Blog

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Vamos em primeiro lugar compreender o que é TOC-Transtorno Obsessivo-Compulsivo, que é um Transtorno que ocorre na mente humana,  no qual as pessoas acometidas por ele, manifestam sem controle,  pensamentos repetidos e indesejados. Esses mesmos pensamentos repetidos que a pessoa não consegue controlar, recebe o nome de obsessões. São essas obsessões que estimulam a pessoa a fazer algo repetidamente, que nesse caso recebe o nome de compulsões. Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Pensamentos Obsessivos geram Comportamentos Compulsivos!

Os pensamentos repetitivos, portanto obsessivos, ocorrem como se por exemplo alguém pensasse insistentemente em lavar as mãos. Esses pensamentos insistentes, interferem demais nas atividades diárias e nas interações sociais de uma pessoa com o Transtorno ( TOC), porque o seu pensamento é dominado pela necessidade de se pensar nisso recorrentemente.

É um pensamento obsessivo justamente porque toma a mente da pessoa e numa enorme parte do seu tempo. Mas é também um comportamento compulsivo, porque essa mesma pessoa também vai lavar as mãos sem controle, ou seja, ela se comportará repetidamente em relação a isso.

Muitas pessoas que não são portadoras de TOC , também têm pensamentos angustiantes ou comportamentos repetitivos, mas  esses pensamentos e comportamentos normalmente não interrompem o fluxo da vida diária delas.

Trata-se de um quadro de difícil manejo, marcado por pensamentos inconvenientes que invadem a cabeça sem aviso prévio. Eles são seguidos por um rito ou um comportamento repetido, que serve de escape para acalmar a mente.

Para pessoas com TOC, os pensamentos são persistentes e os comportamentos são rígidos. Não realizar os comportamentos repetitivos causa grande angústia. Muitas pessoas com TOC sabem ou suspeitam que suas obsessões não são realistas; outros chegam a pensar que eles podem ser verdadeiros (conhecido como insight limitado). Mesmo sabendo que suas obsessões não são realistas, as pessoas com TOC têm dificuldade em se desvencilhar dos pensamentos obsessivos ou interromper as ações compulsivas.

Um diagnóstico de TOC requer a presença de obsessões e/ou compulsões que consomem tempo (mais de uma hora por dia), causam sofrimento significativo e prejudicam o trabalho ou o funcionamento social da pessoa. O TOC geralmente começa na infância, adolescência ou início da idade adulta; a idade média que os sintomas aparecem é por volta dos 18 anos. Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

É TOC ou não é?

Mas como diferenciar uma pessoa com TOC daquela que apenas gosta das coisas devidamente organizadas? Veja bem, se os rituais começam a tomar tempo, interferem na qualidade de vida, atrapalham a capacidade de estudar e trabalhar ou geram angústia e solidão, é preciso buscar ajuda. (Continua Logo Abaixo)

Como são sentidas as Obsessões do TOC?

As obsessões ocorrem nos portadores do Transtorno Obsessivo Compulsivo através de pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que causam emoções angustiantes, como ansiedade ou nojo.

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Muitas pessoas com TOC reconhecem que os pensamentos, impulsos ou imagens são produtos de sua mente e são excessivos ou irracionais. No entanto, a angústia causada por esses pensamentos intrusivos não consegue ser resolvida pela lógica ou pelo raciocínio. A maioria das pessoas com TOC tenta aliviar a angústia das obsessões com as compulsões.

Obsessões típicas:

  • Medo de ser contaminado por pessoas ou pelo ambiente
  • Pensamentos ou imagens sexuais perturbadoras
  • Medo de soltar obscenidades ou insultos
  • Extrema preocupação com ordem, simetria ou precisão
  • Pensamentos intrusivos recorrentes de sons, imagens, palavras ou números
  • Medo de perder ou descartar algo importante

Como são sentidas as Compulsões do TOC?

As compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que uma pessoa se sente forçada a realizar em resposta a uma obsessão que ronda em sua cabeça.  As compulsões são respostas excessivas que estão diretamente relacionadas a uma obsessão, como lavar as mãos em excesso devido ao medo de contaminação. Nos casos mais graves, uma repetição constante desses rituais pode preencher o dia todo da pessoa, impossibilitando que ela tenha uma rotina de vida normal.

Compulsões típicas:

  • Lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes ou ir ao banheiro em excesso ou de maneira ritualizada
  • Limpar repetidamente objetos domésticos
  • Ordenar ou organizar as coisas de uma maneira muito peculiar
  • Verificar repetidamente fechaduras, interruptores ou aparelhos
  • Buscar constantemente a aprovação ou garantias de aceitação
  • Contar repetidamente até um certo número e depois recomeçar.
  • Ficar nervoso quando os talheres na mesa não estão alinhados (Continua Logo Abaixo)

 

O que é o ciúme obsessivo nessa história toda?

O ciúme é uma condição que pode ir da normalidade ao nível doentio, com diferentes graus de intensidade, persistência e percepção. Pode ser definido como a percepção de uma ameaça de perder um parceiro ou perder seu lugar nos afetos dessa mesma pessoa.

Como a principal característica do ciúme é a preocupação de perder o parceiro, isso pode desencadear o pensamento obsessivo de uma possível infidelidade,  ou seja, essa situação acaba gerando o comportamento compulsivo de monitoramento constante e de controle do outro.

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

O amor é uma emoção familiar para a maioria das pessoas. Sentimos amor por nossos animais de estimação, amigos e familiares. Quando os sentimentos de amor ou o que nos parece amor por uma pessoa, se manifestam através de um desejo de controle, isso pode ser um sinal dos transtornos de amor obsessivo.

Ter uma preocupação constante sobre a possibilidade de envolvimento sexual e emocional do parceiro com uma outra pessoa,  pode gerar imagens mentais desse parceiro se envolvendo com a outra pessoa, desencadeando um sofrimento preenchido por pensamentos obsessivos, ansiedade, desconfiança.

O ciúme obsessivo é classificado como  transtorno obsessivo, que pode ser controlado por tratamentos adequados. A estrutura da personalidade e os estilos de apego são de grande benefício no entendimento e na formulação da dinâmica de tratamento desse paciente. Várias psicoterapias, incluindo psicoterapia dinâmica, são sugeridas para pacientes com ciúme obsessivo.

Ciúme Obsessivo é Sintoma de TOC?

Em comparação com outras pessoas, os pacientes portadores de TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo,  já possuem acentuadamente a característica de sentirem ciúme muito elevado, ou seja, são altamente preocupados com a fidelidade do parceiro.

Há muitos  anos vários especialistas do mundo todo,  suspeitam que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, conhecido também como TOC,  também se manifesta através do Ciúme Obsessivo. Nesse caso os pensamentos obsessivos e compulsivos atrelados a esse Ciúme Doentio são  indistinguíveis dos outros pensamentos obsessivos e compulsivos típicos do TOC.

Dessa maneira, acredita-se que existe uma sobreposição entre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e o ciúme obsessivo, incluindo as semelhanças  já conhecidas como: ruminações ciumentas com obsessões, pensamentos indesejados, desagradáveis, repetitivos, intrusivos e irracionais reconhecidos pelo próprio paciente. Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Os pacientes nessa condição,  ficam profundamente envolvidos com rituais compulsivos de verificação da vida do parceiro e vivem a “ilusão de controle” dessa pessoa que é o seu objeto de amor. Acreditam que relacionamentos amorosos podem ser protegidos por eles com pensamentos mágicos e comportamentos supersticiosos.

Muitos pacientes sentem profundo constrangimento por terem esses pensamentos e se esforçam para afastá-los mas não conseguem.  Desta forma, pensamentos de ciúme obsessivo podem ser vivenciados como excessivos, irracionais ou intrusivos. As pessoas que vivem isso, em sua grande maioria avaliam suas atitudes como inadequadas ou injustificadas e expressam sentimentos de culpa e sintomas de depressão, enquanto outras apresentam mais raiva assim como comportamentos violentos.

O intenso medo da perda é um sintoma relevante para quem sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo- TOC, tanto quanto nas pessoas que sentem o Ciúme Obsessivo, sendo que nesse tipo de ciúme o medo da perda do ser amado não diz respeito à perda pela morte, como ocorre num relacionamento normal, mas sim no temor, no sofrimento que é a perda do ser amado para outro(a).

Ao se considerar os tipos de Ciúmes Doentios podemos observar que, enquanto no Ciúme Obsessivo a pessoa sentirá dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas a respeito da traição, em que certeza e incerteza, raiva e remorso alternam-se a cada momento, no Ciúme Delirante o paciente está solidamente convencido da traição mesmo que ela jamais tenha ocorrido.

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Assim, nos pacientes obsessivos as manifestações que orbitam no seu ciúme doentio,  envolvem maior preservação da crítica, mais vergonha, culpa, sintomas depressivos, menor agressividade expressa, muitas ruminações e rituais de verificação sobre acontecimentos passados.

De fato, há casos em que a depressão se manifesta fortemente através desses sintomas: retraimento, dependência e maior demanda por demonstrações afetivas, por vezes alternados com raiva, ameaças e agressões. Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

O ciúme considerado normal dá-se num contexto interpessoal, entre o casal, enquanto o ciúme que se manifesta no Transtorno Obsessivo-Compulsivo é totalmente intrapessoal, ou seja, ocorre só dentro do mundo subjetivo do portador de ciúme doentio.

Aquele que é o portador do Ciúme Doentio,  enxerga o amor do outro como sempre questionável e o seu medo da perda é continuado. No amor normal (ou ideal) o medo não é prevalente e o amor não é questionado. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo há sempre dúvida doentia com verificações repetidas, mesmo fenômeno que se observa no Ciúme Doentio. (Continua Logo Abaixo)

Sintomas de TOC de Relacionamento

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Além do ciúme obsessivo, pessoas com TOC do relacionamento também podem apresentar outros tipos de obsessões, tais como:

  • questionar, frequentemente, se estão de fato apaixonadas;
  • medo de não serem boas o suficiente para o parceiro;
  • fazer comparações de seu relacionamento com o de outras pessoas — ou comparar a relação atual com experiências anteriores;
  • constantemente medir a atração pelo parceiro, verificando se não existe atração maior por outras pessoas (conhecidos, celebridades ou estranhos);
  • focar nas falhas do relacionamento;
  • quantificar e testar o afeto do parceiro;
  • duvidar se a pessoa é a “escolha certa”;
  • reavaliar, insistentemente, aspectos físicos e traços de personalidade — com objetivo de encontrar detalhes negativos, que justifiquem a dúvida quanto ao relacionamento;
  • idealizar as atitudes do parceiro e da própria experiência do amor.

Você não tem TOC  só porque pensa em algo similar dessa lista. Certo?

O transtorno só acontece quando esse “algo” se torna um elemento dominante, causando contínuas frustrações e perda de uma percepção realista.

Sintomas de Ciúme Obsessivo

  • Invasão de privacidade — acessar o celular do parceiro para verificar chamadas e mensagens, exigir senhas de e-mail e perfis de mídias sociais, ouvir conversas particulares, etc.

    Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!
  • Comportamento de monitoramento — checar constantemente onde o parceiro está, conferir suas atividades em redes sociais, controlar a agenda de compromissos…
  • Necessidade de constantes “provas de amor”
  • Limitação da liberdade do parceiro — impedir que o parceiro vá a certos lugares ou encontre determinadas pessoas, além de interferir em características pessoais, como escolhas de roupas e modo de agir em público.
  • Pensamento obsessivo de uma possível infidelidade.
  • Ciúme retroativo — fazer de relacionamentos passados um foco constante de comparações, julgamentos depreciativos e vê-los como potencial ameaça de traição.
  • Insistência em sempre acompanhar o parceiro em atividades rotineiras — como fazer compras, visitar amigos e familiares, ir ao médico…
  • Comportamentos de perseguição.
  • Atitudes violentas (agressões verbais ou físicas) com o parceiro ou com pessoas consideradas rivais.

    Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!
  • Suspeita de infidelidade por coisas mínimas — quando o parceiro não atende o telefone, se arruma para sair sozinho ou parece que está mais feliz e animado, por exemplo.

Características do Ciúme Obsessivo

– Tempo mental da pessoa fica ocupado intensamente por preocupações ciumentas

– Dificuldade para evitar pensamentos a respeito do parceiro estar , ou vir a ficar envolvido sexualmente e afetivamente com outra pessoa.

– Sofrer o prejuízo e o enfraquecimento do relacionamento por causa do ciúme obsessivo

– Limitar pela sua imposição a liberdade do parceiro

– Verificar compulsivamente o comportamento do parceiro

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Os sinais do transtorno do amor obsessivo variam :

  • Sentir necessidade constante de validação da outra pessoa por quem você está apaixonado
  • Sentir necessidade obsessiva de estar em contato por quem você está apaixonado
  • Ignorar os limites pessoais entre você e por quem você está apaixonado.
  • Comportar-se de maneira controladora com a pessoa que você ama
  • Sentir ciúme extremo de outros relacionamentos que a pessoa que você ama, teve com outras pessoas no passado.
  • Sentir-se excessivamente protetor da pessoa que você ama
  • Ficar sobrecarregado com emoções tóxicas sobre a pessoa que você ama, e que altere negativamente seu funcionamento diário
  • Sentir-se com baixa autoestima , especialmente quando parece que a pessoa que você ama não está correspondendo ao seu amor
  • Recusar a se envolver em atividades sociais onde a pessoa que você ama não esteja presente
  • Sentir-se extremamente possessivo com o tempo, com o espaço e com a atenção da pessoa que você ama
  • Sentir necessidade de controlar as ações e comportamentos da pessoa que você ama
  • Experienciar ansiedade exacerbada quando pensa sobre seu relacionamento com a pessoa que você ama. (Continua Logo Abaixo)

Diferença de gênero:

As evidências mostram que o núcleo das preocupações ciumentas é  diferente entre homens e mulheres. Homens diagnosticados com ciúme obsessivo,  são mais propensos a se aborrecer com infidelidade sexual e a prestar atenção no status e recursos financeiros de um rival em potencial, enquanto as mulheres com ciúme obsessivo são mais propensas a ficarem chateadas por infidelidade emocional e são mais propensas a focar na juventude e na atratividade física de uma mulher rival em potencial.

Crenças culturais e sociais do ciúme obsessivo:

 A maioria dos estudos científicos sobre ciúme doentio foram realizadas por autores europeus, norte-americanos e australianos. Vale notar que existem sociedades menos propensas ao ciúme porque não valorizam a ideia de terem a propriedade exclusiva dos seus parceiros.

Em culturas em que os parceiros são tratados como posses, o ciúme é frequentemente considerado uma parte normal de um relacionamento amoroso e, portanto, pode ser visto como uma explicação compreensível (embora indesejável) para a tensão conjugal. Em outras palavras, o ciúme obsessivo pode ser influenciado por culturas e crenças.

Personalidade, estilo de apego e ciúme obsessivo:

A personalidade de cada pessoa está relacionada as suas diferenças individuais, como também nas suas atitudes em relação aos relacionamentos íntimos que levam ao ciúme.

Vários pesquisadores  verificaram que todas as formas de ciúmes doentios, incluindo o tipo obsessivo,  se correlacionam com a manifestação de ansiedade social, rigidez e hostilidade, e apenas entre as mulheres a baixa autoestima está correlacionada com o universo do ciúme.

Ciúme Obsessivo Pode Ser Sintoma de TOC!

Segundo alguns estudos, o estilo de apego e ciúme estão intimamente relacionados. Indivíduos com apego ansioso-ambivalente apresentaram pontuações mais altas em diferentes dimensões do ciúme, principalmente em obsessão, medo da perda e sensibilidade interpessoal em comparação com aqueles com estilo seguro .

  • Tratamentos

  •  Medicação

O ciúme obsessivo está relacionado ao Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC e parece responder muito bem aos tratamentos medicamentosos anti-TOC padrão.

Intervenção Psicológica

  •  Prevenção de exposição e resposta:

O modelo de exposição e prevenção de resposta, que é usado no tratamento de comportamentos obsessivos compulsivos, pode ser útil para o tratamento de comportamentos ciumentos que apresentam um elemento compulsivo . O paciente é exposto a pistas que provocam comportamentos relacionados ao ciúme para aprender a evitar tal comportamento .

  • Terapia cognitiva:

O ciúme se apresenta à partir de aspectos comportamentais, cognitivos e afetivos. As pessoas com ciúme obsessivo tendem a cometer distorções e erros em suas percepções e interpretações das situações. Sua cognição é baseada em suposições errôneas, portanto, com a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e com a possibilidade de se desafiar pensamentos distorcidos, os efeitos e resultados são altamente úteis.

  •  Parada do Pensamento:

Essa técnica é utilizada para pensamentos obsessivos intrusivos e pode ser considerada uma forma de controlar o pensamento ciumento.

  •  Psicoterapia Dinâmica:

A psicoterapia dinâmica tem um lugar de relevância no tratamento de indivíduos ciumentos obsessivos, com transtorno de personalidade, como traços limítrofes e paranóides.

  •  Outros:

O tratamento comportamental de amplo espectro é proposto para o tratamento de todos os tipos de ciúme obsessivo.

Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »