Blog

O Poder de Um Abraço

Não há como negar o poder de um abraço, pois as mesmas áreas do nosso cérebro que sentem prazer com a comida também ficam satisfeitas com o toque humano, incluindo abraços. Receber um abraço é maravilhoso quando você se sente triste, estressado, cansado ou até mesmo quando você se sente bem.

Um abraço nos ajuda a nos relacionarmos com os outros e a experimentarmos uma sensação de segurança, conforto, empatia e calma, emoções e sensações que muitos anseiam profundamente em sentir durante um período de incerteza.

Qual é o Real Poder de um Abraço?

O que há em um abraço que é tão bom? A resposta é bioquímica, ou seja,  o abraço nos faz tão bem por causa de um hormônio chamado oxitocina, que às vezes é também conhecida como “o hormônio do amor”. Esse hormônio é liberado no nosso cérebro toda vez que recebemos um abraço ou quando vivenciamos outras situações,  como quando acariciamos os nossos pets, quando socializamos ou quando ajudamos uma outra pessoa.

Melhor Saúde Cardiovascular

Abraçar é muito bom para o bom funcionamento do coração, você sabia disso?  Isso significa que a oxitocina liberada durante o abraço é um hormônio que  ajuda a proteger o coração. Proteger de quê? Você pode se perguntar! Simplesmente, proteger dos efeitos negativos de nossas más escolhas alimentares e de nosso estilo de vida. As artérias são alargadas (dilatadas) quando expostas ao óxido nítrico que é produzido pela oxitocina,  e as mesmas conseguem daí se manterem flexíveis reduzindo a pressão sanguínea.  A oxitocina produz o óxido nítrico e o abraço produz a oxitocina. Simples assim….

A oxitocina é tão benéfica que também nos protege do estresse mental e emocional. Mas não apenas abraçar de maneira efusiva e rápida, ou seja, por exemplo um abraço de 20 segundos tem o efeito de baixar a pressão sanguínea. Como sabemos disso? Bem, uma séria pesquisa realizada, demonstrou por exemplo,  que abraços de 5 e 10 segundos estavam associados a índices de prazer 15 mais altos do que um abraço de apenas 1 segundo.

 Abraços nos fazem sentir relaxados, cuidados e até amados. Abraços são remédios para a alma.

Dê o Poder de Um Abraço a Si Mesmo

Vá em frente – abrace-se! Provavelmente isso à primeira vista possa lhe parecer uma bobagem, mas não é,  pois  o ato de colocar os braços em volta de si mesmo pode reduzir consideravelmente a dor. É uma sensação tão incomum que confunde seu cérebro,  enquanto ele tenta desvendar de onde vem essa sensação. A dor é então bloqueada porque os sinais literalmente se cruzam quando você cruza os braços sobre si mesmo.

Abrace-se do jeito que você quer ser abraçado, para assim criar a sensação que você procura, e pelo tempo que você quiser!

Acaricie um Animal

Se você tem um gato ou cachorro, acaricie-os! Aconchegar-se com um amigo peludo libera o hormônio da oxitocina da mesma forma que abraçar um ser humano. Acredita-se que tocar um animal de estimação ative os nervos sensoriais, fazendo com que eles liberem o hormônio do bem-estar.

Acariciar um animal nos ajuda também a construir o apego positivo,  da mesma forma que o contato humano pele a pele.

“Free Hugs”

É muito interessante ver as pessoas do “Free Hugs”,  quando estão no centro de uma cidade e segurando justamente  uma placa de ‘Abraços Gratuitos’. O Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas oferencendo abraços para estranhos em locais públicos. A campanha começou em 2004. Os abraços são um exemplo de um ato  humanitário executado por alguém cujo objetivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhores. Os abraços, a conexão humana, a vulnerabilidade diante do afeto, os sorrisos, as gargalhadas, as emoções positivas e, às vezes, até lágrimas, ocorrem especialmente se for o primeiro abraço que uma pessoa recebe depois de sofrer há muito tempo.

 

Cuidados da Infância

A maioria das pessoas tem lembranças de terem sidos cuidadas por seus pais quando crianças. As vezes todos nós rememoramos o que os nossos pais nos diziam quando estávamos chateados ou com alguma dor,  e alí já sabíamos que ‘tudo iria ficar bem’, ou que ‘a dor iria  passar logo’ ou ‘que a nossa mãe (ou pai) iriam consertar algo valioso e importante para nós ‘. Essas são memórias mantidas no fundo do nosso inconsciente, mas cujas emoções são liberadas em nossa vida adulta quando recebemos um abraço alegre e sincero.

Portanto, os abraços são remédios para o coração e são remédios para a alma também. Se pudéssemos engarrafar abraços, tomaríamos nossa dose diária sem questionar. Concorda? Eis aqui uma ideia, que você pode usufruir para ter uma dose diária de abraços, você não precisa esperar para ser abraçado. Você apenas pode abraçar os outros!!!!!!

Abraços Contagiam

Os abraços também são contagiosos. Ao abraçarmos os outros, compartilhamos uma conexão muito importante e isso é muito bom. Isso torna o abraço contagioso. Dessa forma, os abraços carregam forças benéficas, são gratuitos e muito contagiosos (no bom sentido), e pode ser uma boa ideia checar se você pode adicionar mais alguns abraços ao seu dia-a-dia.

Você está fazendo um favor a si mesmo, pois cada vez que você abraça alguém,  você também entrega uma dose suave de remédio para o coração dela e para o seu também…. assim como para a alma de vocês dois…

E esse é o poder de um abraço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »