Sinais de Alerta da Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa pode estar mais próxima de nós do que imaginamos. Às vezes alguém da nossa família, do nosso trabalho ou um amigo pessoal,  podem estar vivendo esse transtorno. Por isso é necessário que todos conheçam os sintomas, tratamentos e sinais de alerta da anorexia nervosa, pois conhecendo em maior profundidade certamente poderemos ajudar.

Uma pessoa com anorexia nervosa é incapaz de manter o que é considerado um peso normal e saudável, sobretudo porque desenvolve uma visão distorcida do seu corpo. A pessoa que vive esse transtorno psicológico percebe a sua própria imagem corporal com excesso de peso quando, na realidade está perigosamente abaixo do peso.

Procurar ajuda ao primeiro sinal de alerta é muito mais eficaz do que esperar até que a doença esteja em pleno andamento. Às vezes, familiares e amigos comentam após o diagnóstico que não perceberam quantos comportamentos e mudanças estavam relacionados ao transtorno alimentar. No entanto, saiba que a anorexia nervosa emite sinais de alerta.

Embora seja um sério transtorno psicológico que afeta desproporcionalmente o sexo feminino e, na maioria das vezes, comece no início ou no meio da adolescência, também afeta homens e meninos.  Pode ser diagnosticada também em crianças e adultos mais velhos.

É importante reconhecer que os transtornos alimentares podem ocorrer em pessoas de todos os sexos, idades, raças, etnias, formas e pesos corporais, orientações sexuais e status socioeconômicos. É também importante saber que a anorexia nervosa é um transtorno potencialmente fatal e é o transtorno alimentar mais letal, com uma das maiores taxas de mortalidade do que qualquer outro transtorno mental.

As pessoas com anorexia nervosa muitas vezes não acreditam que estão doentes e esse é um dos piores problemas, pois elas podem tentar mascarar seu baixo peso,e  por isso a importância de todos nós conhecermos os sintomas, tratamentos e sinais de alerta da anorexia nervosa.

O tratamento das pessoas com anorexia é administrado de forma ambulatorial, com tratamento psicológico e monitoramento físico fornecido por profissionais de saúde, que possuem conhecimentos especializados em transtornos alimentares.

Trata-se de um tratamento multidisciplinar, que deve envolver o trabalho de médicos, psicólogo e nutricionista. O foco é iniciar com o paciente uma conscientização, através de uma psico-educação e reeducação alimentar.

A eficácia do tratamento psicológico é clinicamente comprovada para reduzir a gravidade, impacto e duração da anorexia. Os objetivos a longo prazo do tratamento psicológico para a anorexia são reduzir o risco de comprometimento da saúde, incentivar o aumento de peso, desenvolver  comportamentos de alimentação saudável e exercício,e com plena recuperação psicológica e física como objetivo final.

Anorexia nas telas

O filme “O mínimo para viver”, produzido pela Netflix traz um alerta para os sinais da anorexia, distúrbio alimentar responsável por um uma alta taxa de mortalidade entre jovens.

Vemos a história de Ellen, semelhante a de milhares de garotas e garotos que convivem com a anorexia. Ellen tem o hábito de calcular a quantidade correta de calorias de cada refeição. Quando ninguém está vendo, ela faz abdominais que provocam hematomas em suas costas, uma vez que seus ossos estão expostos pela falta de gordura corporal.

Nas refeições, ela corta os alimentos em pedacinhos pequenos e os espalha pelo prato, a fim de enganar os pais e amigos de que está se alimentando de forma satisfatória. Ao invés de se alimentar bem, ela come cada vez menos. Esse filme nos dá a importante informação para conhecermos os sintomas, tratamentos e sinais de alerta da anorexia nervosa

Quais são os sintomas físicos?

Os sintomas, tratamentos e sinais de alerta da anorexia nervosa são caracterizados primeiramente por não comer o suficiente o que resulta a falta de nutrientes essenciais ao corpo, pois o corpo é forçado a conservar seus recursos em um esforço enorme para sobreviver.

Muitos dos sintomas físicos estão presentes apenas em casos graves de anorexia nervosa. Eles também podem ser sintomas de outras condições médicas, por isso é importante ser avaliado por um médico para determinar um diagnóstico correto na busca do tratamento.

Vamos conhecer alguns dos sintomas físicos:

• Dor abdominal
  • Anêmico e hematomas facilmente
  • Unhas quebradiças
  • Mãos e pés frios
  • Prisão de ventre
  • Cabelo felpudo em todo o corpo (chamado lanugo), que é o esforço do corpo para conservar o calor
  • Cabelos secos e ralos
  • Desidratação extrema
  • Queda de cabelo aparecendo o couro cabeludo
  • Tonturas ou perda de equilíbrio (pode sofrer desmaios)
  • Perda na densidade óssea ( osteoporose 7 )
  • Perda do período menstrual em mulheres após a puberdade ou atraso na primeira menstruação (Isso foi eliminado como critério diagnóstico no DSM-5 para que homens possam atender aos critérios para AN).
  • Pressão arterial e frequência cardíaca baixas
  • Perda muscular e fraqueza
  • Pele pálida e seca
  • Sensibilidade ao frio
  • Peso corporal significativamente baixo

Quais são os sintomas comportamentais?

Os sintomas, tratamentos e sinais de alerta da anorexia nervosa muitas vezes são percebidos e investigados por familiares e amigos. Os sinais de alerta podem ser notados um pouco mais cedo do que algumas das manifestações físicas. Vamos conhecê-los:

• Queixas de dores de estômago
  • Cozinha para os outros, mas se recusa a comer o que é cozido
  • Negação da fome
  • Desesperado para se exercitar, mesmo quando inapropriado, como perder outros compromissos para se exercitar (em crianças pode parecer hiperatividade)
  • Comer combinações de alimentos incomuns ou estranhas
  • Perfeccionismo extremo
  • Fadiga
  • Insistência em usar roupas de frio, mesmo quando está quente lá fora
  • Pode fazer de tudo para evitar comer , como inventar desculpas para não se juntar à família para uma refeição ou afirmar que já comeu
  • Pode esconder alimentos para evitar comê-los
  • Pode parecer obcecado por culinária, livros de culinária, programas de culinária na televisão ou outros tópicos relacionados a alimentos
  • Recusa de comer certos alimentos ou grupos inteiros de alimentos (como carboidratos ou sobremesas)
  • Hábitos alimentares estranhos ou rituais alimentares, como a insistência no uso de utensílios específicos
  • Mudanças repentinas e extremas, como se tornar vegetariano ou se recusar a comer alimentos não orgânicos, mesmo quando isso é tudo o que está disponível
  • Fala sobre o medo de ganhar peso ou ser gordo mesmo quando perde peso
  • Fala ou pensa tanto sobre comida, peso, calorias e dieta que atrapalha a conversa regular
  • Pesa-se com frequência , olha-se no espelho com frequência ou verifica o tamanho de certas partes do corpo
  • Retirada de amigos e familiares

Quais são os sintomas emocionais?

Alguns desses sintomas podem ser mais difíceis para alguém de fora reconhecer. No entanto, muitos membros da família e amigos próximos são capazes de avaliar que seu ente querido está experimentando alguns ou todos esses sinais de alerta. Reconhecer os sintomas, tratamentos e sinais de alerta da anorexia nervosa é totalmente possível mesmo para um leigo.

• Ansiedade
  • Depressão
  • Ausência de Autoestima
  • Facilmente irritado
  • Extremamente autocrítico
  • Intenso medo de ganhar peso
  • Pouca motivação para se envolver em relacionamentos ou atividades
  • Forte necessidade de aprovação
  • Aumento da sensibilidade aos comentários relacionados com alimentos, peso, forma do corpo, exercício
  • Insatisfação extrema com a imagem corporal.

Agendamento para Psicoterapia Online pelo whatsapp: (12) 99797-1333

Sobre a autora:

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.