1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
À medida que a saúde mental se torna cada vez menos um tabu, frequentemente os temas psicológicos são cada vez mais populares na TV. Se aprendemos algo nas escolas, nos livros, nas músicas, definitivamente por que não aprenderíamos com as séries televisas também? Vamos conferir as 10 Séries para quem ama Psicologia!
À partir do momento em que nos permitimos compreender os detalhes de cada história, logo conseguimos retirar algo dos momentos e situações de nossa própria vida real. Ao assistir um filme, uma série, sobre uma história real, ou um romance, drama, comédia, imediatamente essa experiência nos faz sentir algo, que seja medo, tristeza ou felicidade. Por outro lado nos traz reflexão.
O Que Aprendemos com as Séries?
Quando você olha para fora de si, consegue entender outras coisas. Como assim? Você assistindo a um filme ou a uma série, onde há uma pessoa que sofre por algo, como por exemplo a discriminação, a violência doméstica, a doença mental, você imediatamente consegue por empatia entender como é a vida daquela pessoa.
Você, antes de mais nada, consegue ver as consequências dessas situações e o que elas podem causar na vida de uma pessoa real e de todos que sofrem juntos com ela. Às vezes é difícil colocar-se no lugar do outro, mas esse é um bom treino para nos humanizarmos.
Mas enfim, quando você está em sua casa, no conforto da sua sala, do seu quarto e de acordo com a sua vontade, certamente você coloca algo para assistir. Saiba que essas reflexões posteriormente podem se tornar uma experiência única e da mesma forma acabam sendo levadas para a sua vida.
Você não estará só pensando sobre a complexidade do tema, você estará vendo como aquilo acontece, por que acontece e como a pessoa que sofre se sente, e da mesma forma como a pessoa lida com as consequências que aquilo pode causar. 10 Séries Para Quem Ama Psicologia!
Então, antes de mais nada….vamos checar as Séries que escolhí para vocês?
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
O Bom Doutor (2017-)
Sinopse : Um jovem médico é recrutado para fazer parte da equipe cirúrgica de um hospital de elite. O médico tem autismo. O ator, Freddie Highmore, recebeu elogios relevantes da crítica pela interpretação de uma pessoa com transtorno do espectro autista.
Por que você deve assistir : A habilidade com que Highmore retrata seu personagem autista é algo que vale a pena ver. É altamente preciso e oferece uma visão de sintomas específicos do distúrbio, ao mesmo tempo que filmes e programas de TV anteriores, geralmente só ofereciam um exame amplo do autismo. O ator realizou uma extensa pesquisa sobre autismo e também trabalhou com um especialista médico dessa área para se preparar para o personagem.
Tópicos Explorados em Psicologia Primária: Autismo
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Em Tratamento (2008-2010)
Sinopse rápida : Dr. Paul Weston (interpretado por Gabriel Byrne), um psicólogo clínico, atende pacientes com vários transtornos mentais em seu consultório particular. O programa gira definitivamente em torno de sessões de psicoterapia que são semanais no atendimento de seus clientes.
Por que você deve assistir : Cada episódio do programa destaca questões que os psicólogos enfrentam todos os dias, como o desenvolvimento da relação cliente-terapeuta. Embora as técnicas terapêuticas retratadas no programa sejam uma mistura de várias abordagens teóricas, ao mesmo tempo oferece uma visão interessante de como pode ser o tratamento psicanalítico.
Tópicos de psicologia primária explorados : transtornos de humor, transtornos de personalidade, suicídio, questões LGBT. 10 Séries Para Quem Ama Psicologia!
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Caçador de Mentes (2018-)
Sinopse rápida – Com a ajuda de uma psicóloga (interpretada por Anna Torv), dois agentes do FBI, Holden Ford (interpretado por Jonathan Groff) e Bill Tench (interpretado por Holt McCallany) operam a Unidade de Ciência Comportamental da Academia do FBI. A princípio a principal tarefa é entrevistar assassinos em série para desenvolver um perfil de como eles pensam. Logo aplicam o que aprenderam para ajudar a resolver as investigações de assassinato que da mesma forma estão em andamento. 10 Séries Para Quem Ama Psicologia!
Por que você deve assistir : Em vez de focar nos crimes hediondos cometidos pelos criminosos que Holden e Ford entrevistam, o programa examina os primórdios da psicologia criminal. Da mesma forma, o programa oferece uma visão única de como os psicólogos desenvolveram uma melhor compreensão do comportamento criminoso e frequentemente da própria psicopatologia.
Tópicos Explorados em Psicologia Primária : Psicopatologia, fetichismo sexual, psicologia criminal, psicologia forense
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Mentes Criminosas (2005-)
Sinopse rápida : O programa apresenta um grupo de criadores de perfil do FBI na Unidade de Análise Comportamental e que investigam casos envolvendo assassinos em série. Para entender melhor o por que esses assassinos se comportam dessa maneira, os agentes criam um perfil psicológico de cada assassino.
Por que você deve assistir : Cada assassino perfilado é diagnosticado com um transtorno mental específico. Os personagens do programa concentram sua atenção em avaliar e traçar o perfil do assassino, da mesma forma usam os os conceitos psicológicos.
Tópicos de psicologia primária explorados : psicopatologia, transtornos de personalidade, transtornos de humor
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
O Alienista (2018-)
Sinopse : Situado em 1896, o Dr. Laszlo Kreizler (interpretado por Daniel Bruhl) e seus associados, investigam uma série de assassinatos de garotos que se prostituem na cidade de Nova York. O Dr. Kreizler é um alienista, um termo usado a princípio para descrever um psiquiatra ou um psicólogo. Vemos nessa série todo o pensamento daquela época onde frequentemente os doentes mentais eram alienados de suas próprias naturezas verdadeiras.
Por que você deve assistir : O programa oferece uma visão interessante de como a psicologia criminal foi no final do século XIX. Cada personagem principal também tem suas próprias lutas com saúde mental, abuso, discriminação e outros problemas. A série explora como essas experiências moldaram quem os personagens se tornaram.
Tópicos de psicologia primária explorados: psicopatologia, sexualidade, papéis de gênero, psicologia social
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Bates Motel (2013-2017)
Sinopse : Bates Motel é uma releitura moderna da história já conhecida por muitos. Essa história é focada na adolescência problemática de Norman Bates. Enquanto Norman é um menino legal e atencioso, do mesmo modo começam a aparecer indícios de que sua saúde mental não é nada boa.
Por que você deve assistir : Freddie Highmore (que também estrela em The Good Doctor ) interpreta o transtorno dissociativo de identidade. De episódios amnésicos à despersonalização e interrupções claras do funcionamento normal, Highmore desempenha muito bem o papel de alguém com múltiplas personalidades.
Tópicos Explorados em Psicologia Primária: Psicopatologia, transtornos psicóticos, dinâmica familiar, tratamentos psicológicos
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Dexter (2006-2013)
Sinopse : Dexter Morgan (interpretado por Michael C. Hall) é um serial killer e ao mesmo tempo é um técnico forense especializado em análise de respingos de sangue, enquanto trabalhava para a polícia de Miami. Dexter tem um código rígido sobre quem ele mata e frequentemente concentra os assassinatos em criminosos que escaparam das rachaduras do sistema de justiça.
Por que você deve assistir : A série é um exame interessante do comportamento psicopático humano. Por um lado, Dexter é um assassino com moral comprometida, mas ao longo da série ele se mostra com alguma capacidade de devoção e de cuidado com as pessoas em sua vida.
Tópicos de psicologia primária explorados : psicose, sociopatologia, desenvolvimento da personalidade, psicologia social
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Os Sopranos (1999-2007)
Sinopse : Tony Soprano (interpretado por James Gandolfini) é um mafioso de Nova Jersey que luta para equilibrar sua vida com a família e com seus deveres para com a máfia. O estresse que ele suporta, o leva a frequentes ataques de pânico. A série explora as sessões de terapia que ele tem com sua psiquiatra (interpretada por Lorraine Bracco).
Por que você deve assistir : Além de ser considerado um dos melhores programas de televisão de todos os tempos, as cenas em que Tony interage com seu psiquiatra são verdadeiras relíquias. Embora o discurso não siga necessariamente as normas da psicoterapia o tempo todo, ainda assim é uma visão intrigante da relação terapeuta-paciente.
Tópicos de psicologia primária explorados : transtornos de ansiedade, desenvolvimento da personalidade, tratamentos psicológicos
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Minta para mim (2009-2011)
Sinopse rápida : O psicólogo criminal Cal Lightman (interpretado por Tim Roth) usa sua experiência em linguagem corporal e análise de microexpressão para auxiliar a aplicação da lei em suas investigações.
Por que você deve assistir : O programa é vagamente baseado no trabalho do Dr. Paul Ekman, psicólogo e pioneiro no campo das expressões faciais. Antes de mais nada, seu trabalho se concentrou na relação entre emoções e expressões faciais. O Dr. Ekman atuou como consultor pago no programa e, embora ressalte que a licença criativa é tomada para fins dramáticos, o programa, no entanto, mostra como a psicologia é importante para as investigações policiais.
Tópicos de psicologia primária explorados : psicologia criminal, emoção, cinésica
1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Acumuladores (2009-)
Sinopse rápida : Este reality show foca em duas pessoas por episódio, ambas com transtorno de acumulação. Psicólogos e especialistas em limpeza procuram ajudar os indivíduos a limpar suas casas e aprenderem habilidades que os ajudarão a lidar com sua desordem de maneira mais eficaz. 1o Séries Para Quem Ama Psicologia!
Por que você deve assistir : Ao contrário dos programas listados acima, este programa retrata circunstâncias da vida real que são dolorosas e muitas vezes frustrantes também. Você testemunha o comportamento de acumulação e vê seus efeitos na vida e no bem-estar do indivíduo, bem como seus efeitos nos entes queridos do indivíduo. Pode ser muito difícil mudar o comportamento de alguém.
Tópicos de psicologia primária explorados : transtorno de acumulação, transtornos de ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos, dinâmica familiar