Blog

O que Esperar de sua Primeira Sessão de Psicoterapia?

O que Esperar de sua Primeira Sessão de Psicoterapia?

Você já tem marcada a sua primeira sessão de psicoterapia e não sabe exatamente o que esperar. Ou talvez você esteja pensando em iniciar uma psicoterapia, mas não sabe por onde começar. Nesse artigo você conhecerá os primeiros passos e o que pode esperar de sua primeira sessão de psicoterapia.

Primeira coisa a fazer é escolher um psicoterapeuta, mas como?

1- Como escolher um psicoterapeuta?

Não há dois psicoterapeutas iguais nesse mundo. Será necessário você saber o que esperar de sua primeira sessão de psicoterapia? Sim! Então, fazer as perguntas certas o ajudará a escolher o melhor psicoterapeuta para você.

Existem algumas perguntas básicas que todos deveriam fazer antes de marcar uma primeira consulta:

  • Filiações : A quais associações, conselhos profissionais o psicoterapeuta pertence?
  • Antecedentes : Qual é a formação acadêmica que o preparou para a prática como psicoterapeuta?
  • Custo : Quanto custa seus honorários? Como é o reembolso pelo seguro saúde se você precisar?
  • Experiência : Que treinamento especializado e/ou experiência o psicoterapeuta teve ao trabalhar com o problema com o qual você está lidando?
  • Regras : Quais são os protocolos do seu consultório? Por exemplo, agendamento de consultas, pagamento por sessões perdidas, reposições, emergências, tecnologias utilizadas para as sessões online.

 2- Antes de marcar a primeira sessão, peça uma conversa gratuita por telefone

A maioria dos psicoterapeutas oferece o primeiro contato gratuitamente por telefone para novos pacientes. Aproveite isso e faça todas as perguntas preliminares que você tiver. Pergunte como ele trabalha com o paciente, qual a abordagem utilizada e qualquer outra coisa que seja importante para você.

3- Chegou a tão esperada primeira sessão de psicoterapia

Sua primeira sessão com o psicoterapeuta será diferente das sessões futuras. A sessão inicial é um momento para você e seu psicoterapeuta se conhecerem melhor e terem uma ideia de como serão os procedimentos. As sessões futuras já serão de natureza mais psicoterapêutica. Por exemplo, em sua segunda sessão, você pode explorar um sintoma específico que sente, abordar mais profundamente um problema ou trauma que viveu. Seriam temas que você  já tinha mencionado panoramicamente na primeira sessão.

Lembre-se de que a psicoterapia geralmente requer várias sessões, portanto, não espere soluções instantâneas para seus problemas no primeiro dia. A psicoterapia irá equipá-lo com soluções para toda a vida e não é uma solução rápida.

Durante a primeira sessão, seu psicoterapeuta pode perguntar:

  • Quais são os seus sintomas?
  • O que te trouxe para a psicoterapia?
  • O que você sente que está errado em sua vida?
  • Algumas perguntas sobre sua história de vida, incluindo sua infância, educação, relacionamentos (família, romântico, amigos), sua situação de vida atual e sua carreira

Perguntas que você pode fazer ao psicoterapeuta na sua primeira sessão:

  • Como você pode garantir minha confidencialidade?
  • Quantas sessões serão necessárias para resolver meu problema?
  • Você pode explicar brevemente o que posso esperar que aconteça em minhas sessões?

4-Duração do Tratamento

Dependendo do seu problema e dos objetivos da psicoterapia, o processo pode durar algumas sessões ou várias semanas ou até anos. Embora você provavelmente queira saber quanto tempo levará para “se sentir melhor”, não há uma resposta pronta e generalista. É um processo vivencial  muito individualizado.

Além disso, alguns planos de seguro saúde cobrem apenas um determinado número de sessões em um determinado ano, portanto, talvez seja necessário levar em consideração essas limitações e/ou trabalhar com seu psicoterapeuta na elaboração de um plano de pagamento particular.

5- Pergunte ao psicoterapeuta como pode ser o seu progresso

Quando você começar a ver um novo psicoterapeuta, converse com ele sobre como você saberá se está progredindo (dentro e fora de suas sessões).  Veja como você está se sentindo ao longo das sessões, anote quaisquer mudanças e pergunte se ele notou algo diferente, já que nem sempre vemos mudanças em nós mesmos.

Às vezes as pessoas ficam frustradas porque estão começando do zero e querem chegar ao 10 em pouco tempo, e esse será um caminho complexo. O importante é permanecer motivado e desenvolver junto ao psicoterapeuta, metas de curto prazo para trabalhar.

6- Espere sentir-se desconfortável algumas às vezes

Mudar é um grande desafio. Às vezes será um pouco desconfortável, mas faz parte do processo levá-lo aonde você quer estar. Saiba que um psicólogo experiente monitorará a intensidade das sessões para que minuto após minuto ou sessão após sessão não aconteça um trabalho árduo e profundo.

Às vezes no início do tratamento, os pacientes podem sentir que seus sintomas se tornam exacerbados à medida que lidam com os problemas desconfortáveis. Mas, em última análise, isso os ajuda a trabalhar para aonde querem ir e estar.

7- Não se preocupe em trazer algo importante para discutir em cada sessão

Às vezes, as sessões em que o paciente pensa que não tem nada para falar são as que levam aos maiores avanços. É parte do trabalho garantir que cada sessão seja produtiva e permaneça no caminho certo, então sempre há coisas para perguntar a um paciente.

Muitos pacientes tendem a evitar falar de coisas que são difíceis de lidar, e podem nem trazê-las à psicoterapia. Mas pense que você e seu psicoterapeuta terão a oportunidade de falar sobre uma variedade de coisas acontecendo em sua vida, onde poderá se descobrir que há algo encoberto até mesmo inconscientemente e que realmente é necessário falar para tratar.

8- Fale se não concordar com seu psicoterapeuta

A psicoterapia tem que ser um espaço seguro e confortável onde você pode dizer qualquer coisa. E isso inclui se você não entende alguma coisa, ou se o seu psicoterapeuta o irrita, ou se você discorda de algo que ele disse ou se você tem medo do que ele vai dizer.

É muito positivo quando os pacientes trazem esses problemas. É importante entender suas experiências para que se possa ajudá-los melhor. Colocar todas as suas cartas na mesa é a única maneira de obter ajuda real

Isso não apenas ajuda o psicoterapeuta em seu trabalho, mas permite que o profissional adapte o tratamento que funcionará melhor para você.

9- Se as coisas não estão dando certo, não ignore e compartilhe com o psicoterapeuta

Especialmente se vocês estão trabalhando juntos há algum tempo, vale a pena falar sobre terminar seu relacionamento com ele,  caso  sinta que está  em um processo que não está mais servindo para você. É importante explorar as coisas ao invés de simplesmente abandonar o tratamento. Pode haver muitas coisas boas e, se você não abordar isso, poderá encontrar a mesma coisa no próximo psicoterapeuta.

10- Lembre-se que a psicoterapia deve melhorar sua vida — mesmo que seja um processo trabalhoso

Lembre-se de que você está dedicando seu tempo, dinheiro e emoções a esse processo e a esse profissional. Essas não são coisas para desperdiçar, então exija que você consiga o que precisa e, se não conseguir, encontre alguém que lhe dê isso. Ser adulto é difícil, e a psicoterapia pode ajudar e muito – não desista.

Métodos de Psicoterapia

Os psicoterapeutas têm treinamento em uma variedade de técnicas que podem ajudar o paciente a lidar melhor com doenças mentais, a resolver problemas pessoais e a criar mudanças pessoais em sua vida. Descobrir qual técnica ou combinação de técnicas seu psicoterapeuta usará pode lhe dar uma ideia melhor do que acontecerá durante suas sessões. Conheça alguns tipos comuns de psicoterapia:

  • Terapia centrada no cliente (terapia centrada na pessoa) : uma forma não diretiva de psicoterapia de conversação que enfatiza a consideração incondicional positiva.
  • Terapia cognitiva ou cognitivo-comportamental : concentra-se em fazer conexões entre pensamentos, comportamento e sentimentos.
  • Terapia existencial : concentra-se em você (livre-arbítrio, autodeterminação), em vez de se concentrar no seu sintoma.
  • Gestalt terapia : Foca na experiência do “aqui e agora” do cliente
  • Terapia psicanalítica ou psicodinâmica : concentra-se em entrar em contato e trabalhar com sentimentos dolorosos na mente inconsciente

 Confidencialidade do Paciente:

O psicoterapeuta  mantêm as informações discutidas durante a psicoterapia em confidencialidade.

O que perguntar ao seu psicoterapeuta?

Quando o psicoterapeuta termina a sessão,  geralmente pergunta ao paciente se tem alguma dúvida. Você pode usar esta oportunidade para conhecer um pouco melhor seu psicoterapeuta, perguntando mais sobre sua experiência, abordagens e objetivos para a psicoterapia.

É o psicoterapeuta certo para você?

Uma grande parte da psicoterapia bem-sucedida é quando o paciente se sente confortável com seu psicoterapeuta, situação que pode acontecer com o passar do tempo. No entanto, se depois de algumas sessões você ainda  simplesmente não estiver à vontade, existe a opção de procurar outro psicoterapeuta.

Para determinar se você está recebendo os melhores cuidados de seu psicoterapeuta, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Ele me desafia para ir adiante?
  • Ele me remete para meus objetivos?
  • Ele me ajuda a aprender?
  • Ele me mostra aceitação e compaixão?
  • Ele me trata como igual?

Se sua resposta a qualquer uma dessas perguntas for “Não”, provavelmente é hora de considerar a mudança de psicoterapeuta.

Na maioria dos casos, o psicoterapeuta sempre  atua com profissionalismo e dessa maneira poderá recomendar outro profissional que seja mais adequado à você. E reflita sobre o que esperar de sua primeira sessão de psicoterapia?

Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »