Blog

Use a Visualização para a Sua Saúde

A visualização é uma técnica que vem se popularizando devido aos seus resultados benéficos diante de doenças físicas e mentais. Atravé de um relaxamento físico e mental e que envolve o uso da imaginação podemos experimentar um sentimento desejado, como tranquilidade, confiança ou motivação . A visualização também pode ajudar a reduzir a sensação de nervosismo. Use a Visualização para a Sua Saúde

Ao aprimorar suas habilidades de relaxamento e formação de imagens mentais através da visualização, você pode transformar para melhor o seu lugar diante de uma doença a ser enfrentada.

O que é a Técnica da Visualização?

A visualização é uma técnica poderosa que pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade . A técnica envolve o uso de imagens mentais para atingir um estado mental mais relaxado. Semelhante a uma devaneio, a visualização é realizada através do uso da gestão da sua imaginação. Por outro lado existem algumas pessoas que são incapazes de imaginar imagens em suas mentes e precisam ser treinadas. Use a Visualização para a Sua Saúde 

Existem várias razões pelas quais a visualização pode ajudá-lo por exemplo a lidar com a ansiedade. Considere como seus pensamentos vagam quando você se sente ansioso. Sua mente nesses momentos ansiosos pode se concentrar na preocupação , nas piores coisas que podem acontecer e em outras distorções cognitivas que apenas aumentam sua sensação de medo.

A visualização trabalha para expandir sua capacidade de relaxar, concentrando sua mente em imagens mais calmas e serenas. Antes de iniciar qualquer um desses exercícios de visualização, certifique-se de que seu ambiente esteja configurado para seu conforto. Para relaxar melhor, elimine quaisquer distrações, como telefones, animais de estimação ou televisão. Tente encontrar um lugar tranquilo onde você provavelmente não será perturbado. Use a Visualização para a Sua Saúde

Remova roupas apertadas, cintos apertados ou lenços. Prepare-se para relaxar sentando-se ou deitando-se em uma posição que seja confortável para você. Para começar, pode ser útil desacelerar a respiração com uma técnica de respiração profunda . Feche os olhos e tente liberar qualquer tensão que possa estar sentindo em todo o corpo. Para relaxar ainda mais o corpo e a mente, também pode ser benéfico tentar um exercício de relaxamento muscular progressivo (PMR) antes de iniciar a visualização. Tente reservar cerca de cinco a 15 minutos para visualizar.

Tipos de Visualização

Existem maneiras ilimitadas de praticar a visualização. O que você escolhe imaginar em sua mente depende totalmente de você, mas a seguir estão alguns tipos comuns de visualização.

Entenda Primeiro o que é Imaginação Guiada:

A técnica de imaginação guiada é um tipo de terapia que envolve a interação mente-corpo e que consiste em usar imagens mentais para promover o relaxamento e o bem-estar, reduzindo a dor ou facilitando a cura de uma doença específica, como a ansiedade, a depressão, o câncer ou um trauma psicológico. As imagens são dirigidas pela própria pessoa ou até mesmo por um profissional, e às vezes pode ocorrer em grupo. Por exemplo, uma pessoa com câncer pode ser induzida a imaginar um exército de glóbulos brancos lutando contra as células cancerígenas…..

1) Exercício de Visualização: Praia de Areia Branca

Imagine que você está descansando em uma praia de areia branca e se sente muito seguro, calmo e relaxado enquanto pensa no seguinte:
  • Água turquesa e um céu claro e azul
  • O som de ondas suaves enquanto a maré rola suavemente
  • O peso do seu corpo afundando em sua cadeira de praia
  • O calor da areia nos pés
  • Um grande guarda-sol mantendo você ligeiramente sombreado, criando a temperatura ideal

Relaxe o rosto e libere qualquer tensão na testa, entre as sobrancelhas, no pescoço e na garganta. Suavize seus olhos e descanse. Permita que sua respiração desacelere e acompanhe as ondas da água. É fácil estar aqui nesse cenário; gaste tempo apenas absorvendo tudo.

Quando esse relaxamento estiver completo, imagine que você se levanta e se afasta lentamente da praia. Lembre-se que este lindo lugar está aqui para você sempre que precisar voltar. Não se apresse e abra lentamente os olhos. Use a Visualização para a Sua Saúde

Se a cena da praia não combina com você, tente criar sua própria visualização. Pense em um lugar ou situação que você considera muito relaxante, como deitar-se em um grande campo de flores e grama ou desfrutar de uma bela vista de uma montanha ou floresta. Os efeitos terapêuticos são os mesmos.

2) Visualizando uma Meta

Outro tipo de visualização é onde você se imagina alcançando seus objetivos . Por exemplo, alguns atletas usam a visualização para melhorar seu desempenho.

Eles podem se imaginar com energia no dia do jogo, entrando em campo e marcando um gol. A pesquisa mostra que esse tipo de visualização pode ajudar a melhorar o desempenho quando o atleta está sob pressão. Mas você não precisa ser um atleta para praticar esse tipo de visualização. Certo?

Se você está lidando com sintomas de ansiedade, pode visualizar como seria ficar livre da ansiedade extrema ou quais sentimentos positivos espera incorporar ao liberar a tensão e o estresse .

Digamos que você tenha ansiedade social . Você está nervoso em participar de uma reunião de aniversário de um amigo por causa de quantas pessoas estarão lá, mas você realmente quer ir. Você pode se visualizar indo para a festa, se divertindo, conversando com as pessoas e realmente se divertindo.

Durante sua visualização, você pode observar:

  • Como é ter menos ansiedade em ambientes sociais
  • Como sua mente está menos focada em se preocupar
  • Como seu corpo se sente mais relaxado e à vontade

Quando chegar a hora de realmente comparecer à festa na vida real, você pode achar que isso causa menos ansiedade simplesmente porque você já visualizou tudo indo bem. Visualizar representações mentais positivas de si mesmo pode ajudar a melhorar os sintomas de ansiedade e também aumentar sua autoimagem. Use a Visualização para a Sua Saúde

3) Meditação da Compaixão

A visualização também é um componente chave de outras práticas como a meditação da compaixão . Este tipo de meditação pode ajudar a melhorar o seu humor e promover sentimentos de bem-estar.  Também é uma ótima maneira de demonstrar maior amor próprio e autocompaixão ao lidar com a ansiedade.

Para praticar a meditação da compaixão, encontre um lugar tranquilo para sentar ou deitar. Concentre sua atenção para dentro ou visualize-se. Repita mentalmente essa frase: “Sou digno de amor e compreensão”. Você pode praticar a meditação da compaixão para mostrar apoio a si mesmo quando estiver experimentando altos níveis de ansiedade.

Você também pode optar por visualizar uma pessoa ou uma situação que está causando ansiedade ou estresse para você. Visualizar alguém com quem você teve um desentendimento, por exemplo, pode ajudá-lo a promover uma maior compreensão e liberar um pouco de sua raiva ou tensão. Repita essa frase mentalmente: “Que esta pessoa sinta paz e compreensão” ou “Que eu encontre paz nesta situação”.

4) Visualização para Artrite e Câncer

Por exemplo, algumas pessoas com artrite visualizam derramar óleo viscoso em suas articulações para lubrificá-las e criar uma almofada que separa os ossos. Algumas pessoas com febre do feno imaginam seu sistema imunológico fazendo amizade com o pólen em vez de atacá-lo. Pessoas com câncer imaginam seus sistemas imunológicos destruindo a doença.

Em um estudo com mulheres com câncer de mama submetidas a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, metade delas também visualizou seu sistema imunológico destruindo o câncer. Mesmo depois de quatro ciclos de quimioterapia, o sistema imunológico das mulheres que visualizavam estava destruindo mais ativamente as células cancerígenas do que o sistema imunológico das mulheres que não visualizavam.

Veja bem, a visualização não é um substituto dos conselhos médicos ou mudanças saudáveis ​​no estilo de vida, mas algo que fazemos além dessas coisas. A visualização pode ser incluída no tratamento médico e/ou psicológico. Use a Visualização para a Sua Saúde

Por quanto tempo você deve visualizar?

Essa é outra pergunta que se fazem muito. Não há um período de tempo correto. Mais importante do que quanto tempo você visualiza é que você visualiza consistentemente.

Por exemplo, fazer uma visualização de 30 minutos em um dia e depois esquecer de visualizar por uma semana, depois fazer outros 30 minutos, esquecer de novo e outra visualização de meia hora quatro ou cinco dias depois novamente não éconsist nada consistente.

Mas visualizar por cinco minutos todos os dias durante duas semanas  é  consistente e provavelmente será mais eficaz. Use a Visualização para a Sua Saúde

O Cérebro Não Diferencia a Realidade da Imaginação

As pesquisas mostram que fazer uma coisa repetidamente cria conexões no cérebro por meio do que é conhecido como neuroplasticidade. O ponto crucial é que, quando visualizamos fazendo uma coisa em vez de realmente fazê-la, as redes neuroniais do cérebro mudam na mesma extensão. Em outras palavras, de certa forma, o cérebro não distingue entre o real e o imaginário.

Use sua criatividade

Ao visualizar sua cena, pense no que você está experimentando por meio de todos os seus sentidos. Observe o que você ouve, cheira, prova e como seu corpo se sente. Quando você se sentir pronto para deixar sua cena, não se apresse e gradualmente retorne sua mente ao presente.

Para melhorar a visualização, tente praticar várias vezes ao dia. As técnicas de relaxamento tendem a ser mais úteis se você começar a praticar em um momento em que não esteja sentindo muita ansiedade. Por meio da prática regular, você poderá usar a visualização quando realmente precisar, como quando começar a sentir os sintomas físicos de ansiedade ou pânico .

O importante sobre a visualização é simplesmente chegar a um lugar de bem-estar em sua imaginação. Como você chega lá depende de você. O ponto de partida é o que você sabe sobre um diagnóstico ou uma sensação de algo, e o ponto final é alguma representação mental de bem-estar e cura.

Você não precisa saber detalhes específicos de como algo se parece. Dez pessoas com a mesma condição podem visualizar dez coisas diferentes, mas, desde que os pontos finais de suas visualizações representem o bem-estar, todas estarão corretas. Use a Visualização para a Sua Saúde

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »