Blog

As 19 Razões que Casais se Separam

Romper um casamento ou um compromisso amoroso, é um processo emocional onde se encerra um vínculo afetivo e um projeto de vida com alguém. Envolve duas pessoas que se separam e que seguem caminhos opostos, normalmente devido a diferenças pessoais, conflitos interpessoais ou mudanças de sentimentos. Conheça as 19 razões que casais se separam….

Esta é uma decisão bastante desafiadora e geralmente muito dolorosa para ambos, ou pelo menos para uma das partes, pois muitas vezes envolve o fato de se abandonar sonhos compartilhados como também uma profunda conexão emocional.

O rompimento pode trazer uma série de emoções, incluindo muita tristeza, arrependimentos, raiva e até certa confusão emocional e mental. Reconhecer sinais de disfunção em um relacionamento pode servir como um guia para os casais identificarem áreas de melhoria.

Fortalecer um casamento ou um relacionamento amoroso,  exige um compromisso duplo, tanto para o crescimento pessoal quanto para o esforço colaborativo com o parceiro, fundamentado na autorreflexão, empatia e comunicação proativa a cada passo do caminho.

É um passo difícil, mas muitas vezes necessário, principalmente quando um relacionamento não é mais saudável ou gratificante para o casal. Conheça as 19 razões que casais se separam….

Aqui estão as 19 razões que geram a disfunção conjugal

e que levam à separação dos casais

1. Infidelidade

As razões para terminar um relacionamento geralmente giram em torno da infidelidade e da quebra de confiança. Estatísticas de separação relatam que 70% dos americanos se envolverão em alguma forma de infidelidade em algum momento durante o casamento.

Não tenho a estatística brasileira, mas sei que a falta de lealdade no casamento é fator crucial para cada um seguir o seu caminho. Existem estudos bem robustos que revelam que a infidelidade realmente é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas se decepcionam e se separam.

2. Fracas habilidades de comunicação

Os problemas de comunicação costumam ser também a causa raiz dos conflitos nos relacionamentos e um dos motivos mais comuns de rompimento.

A comunicação saudável cria um ciclo benigno para o relacionamento. Casais felizes tendem a se comunicar mais, e casais que se comunicam regularmente aumentam muito o nível de satisfação no relacionamento.

3. Sem conexão emocional

Um dos motivos mais comuns pelos quais os casais se separam também é a falta de conexão emocional. A intimidade emocional é um vínculo que vai além da intimidade física e da química sexual. É um vínculo construído ao longo do tempo por meio do compartilhamento de experiências e do conhecimento mútuo.

Quando falta uma conexão emocional , um relacionamento pode começar a parecer superficial e chato. Esteja presente e realmente ouça o que o outro está dizendo. Demonstre interesse genuíno pelas emoções e experiências do parceiro.

Envolve uma comunicação autêntica e aberta, onde ambos os parceiros estão dispostos a compartilhar seus sentimentos e experiências de forma honesta e vulnerável.

4. Vocês não são amigos

Quais são os bons motivos para terminar? Para muitos casais, a falta de amizade conjugal pode contribuir para o rompimento mútuo. Casais que são melhores amigos experimentam o dobro do nível de bem-estar e satisfação com a vida.

Ser amigo é tão importante quanto ser parceiro romântico e sexual de seu cônjuge.

5. Problemas financeiros

Por que as pessoas terminam o relacionamento com pessoas que amam? Às vezes, o dinheiro está na raiz do sofrimento no relacionamento.

Isto pode ocorrer devido a diferenças de opinião sobre como gastar ou poupar, até mesmo o fato de se esconder dinheiro, partilhar ou reter dinheiro ou utilizar indevidamente as finanças. As estatísticas de rompimento de relacionamento mostram que o dinheiro é uma das fontes mais comuns de conflito entre os casais.

A tensão financeira é um preditor comum de sofrimento e dissolução conjugal.

7. Ciúme excessivo

Seu parceiro está com ciúmes? Você está constantemente provando o seu paradeiro ao seu cônjuge ou dando ao seu parceiro o acesso aos seus aplicativos e conversas privadas para apaziguar suas inseguranças?

O ciúme excessivo pode ser algo absurdamente opressor e geralmente é  um fator que contribui para a separação dos casais.

8. Comportamento tóxico ou abusivo

Um dos principais motivos pelos quais você deve terminar o relacionamento com o seu parceiro, é se ele estiver apresentando comportamento abusivo físico ou emocional/psicológico.  Isto muitas vezes envolve violência física, violência verbal, perseguição, ameaças e outras formas de agressão.

9. Abuso de substâncias

Por que as pessoas optam por terminar um relacionamento? Mais importante ainda, qual é um bom motivo para terminar?

Abuso de qualquer tipo de substância ilícita ou lícita não deve ser tolerado em um relacionamento – romântico ou não. O abuso de substâncias não é apenas prejudicial emocional e fisicamente, mas pesquisas mostram que o uso indevido de drogas e álcool foi um dos maiores preditores de divórcio.

10. Sacrifício de necessidades individuais

O ato de priorizar somente as necessidades do casamento em detrimento dos desejos pessoais, pode ser uma decisão consciente tomada por um dos indivíduos na relação.

Isso frequentemente envolve suprimir ou ignorar necessidades e aspirações pessoais. Esse tipo de escolha, lá na frente pode render indignações e consequentemente desestruturar todo o relacionamento levando ao divórcio.

O ideal é que a dupla construa os projetos de vida do casal em conjunto,  e que cada um também busque a sua própria satisfação e desenvolvimento pessoal, como um curso de aprimoramento, um novo desafio na vida profissional, etc….

11. Permitir comportamento negativo

Às vezes, os cônjuges relutam em confrontar ou abordar ações ou hábitos negativos dentro do relacionamento. Por exemplo, traços como egoísmo ou falta de consciência social podem se tornar padrões comportamentais negativos que não atendem às necessidades do parceiro conjugal.

A passividade de um parceiro ou a falta de comunicação permitem a persistência de comportamentos problemáticos ou situações desconfortáveis que impactam significativamente no casamento.

Às vezes, os cônjuges podem discutir essas questões ao contar histórias para conseguirem construir conexões mais próximas, mas isso não resolve o desafio subjacente mais profundo no relacionamento. Abordar esses comportamentos de frente é crucial para promover uma dinâmica conjugal mais saudável e satisfatória.

 As estatísticas de ruptura de relacionamento mostram que conflitos e discussões foram alguns dos contribuintes mais relatados para o divórcio .

E quem quer estar em um relacionamento onde você sempre sente necessidade de se defender? Pisar em ovos não é um ambiente confortável para o amor crescer.

12. Incompatibilidade sexual

Uma das razões pelas quais os casais se separam tem a ver com a intimidade física.

Sexo não é tudo em um relacionamento, mas isso não significa que não seja importante.

Além de se sentir bem, a intimidade sexual ajuda seu corpo a liberar o hormônio de ligação chamado oxitocina. Esta poção do amor totalmente natural ajuda a aumentar a confiança e os sentimentos de amor e apego. A satisfação sexual também é um preditor de maior intimidade emocional para os casais.

Por que as pessoas se separam por motivos relacionados ao sexo? Incompatibilidade sexual, libidos incompatíveis e falta de vontade de fazer concessões em questões sexuais,  são os motivos comuns de separação.

13. Desrespeitar limites no relacionamento

Saiba que a “má gestão de limites” ocorre quando os indivíduos priorizam a sua identidade pessoal em detrimento do bem-estar do casal ou do casamento. Estabelecer limites pessoais, como aqueles relacionados ao espaço pessoal ou ao tempo, é saudável para o bem-estar individual e do relacionamento, mas desrespeitá-los pode causar tensões.

Temos aqui um bom exemplo, onde através de um estudo científico entre casais,  foi verificado que uma participante que dividia com todos de forma consciente, apenas histórias positivas sobre seu marido, enfrentava um enorme desconforto quando seu marido, que priorizava a honestidade irrestrita e o tempo todo, revelava detalhes  do casamento que ela preferia manter privados. Conheça as 19 razões que casais se separam….

Desrespeitar limites combinados entre o casal,  cria uma desconexão no relacionamento, manifestando-se quando um indivíduo negligencia o investimento em seu casamento ou contribui ativamente para seu colapso ao menosprezar o cônjuge ou o casamento.

A pesquisa mostra que ser atencioso e responsivo às necessidades e limites do parceiro eleva significativamente a qualidade do relacionamento. As consequências de limites mal gerenciados destacam ainda mais a necessidade de um equilíbrio delicado entre expressão individual e preservação da harmonia no relacionamento.

14. Conflitos parentais

Os conflitos parentais surgem quando os casais discordam sobre como criar e disciplinar os filhos, estabelecer limites ou tomar decisões relativas ao bem-estar dos filhos. Essas divergências podem criar uma tensão significativa em um relacionamento.

Estilos parentais conflitantes podem levar a discussões, sentimentos de frustração e uma sensação de não estar na mesma caminhada quando se trata do futuro da família. É crucial que os casais tenham uma comunicação aberta e respeitosa para encontrar pontos em comum e trabalharem juntos como uma equipe na criação dos filhos.

15. Navegar por estresses externos

Influências externas e adversidades exercem uma influência importante na harmonia conjugal. Eventos angustiantes, como a perda de um ente querido, lidar com problemas de saúde crônicos ou enfrentar dificuldades financeiras, podem impactar até nos casamentos mais fortes. Esses eventos podem afetar a saúde mental de um parceiro e sua capacidade de se comunicar efetivamente em um relacionamento.

16. Sem perdão

Um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas se separam é a incapacidade de seguir em frente e deixar o passado para trás. Ninguém é perfeito. Não importa o quanto você ame seu cônjuge, ele ainda fará coisas que o deixarão chateado ou magoarão seus sentimentos.

Você pode aprender a perdoar erros, grandes e pequenos, desde que seu parceiro esteja realmente arrependido e disposto a fazer as pazes. Conheça as 19 razões que casais se separam….

17. Não há compromisso

Por que os relacionamentos são tão difíceis? A falta de compromisso muitas vezes desempenha um grande papel no rompimento de relacionamentos.

Casais que valorizam o compromisso colocam a felicidade do parceiro antes da sua. Tratar de questões, tanto grandes como  pequenas, mostra maturidade, amor e trabalho em equipe.

Por outro lado, os casais se separam quando não conseguem se comprometer e apresentam um comportamento egoísta e teimoso.

18. Um dos cônjuges tem expectativas irrealistas

Por que os casais se separam? Uma razão comum pela qual os casais se separam são as expectativas irrealistas em um relacionamento.

Quando você entra em um relacionamento esperando que seu parceiro seja perfeito, você está preparando seu relacionamento para o total desastre.

Padrões irrealistas ou comparar seu cônjuge atual com um antigo interesse amoroso, contribuem para uma boa porcentagem de relacionamentos que fracassam.

19. Falta de empatia

A empatia é uma ponte emocional muito saudável entre você e seu cônjuge que fortalece o vínculo entre vocês. Quando você tem empatia por seu parceiro, você consegue sentir a sua dor e também compartilha as alegrias de suas experiências.

Quando uma pessoa não tem empatia, ela tende a ter poucas habilidades relacionais, apresentando explosões emocionais mais frequentes e enorme insensibilidade. Tal comportamento é uma receita para o desastre quando se trata de construir um relacionamento saudável. Conheça as 19 razões que casais se separam….

Aqui estão algumas maneiras de minimizar o impacto de estresses externos e internos e fortalecer o vínculo conjugal:

1-Estabeleçam um espaço emocionalmente seguro para o diálogo aberto entre vocês dois. Apoiem-se mutuamente ou em sistemas de apoio externos para obter ajuda.

2-Desenvolvam mecanismos de enfrentamento juntos, como atividades compartilhadas, novos hobbies, práticas culturais e mindfulness. Vejam os desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado.

3-A adversidade frequentemente exige ajustes e flexibilidade nos papéis sociais, nas responsabilidades e expectativas. Estarem abertos à mudanças como uma equipe pode aliviar a pressão.

4-Apesar dos desafios, priorizem passar tempo de qualidade juntos. Isso pode ser tão simples quanto um check-in diário entre vocês ou programarem noites regulares de encontros especiais.

5-Incentivem e priorizem o autocuidado individual, pois também é vital para apoiar um ao outro no relacionamento.

6. Lidem com a incerteza de maneira saudável e com diálogo afetivo. A incerteza surge para o casal,  quando os parceiros têm dificuldade em definir seus desejos e necessidades em um relacionamento. Isso pode criar uma desconexão, deixando-os se sentindo insatisfeitos ou incompreendidos, já que os desejos não expressos podem entrar em conflito com as expectativas não atendidas do outro, causando tensão emocional.

7- Incentivem no seu cônjuge conversas abertas sobre vários temas como esses por exemplo:  aspirações pessoais, envolvimento em atividades que promovam a autorreflexão e a exploração como participação em workshops, leitura de livros ou até o aconselhamento juntos para entenderem melhor as necessidades individuais de cada um. Apoiem os interesses pessoais um do outro e cultivem empatia e paciência em relação às lutas mútuas, pois essas ações podem ajudar a navegar pelas incertezas do relacionamento.

Conclusão

Reconhecer sinais de disfunção em um relacionamento pode servir como um guia para os casais identificarem áreas de melhoria. Fortalecer um casamento exige um compromisso duplo, tanto para o crescimento pessoal quanto para o esforço colaborativo com o parceiro, fundamentado na autorreflexão, empatia e comunicação proativa a cada passo do caminho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »