Blog

Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

Ninguém entra em um casamento esperando que ele acabe. No entanto, você pode se encontrar nessa posição agora. É um lugar doloroso para se estar e as decisões que você tomar serão profundamente pessoais e difíceis. Se você está lidando com infidelidade em seu casamento, este artigo pode ajudá-lo a processar seus pensamentos e sentimentos e consequentemente a decidir o que fazer. Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

À medida que as pessoas passam mais tempo fora de casa, longe dos cônjuges, no escritório ou em reuniões sociais, os casos extraconjugais estão aumentando.

Ter atração por alguém e apreciar alguém são duas coisas diferentes. Às vezes, as pessoas ignoram os sinais de alerta de casos extraconjugais e, quando percebem, já estão em estágio avançado, onde não há mais volta.

É importante que todos entendam o que significa caso extraconjugal, por que as pessoas o têm e como identificá-lo e pará-lo antes que seja tarde demais.

O que significa ter casos extraconjugais?

Então, o que significa caso extraconjugal? Em um sentido literal, caso extraconjugal significa ter um relacionamento emocional ou físico de uma pessoa casada, comprometida com alguém, com uma outra pessoa que não seja seu cônjuge, sua namorada, seu marido, seu parceiro estável.

Quando a pessoa é casada, geralmente tenta esconder isso do cônjuge. Em alguns casos, termina o caso extraconjugal antes que ele mesmo sabote sua vida pessoal e, em alguns casos, essa pessoa até continua com o caso até ser pego(a). Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

Estágios de Casos Extraconjugais…

Então, como os casos extraconjugais começam? Em termos gerais, os casos extraconjugais podem ser definidos em quatro estágios . Esses estágios são explicados em detalhes abaixo:

1. Vulnerabilidade-

Seria errado dizer que o casamento é sempre forte e que tem força para enfrentar qualquer desafio que surja. Você concorda? Chega um momento em que o casamento pode se tornar vulnerável.

Vocês dois podem estar tentando se ajustar, com ambos se comprometendo com determinado foco para fazer o casamento voltar a funcionar. Isso pode levar a alguns problemas não resolvidos, colocados de lado, como o ressentimento latente ou a falta de comunicação. Saiba que não dará certo…pois pode levar facilmente ao caminho da infidelidade.

Aos poucos, é muito natural que o fogo entre os casais se apague e um deles pode começar a procurá-lo fora do relacionamento. Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

2. Sigilo-

O segundo estágio dos casos extraconjugais é o segredo. Você encontrou alguém que é capaz de acender o seu desejo, mas que não é seu parceiro(a). Então, o próximo passo é começar a encontrá-lo(a) secretamente. Você tentará manter seu caso em segredo, tanto quanto possível.

Isso ocorre porque, no fundo, você sabe que está fazendo algo errado. Sua mente subconsciente está bem ciente disso, daí a sua necessidade de manter segredo.

3. Descoberta-

Quando você se envolve com alguém fora do casamento, suas ações mudam por mais que você não se dê conta. Há uma mudança em seu comportamento e seu cônjuge descobre isso naturalmente e sem esforços.

Você passa a maior parte do tempo longe de casa? Você esconde muitas informações sobre seu paradeiro? Seu comportamento em relação ao seu parceiro mudou? Ficou mais vaidoso(a)? Está fazendo pouco ou nenhum sexo em casa? Está mais distante no relacionamento? Bingo!

Esses pequenos detalhes deixam uma pista sobre seu relacionamento extraconjugal e você é pego em flagrante um belo dia. Essa descoberta pode virar sua vida de cabeça para baixo, deixando você em uma situação embaraçosa e até certo ponto perigosa. Você corre o risco de perder todo o patrimônio emocional construído com seu cônjuge….

4. Decisão-

Quando você é pego em flagrante e seu segredo é revelado, você tem uma decisão muito importante a tomar: ou permanecer no seu casamento, deixando o caso para trás, ou seguir em frente com o caso e abandonar o seu casamento .

Essa junção de mão dupla é muito delicada e sua decisão afetará todo o seu futuro. Se você decidir permanecer no casamento, então você tem que provar sua lealdade, mais uma vez. Se você decidir sair do seu casamento, então você terá que considerar alternativas à sua responsabilidade para com seu novo(a) parceiro e família.

Por que casos extraconjugais acontecem?

A infidelidade ou os casos extraconjugais, em sua essência, são sobre desejo e uma profunda necessidade de validação externa. Quem não gosta que alguém diga à você que você têm uma boa aparência ou um bom cheiro, ou até confirme que se sente atraído(a) por você? Quem não gosta de sentir que alguém valorize a sua pessoa? Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

Novamente, muitos indivíduos que têm um caso não estão “se apaixonando” pela outra pessoa; eles estão “se apaixonando” por esta nova e maravilhosa imagem deles mesmos — uma imagem de quem está recebendo elogios e validação externa. A paixão é pelo o que o outro diz…..dá para entender?

-Razões para os Casos Extraconjugais-

Por que os casos extraconjugais acontecem?

Conheça algumas razões dos casos extraconjugais:

1. Insatisfação com o casamento-

Como mencionado acima, chega um momento em que as pessoas ficam vulneráveis ​​em um relacionamento. Elas têm problemas não resolvidos e falta de comunicação que levam à insatisfação no casamento . Por causa disso, um dos parceiros começa a buscar satisfação fora do casamento.

2. Não há tempero na vida a dois-

A centelha do amor é necessária em um casamento para manter isso acontecendo. Quando não há mais centelha em um relacionamento, o amor acaba e os cônjuges não sentem mais nada um pelo outro e geralmente um deles se sente atraído por alguém que é capaz de reacender a centelha perdida novamente.

3. Paternidade-

A paternidade muda tudo. Ela altera a dinâmica entre as pessoas no casamento e acrescenta outra responsabilidade em suas vidas. Enquanto um está ocupado administrando as coisas, cuidando dos filhos mais diretamente o outro pode se sentir um pouco distante. Nessa hora, pode haver a abertura para alguém que pode dar o conforto à aquele que sente mais distante.

4. Crises de Meia-Idade-

Crises de meia-idade podem ser outra razão para a aocorrência de casos extraconjugais. Quando as pessoas chegam a meia idade, elas já cumpriram muito do requisito familiar e já deram muito do seu tempo para a família.

Nessa fase, quando recebem atenção de alguém principalmente mais jovem, eles sentem o desejo de explorar o EU mais jovem, o que acaba levando a casos extraconjugais .

                        Lidar com crises de meia-idade envolve entender sentimentos subjacentes de insatisfação ou insatisfação e buscar maneiras mais saudáveis ​​de navegar por essas emoções. Comunicação aberta, suporte e orientação profissional podem ajudar casais a superar os desafios das crises de meia-idade e fortalecer seus laços de relacionamento.”

5. Baixa Compatibilidade-

A compatibilidade é o principal fator de união quando se trata de uma vida conjugal bem-sucedida. Casais que têm baixa compatibilidade são propensos a vários problemas de relacionamento e um deles são casos extraconjugais. Então, certifique-se de manter a compatibilidade entre vocês viva para assim ficarem longe de qualquer tipo de problema de relacionamento.

Sinais de alerta de casos extraconjugais-

Confira estes sinais de um caso extraconjugal:

  • Enquanto vivem um caso, geralmente se afastam das tarefas e dos assuntos domésticos…..
  • Ficam reservados e passam a maior parte do tempo longe da família……
  • Ficam emocionalmente ausentes quando estão com o parceiro(a) e acham difícil permanecer felizes quando estão com a família…..
  • Mergulham em pensamentos profundos sempre que estiverem em casa…….
  • Pode acontecer que comecem a cancelar ou se ausentar de eventos ou reuniões familiares.

O Caso Extraconjugal no Trabalho-

O romance no local de trabalho certamente será questionado ou visto negativamente. Na maioria das vezes, haverá opiniões variadas das pessoas. Haverá sempre vários julgamentos.

A desvantagem do caso extraconjugal no trabalho é que ele vai afetar o ambiente de trabalho, pois pode haver alguns níveis de traição e fofoca entre os pares. Não apenas isso, mas pode até afetar o desempenho de ambos os indivíduos que vivem o caso.

Nesses casos, as políticas da empresa que proíbem tais relações podem entrar em cena, especialmente se houver um registro de tais relacionamentos afetando o ambiente de trabalho. Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

Relacionamentos Lascivos-

Esse tipo de relacionamento ocorre quando duas pessoas têm uma forte química sexual e se apoiam nela.Isso acaba muito rápido quando a emoção da aventura sexual passa. Esses relacionamentos acontecem quando as pessoas escondem seus problemas emocionais, mas eles tendem a vir à tona e é aí que surge um obstáculo.

Efeitos na Saúde Mental das Pessoas que Vivem Casos Extraconjugais

Ter casos pode destruir o bem-estar emocional de uma pessoa que trai. Se o marido tem um caso extraconjugal ou a esposa está tendo um caso extraconjugal, com o fardo de segredos e a consciência de que o que está acontecendo é errado, isso pode criar uma rede de muita confusão e extrema angústia.

Entenda:

  • O cansaço mental de carregar o relacionamento escondido do seu parceiro pode esgotar você….
  • Isso pode prejudicar a sua autoestima devido ao excesso de pensamentos e repercussões…..
  • O medo de ser pego pode levar à forte instabilidade emocional….
  • O fator culpa também pode causar estresse…….

Quanto tempo”geralmente” duram os casos extraconjugais?

Essa é uma pergunta bem difícil de responder.

Depende inteiramente do indivíduo envolvido nessa experiência. Se a pessoa está profundamente envolvida no caso extraconjugal e não está pronta para se render à situação, isso pode durar mais tempo do que gostaria. Às vezes, os dois envolvidos terminam abruptamente porque percebem o erro com o marido ou a esposa e decidem não levar o caso adiante.

De qualquer forma, estando alerta e atento, você pode prevenir ou detectar o problema antes que seja tarde demais. OK? Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

Consequências-

As consequências de casos extraconjugais….. são que eles podem causar problemas sérios de saúde mental e também afetar negativamente o casamento que muitas vezes só desaqueceu……. mas que ainda há parceria, amor.

Então, se você acredita que o seu casamento pode ser ainda preservado é melhor se comunicar com seu parceiro(a) e trabalhar no relacionamento que pontualmente não está dando certo.

Não use o “lá fora” como medida terapêutica para levar o casamento adiante. Isso quando descoberto pode ferir profundamente o seu parceiro(a) e botar tudo o que construíram a perder….

Aprendizado-

A traição pode criar dor e conflito em um relacionamento, mesmo que não seja intencional. Se você ou seu parceiro estão envolvidos em um caso extraconjugal, considere conversar com um terapeuta de casais. Ele pode ajudá-los a discutir as suas preocupações e melhorar a comunicação como casal.

Se você quer tomar o caminho de volta, concentre-se em se tornar um casal mais próximo e em construir um relacionamento baseado na confiança, honestidade e respeito mútuo. Está bem? Você Está Envolvido(a) em um Caso Extraconjugal?

 

    Share on facebook
    Facebook
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Sobre a autora:

    Liliam Silva

    Liliam Silva

    Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

    Posts recentes: