Blog

Ciúme Pode ser Bom mas Depende de Você!

Ciúme pode ser bom mas depende de você!

O ciúme é uma emoção humana comum, e quase todas as pessoas já o experimentaram em alguns relacionamentos, principalmente nos relacionamentos românticos . Às vezes, o ciúme se manifesta de maneira fugaz, mas outras vezes pode assumir o controle do seu mundo subjetivo. O ciúme pode ser bom mas depende de você!

A maioria das pessoas percebe o ciúme sob um ponto de vista negativo. Muitos acreditam que uma pessoa ciumenta é alguém que se sente ansioso e inseguro sobre seu relacionamento. Outros pensam em uma pessoa possessiva e raivosa que suspeita de cada movimento que seu parceiro(a) faz.

A questão que abordaremos nesse artigo,  é como viver o ciúmes de maneira saudável, para que os sentimentos e preocupações sejam ouvidos, e que as linhas de comunicação e confiança no relacionamento permaneçam intactas.  Acredite, o ciúme é realmente uma emoção saudável na dose certa, quando expresso de maneira madura e clara para fazer o relacionamento se desenvolver em bases sólidas..

Quando se tem um parceiro que manifesta o ciúmes, pense que pode ser alguém que se sente apaixonado e que quer construir uma base de confiança expressando suas necessidades e limites.

Em outras palavras, o ciúme é saudável quando compartilhado e expresso de maneira positiva, podendo assim aumentar a felicidade geral e a longevidade do relacionamento. O ciúme é uma emoção complexa e desconfortável e  você não deve se envergonhar se sentir ciúmes pois é uma das emoções que nos torna humanos. O ciúme aparece em muitos contextos como entre irmãos, pais, avós, tios, amigos e colegas.

Mas se o ciúme for vivenciado e expressado como uma forma obsessiva dentro de um relacionamento amoroso, isso é absolutamente deteriorante e inaceitável, que pode muitas vezes se transformar em sério abuso emocional ou violência.

Então é normal ter ciúmes nos relacionamentos?

É muito comum sentir ciúmes nos relacionamentos, mesmo que o seu parceiro não estiver fazendo algo que justifique esses seus sentimentos, como por exemplo estar flertando com outra pessoa.

Os pesquisadores descobriram que o ciúme saudável nos relacionamentos está correlacionado com:

  • Aumento do amor pelo parceiro
  • Maiores sentimentos de estar “ apaixonado ”
  • Desejo de maior estabilidade no relacionamento

 Lidando com a infidelidade nos relacionamentos

É importante ter em mente que se você acredita que seu parceiro está sendo infiel, tendo relações sexuais com alguém, ou tendo um caso emocional ou quebrando uma regra acordada sobre como se comportar no relacionamento de vocês dois, você está enfrentando muito mais do que um sentimento de ciúmes.

Se você tem motivos para acreditar que seu parceiro quebrou um limite sério no relacionamento, você com toda a certeza está magoada, e isso é uma reação normal. Embora você também possa estar com ciúmes, abordar esse problema não é tão simples porque envolve traição.

Você também precisará elucidar se são apenas suspeitas que a outra parte está sendo infiel, fazendo isso de maneira clara e com autorespeito. Conversar com um amigo ou com um psicoterapeuta antes de tomar uma atitude pode ajudar a pensar com calma,  para resolver em como lidar com as consequências da infidelidade do parceiro.

 5 maneiras saudáveis ​​de expressar o ciúme

Se você está experimentando sentimentos de ciúme em seu relacionamento, não precisa guardá-los, e não é saudável fazê-lo. Dito isto, atacar seu parceiro com seus sentimentos de maneira explosiva ou agressiva também não é a melhor abordagem.

A maneira mais saudável de expressar seus sentimentos de ciúme é ser honesto, direto e auto-afirmativo, mas também sensível às emoções e limites da outra parte.

1-Acalme-se antes da conversa

É melhor não começar a conversa carregado de emoções intensas, mesmo que seja assim que seu ciúme muitas vezes se manifeste. Se possível, reserve algum tempo para escrever o que você quer dizer com antecedência, pois isso pode ajudar a organizar seus pensamentos. Pratique o que você quer dizer. Faça  respirações profundas e medite antes da conversa.

2-Compartilhe preocupações, não acusações

Será fácil para o seu parceiro ficar na defensiva se você começar a listar todas as coisas que ele faz que o deixa com ciúmes. Em vez disso, concentre-se em seus sentimentos e preocupações, em vez de apontar culpa ou acusações.

Considere usar declarações “eu”, em vez de declarações “você”. Por exemplo:

  • Diga: “Sinto ciúmes quando vejo você fazer X, e queria falar sobre isso” em vez de “Você me deixa com ciúmes quando faz X”.
  • Diga: “Quero compartilhar alguns sentimentos de ciúmes que tenho tido”, em vez de “Você está me deixando com ciúmes ultimamente!”

3-Seja paciente

Mesmo que você exponha esses sentimentos com a maior sensibilidade possível, você deve esperar que seu parceiro tenha seus próprios sentimentos potencializados através de suas respostas. Afinal, você está dizendo a ele que algo que ele fez ou faz, está provocando sentimentos de ciúme em você. É compreensível que ele possa se sentir na defensiva.

Assim como você está se abrindo e permitindo que seus próprios sentimentos venham à tona, tente dar algum espaço aos sentimentos de seu parceiro também. Lembre-se de que ele pode precisar de algum tempo para digerir tudo isso e  não ter imediatamente uma resposta racional ou compassiva.

4-Dê-lhe tempo

Discutir seus sentimentos de ciúme em seu relacionamento e a reação de seu parceiro podem levar a várias conversas. A expectativa é que seu parceiro seja capaz de ouvir seus sentimentos e expressar os dele.

Seu parceiro pode estar aberto a mudar certos comportamentos que estão deixando você com ciúmes, mas a solução pode ser simplesmente que ele garanta que você pode confiar nele para manter e respeitar os limites do relacionamento.

Essas conversas também podem servir como oportunidades para repassar as “regras” do relacionamento, justamente para que os sentimentos de ciúmes possam ser mantidos sob controle. Por exemplo, alguns parceiros se sentem bem com seus parceiros falando sobre seus ex, mas outros não. Você e seu parceiro precisam ser muito claros sobre esses tipos de cenários e acordos.

5-Considere a psicoterapia

Às vezes, as conversas com seu parceiro sobre ciúmes não ocorrem tão bem quanto você esperava. Isso é compreensível, porque o ciúme é uma emoção muito forte e difícil. Muitos casais se beneficiam de algumas sessões com um psicoterapeuta de casais para trabalhar esses sentimentos.

A psicoterapia de casal pode oferecer um espaço para vocês expressarem seus sentimentos, aprenderem habilidades de comunicação e resolução de conflitos mais eficazes. É muito importante obter uma maior compreensão dos estressores presentes no relacionamento e aprender a melhorar a confiança.

Se você está achando difícil comunicar seus sentimentos, ou se vocês estão tendo problemas para discutir essas questões, não percam mais tempo! Você precisam considerar a necessidade da  psicoterapia individual ou de casal.

10 situações provocadoras que você pode tornar o ciúme saudável:

1. Alguém está paquerando seu parceiro(a)

Digamos que você esteja em uma festa com seu parceiro. Alguém se aproxima e começa a falar com vocês. A pessoa está em contato visual intenso e focado com seu parceiro e ao mesmo tempo fazendo perguntas com bastante entusiasmo. Você fica de lado nessa conversa e sente ciúmes. Talvez você sinta que a pessoa está sexualmente interessada em seu parceiro e que a resposta dele pode estar enviando uma mensagem errada. Talvez você deseje, em algum nível, que a outra pessoa lhe dê atenção e não ao seu parceiro. Isso é totalmente natural.

Então o que fazer sobre isso? Bem, se você puder, no contexto da conversa, entre! As probabilidades são de que seu parceiro entenderá seu comportamento para mudar o rumo daquela conversa. Se não, espere e explique como você está se sentindo quando a outra pessoa for embora. Puro e simples, admita o seu ciúme: “Ei, eu senti um pouco de ciúmes quando X veio até nós na festa. Eu senti como se ela estivesse dando muita atenção a você, e me senti excluída.” A partir daí, você pode discutir e esclarecer as expectativas.

2. Seu parceiro está dando abertura para ser paquerado(a)

Essa situação pode parecer um pouco mais desconfortável, pois é mais provável que produza outros sentimentos, como inadequação. Mas esta situação é semelhante à anterior. Claro, você não quer presumir que seu parceiro não seja bom, mas você tem o direito de sentir o que sente. Se ele estiver com outra pessoa em uma festa e você se sentir ameaçado, fique à vontade para tentar se incluir. Se isso parecer forçado ou desconfortável, simplesmente fale com seu parceiro depois que a conversa terminar.

3. Seu parceiro teve sucesso em algo em que ambos estão buscando

Os casais geralmente realizam atividades específicas juntos. Você e seu parceiro podem decidir fazer ioga por exemplo. Mas o que acontece quando ele recebe elogio por sua parada de mão na aula de ioga? Você pode sentir ciúmes. E tudo bem.

Depois da aula (para continuar com este exemplo), você pode dizer casualmente ao seu parceiro: “Ah. Fiquei com ciúmes na ioga quando a professora o elogiou. Quer me ajudar com aquela parada de mão no exercício que ela deu?” Você não está sendo competitivo ou tentando superá-lo. Você está apenas sendo honesto, e isso o aproximará.

