Blog

Ser Gentil Retarda o Envelhecimento

A gentileza está relacionada à capacidade de se praticar a amabilidade, a bondade. É uma característica pessoal que faz com que uma pessoa seja amigável, generosa e cordial. Diferente disso são as relações tóxicas profundamente desgastantes e prejudiciais para a saúde emocional das pessoas envolvidas — tanto em relacionamentos com sinais mais explícitos, quanto naqueles que apresentam características mais sutis de serem reconhecidas. Ser Gentil Retarda o Envelhecimento

Um estudo divulgado em 2020 pela Associação Americana de Psicologia analisou o comportamento impulsionado por atos como confiança, cooperação e compaixão e encontrou uma relação com a melhora da saúde física e mental. Você sabia que as pessoas que são amáveis e gentís ​​produzem 23% menos cortisol (hormônio do estresse) e envelhecem mais lentamente do que a média da população? E que engajar-se em atos de bondade reduz a pressão arterial e o estresse?

Enquanto a gentileza entre as pessoas constrói relações saudáveis assim como corpo e mente mais saudáveis também, o comportamento tóxico que é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo total conflito, mina a autoestima e faz as vítimas se sentirem com raiva e deprimidas. Também gera insegurança e pode envolver múltiplas formas de violência: física, psicológica, emocional, financeira, sexual, entre outras.

Ser gentil é uma forma de melhorar não só a vida das pessoas com quem você interage, mas também a sua própria vida. Inclusive, alguns estudos recentes já comprovaram os benefícios proporcionados por essa habilidade. O motivo para esse esforço é que ser gentil causa um sentimento positivo e de felicidade em quem pratica esta ação. Ser Gentil Retarda o Envelhecimento

Confira os 5 Efeitos de Vivermos Relações Humanas com Gentileza:

1) A gentileza nos deixa mais felizes

Quando fazemos algo gentil para outra pessoa, nos sentimos bem. Em um nível espiritual, muitas pessoas sentem que isso ocorre porque é uma coisa certa a fazer e, portanto, estamos acessando algo profundo de dentro de nós que diz: ‘ Este é quem eu sou ‘.

Em um nível bioquímico,  a boa sensação que temos se deve aos níveis elevados das versões naturais dos nossos hormônios cerebrais como a dopamina que faz obtermos uma euforia natural, muitas vezes chamada de ‘Helper’s High’.

2) A Bondade Diminui a Pressão Arterial e Protege o Coração

Atos de generosidade muitas vezes são acompanhados de calor emocional. O calor emocional produz outro hormônio cerebral que se chama oxitocina. A oxitocina causa a liberação de uma substância química chamada  óxido nítrico nos vasos sanguíneos, que os dilatam.  Isso faz reduzir a pressão arterial e, dessa maneira, a oxitocina é conhecida como um “cardioprotetor” hormonal porque protege o coração (diminuindo a pressão arterial). A chave é que atos de gentileza podem produzir oxitocinas e, portanto, podemos concluir que a gentileza é cardioprotetora.

3) Bondade Retarda o Envelhecimento

O envelhecimento em um nível bioquímico é uma combinação de muitas coisas, mas dois culpados aceleram o processo, e que  são os radicais livres e a inflamação, ambos resultantes de escolhas de estilo de vida pouco saudáveis. Ser Gentil Retarda o Envelhecimento

Mas pesquisas notáveis ​​agora mostram que a oxitocina (que produzimos por meio do calor emocional) reduz os níveis de radicais livres e a inflamação no sistema cardiovascular e, portanto, retarda o envelhecimento. Aliás, esses dois culpados também cumprem um papel importante nas doenças cardíacas, então essa também é outra razão pela qual a gentileza é boa para o coração.

4) Gentileza Melhora os Relacionamentos

Esse é um dos pontos mais claros. Todos nós sabemos que gostamos de pessoas que nos demonstram bondade e gentileza. Isso faz reduzir a distância emocional entre duas pessoas e assim nos sentimos mais ‘conectados’ e “aceitos”.

Nossos ancestrais evolutivos tiveram que aprender a cooperar uns com os outros. Quanto mais fortes os sentimentos emocionais dentro dos grupos, maiores eram as chances de sobrevivência e, assim, os “genes da bondade” foram registrados no genoma humano.

Portanto, hoje, quando somos gentis uns com os outros, sentimos uma conexão e novos relacionamentos são construídos e  fortalecidos. Ser Gentil Retarda o Envelhecimento

Curiosamente, praticar a gentileza com desconhecidos tem um impacto maior do que quando isso é feito com familiares e amigos. Ser Gentil Retarda o Envelhecimento

Os atos informais e espontâneos de gentileza são os que mais resultam em benefícios para o nosso bem-estar. Apesar da gentileza ser muito confundida com “ser legal”, ela é muito mais do que isso. Enquanto as pessoas podem ser legais apenas por conveniência ou necessidade, praticar a gentileza é algo intencional e voluntário, e acontece mesmo nos momentos em que não é fácil agir desta forma.

5) Gentileza é Contagiosa

Quando somos gentis, inspiramos os outros a serem gentis e estudos mostram que isso realmente cria um efeito cascata que se espalha para os amigos dos amigos de nossos amigos – até 3 graus de separação. Assim como uma pedrinha cria ondas quando é jogada em um lago, atos de bondade se espalham, tocando a vida de outras pessoas e inspirando gentileza em todos os lugares que a onda vai.

Um estudo relatou que uma pessoa anônima de 28 anos entrou em uma clínica e doou um rim. Isso desencadeou um efeito cascata do tipo ‘pagar adiante’, em que os parentes ou outros membros da família dos receptores de um rim doaram um deles para outra pessoa necessitada.

O ‘efeito dominó’, como foi chamado no relatório do New England Journal of Medicine, percorreu os Estados Unidos, onde 10 pessoas receberam um novo rim como consequência daquele doador anônimo.

Não foi incrível esse contágio?

Um estudo realizado com mais de 50 mil trabalhadores mostrou que alguns comportamentos, como elogiar e motivar os outros, estão relacionados com o aumento da produtividade e a redução do turnover.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »