Blog

Experimente o Efeito Placebo em Sua Vida

Você sabia que o seu cérebro pode convencer o seu corpo de que um tratamento falso é real? Sim, estou falando do efeito placebo, que pode estimular a cura e que já é conhecido há milênios na vida humana. Bem, agora, a ciência descobriu que, nas circunstâncias certas, um placebo pode ser tão eficaz ao lado dos tratamentos tradicionais. Experimente o Efeito Placebo em Sua Vida.

O efeito placebo é mais do que um pensamento positivo, ou seja, não é apenas acreditar que um tratamento ou procedimento funcionará. Trata-se de criar uma conexão muito mais forte entre o cérebro e o corpo e como eles trabalham juntos, diz o professor Ted Kaptchuk, especialista nessa área do Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliado a Harvard, cuja pesquisas se concentram há anos no efeito placebo.

Dê a Si Mesmo um Placebo

Por exemplo, se uma pessoa acredita que uma determinada pílula reduz sua dor, ela a toma e a sua dor realmente some, mesmo sendo uma pílula feita de açucar,  mas que no caso  a pessoa desconheça essa informação. Por que isso acontece?

Isso ocorre pelo efeito placebo. Se não foi a pílula de açucar que desencadeou a cura da dor, foi especificamente o cérebro que produziu a sua própria versão de morfina (conhecida como um opioide endógeno) para atender a essa expectativa. Os placebos geralmente funcionam porque as pessoas não sabem que estão recebendo um. Mas o que acontece se você souber que está recebendo um placebo?

Geralmente as pessoas associam o ato de tomar remédios como um efeito positivo de cura. A ação mental de acreditar no poder do remédio pode estimular o cérebro a pensar que o corpo está sendo curado. Dessa maneira as expectativas positivas impulsionam o efeito placebo, enquanto expectativas negativas impulsionam o chamado efeito nocebo. Ambos efeitos trabalham através de nossas expectativas e em ambos os casos, o cérebro simplesmente faz o que pode para atender as nossas expectativas. O fato de que a mente pode criar sintomas (tanto positivos quanto negativos) nos mostra como nossas mentes são poderosas.

O Poder da Linguagem do Médico – Efeitos Placebo e Nocebo

Em geral, a dor é elevada quando médicos ou enfermeiros usam as palavras “picada”, “queimadura”, “dor”, “machucado” ou “ruim”, mas é muito menor quando uma linguagem mais branda é usada. Por isso um médico que sorri e olha nos olhos de seu paciente aumenta os efeitos do placebo.

Se for demonstrado cordialidade e empatia numa consulta médica, isso pode amplificar o poder de qualquer tratamento prescrito pelo médico. Escolher uma linguagem suave e positiva também ajuda muito. Experimente o Efeito Placebo em Sua Vida.

A linguagem positiva, suave, gentil ou de apoio ajuda as pessoas a relaxarem e otimizarem o efeito de um tratamento (efeito placebo), mas a linguagem negativa ou dura tende a aumentar a ansiedade, disparar o efeito nocebo e aumentar os sintomas negativos.

Apresentação de Estatísticas

Até mesmo mudar a forma como uma estatística é apresentada ajuda. Se um médico ou enfermeira disser “as dores de cabeça são 30% improváveis”, então elas ocorrem com menos frequência do que se dissessem “as dores de cabeça são 70% prováveis”. É a mesma coisa, mas simplesmente apresentada de uma maneira diferente. Isso é conhecido como enquadramento de atributos.

Como Preencher a Sua Vida de Placebos?

E da sua parte? Como você pode se presentear com placebos na sua vida? Simplesmente praticando métodos de auto-ajuda que podem ser bem interessantes. Você pode engajar-se nas práticas de uma vida saudável, fazer exercícios e meditação, evitando o estresse, comendo de maneira equilibrada e saudável, reservando seu tempo social com qualidade. Tudo isso lhe fornece alguns dos principais ingredientes para um efeito placebo.

Embora essas práticas que podem ser diárias, sejam intervenções positivas por elas mesmas, o nível de atenção que você dá pode aumentar muito mais os seus benefícios. A atenção e o apoio emocional que você dá a si mesmo pode ajudá-lo a se sentir muito mais confortável e isso ajuda bastante quando se trata de cura e prevenção de doenças. Experimente o Efeito Placebo em Sua Vida

O Efeito Negativo do Nocebo

Mas se uma pessoa acredita que uma simples pílula aumenta a sua dor? Provavelmente isso ocorreria. A expectativa da pessoa nesse contexto por ser negativa faria ocorrer o efeito nocebo. Nesse caso, a produção de opioides endógenos pelo cérebro fica totalmente bloqueada, elevando assim os níveis de dor.

Você pode obter um efeito nocebo de um placebo

O efeito placebo pode aumentar os efeitos positivos de muitos medicamentos reais, assim como o efeito nocebo pode contribuir para alguns de seus efeitos colaterais mais negativos. Estudos mostram que muitas pessoas que recebem placebos em estudos científicos, experimentam os mesmos efeitos colaterais negativos daqueles que recebem os medicamentos de verdade. Em outras palavras, eles obtiveram efeitos nocebo de placebos.

Mas o importante é que isso só acontece se a pessoa souber ou tiver uma boa ideia do que esperar. Se ela não  souber quais são os efeitos colaterais que podem ser esperados, ela tende a não tê-los ou senti-los. Conhecimento é poder, isso já foi dito há muito tempo. Por isso muita gente não lê as contra-indicações das bulas de muitos remédios….

Esse tipo de pesquisa prova que não apenas as pessoas obtiveram efeitos nocebo de placebos, mas também que alguns dos efeitos colaterais de drogas reais são causados ​​apenas por termos o conhecimento deles.

Treine a Sua Mente 

É por isso que educar as pessoas para um melhor uso de suas mentes é fundamental.

O Dilema do Médico

O efeito nocebo representa um grande desafio para os médicos. Por um lado, se o paciente sabe qual efeito colateral esperar, é mais provável que o tenha, mas se não souber o que esperar, é menos provável que o tenha, ou pode tê-lo de forma bem mais moderada.

Será que um médico prefere simplesmente não dizer nada? Bem, eles não podem deixar de comunicar a verdade, porque têm obrigação para com os pacientes de delinearem os riscos envolvidos com um medicamento ou procedimento. Um médico pode até enfrentar uma ação judicial se não mencionar um efeito colateral comum que pode ser grave para alguém. Experimente o Efeito Placebo em Sua Vida

Mas, por outro lado, muitos médicos compassivos e com visão sobre os efeitos nocebo sempre se  perguntam como podem contornar esse problema. Muitos acham que a resposta está parcialmente no como  dizem o que dizem.  Quer um exemplo? Eles podem dizer:  ” Fique tranquilo, esse tratamento costuma ser bem tolerado ”. Ao dizer isso, expressam empatia e com um sorriso tranquilizador. Essa maneira de se comunicar sobre algo preocupante,  é  muito melhor do que listar ao paciente as probabilidades percentuais de efeitos colaterais comuns e danosos.

Até mesmo oferecer ao paciente uma imagem visual positiva de como o tratamento funcionará pode ajudar alguns pacientes. Alguns médicos inadvertidamente semeiam imagens negativas na mente de alguns pacientes, o que aumenta a ansiedade e o medo,  e também diminui a esperança no potencial de alguns tratamentos. Por outro lado, alguns deles oferecem imagens positivas, que é algo que cria uma imagem mental simples e harmoniosa de como o tratamento funcionará.

Você agora tem uma compreensão muito melhor de como aumentar os efeitos do placebo e assim reduzir os efeitos nocebo, inclinando a sua balança existencial mais a favor dos efeitos positivos. Certo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »