levar à anos de evasão dos relacionamentos amorosos e solidão , o bullying que sofremos  no ensino médio pode nos tornar adultos tímidos, inseguros e introvertidos, e um chefe crítico pode prejudicar tanto a nossa auto-estima que carregaremos esse desamor por nós nos próximos anos pela nossa frente.

“A dor emocional

pode causar danos duradouros

em nossas vidas.”

Todas essas 5 razões são importantes para darmos atenção e cuidados à nossa saúde emocional tanto  quanto damos à nossa saúde física. Infelizmente, a maioria das pessoas pouco fazem sobre isso. Enquanto corremos para agir à primeira vista de um espirro mais forte ou um entorse muscular, pouco fazemos para ‘tratar’ ferimentos emocionais comuns mas dolorosos, como rejeição, fracasso, culpa , melancolia ou solidão, mas o que fazemos? Os sustentamos à duras penas. Enquanto aplicamos imediatamente uma pomada antibacteriana em um corte ou arranhão, fazemos pouco ou nada para aumentar ou proteger nossa autoestima quando ela está baixa.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

É verdade que muitas pessoas realmente não sabem quais ações podem tomar em situações de dores emocionais, mas a boa notícia é que esse tipo de informação está prontamente disponível. Tudo o que temos a fazer é procurá-la. Se abastecer de informação correta, é o caminho para se descobrir como curar feridas emocionais que estão abertas.

“Por isso, buscar uma psicoterapia

é tão necessário nesses momentos

que as dores emocionais estão latentes.”

 

Quais as dores emocionais que podem me levar a buscar psicoterapia?

  • Estados ansiosos e/ou depressivas;
  • Conflitos no trabalho e dificuldades na adaptação à vida profissional ou frente à aposentadoria;
  • Conflitos e/ou rupturas familiares ou no relacionamento à dois;
  • Problemas do casal ou na relação de casal (infertilidade, conjugalidade, parentalidade, infidelidade, sexualidade, monotonia, etc.);
  • Estresse;
  • Lutos (perdas de familiares – pais, filhos; amigos, colegas)
  •  Transtornos psiquiátricos;
  • Insegurança, baixa autoestima, timidez excessiva; falta de autoconfiança
  • Problemas em como lidar com a orientação sexual, própria ou de alguém próximo;
  • Dificuldades relacionais em grupos sociais;
  • Dificuldades na intimidade/sexualidade;
  • Vivência do preconceito
  • Drogadição

A dor psicológica pode nos afetar como?

O reconhecimento de sofrimento emocional quando ocorre de maneira persistente, passa a comprometer a funcionalidade e produtividade da pessoa que sofre. Esse estado acaba afetando vários aspectos de sua vida, tais como saúde física e mental, trabalho, relacionamentos familiares e sociais. Quando isso ocorrer, é hora de pedir ajuda a um psicólogo.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

Como diferenciar tristeza de depressão?

É importante prestar atenção, sobretudo, na duração e intensidade de cada estado emocional. A tristeza é um sentimento natural diante de algum acontecimento doloroso ou estressante, normalmente tem uma duração menor (algumas horas ou dias) e não afeta a produtividade, ou seja, não incapacita o sujeito de realizar suas atividades cotidianas.

Já no caso de um quadro depressivo, este pode durar meses ou anos, especialmente se não tiver um tratamento adequado. Além disso, a depressão é um quadro clínico caracterizado por um conjunto de sintomas associados, sendo que além de tristeza profunda também se apresentam outros sinais como humor deprimido, perda de prazer e/ou interesse por atividades anteriormente prazerosas (desânimo), alterações no sono, apetite, libido, perda ou ganho de peso (não intencional), falta de energia, dificuldades de concentração, pensamentos negativos em relação à própria vida, entre outros.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

O que saúde mental tem a ver com o fazer psicoterapia?

A ideia de fazer psicoterapia deve ser compreendida como o cuidado da nossa saúde mental, para buscarmos o tão desejado bem-estar emocional para tocarmos a vida com satisfação e propósito. Quando estamos bem emocionalmente, conseguimos nos sentir mais felizes, motivados, abertos à projetos e às pessoas. A nossa convivialidade melhora, os nossos sonhos aparecem e nos tornamos ambiciosos em nos tornarmos mais felizes e em tornarmos a vida das pessoas mais felizes também. Essa busca pode fazer com que as coisas da vida corram de maneira melhor e mais tranquila, para nós e para aqueles à nossa volta.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

Como é feita a Psicoterapia“?

O processo de psicoterapia consiste em encontros semanais, com duração de cinquenta minutos cada. Por que essa periodicidade? Porque a psicoterapia é um processo, e assim sendo, deve haver uma constância. A psicoterapia não possui um tempo limite. Não existe prever quando a psicoterapia irá ser concluída, pois ela é uma busca por algo maior, por um autoconhecimento, por harmonia interior e nas relações. A psicoterapia, independente da linha teórica utilizada pelo profissional, pois tem como objetivo auxiliar o paciente em alguma dificuldade momentânea, ou algo já duradouro, ou até mesmo, em conhecer a si mesmo.

Buscar ajuda na psicoterapia não é sinal de fraqueza e sim de coragem de mudar algo que não está lhe sendo benéfico.

Faça terapia. Busque ajuda.

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?

Quanto tempo demora para a psicoterapia fazer efeito?

Psicoterapia não é medicação que se compra na farmácia, então não faz efeito do dia para noite como um analgésico para dor de cabeça. Para a psicoterapia fazer “efeito” é necessária a troca entre psicoterapeuta e paciente. Essa troca se faz através da verbalização. Na minha experiência,  considero que as pessoas entram de fato no processo de psicoterapia em média depois de umas 8 sessões. A partir daí, começam a ter algumas percepções e alterações de comportamentos e emoções que estavam incomodando, e somente assim se aprofundam nessas questões, mas isso também varia caso a caso. Não existem fórmulas. Cada ser humano é ímpar e traz consigo a sua história de vida, as suas dores e sofrimentos e as suas necessidades psicológicas.

Porém, quando se trata de psicoterapia pontual de solução de uma única crise, o efeito terapêutico acontece logo no início, pois trata de um tema específico, de um assunto que é colocado em foco, sem entrar muito em outras questões da vida da pessoa, e consequentemente o manejo do psicoterapeuta, nesses casos, é bem diretivo.

Apenas entenda que comportamentos cronificados, que muitas vezes estão lá durante a vida inteira, não são terapeutizados do dia para a noite. Já uma crise por algo pontual, que geralmente começou recentemente, deve ter um manejo específico por parte do psicoterapeuta e a isso chamamos de Psicoterapia Breve.

 Agende a Sua Psicoterapia Online pelo

Whatsapp (12) 99797-13-33

Por Que a Dor Emocional é Pior que a Dor Física?
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »