Blog

O Tempo Acelera com a Idade?

Em seu livro de 1890, ‘Os Princípios da Psicologia’, o filósofo e psicólogo William James escreveu que ‘o mesmo espaço de tempo parece mais curto à medida que envelhecemos’. Você já sentiu isso? Esse tempo parece acelerar conforme você envelhece? O Tempo Acelera com a Idade?

Meses parecem passar em questão de algumas semanas. Quando éramos crianças, os últimos dias antes do Natal ou de um aniversário muito esperado sempre se arrastaram nas nossas esperas, mas agora como adultos, já estamos contando as semanas para o Natal e não conseguimos acreditar que ele voltou tão rápido.

Há duas razões pelas quais temos essa sensação de velocidade do tempo.

A primeira é que o cérebro codifica novas experiências com muito mais riqueza do que as experiências cotidianas e comuns. É como se a novidade fosse mantida como HD, mas para experiências que já tivemos várias vezes, o cérebro sabe o que são, então não precisa gastar tanta energia armazenando-as. A menos que haja algo diferente nelas, daí o cérebro apenas codifica um leve traço.

É por isso que você pode se lembrar facilmente dos detalhes de qualquer nova experiência, mas esquece o que almoçou na quarta-feira passada. O Tempo Acelera com a Idade ?

Como crianças, tudo é novo e, portanto, todas as experiências são ricamente codificadas no cérebro. Com tantas informações e dados sendo processados, as crianças têm a sensação de que o tempo passa muito devagar.

Você se lembra das viagens infinitamente longas até a praia quando era criança? Foi só quando adulto que aprendemos que levávamos apenas 45 minutos. Incrível, não? Para nós adultos, com muito menos processamento de dados no cérebro, temos a sensação de que o tempo passa rapidamente.

Exceto, é claro, aquelas experiências intensas que ocasionalmente temos, que são novas ou têm uma novidade, como um primeiro encontro com alguém de quem realmente gostamos. É uma novidade que amplia a experiência e garante que o cérebro estabeleça memórias fortes. Mas você pode não ficar lembrando de muitos detalhes depois do décimo encontro. Vai passar muito mais rápido para você, a menos, é claro, que você faça algo diferente. O Tempo Acelera com a Idade?

E aqui está a chave para desacelerar o tempo. Faça algo diferente!

Tente uma nova receita. Cozinhe algo que você nunca cozinhou antes ou coma uma refeição que você nunca experimentou antes. Faça um caminho diferente para o trabalho. Estude coisas novas. Aprenda algo novo. Aprenda um novo idioma ou uma nova dança, mas apenas faça algo diferente. Quebre seus padrões cotidianos.

A novidade também causa neurogênese no cérebro, o nascimento de novas células aéreas.  A neurogênese forma ricas novas estruturas para poder manter as novas memórias.

Há outra teoria de porque o tempo parece acelerar à medida que envelhecemos. Essa Teoria foi apresentada pela primeira vez pelo filósofo francês Paul Janet em 1897. Às vezes é conhecido como ‘tempo de registro’. É que, à medida que envelhecemos, um ano se torna uma cobrança menor de toda a nossa vida até aquele ponto. O Tempo Acelera com a Idade ?

Um ano para uma criança de 5 anos é um quinto (ou 20%) de sua vida até agora, mas um ano para uma pessoa de 50 anos é um quinquagésimo de sua vida (ou 2% dela), então parece passar dez vezes mais rápido. Se você tem 33 anos, um ano é 3% da sua vida até agora, então o tempo passa quase sete vezes mais rápido do que quando você tinha cinco anos. O tempo para uma pessoa de 80 anos passa quase num piscar de olhos, dezesseis vezes mais rápido do que para uma pessoa de 5 anos.

E se formos honestos conosco mesmos como adultos, isso parece certo.

Reflita um pouco sobre como o tempo é vivenciado por um bebê no momento de seu nascimento. Sem experiência anterior de tempo para comparar, sem percepção de nada para atribuir rótulos ou significados, um momento é como o infinito, e os primeiros meses de vida se estendem por eras. No entanto, para os pais, o nascimento passa em poucos minutos e logo a memória fica para trás, acelerando para o passado.

Seus pais experimentaram seus primeiros anos muito mais rapidamente do que você, e se você também é pai, o mesmo pode ser dito de seus filhos. No geral, os mesmos períodos de tempo são experimentados em taxas muito diferentes para pessoas diferentes.

Novamente, a chave para desacelerar as coisas é tentar algo novo. Logo após o início da pandemia de Covid, em meio aos bloqueios e experiências incrivelmente novas para todos, lembro-me de um meme da Internet: “Que ano foi este mês”.

Realmente considero um ano.

Então aproveite esta semana. Veja se você pode incluir algumas experiências novas. Cozinhe uma nova refeição. Visite aquele lugar que nunca foi. Fale com uma pessoa que nunca conversou. Inscreva-se em um curso novo. Percorra um novo caminho. Crie coragem e convide uma pessoa para um encontro. Expanda-se. Estenda-se para novos horizontes. Faça o que fizer, tente algo novo.

Combinado?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »