Como Colocar Limites nos Amigos?
Os amigos são importantes. Eles são as pessoas fora de nossas famílias que compartilhamos laços mutuamente benéficos, recompensadores e confiáveis, mas que muitas vezes também nos questionamos: como colocar limites nos amigos? Sim, é indiscutível que as nossas amizades nos fornecem o apoio, amor e carinho que precisamos para navegar na vida. São vínculos que nos mantêm em contato com nossos objetivos e motivações de vida. No entanto, esses relacionamentos especiais podem se tornar tensos ao longo do tempo, quando não há limites necessários e estabelecidos.
Às vezes precisamos nos reposicionar para que a amizade se mantenha saudável e encontramos dificuldades em como colocar limites saudáveis com os amigos? Saiba que quando os limites faltam ou diminuem, isso pode causar uma ruptura no equilíbrio necessário de seus relacionamentos. Definir limites saudáveis no relacionamento com seus amigos pode parecer estranho no começo, mas o processo é essencial para qualquer amizade que resista ao teste do tempo.
Aqui, vamos orientá-lo sobre como definir limites mutuamente benéficos em suas amizades, para que você e seus amigos possam estar conectados sem danos por uma vida inteira (Continua abaixo)
Como Colocar Limites nos Amigos?
Saber estabelecer limites com os amigos significa que você pode retroalimentar relacionamentos saudáveis, duradouros e significativos em sua vida. Lembre-se de que os limites são fluidos e podem ser modificados à medida que você e suas amizades evoluem.
A seguir estão alguns exemplos comuns de momentos em que estabelecer limites de amizade podem ser apropriado e muito útil:
1- Seu amigo interfere nos seus assuntos pessoais
Alguns amigos têm verdadeiras boas intenções, mas alguns simplesmente não sabem quando ficar numa posição mais discreta da vida pessoal de um amigo. Cabe a você determinar quando precisa do apoio de um amigo. Além disso, a escolha é sua sobre o que, quando e como quer ter os aspectos íntimos de sua vida compartilhados. Não tenha medo de falar abertamente sobre quanto de seus assuntos pessoais, a pessoa será convidada ou não a receber o compartilhamento.
2-Você está se sentindo sobrecarregado
Você não pode esquecer que tem que se amar e cuidar de si mesmo em primeiro lugar. Se você está se sentindo sobrecarregado porque seus verdadeiros amigos precisam de seu apoio, talvez seja necessário estabelecer um limite temporário. Dizer que você está indisponível pelo tempo que precisar é perfeitamente aceitável. Como colocar limites nos amigos?
“Você só pode dar o que já acumulou para si mesmo. Então, se você não estiver bem, pode ser um desafio dar sua energia aos outros, mesmo que você queira profundamente. Estabelecer limites pode ser uma vantagem para todos: se você for capaz de afirmar suas necessidades, como dizer não a algo para o qual não tem tempo, isso pode permitir que você doe seus recursos aos outros quando tiver tempo e energia para isso”.
3-Amizade unilateral
Se você achar que sua amizade está desequilibrada e que você sempre está dando seu tempo e energia enquanto recebe quase nada em troca, então fale por si mesmo. Diga ao seu amigo como você está se sentindo e sugira o que ele pode fazer para ajudar a equilibrar a equação.
4-Diferenças políticas
O cenário político global está prejudicando muitas amizades nos dias de hoje. Se você tem um amigo querido com opiniões políticas, religiosas ou outras opiniões complexas diferentes das suas, alguns limites sobre o que é (e o que não é ) apropriado discutir podem ser necessários. Reúnam-se e exponha o que vocês dois não concordarão em conversar. Então estabelecerão que determinados tópicos não devem ser discutidos. Isso é muito saudável para a relação de vocês.
5-Estilos de comunicação
Algumas pessoas gostam de conversar pessoalmente, outros gostam de mensagens de texto, por outro lado os bate-papos por vídeo também podem ser divertidos. Se seu amigo está constantemente iniciando uma forma de comunicação com a qual você não se sente confortável ou para a qual simplesmente não tem tempo, apenas avise-o. Definir um limite pessoal sobre os estilos de comunicação permitirá que você tenha interações menos estressantes no futuro.
6-Seu amigo é muito carente
As parcerias adultas não são como as amizades de infância, e nem podem ser. Os adultos têm famílias, responsabilidades e objetivos pessoais que as crianças não têm. Se seu amigo o trata como um “ amigo terapeuta ” ou precisa de seu apoio mais do que você pode fornecer ou deseja sustentar, você precisa estabelecer um limite sobre o que é apropriado e aceitável para ele poder pedir a sua ajuda.
Como Colocar Limites nos Amigos?
Tipos de limites
Certifique-se de informar seu amigo que os limites apropriados que você está estabelecendo são uma tentativa de melhorar a amizade , não enfraquecê-la. Na verdade, isso beneficiará sua amizade e principalmente a sua saúde mental .
Os 5 tipos de limites são:
1- Limites de tempo
Você pode precisar definir alguns limites de tempo para amigos que:
- Sempre cheguem atrasados nos eventos planejados
- Ficam com raiva quando você diz que está ocupado
- Cancelem no último minuto algo combinado, deixando você à deriva
Defina limites diante do tempo que você tem disponível. Deixe seu amigo saber que o tempo é precioso para vocês dois e que você não gosta de desperdiçar o seu. Certo?
2-Limites do material
Se você tem um amigo que usa suas coisas sem pedir antes, ou se ele as usa de maneira desrespeitosa e descuidada que pode danificar, você precisa estabelecer alguns limites materiais firmes. Como colocar limites nos amigos?
Você pode fazer isso simplesmente dizendo algo como:
- “Claro, você pode usar minha câmera, mas eu preciso de volta amanhã, por favor.”
- “Sinto muito, mas não posso lhe emprestar dinheiro agora. Existe outra maneira de ajudar?”
- “Desculpe, mas eu simplesmente não deixo ninguém dirigir minha caminhonete. É uma coisa pessoal.”
- “Desculpe, mas não compartilho essas peças da minha coleção pessoal.”
Seja qual for o caso, você precisa representar seus desejos com assertividade. Não há problema em insistir que seus limites sejam respeitados.
3-Limites físicos
Todos temos direito à nossa própria bolha. Se um amigo é invasivo e você não está de acordo com isso, não hesite em estabelecer um limite físico com o qual se sinta mais confortável. Também pode ser sobre seu espaço pessoal, como seu quarto. Para definir um limite físico, você pode dizer:
- “Por favor, não entre no banheiro quando eu estou usando”
- “Esta sala é o meu espaço pessoal. Por favor, bata antes de entrar.”
Sempre que alguém invadir seu espaço pessoal, avise-o e peça-lhe que fique atento e mude seu comportamento. Aprenda a como colocar limites nos amigos?
4-Limites emocionais
Se você está sobrecarregado com suas próprias emoções e desafios da vida, pode ser difícil reconhecer as necessidades emocionais de um amigo e validar seus sentimentos. Se você não conseguir responder às necessidades de outra pessoa a qualquer momento, você pode dizer:
- “Desculpe, e por favor, saiba que eu te amo, mas esta não é uma boa hora para eu falar.”
- “Este é um tema muito difícil para mim. Podemos falar sobre outra coisa?”
- “Sinto muito que você esteja passando por um momento difícil, mas eu simplesmente não posso estar lá para você do jeito que você precisa que eu esteja.”
Sim, os amigos devem “estar lá” um para o outro. No entanto, às vezes não é possível. E tudo bem.
5-Limites intelectuais
Os amigos precisam ter respeito mútuo pelas ideias e pensamentos um do outro sem serem desdenhosos. Dito isto, você tem todo o direito de encerrar uma conversa se perceber que está indo para para um rumo não saudável frente o seu espaço mental. Você poderia dizer algo como:
- “Eu entendo o que você está dizendo. Só não concordo com você.”
- “Talvez, vamos deixar essa conversa de lado? Parece que não estamos de acordo.”
- “Eu não me importo se você discordar de mim, mas por favor, não me insulte.”
Deixe seus amigos saberem que você não tem problema em ter diferenças de opinião e que você continuará apreciando a singularidade deles. Como colocar limites nos amigos?
5 Caminhos para estabelecer limites com um amigo:
Sem limites, as amizades podem ficar estressantes, com rupturas difíceis para depois serem sanadas. Embora possa parecer estranho no início, estabelecer limites saudáveis numa amizade é muito importante para a resistência de qualquer relacionamento.
Aqui estão 5 caminhos para você se fortalecer e conseguir estabelecer limites com amigos, e que podem garantir que seus relacionamentos permaneçam saudáveis e gratificantes. Vamos a eles?
1-Busque ajuda
Conversar com um psicoterapeuta online sobre como estabelecer limites com os amigos pode ser uma boa ideia. Você pode explorar coisas em sua vida ou do seu passado que podem estar contribuindo para problemas de relacionamento atuais. Você também pode se concentrar em descobrir quais tipos de limites você deve definir no futuro para determinado amigo.
“A dificuldade do relacionamento pode dificultar o estabelecimento de limites, e pode precisar de intervenção terapêutica para orientá-lo no processo.”
2-Expresse o valor da amizade
Saber estabelecer limites com os amigos não significa ferir sentimentos. Na verdade é bem o contrário. Certifique-se de que os amigos saibam o quanto você valoriza seu relacionamento antes de começar a discutir quaisquer limites. Isso pode ajudá-lo a passar pela conversa da maneira mais sem confronto possível.
3-Fale com seu amigo
Discuta por que você está estabelecendo limites com os amigos antes de torná-los ativos. Mostre respeito e deixe-os saber o que está incomodando você. Explique por que você acha que os limites são necessários e pergunte o que eles pensam.
4-Seja assertivo e direto
Você precisa ser explícito em suas demandas ao estabelecer limites saudáveis de amizade. Não seja vago. Por exemplo, em vez de dizer: “Gostaria que você me ouvisse”, você poderia dizer: “Preciso que você seja um ouvinte melhor e não fale por cima de mim durante uma conversa”. Em vez de “Por favor, bata”. você poderia dizer: “Quero que você pare de entrar sem bater primeiro. Eu sinto que você está invadindo minha privacidade.” Ser direto remove qualquer potencial para a conversa se tornar nebulosa que poderá causar problemas e ressurgirirem com muito mais força no futuro.
5-Esteja disposto a se comprometer
Em alguns casos, você e um amigo podem precisar admitir suas diferenças e se entenderem no meio termo. Seu amigo pode ter um limite pessoal oposto ao seu. Por exemplo, se você prefere se comunicar por meio de bate-papo por vídeo e seu amigo prefere mensagens de texto, ambos terão que estar dispostos a negociar e a se comprometerem.
O que fazer se seus limites não forem respeitados?
Mesmo que possa ser um assustador e intimidador, saber como estabelecer limites com os amigos é importante para sua felicidade a longo prazo. Qualquer relacionamento que seja bom para você provavelmente florescerá e crescerá depois que você estabelecer limites saudáveis.
Estabelecer como você permitirá que os outros o tratem é um passo importante para você se tornar uma parte mais forte e confiante de qualquer relacionamento. Um amigo que vale a pena manter entenderá sua necessidade de ter limites apropriados.
Você é responsável por se autoproteger. Se você tem um amigo que o desrespeita continuamente ou que esquece (ou ignora!) seus limites, tenha uma conversa sincera e se expresse. Como colocar limites saudáveis com os amigos?
Se o cruzamento da faixa de limites continuar, pode ser hora de se afastar do relacionamento que provavelmente já se tornou um relacionamento tóxico. Apenas certifique-se de ter trabalhado bastante na amizade antes de desistir, para não se arrepender. Combinado?