Blog

Como Reatar um Relacionamento Amoroso?

Como reatar um relacionamento amoroso?

Só porque você sente falta  de alguém não significa que você deveria  estar  com essa pessoa. É assim que a memória funciona com a maioria das pessoas, ou seja, lembramos do lado bom e o lado ruim fica mais confuso à distância. Há muitas razões pelas quais você pode querer reatar um relacionamento amoroso. Talvez você esteja vendo somente agora o seu ex ou a sua ex, sob uma luz diferente porque as circunstâncias mudaram em sua própria vida.  Será que vale a pena reatar? Se valer, questione em  como reatar um relacionamento amoroso?

Talvez você tenha amadurecido ao longo do afastamento e perceba que seu último amor ainda é muito importante na sua vida. Às vezes, depois de um rompimento, a pessoa que você deixou para trás parece mais atraente à você. Ver aquela pessoa namorando novamente e feliz, pode despertar seu interesse novamente.

Talvez você seja levado pelas lembranças dos momentos divertidos, as férias felizes e os anos amorosos que passaram juntos. As terríveis discussões e os diferentes caminhos que vocês dois seguiram, geralmente não ocupam o centro do palco nessas horas e nessas memórias. Você sabia que pode estar apenas romantizando o tempo que passaram juntos?

Considere as razões pelas quais você se separou

Primeiro, pergunte a si mesmo com toda honestidade por que vocês dois terminaram. A decisão foi sua ou dele? Qual foi o motivo real de ter desistido?  Se você olhar para as razões que geraram intenso sofrimento como violência doméstica, abuso de substâncias ou infidelidade crônica, pergunte a si mesmo se realmente quer se jogar de novo num relacionamento doentio.

Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões, mas também podem dominar nosso pensamento lúcido. Claramente, se a outra pessoa manifestou problemas complicados no relacionamento, você deve ser cauteloso(a) sobre o motivo de querer voltar.

 Pergunte-se se acha que o relacionamento pode funcionar novamente

E se você estiver questionando o potencial do relacionamento após a separação? Talvez seu ex ou a sua ex, venha de uma boa família ou seja um bom pai ou uma boa mãe, e talvez até seja um ser humano gentil. Por outro lado, talvez seja também um workaholic,  uma pessoa fria e distante emocionalmente e que não cumpre promessas e obrigações. Será que você não estaria se agarrando à esperança de que essa pessoa mude quando ela mesma não quer mudar ?

Certifique-se de que você está realmente vendo essa pessoa especial,  pelo que ela é e não através de lentes cor de rosa. Certo?

Além disso, se você estiver se questionando e fazendo perguntas “se, então”, é hora de olhar para seu relacionamento anterior objetivamente e com coragem.  Veja se você está duvidando de si mesmo. Você pode estar se perguntando: “E se eu tivesse feito mais alguma coisa (por exemplo, sido mais paciente, feito mais psicoterapia etc.), ainda não estaríamos juntos?”

É nesse ponto, é aqui, que você pode estar se culpando ou desejando ter feito algo à mais, mas é bem possível que nada disso tivesse mudado o resultado de seu relacionamento.

Em vez de permitir que nossas mentes analíticas tentem resolver o problema de sentir a dor, a perda e o vazio gerado pelo rompimento amoroso, o ideal é que transformemos o processo em “dor com propósito”. A ideia é “usar a dor, aprender com o passado e deixar passar”. Existem relacionamentos que o melhor é deixar ir embora. Melhor para quem? Obviamente, melhor para você.

E se o seu coração dói?

Se o seu coração dói por seu ex ou pela sua ex, você pode pensar que é amor verdadeiro e destinado a dar certo de qualquer maneira. Embora nossos corações possam estar doendo, nossos cérebros estão muito envolvidos em nossos assuntos românticos.

Com base em pesquisas sobre o amor, hoje já sabemos que o cérebro fica trabalhando ativamente através de hormônios e neurotransmissores quando se trata de sexo, romance e apego, em vários estágios de um relacionamento.

Você pode envolver sua mente em um pensamento positivo e focado no futuro ,e assim colocar sua atenção menos no passado ou no presente e, em vez disso, apenas no que deseja no futuro.

Pense em que tipo de relacionamento você quer construir junto com alguém. Como você vai saber que terá esse tipo de relacionamento com essa pessoa? De verdade, será que é possível criar uma relação duradoura e sólida com essa pessoa em particular?

Vale a pena criar uma nova dinâmica de relacionamento

Então, você não quer cortar os laços com o ex ou com a ex, apesar de estar rompido, separado ou divorciado. Ou talvez você esteja em um relacionamento que esteja passando por dificuldades. Talvez seja um casamento de longo tempo, mas que você quer encontrar maneiras de revitalizá-lo.

Não importa a situação, você está interessado em consertar o que era frágil no relacionamento e criar algo mais saudável juntos.

Quando os relacionamentos terminam, geralmente é por um bom motivo, mesmo que uma ou ambas as partes não queiram isso naquele dado momento. O principal problema de recomeçar um relacionamento sempre é o perigo de que as pessoas voltem a uma dinâmica insalubre e improdutiva, como era antes.

O único momento para considerar reacender um relacionamento é quando ambas as partes cresceram de maneira significativa, o que significa que as mesmas pessoas podem agora criar uma nova dinâmica de relacionamento.

Como criar uma dinâmica mais saudável?

Pondere se ambos desejam as mesmas coisas na vida e se têm os mesmos valores. Se ambos fizerem isso e perceberem que estão alinhados, podem dar pequenos passos, que os levem a grandes mudanças.

Muitas vezes os relacionamentos amorosos sofrem porque não damos valor a alguém e ficamos presos e conectados com o nosso trabalho, amigos ou a família. Às vezes, esquecemos de nutrir emocionalmente o nosso namorado ou namorada, ou a nós mesmos enquanto estamos no relacionamento.  Então, faça do seu relacionamento uma prioridade.

Maneiras de agir na retomada de um relacionamento amoroso

1-    Tenha “a conversa”

A decisão de reatar um relacionamento amoroso deve ser tomada por ambas as partes. Primeiro, você deve conversar com a outra pessoa, falar sobre os seus sentimentos e a sua vontade de voltar, e também deve escutar o outro lado, entender o que a pessoa deseja e se ela também está disposta a retomar o namoro.

Quando ambos concordarem em voltar, o próximo passo será conversar sobre o que estava atrapalhando vocês. Coloquem na mesa o motivo ou os motivos do término e em como vocês podem mudar eles, quais atitudes devem ser tomadas e o que deve ser evitado dali para frente.

2-Mude atitudes

Depois de entender o que precisa ser feito e mudado por ambos, é a hora de finalmente agir. Não basta apenas falar em reatar, é preciso que as atitudes também sejam mudadas.

Muitas vezes pode até parecer fácil, mas requer muito esforço e dedicação de ambos os interessados para, assim, melhorar o relacionamento efetivamente. Então deixe o orgulho de lado e coloque em prática as mudanças necessárias para que o seu relacionamento possa ter um bom recomeço e seja c!

Lembre-se apenas de ter em mente que as mudanças não acontecem do dia pra noite, elas são graduais e ocorrem devagar. Isso quer dizer que a paciência será uma grande aliada do casal nesse momento!

3-Perdoe o passado

Agora é o momento de vocês olharem para o futuro e superarem o passado. Não adianta ficar revivendo mágoas e remoendo coisas que já passaram, uma vez que não tem como mudar o que já aconteceu. Logo, quando um assunto for resolvido, não há necessidade de voltar nele porque isso só vai gerar discussão e estresse.

O que realmente deve ser olhado é o que vocês vão fazer dali para frente, como vão levar o relacionamento e como vão (e se vão) mudar o que precisa ser mudado.

4-Surpreenda 

Agora que vocês já decidiram que querem voltar e que vão mudar as coisas, está na hora de escrever uma nova história, com novas memórias, novas risadas e muito amor!

Aqui estão algumas maneiras carinhosas, amorosas que podem fortalecer e alavancar o relacionamento:

  • Use a memória afetiva e converse como vocês se conheceram
  • Reconte a história de como você se apaixonou por ele(a)
  • Diga “obrigado(a)” com mais frequência
  • Seja mais grato(a)
  • Reacenda os encontros sexuais de vocês
  • Liberte-se de seus ressentimentos
  • Desarme o conflito quando isso ocorrer
  • Trate o relacionamento com energia e amor
  • Participe de uma atividade emocionante juntos
  • Perdoe
  • Concentre-se na cura do relacionamento
  • Façam psicoterapia

Se vocês dois investirem energia e tempo, poderão ter um relacionamento maravilhoso e mais cedo do que imaginam.

Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »