Blog

Como Reconhecer Um Narcisista Nos Primeiros Encontros?

Ele ou ela…. exalam sex appeal, sensualidade, poder de sedução, despertam forte interesse ou desejo, certo? Quando ele(a) está no modo “turbo”, o seu peito incha, fica mais alto e seu queixo fica erguido. Exala química pura. No primeiro encontro ele(a) provavelmente vai sentar do seu lado na mesa e vai tocar muito em você, ou talvez não, caso logo perceba que você não gosta muito de demonstrações públicas de afeto. Como reconhecer um narcisista nos primeiros encontros?

Ele(a) vai perceber tudo isso muito rapidamente e mudar o comportamento instantaneamente, justamente para atender a todas as suas expectativas. Sim! Se prepare em como reconhecer um narcisista nos primeiros encontros,  porque ele vai te bombardear de elogios,  de expressões de afeto, de atenções acima da média e ainda por cima te oferecer romance.

Todas essas ações manipulativas tem um só objetivo. O narcisista num grande esforço faz de tudo para acelerar a intensidade do possível relacionamento amoroso com você. Constrói toda a situação o mais rápido possível. Não lhe fornece tempo algum para pensar ou digerir tudo aquilo que aparemtemente te oferece como atenção, afeto, interesse……Prepare-se….você está caindo numa cilada…

Charmoso é o seu sobrenome. E pior, você vai gostar disso…Parece ser o homem dos sonhos,  perfeito para um primeiro encontro, não é? Eu sei, é isso que o torna muito assustador.

Então, como saber se está começando a sair com uma pessoa portadora de transtorno narcisista ou com alguém que acabará partindo seu coração?

Saiba que os narcisistas geralmente se revelam antes mesmo de entrarem em um relacionamento amoroso. Na primeira tentativa de encontro,  o narcisista já pode oferecer pistas valiosas sobre os traços e comportamentos narcísicos dele, e que consequentemente serão revelados e confirmados em um relacionamento posterior.

Enquanto os narcisistas parecem atraentes no início, suas personalidades são altamente tóxicas no longo prazo, justamente porque são pessoas que não têm a mínima preocupação com os sentimentos dos outros. A empatia não é um atributo emocional dos narcisistas.

Narcisismo: seu impacto nefasto e invisível nas relações interpessoais

O narcisismo, caracterizado por uma grandiosidade excessiva, necessidade de admiração e uma marcante falta de empatia, pode ser muito mais do que um traço de personalidade incômodo — ele se manifesta de maneira destrutiva nas relações interpessoais. O egoísmo do narcisista se fortalece às custas dos outros, além da incapacidade de considerar os sentimentos de qualquer pessoa.

Através deste panorama entenda o narcisista dentro desses 3 contextos:

  • Relacionamentos Familiares: O narcisismo permeia a dinâmica familiar, afetando especialmente a formação emocional e psicológica das crianças e o bem-estar conjugal.
  • Relacionamentos Afetivos: Há manipulação emocional, onde o ciclo de idealização e depreciação causa os efeitos nocivos a longo prazo na saúde mental das vítimas do narcisista.
  • Ambiente de Trabalho: Há um forte impacto de líderes narcisistas na cultura organizacional, na motivação e na saúde mental dos colaboradores.

***

Nota da Autora: Embora o narcisismo não seja categorizado por gênero masculino ou feminino, , segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a autora deste artigo, optou em examinar alguns comportamentos de um homem que tenha transtorno narcisista diante de uma dada situação. Espero que você ao ler o meu artigo, considere os conteúdos aplicáveis, não se importando qual seja o gênero da pessoa em questão nas suas reflexões.  

***

“Aqui estão 13 sinais de alerta a serem observados nos primeiros encontros com um narcisista:”

1. Monólogo em vez de conversa

O narcisista não pode deixar de voltar a atenção para ele mesmo numa conversa. Você compreende isso? Não importa o que você esteja falando com ele, pois ele aproveitará a primeira oportunidade para voltar a falar novamente sobre ele, sobre as suas próprias experiências. Ele é muito mais importante do que você. Pelo menos é assim que ele sente.

Em um primeiro encontro isso pode parecer à você extremamente encantador,  porque lhe dará a impressão que ele é muito carismático e sincero. Por outro lado, você também poderá se sentir um pouco chateada por ele não estar nada curioso sobre você, mas certamente logo vai ignorar isso porque não quer ferir os seus sentimentos ou até vai se apoiar em uma série de desculpas para atenuar isso….

Afinal ele é tão legal, não é mesmo?

Te trata como uma princesa…..

 

2. Ele não tem nenhum interesse real por você…..

No final do encontro, analise com sinceridade se há alguma coisa que ele

soube sobre você.

Certamente você ouviu as histórias dele desde a infância até o presente momento, não foi? Ele lhe contou sobre viagens, animais de estimação e política. Ele demonstrou que adora degustação de vinhos, esportes ou carros. Bem, se você se sentiu um pouco negligenciada logo no primeiro encontro, porque ele não soube quase nada de você, considere que essa é uma pista muito valiosa.

3. Preste atenção nele, ou então…..

Seu encontro com um narcisista exigirá toda a sua atenção. Eles não se sentem nada bem quando você está distraída com alguém ou por alguma outra coisa que não seja ele. Poderão reagir abertamente, sendo sarcásticos e provocando você sobre o tempo que está no celular ou no tempo que passa falando sobre si mesma ou sobre o seu dia. Entendeu?

Em um primeiro encontro, através da conversa ele poderá tranquilamente testar o seu jeito,  só para ver se ele conseguirá receber da sua parte a atenção de que precisa para seus intentos. E os seus intentos geralmente não são nada éticos….por isso todo cuidado é pouco…

Ele é realmente um especialista em sequestrar para ele, toda e qualquer conversa e jamais demorará muito para que ele volte a falar dele, mesmo depois que você tenha conseguido uma pequena brecha para tentar falar algo sobre você.

Jamais se esqueça, ele adora e precisa ser o único centro das atenções. Para ele poder brilhar, você precisa apagar. Entendeu?

4. Socialmente experiente

O encontro de vocês poderá ter sido excelente para você, porque certamente ele foi muito charmoso e sociável até com a equipe de garçons do restaurante, desde que você e a equipe tenham dado muita atenção a ele e mais especificamente no caso da equipe, ela tenha ofertado excelente serviço exclusivamente à ele. À ele, ok?

Com as suas fortes habilidades sociais, o homem narcisista, prontamente envolve os outros numa mesma conversa. Mas se você começar a analisar com atenção, verá que essas pessoas são apenas um público particular para ouvir suas histórias e rir de suas piadas.

O que você precisa saber, é que ele realmente se sente muito superior a tudo e a todos,  ele acredita profundamente que é o centro das atenções e consequentemente  constrói situações para que ele se alimente dessa energia. Mesmo que pareça que ele esteja valorizando os outros, sempre é tudo sobre ele.

5. O narcisista critica tudo e não respeita regras

Saiba também que ele pode até ultrapassar um sinal de trânsito vermelho sem sentir nenhuma culpa, por achar que o sinal está vermelho há muito tempo e que ele está cansado do governante da cidade sempre controlar o “seu” fluxo no tráfego. (História Real!)

Narcisistas podem ser competitivos e buscar o poder ultrapassando limites éticos, morais, físicos ou psicológicos, assim como narcisistas podem não aceitar ser rejeitados e podem tentar derrubar quem está na frente deles.

Nesse primeiro encontro prepare-se para ouvir dele uma dezena de reclamações sobre sua vida, trabalho, situação do cotidiano ou qualquer coisa que fale sobre ele. Os narcisistas encontram falhas em absolutamente tudo e continuamente se manifestam assim. No trabalho, narcisistas podem ser arrogantes, críticos, fazer micro gerenciamento e falhar em cumprir com suas responsabilidades.

Os narcisistas usam regras para controlar e julgar os outros, mas ao mesmo tempo optam por desrespeitar deliberadamente as mesmas regras.

Como reconhecer um narcisista nos primeiros encontros?

6. Agradeça-me, por favor

O narcisista é maníaco por se sentir apreciado e fica muito irritado quando se sente pouco valorizado pelos outros. Se você saiu com ele, o narcisista não fará nenhum mistério para garantir que você saiba como foi caro o jantar que ele gastou e quantos problemas ele passou para conseguir as reservas, ou talvez ele faça alguma outra reclamação velada sobre todos os problemas que teve para poder patrocinar esse encontro “maravilhoso” com você.

Não importa o quanto você seja grata e expresse isso, saiba que você nunca sentirá que ele acredita na sua gratidão. Para ele, você sempre estará em débito com ele. Em tudo você sempre estará em débito com ele….

7.Impaciente e autoritário

Preste atenção para ver como ele lida com atrasos e interferências. Vamos a um exemplo bem simples. Se a mesa de vocês não estiver pronta ou o garçom um pouco desatento, um narcisista terá um ataque. Nesse cenário, as reclamações e acusações de mau serviço serão esbravejadas e ele não pagará a taxa de serviço ao final do jantar, mesmo que tenha sido excelente. Não deixe isso passar despercebido. São sinais a serem observados.

8. É …..você foi a eleita por ele. Se cuide!

Como reconhecer um narcisista nos primeiros encontros?

Quando um narcisista está interessado em algo que você possui,  e que isso possa suprir uma necessidade dele, saiba que ele será tudo de bom e mais um pouco, para você. Eles são especialistas em fazer você se sentir muito especial, desde cuidar de você quando estiver andando pela rua, até lhe impressionar com extrema atenção, gentilezas, palavras doces. Ele usará você para satisfazer a sua própria fome por dinheiro, controle ou sexo,  e é isso que o motiva a demonstrar uma afeição fake por você.

9. Atenção à internet

Pois bem, se o seu par milagrosamente começa logo no primeiro encontro, a mostrar que gosta de tudo que você gosta, mesmo daquela banda obscura que ninguém conhece e que você descobriu há uma década, as chances são de que ele encontrou essa informação online nas suas redes sociais  e que a está usando para criar uma falsa sensação de “pertencimento” e de “segurança” para você.

Isso é diferente de simplesmente verificar na internet se você é quem diz ser. Narcisistas vasculham a internet em busca das informações para atrair as pessoas e depois usam essas mesmas informações para  “punir”, quando assim sentirem necessidade perversa.

10. Preste atenção e tome cuidado se no encontro houver muitas perguntas íntimas.

Um encontro onde se começa perguntando sobre seus maiores medos ou fracassos na vida,  é um encontro do qual você deve sentir muita vontade de fugir.

Alguém fazer perguntas muito pessoais e íntimas,  em um primeiro encontro,  é sinal  que o narcisista pode estar coletando informações para usar contra você no futuro.

A razão pela qual nos primeiros encontros alguém possa fazer perguntas tão intrusivas, é para conhecer suas vulnerabilidades, fragilidades e tentar usá-las no momento que essa pessoa considere o “momento certo”.

11. Ele precisa saber se você sente empatia e é disposta a        perdoar os outros

Os narcisistas naturalmente atraem pessoas que sentem empatia por outras pessoas,  justamente porque são pessoas muito benéficas para com eles, que precisam ter certeza de que poderão continuar se comportando como desejam.

Como reconhecer um narcisista nos primeiros encontros?

Isso ocorre porque a pessoa empática é naturalmente inclinada a compreender, a se sensibilizar com os problemas de outras pessoas e sempre tentará ajudar e fazer com que o narcisista se sinta bem, realizando tudo para satisfazê-lo.

A codependência com um narcisista se desenvolve daí,  porque o narcisista busca cativar uma pessoa com baixa autoestima.

12. Especialista em fazer você se sentir culpada

Os narcisistas geralmente procuram uma parceira que venha sempre correndo em seu socorro, por isso adoram eleger uma pessoa generosa. É uma parceira que assumirá também a culpa pelos fracassos “dele” e a responsabilidade também,  e concentrará todos os seus esforços na felicidade “dele”.

Embora os narcisistas tenham egos desenfreados e orgulho incomensurável, há sempre, sempre, sempre alguém para ele culpar por suas quedas. Se você é a parceira dele, será você!

13. Química catastrófica

Um sinal clássico de narcisismo é o charme sexual e a química sexualizada que ele exala. De acordo com pesquisas, esse tipo de homem busca emoção através da exploração de incontáveis encontros sexuais e a fidelidade não é o seu traço mais forte. Boas garotas ou bons garotos são inexplicavelmente atraídos por esse bad boy .

14. Ego adoecido

Ao contrário do que muitos pensam, o narcisista não tem uma boa autoestima. É um ego adoecido que resulta numa baixa autoestima cercada por arrogância e prepotência. Talvez por isso, seja tão difícil mostrar a ele que ele não é tão especial quanto pensa. Fazer isso implica em confronto.

Ouça sua intuição e corra…….. vá embora

Se algo parecer “estranho” em um encontro, peça licença e vá para casa. Este é especialmente o caso se o perfil online de uma pessoa não corresponder ao da pessoa à sua frente no encontro presencial.

Enquanto algumas mulheres se preocupam que vão parecer “rudes” ao sairem assim de um encontro, mesmo que seja estranho, o melhor é sair imediatamente do que ser sugada para uma situação insalubre.

Cada minuto que você passa tempo com um narcisista,  é mais um minuto em que você pode estar sendo sugada para  um potencial abuso emocional . Coloque o seu bem-estar acima das preocupações com a polidez e educação. Cuide de você.

Traços de Personalidade dos Narcisistas

Traços narcisistas podem incluir sendo pessoal de grandiosidade, poder, brilho, necessidade de admiração e de ser o centro de todas as atenções , bem como um sentimento íntimo de ser detentor de todos os direitos e nenhum dever, assim como forte inveja, auto-importância demasiada e total falta de empatia pelos outros

O que é um Narcisista?

O narcisista é alguém que tem transtorno de personalidade narcisista. Indivíduos que têm esse tipo de transtorno mental  acreditam que são superiores e únicos em comparação com os outros e esperam ser reconhecidos, respeitados e tratados como                                                                      tal.

São muitas vezes incapazes de reconhecer as opiniões e necessidades dos outros e desprezam os problemas das pessoas.

 

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) lista nove critérios para se diagnosticar uma personalidade narcisista, e especifica que alguém só precisa atender a cinco deles para se qualificar clinicamente como narcisista.

  • grandioso senso de auto-importância
  • preocupação com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal
  • a crença de que são especiais e únicos e só podem ser compreendidos ou devem se associar a outras pessoas ou instituições especiais ou de alto status
  • necessidade de admiração excessiva
  • senso de direito
  • comportamento de exploração interpessoal
  • Falta de empatia
  • inveja dos outros ou uma crença de que os outros têm inveja deles
  • demonstração de comportamentos ou atitudes arrogantes e autoritárias

Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-13-33

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Calma é Poder!

Ser calmo não significa ser passivo. A  verdadeira força humana está em quem sabe esperar, quem não se deixa dominar pelas emoções descontroladas e quem

Leia Mais »