4- Alguém menciona algo sobre seu parceiro(a) que você não sabia

Quando você está em um relacionamento, muitas vezes rapidamente começa a sentir que cada detalhe da vida do seu parceiro faz parte da sua. Talvez ele sempre envie mensagens de texto para você durante o dia para dizer o que comeu no almoço ou o que o colega de trabalho disse a ele. Às vezes, você até sente que merece saber tudo sobre a vida do seu parceiro, mas às vezes, isso pode se transformar em codependência, o que na verdade não é tão saudável.

Por isso, pode ser doloroso quando aprendemos com outra pessoa algo sobre nosso parceiro que desconhecíamos – mesmo que seja totalmente não ameaçador. Digamos que você está com um amigo em comum e ele lhe conta sobre o talento insano de seu parceiro na pintura. Não fazia ideia que ele pintava! você pensa. Você pode sentir ciúmes: por que nosso amigo sabe sobre seu hobby de pintar e eu não?

Novamente, pode ser bastante irracional. Mas ainda seja honesto: pergunte diretamente a ele por que não lhe contou, e diga que isso fez você se sentir mal ou com ciúmes. Ele terá um motivo ou não, mas provavelmente não pretendia machucá-lo.

5- O parceiro (a)trata outra atividade como o seu primeiro relacionamento.

É possível sentir que seu parceiro está te traindo com algo que não seja uma pessoa. Se ele realmente se interessa por uma forma específica de exercício, um hobby específico ou outra atividade e passa todo o tempo livre fazendo isso, você pode se sentir abandonado.

Isso não significa que você não queira que ele busque o novo – mas você pode sentir ciúmes.  Quando comunicamos nossas necessidades, muitas vezes descobrimos que outras pessoas não tinham ideia de que estávamos nos sentindo de uma maneira específica. Não podemos presumir que os outros podem ler nossas mentes.

6- Seu parceiro faz uma viagem ou tem uma experiência da qual você não faz parte

As experiências – principalmente as que envolvem viagens – podem nos fazer sentir transportados, renovados, até mesmo renascidos. É por isso que é especialmente difícil lidar com aqueles momentos em seu relacionamento em que seu parceiro tem uma experiência, interação ou viagem que é transformadora e você não está presente.

Diga ao seu parceiro: “Estou tão feliz que você se divertiu tanto. Ao mesmo tempo, senti um pouco de inveja por não fazer parte disso.” Você pode sugerir fazer uma atividade especial ou fazer uma viagem juntos.

7. Seu parceiro trata os (a) amigos(as) com mais atenção do que trata você

Eu conheço algumas pessoas que vivem me dizendo: “Eu tenho uma tonelada de amigos homens, e isso sempre deixa meu namorado com ciúmes”. Provavelmente não há nada para os namorados se preocuparem, mas pode incomodar.

Claro que você será uma preocupação secundária (ou terciária) às vezes, e tudo bem. Mas expressar seu ciúme ao seu parceiro só o tornará muito mais sensível e atento aos seus sentimentos, mesmo que haja aqueles momentos em que eles estão bebendo com os amigos.

8. Seu parceiro faz comentários sobre a atratividade de outras pessoas com você.

Algumas pessoas aceitam esse tipo de atitude. Em alguns relacionamentos, os parceiros se comunicam abertamente sobre relacionamentos passados ​​e encontros sexuais, e até mesmo encontram com essas pessoas junto com você.

Mas esta é uma razão bastante normal para sentir ciúmes. Você quer se sentir o centro da atenção sexual do seu parceiro. Diga algo, gentil, mas com firmeza: “Fico com ciúmes quando você diz coisas sobre a atratividade de outros pessoas na minha frente.” Fácil o suficiente, certo?

9. Você sente que seu parceiro desvaloriza você

Se você não se sentir valorizado, sua mente provavelmente começará a ver todas as maneiras pelas quais seu parceiro aprecia outras pessoas e coisas. Este é um problema sério em seu relacionamento e algo que você definitivamente precisa levantar com seu parceiro. Claro, sentir-se desvalorizado em seu relacionamento é provavelmente mais difícil de falar do que uma ação específica. Mas é sem dúvida mais urgente.

A comunicação aberta e honesta é fundamental. Comece a conversa com algo que você aprecia em seu parceiro, então o que fez você sentir ciúmes – ou qualquer sentimento – e o que poderia ser feito de maneira diferente no futuro. Isso pode ajudar seu parceiro a permanecer menos defensivo e fornecer um roteiro de como seu parceiro pode apoiá-lo melhor no futuro. Também é importante explorar seus sentimentos subjacentes de valor, valor e aceitação de ser amado.

A linha mestre de um relacionamento

Você deve sempre se sentir apreciado em seu relacionamento. Sentir-se apreciado garantirá que o ciúme não seja uma constante. A maneira como nos comunicamos sobre esses sentimentos é fundamental.

Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp : (12) 99797-1333

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »