Blog

O Poder Curador da Psicologia da Crença

Crenças são geralmente definidas como as nossas convicções de que as coisas mantidas na nossa mente são verdadeiras. Na verdade, para as crenças não existem fatos. Segundo o Dicionário Michaelis, a palavra crença significa: Pensamento que se acredita ser verdadeiro ou seguro; certeza, confiança, segurança. O Poder Curador da Psicologia da Crença

Gandhi e a Psicologia da Crença

Gandhi fez uma observação interessante sobre a psicologia da crença: “Os homens muitas vezes se tornam o que eles acreditam ser. Se eu acredito que não posso fazer algo, isso me torna incapaz de fazê-lo. Mas quando acredito que posso, então adquiro a capacidade de fazê-lo, mesmo que não a tivesse no começo.”

 Psicologia da Crença

Sabe aquele sentimento de certeza íntima sobre o que pode nos ajudar? Pois então, as crenças positivas e saudáveis acabam criando os mapas subjetivos que nos guiam em direção aos nossos objetivos e nos dão o poder de agir.

O grande problema é que na maioria das vezes não usamos as crenças positivas a nosso favor,  porque a maioria de nossas crenças são pautadas sobre o nosso passado, e geralmente mais baseadas em nossas  experiências dolorosas. O Poder Curador da Psicologia da Crença

As crenças podem ser responsáveis pelo comportamento de qualquer ser humano. Um exemplo disso é encontrado na área da  “psicologia da saúde”. Por meio de um estudo desse modelo, que foi intitulado “crença na saúde”, chegaram a conclusão de que o comportamento ligado à nossa de saúde é previsto por vários tipos de crenças. São elas:

(a) ter crenças sobre todas as possíveis consequências de você se engajar ou deixar de se engajar em um determinado comportamento em pról da sua saúde. Ex:  um tratamento ou ações preventivas

(b) manter crenças sobre vulnerabilidade emocional, isto é, o quanto é provável que ocorra um resultado provavelmente negativo devido a sua condição psiquica. O Poder Curador da Psicologia da Crença

(c) ter a crença sobre a probabilidade de que uma mudança comportamental impeça a ocorrência de resultados negativos e como isso facilitaria resultados positivos,

(d) ter um conjunto de crenças sobre os comportamentos necessários a serem executados. De acordo com esse modelo, a mudança de comportamento ocorre quando os indivíduos acreditam que uma determinada ação leva a consequências negativas e prováveis ​​que podem ser interrompidas com autonomia e pessoalmente.

Como as crenças positivas podem nos ajudar?

As crenças positivas, como o próprio nome diz, são aquelas que nos incentivam e nos ajudam a ultrapassar os nossos limites. Assim, as crenças positivas podem nos auxiliar no processo de enfrentamento, e de forma positiva as questões da vida. Alguns exemplos são:

  • acreditar que você fará dar certo;
  • acreditar que você consegue;
  • acreditar que nunca é tarde para começar;
  • acreditar que você tem valor;
  • acreditar que você mereça coisas boas.

Essas crenças que potencializam nossas ações são adquiridas por intermédio do autoconhecimento. Afinal, quando conhecemos nossas necessidades e temos objetivos definidos, conseguimos consequentemenete colocar em prática os nossos planos e  estimular nossas atitudes de forma benéfica.

O que é uma Crença Limitante?

Nossas crenças limitantes podem nos levar a perder as coisas que mais queremos e nossas crenças fortalecedoras podem nos levar à vida que queremos viver. Qual é a meta que você sempre quis alcançar e que ainda não conseguiu? Seja qual for o seu motivo, sempre poderá existir uma crença limitante vagando pela sua cabeça. Muitas vezes não temos consciência daquilo em que acreditamos e nem em como crenças limitantes afetam nossas ações e o nosso futuro.

NOCEBOS: O PODER DA CRENÇA NEGATIVA

A maioria dos médicos conhece bem o efeito placebo, mas muito poucos prestam atenção à
sua capacidade de levar à autocura. Se o pensamento positivo pode tirar alguém da depressão
e curar um joelho com problemas, imagine o que o pensamento negativo pode fazer. Quando
a mente faz com que a saúde de uma pessoa melhore, chamamos o processo de efeito
placebo. Já quando a mente emite sugestões negativas que podem afetar a saúde, os efeitos
causados são chamados efeitos “nocebo”. Na medicina, o efeito nocebo pode ser tão poderoso
quanto o placebo. O Poder Curador da Psicologia da Crença

Resultados Passados x Resultados Futuros

​​Todos nós já criamos crenças em torno dos resultados de nossas conquistas ou de nossos fracassos passados. Mas os resultados passados ​​não são iguais ao que podem ser os nossos resultados futuros. Construa dentro de você autoconfiança e certeza sobre os seus sucessos, mesmo os pequenos. Faça um levantamento de todos os resultados positivos que já obteve,  para finalmente acreditar que você pode alcançar o que se propõe a fazer.

Visão de futuro 

Assim como as experiências passadas afetam as nossas crenças futuras sobre o que é possível, ficamos reféns sobre a experiência imaginada do futuro. É absolutamente essencial que você crie um futuro dentro de você apenas positivo e atraente. Deixe de imaginar e de acreditar que tudo vai dar errado!! Ninguém mais pode fazer o bem maio por você mesmo.

Prepare-se para o sucesso levando alguns minutos para visualizar seu sucesso. Em seguida, torne-o atrativo, escrevendo as razões pelas quais você DEVE fazê-lo dessa maneira. Imagine como você se sentirá se esse for o seu futuro. Navegar pelas crenças positivas não é entregar a situação aos céus e apenas esperar!!!!!! O Poder Curador da Psicologia da Crença

Crença e Ação – Para Que As Realizações Reais

A capacidade de alcançar as suas aspirações mais elevadas e de saborear a vitória dependem de duas coisas: crença e ação. A crença é a base. Ela molda os nossos pensamentos, que determinam as nossas ações, o nosso fazer e  que levam  ao resultado final. Na verdade, a crença é tão poderosa que também influencia os pensamentos e o comportamento das pessoas ao nosso redor.

Como Você Pode Fortalecer seu Próprio Sistema de Crenças?

O que você acredita impulsiona o que você faz, e o que você faz determina o que você alcança. Quando sua crença é forte, seu desempenho é mais intenso e inteligente, e melhora seus resultados. Isso é verdade em todas as áreas: negócios, esportes, educação e relacionamentos pessoais.

O que você acredita o capacita ou o limita. Crenças fortalecedoras impulsionam seu desempenho; crenças limitantes puxam seu desempenho para baixo. Isso é especialmente verdadeiro sob pressão competitiva ou em resposta a situações desafiadoras. A boa notícia é que o que você acredita é uma escolha sua. Por isso, nos dias atuais os atletas de grande performance, são treinados fisicamente mas com uma carga intensa de crenças positivas. O Poder Curador da Psicologia da Crença

Como Começar?

  • Visualize um resultado bem-sucedido

Você pode ensaiar mentalmente um resultado bem-sucedido antes do início do seu dia,  cerca de 5 a 10 minutos ou também meditar de manhã cedo por cerca de 30 minutos.

  • Delete os pensamentos negativos

Os profissionais de alto desempenho mantêm um foco inabalável no que precisam fazer diante das adversidades. Eles não desperdiçam atenção, tempo ou energia reclamando ou se preocupando. Eles concentram toda a atenção e energia em fazer o que precisa ser feito. Eles nunca desistem e quando fica mais difícil, eles ficam melhores. Quando surgem situações difíceis, a crença positiva faz algo muito poderoso: sustenta a visão e  fortalece a vontade. Isso os tornam mais fortes por causa da adversidade que são forçados a  suportar.

  • Efeito Placebo

Mesmo superficialmente, todo aluno de medicina aprende que a mente tem influência direta
sobre o corpo e sabe que as pessoas se sentem melhor quando pensam (ainda que não seja
verdade) que estão tomando medicamentos. A cura ou a melhora pela ingestão de pílulas de
açúcar é classificada como “efeito placebo”.

Crença, O Poder do Efeito Placebo de Um Paciente Com Câncer

Um paciente tinha câncer avançado nos gânglios linfáticos (linfoma) e foi informado de que não tinha mais do que algumas semanas de vida. Ele não podia receber radioterapia ou quimioterapia porque estava anêmico, mas tinha ouvido falar de uma nova droga experimental contra o câncer chamada Krebiozen e implorou ao médico que lhe ministrasse. Então o médico lhe deu.

Poucos dias depois, ele estava fora da cama e andando pela enfermaria do hospital. Muito rapidamente, os tumores, que eram do tamanho de laranjas, agora estavam do tamanho de bolas de golfe. Sua rápida melhora e de forma contínua fez que ele recebesse alta do hospital e totalmente livre do câncer.

Mas cerca de 2 meses depois, saiu uma história nos jornais dizendo que o Krebiozen não era bom. O homem leu, acreditou, embora Krebiozen estivesse agindo positivamente nele, e em poucos dias seu câncer voltou e ele estava de volta ao hospital.

Seu médico, percebendo que havia poucas opções, conto-lhe uma mentira porque acreditava que a recuperação do paciente poderia ter muito a ver com sua crença negativa no Krebiozen. Então ele disse a ele que os jornais estavam errados e que a droga era realmente uma ótima droga.

O médico disse a ele que o câncer provavelmente voltou porque o lote de medicamento que ele havia recebido tinha  diminuído a eficácia enquanto estava na farmácia do hospital. O médico disse a ele que um novo lote de Krebiozen com força dupla estava para chegar ao hospital e que em breve ele poderia receber uma nova injeção.

Claro, não havia material de força dupla. O médico inventou. Alguns dias depois, fingindo que o lote duplo havia acabado de ser entregue, o médico aplicou uma injeção no paciente. Mas foi uma injeção de água pura – um placebo. Você vai acreditar? O câncer desapareceu rapidamente. O homem estava saudável e livre do câncer mais uma vez.

Mas, mais uma vez, cerca de um tempo depois, os jornais publicaram outra história, desta vez condenando Krebiozen à morte.  Isso foi uma gota d’água para o paciente,  porque seus tumores reapareceram rapidamente, e ele foi levado de volta ao hospital e morreu 2 dias depois.

Um Experimento Sobre Crença Em Escola

Em seu livro, “Pygmalion in the Classroom”, o Dr. Robert Rosenthal publicou os resultados de um de seus experimentos envolvendo um grupo de elite de professores que foram informados pelo diretor de que seriam especialmente designados para um grupo de alunos, que eram os mais brilhantes da escola. Foram informados que isso ocorreria devido à alta excelência de ensino desses docentes.

Os professores foram instruídos a não mencionar a esses alunos que eles foram selecionados especialmente. Esses professores deveriam usar exatamente o mesmo currículo que estavam ensinando a seus outros alunos e foram informados de que resultados muito bons eram esperados dessa classe de alunos de alto QI.

No final do ano, esses alunos superaram toda a escola em desempenho acadêmico. É muito chocante, que os grupos de “elite” tanto de alunos como de  professores foram selecionados aleatoriamente dentro daquela população escolar!

Esta história real transmite para nós o poder que a crença tem em forjar o destino das pessoas. Que crenças e expectativas você tem de si mesmo? E quais crença  seus funcionários, chefes, colegas, familiares possuem?

Então, se alguém lhe disser que algo não pode ser feito, ou que você não pode ser curado, talvez haja uma voz dentro de você que diga que você pode. Parece que a fé pode mesmo mover montanhas.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »