16 Benefícios Mentais e Físicos ao Se Ter Um Hobby
Fazer algo que você gosta fora do trabalho pode ser muito positivo para sua saúde mental e física. Ter um hobby tráz tantos benefícios para o ser humano que apenas alguns deles são: diminui a ansiedade, diminui o nível de estresse e ajuda a diminuir os sintomas da depressão. Nesse artigo vamos além. Você conhecerá os 16 benefícios mentais e físicos ao se ter um hobby.
Você pode experimentar uma variedade de hobbies diferentes para descobrir o que você ama e o que funciona para você. Faça uma aula de desenho ou de fotografia, aprenda uma nova habilidade como tocar um instrumento, crie artesanatos, colecione moedas exóticas. São inúmeras as possibilidades! Por isso você conhecerá nesse artigo os 16 benefícios mentais e físicos ao se ter um hobby.
Uma das importâncias de se ter hobbies, é poder desfrutar de um bem-estar através das recompensas liberadas pelo nosso cérebro. Quando temos um hobby que gostamos, o nosso cérebro libera dopamina, uma substância bioquímica que nos dá a sensação de prazer. Essas boas sensações podem nos estimular a querer fazer o hobby novamente.
Você conhecerá os 16 benefícios mentais e físicos ao se ter um hobby.
Além do prazer e da motivação, os hobbies também podem trazer outros benefícios. Os hobbies físicos podem, é claro, melhorar sua forma física, e outros podem até melhorar sua função cerebral. Pesquisas sugerem que alguns hobbies como tocar um instrumento musical podem melhorar sua memória, enquanto hobbies artísticos como pintura e desenho previnem a demência que muitas vezes aparece tardiamente na vida humana.
16 Benefícios Mentais e Físicos ao Se Ter Um Hobby:
1- Os hobbies permitem que você explore a si mesmo e seus talentos
Você nunca sabe realmente do que é capaz, a menos que tente algo novo. Você pode se surpreender. Por exemplo, você pode supor que nunca jogaria golfe porque acha chato assistir na televisão e parece uma maneira lenta de gastar seu tempo.
Mas se você tentar, pode descobrir que adora jogar golfe e que tem um certo talento para acertar a bola corretamente e ter sucesso com o esporte. Os hobbies ajudam você a descobrir as coisas em que você é bom (e não tão bom) e isso poderá surpreendê-lo
2- Os hobbies ajudam na transição para a aposentadoria.
Embora a ideia de aposentadoria possa parecer ótima, muitas pessoas descobrem que suas vidas perdem o propósito quando param de trabalhar. A aposentadoria significa uma grande mudança de estilo de vida, e alguns não a aceitam muito bem. O que você vai fazer com todo o seu tempo livre? Você sentirá que sua vida é satisfatória o suficiente?
Ter um hobby permitirá que você tenha uma vida fora do trabalho, para que possa ter algo produtivo para se concentrar. Muitas pessoas aprendem a jogar cartas de baralho em seus últimos anos para manter uma vida social ativa e ao mesmo tempo desafiar suas mentes.
3- Os hobbies evitam que você perca tempo e crie maus hábitos
Hobbies ajudam as pessoas a evitar o tédio. O tédio é, na verdade, responsável por grande parte do sofrimento em nossa sociedade e por muitos dos comportamentos destrutivos das pessoas.
Ter bons hobbies para preencher o tempo livre torna as pessoas menos propensas a gastar seu tempo ocioso em atividades negativas ou maus hábitos , como beber, jogar jogos de azar ou usar drogas. Hobbies lhe dão algo para fazer quando você não consegue encontrar algo para preencher seu tempo.
4- Os hobbies melhoram sua autoconfiança e autoestima
Superar seus limites e sair da sua zona de conforto o ajudará a construir sua autoestima à medida que você alcança coisas que achava que não eram possíveis. Cada vez que você progride em seu hobby, você está se esforçando mais para uma mentalidade de ser capaz de realizar qualquer coisa.
Você se sente bem consigo mesmo quando é bom em alguma coisa. Claro, há uma curva de aprendizado para qualquer atividade, mas quando você for capaz de chegar ao ponto em que está confiante sobre o que está fazendo, encontrará sucesso em sua jornada e sentirá uma motivação interna para continuar.
Por exemplo, pense no progresso que você faria ao progredir da aula inicial de tae kwon do para a décima aula. Você está destinado a progredir em cada aula, o que o levará a se tornar mais habilidoso na arte do tae kwon do. Este processo irá construir sua autoconfiança.
5- Os hobbies enriquecem sua perspectiva
Ter um novo hobby pode ser muito eficaz porque enriquece sua vida e fornece uma perspectiva diferente sobre as coisas.
Independentemente do tipo de hobby que você adotar, certamente será exposto a novas pessoas e ideias. Ter um hobby o ajudará a crescer de várias maneiras, incluindo expô-lo à diversidade, novas opiniões e novas maneiras de ver a vida.
6- Hobbies melhoram sua memória
Você provavelmente já supõe que hobbies podem ser intensos mentalmente, como jogar xadrez ou aprender programação de computador, e podem dar ao seu cérebro um excelente treino. No entanto, você sabia que hobbies artesanais, como costura e artesanato com miçangas, também podem ajudar a melhorar sua memória ?
Fazer essas atividades intencionais tem o poder de focar seu cérebro, semelhante à meditação. Os hobbies de artesanato ajudam a afastar a depressão enquanto protegem o cérebro da perda de memória devido ao envelhecimento.
7- Os hobbies promovem o bom estresse
Os hobbies são uma das melhores maneiras de experimentar o tipo de estresse positivo. Quando você está fazendo algo apenas porque realmente quer fazê-lo, sente uma excitação que pode se traduzir em sua vida em geral.
Por exemplo, jogar basquete. Se você está apenas jogando por diversão, a emoção do jogo provavelmente lhe dará uma sensação de energia devido à jogabilidade rápida. Seu hobby não precisa ser tão acelerado quanto o basquete, mas ainda pode ser um desafio que promoverá um estresse positivo.
8- Os hobbies promovem a atenção plena e o estar presente
Você provavelmente já ouviu falar sobre algumas das técnicas de atenção plena mais comentadas, como a meditação , mas há uma quantidade crescente de evidências sugerindo que muitos hobbies também podem atuar como exercícios eficazes de atenção plena. Isso ocorre porque eles incentivam as pessoas a se concentrarem na tarefa em questão.
Fazer seu hobby o treina para entrar em um estado de fluxo, especialmente quando você realmente ama e gosta do que está fazendo. Veja a cerâmica, por exemplo. A concentração necessária para criar uma obra de arte ajuda a centrar a mente e permite que os pensamentos estressantes desapareçam.
9- Os hobbies ajudam a afastar a depressão
Muitas pessoas recorrem a vários tratamentos, terapias e medicamentos para ajudar a controlar doenças mentais, como a depressão, mas você sabia que praticar hobbies que você já gosta também pode ajudar?
Um estudo que testou o potencial do tricô para controlar a ansiedade em transtornos alimentares descobriu que os pacientes foram capazes de reduzir seus sentimentos de ansiedade quando estavam preocupados ao tricotar. Especificamente, 74% dos participantes relataram que o tricô era calmante e terapêutico.
Envolver-se em um hobby que você já gosta de fazer pode ser o tipo de tratamento eficaz que você está procurando. Alguns hobbies comuns que as pessoas descobriram para ajudar a afastar a ansiedade e a depressão incluem ouvir música, ser voluntário, manter um diário de gratidão e brincar com animais de estimação.
Tirar um tempo para relaxar e se envolver em uma atividade agradável pode ajudar a beneficiar sua saúde mental. Os hobbies ajudam a melhorar o senso de identidade, senso de utilidade e bem-estar de uma pessoa, e eliminam sentimentos de inutilidade e insegurança.
10- Os hobbies ajudam a mantê-lo fisicamente saudável
Engajar-se em um estilo de vida de bem-estar holístico envolve mais do que apenas comer alimentos saudáveis e se exercitar. Também inclui fazer as coisas que você ama.
Estudos mostraram que participar de atividades de lazer não apenas ajudam as pessoas a serem mais felizes e menos entediadas, mas também é uma ótima maneira de aumentar a produtividade e até ajudar as pessoas a ficarem em forma.
As pessoas são mais propensas a perder peso ou ficar em forma quando adotam um hobby físico, que pode ser gratificante e divertido. Por outro lado, forçar-se a se exercitar faz com que pareça uma tarefa árdua e muitas vezes acaba em desistência porque não é agradável para aquela pessoa.
Portanto, embora você não queira acordar às 5h da manhã para andar na esteira por uma hora, pode ficar ansioso para se juntar a um time de voley depois do trabalho, o que pode fornecer exercícios físicos e alguma interação social.
11- Hobbies ajudam você a dormir melhor
O que você costuma fazer antes de dormir? Se você é como muitas pessoas, provavelmente olha o celular, assiste à televisão ou fica navegando incansavelmente pelas redes sociais. E então, você provavelmente tem dificuldade em adormecer. Certo?
Em vez de perder seu tempo fazendo essas coisas, encontrar um hobby relaxante pode diminuir sua frequência cardíaca e diminuir a frequência de suas ondas cerebrais à noite. Isso permite que você adormeça com mais facilidade.
Além disso, sentir o tipo “bom” de cansaço depois de ser ativo durante o dia pode ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo. Portanto, se o seu hobby é mais ativo, como fazer uma aula de defesa pessoal durante o dia, isso pode ajudar a esgotar seu corpo e prepará-lo para uma boa noite de sono.
12- Os hobbies fortalecem seus relacionamentos
Depois de encontrar um hobby que você ama, poderá compartilhá-lo com os seus entes queridos e passar mais tempo com eles. Quem sabe você tenha desenvolvido um amor pela culinária. Peça ao seu cônjuge para acompanhá-lo na cozinha e veja o que todos vocês podem fazer juntos. Isso irá ajudá-los a passar mais tempo juntos enquanto cozinham, e ainda mais tempo depois, enquanto desfrutam do que decidiram fazer.
13- Hobbies permitem que você conheça novas pessoas
Gostos mútuos em atividades como música, artes e esportes são uma das maneiras mais seguras de se conectar com outras pessoas. Por isso, faz sentido adotar um hobby se você estiver procurando conhecer novas pessoas que tenham interesses semelhantes.
Estar com pessoas que pensam da mesma forma e que compartilham suas paixões, pode se tornar uma maneira eficaz de aumentar seu círculo social.
Conectar-se com outras pessoas o ajudará a aprender coisas novas e melhorar suas habilidades, além de fazer amigos. Um ótimo hobby para conhecer novas pessoas é dançar. Experimente uma aula de salsa ou um tipo diferente de dança para que você possa ver e interagir com as mesmas pessoas todas as semanas.
14- Os hobbies ajudam você a se tornar mais paciente
Para desenvolver um novo hobby, você terá que aprender a fazer algo que talvez nunca tenha feito antes. Haverá uma curva de aprendizado e exigirá paciência para desenvolver suas habilidades. Leva tempo para se tornar bom em algo novo. Os hobbies ensinam você a ser paciente consigo mesmo enquanto aprende e se desenvolve.
A pesca é um ótimo exemplo de um hobby que ensina paciência. Embora haja uma curva de aprendizado para ser bom na pesca, também há muito tempo de inatividade durante este esporte, onde você está esperando o peixe morder ou procurando um bom lugar para pescar.
Isso requer paciência, e vai ensiná-lo a ser paciente. Você certamente se sentirá recompensado por sua paciência quando conseguir pegar um peixe.
15- Os hobbies permitem que você retribua
Há muitos hobbies que podem lhe dar várias oportunidades de ajudar outras pessoas. Aqui estão alguns exemplos:
- Tornar-se um mentor
- Dar uma aula
- Doar coisas que você faz
- Doar seus pertences que você não precisa mais
- Passear com animais de um abrigo
- Tocar música para outras pessoas
- Cozinhar em uma cozinha comunitária
- Ser voluntário
16- Hobbies tornam você mais interessante
Seu hobby pode lhe dar uma perspectiva diferente dos outros. Se você está aprendendo um novo idioma, talvez saiba muito mais sobre outro país do que outras pessoas, e elas estarão interessadas em seu conhecimento.
Por causa do seu hobby, você também pode ter algumas histórias divertidas, experiências e habilidades para compartilhar com outras pessoas. Você pode até encontrar alguém que queira assumir o hobby que você faz, permitindo que você se torne um professor e fale sobre tudo o que aprendeu.
Como você pode ver, os benefícios de ter um hobby podem melhorar muito sua vida. Recomendamos dedicar 15 a 30 minutos por dia e dedicar esse tempo a uma nova paixão que não tem nada a ver com sua carreira ou algo que você já faz em casa.
Faça uma pesquisa e encontre algumas coisas que possam despertar seu interesse, depois experimente-as. Você não precisa ficar com a primeira coisa que tentar, mas é provável que encontre algo que lhe interesse a longo prazo.
Você certamente gostou de conhecer os 16 benefícios mentais e físicos ao se ter um hobby
Dicas para Começar:
Essas três dicas devem ajudá-lo a começar:
1- Encontre algo em que você esteja genuinamente interessado
Reserve um momento para fazer um brainstorming sobre o que você está realmente interessado. Isso pode ser uma série de coisas, como fazer arte, experimentar um novo tipo de exercício, cozinhar, escrever, aprender um novo idioma, aprender a costurar. O que mais desperta seu interesse? Talvez seja revisitar algo que você gostava na infância ou buscar algo que você sempre quis experimentar.
Podemos ter aulas ou aulas para nos ajudar a começar com hobbies. Ou também podemos considerar as atividades cotidianas como hobbies em potencial, como cozinhar, treinar animais de estimação, decorar a casa, ler. Essas idéias são de baixo orçamento e fáceis de aprender, pois são fáceis de incorporar em nossas vidas cotidianas.
2- Repense como você estrutura seu tempo
Uma das principais razões pelas quais as pessoas não buscam hobbies é que sentem que não têm tempo para elas. Embora possamos estar muito ocupados com nosso trabalho, é provável que ainda possamos encontrar algumas horas livres a cada semana para estruturar nossos hobbies. Esteja atento ao que você já faz no seu tempo livre. Você pode se surpreender com o quanto você pode substituir horas de frente à TV por um hobby. Uma vez que podemos designar um tempo para fazermos nossos hobbies, é muito mais provável que fiquemos com eles.
3- Tenha foco no propósito e não em produtividade
Por último, é importante separarmos nossos hobbies de nossa necessidade de ser produtivos. Vivemos em uma cultura orientada para a realização , o que pode dificultar a nossa desconexão quando se trata de nossos empregos/dinheiro/prazos. Pense em hobbie como uma atividade descompromissada com produtividade. Os hobbies devem ser feitos sem pressão, no nosso tempo de inatividade e, acima de tudo, nos trazer satisfação genuína.
Ter um hobby pode ser incrivelmente benéfico para nossa saúde mental e bem-estar. É ótimo ter uma opção saudável como essa para nos expressarmos e nos desafiarmos. A parte mais difícil é sempre começar, mas espero que essas dicas ajudem você a dar o primeiro passo!
Aqui estão algumas ideias de hobbies que você pode adotar para manter uma boa saúde mental e física:
- Participe de uma aula de fotografia ou simplesmente saia e tire fotos de coisas que você gosta. Experimente técnicas de fotografia e diferentes ângulos de um único assunto. Use o tempo para observar as coisas ao seu redor e tente ver objetos ou pessoas através de novas perspectivas.
- Experimente uma nova receita na cozinha, assista a uma aula de culinária. O benefício óbvio é que esses hobbies resultam em algo saboroso (o que aciona seu cérebro para liberar substâncias químicas que fazem você se sentir feliz), mas também exigem que você se concentre na receita, o que pode tirar sua mente do negativo. Cozinhar pode aliviar o estresse e dar uma alegria de autorealização. O fato de alimentar a família e os amigos, pode aumentar a sua autoestima.
- Comece a caminhar e explore os parques estaduais e municipais perto de você. Esta forma de exercício também lhe dá uma dose de contato com a natureza, que pode melhorar o humor e acalmar. Se você caminha sozinho, pode usar o tempo para praticar a atenção plena enquanto aprecia as vistas ao seu redor.
- Faça aulas para aprender um instrumento musical . Tocar um instrumento musical pode aliviar o estresse de muitas pessoas e é uma saída para a criatividade e as emoções. Além disso, os especialistas dizem que definir uma meta para aprender um instrumento e alcançá-la pode ajudar a aumentar sua auto-confiança.
- Tente jardinagem ou cultivo de plantas em vasos. Este hobby gera muito otimismo pelo contato com a natureza, porque apenas o tempo e o cuidado ajudarão as plantas a crescer, e pode vir com um sentimento de orgulho de trabalhar com as mãos e ter sucesso no que você tenta.
- Junte-se a uma liga recreativa comunitária como basquete, voley, handball. Você colherá os benefícios do exercício físico e da interação social com outras pessoas. Há um bônus se você rir e conversar com seus companheiros de equipe, porque ambos comportamentos podem ser muito bons para sua saúde mental.
- Inscreva-se em aulas de dança ou vá para aulas de zumba, de samba, de sapateado. Você pode se expressar de uma maneira diferente através da dança, fazer exercícios divertidos e até conhecer novos amigos na aula. Ouvir música animada também é uma maneira eficaz de melhorar seu humor.
Experimentar novos hobbies mantém sua mente ativa e saudável, e essas são apenas algumas sugestões para você começar. Pergunte aos seus colegas de trabalho o que eles fazem para se divertir, e você provavelmente ouvirá outras ótimas ideias.
Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp : (12) 99797-1333
Você gostou dos 16 benefícios mentais e físicos ao se ter um hobby ?