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Por que as Mulheres Temem Ser Assertivas?

Por que as Mulheres Temem Ser Assertivas?

As mulheres podem ser as suas próprias piores inimigas no local de trabalho. Muitas vezes, as profissionais têm medo de se defender, falar, negociar, discordar e até de se autopromover no mundo organizacional. Vamos responder a seguinte pergunta nesse artigo: por que as mulheres temem ser assertivas? As mulheres acreditam que o local de trabalho é balizado por meritocracia, e que somente o bom trabalho executado somado às boas habilidades de relacionamento, as farão ser notadas e que com isso conquistarão oportunidades de serem promovidas. Será?

Errado. O local de trabalho pode ser definido com muitos conceitos,  mas nem sempre a meritocracia é um pré-requisito que elege profissionais à cargos mais altos nesse universo. É indiscutível que um bom trabalho quando executado,  geralmente é recompensado, mas também pode haver um bom trabalho que simplesmente caia no vácuo da indiferença, e que o seu realizador jamais seja recompensado ou até mesmo reconhecido.

Por que as mulheres temem ser assertivas?

As pessoas que geralmente crescem e se destacam no mundo organizacional, são aquelas que falam, negociam, defendem e se autopromovem. A mulher tende a temer para si exatamente esses comportamentos,  que consequentemente são aqueles que poderiam ajudá-la à progredir no mundo corporativo.

Quando os homens são francos, diretos e falam tudo “na lata”, jamais são criticados, mas apenas são vistos como visionários ou quando muito, as suas falas mais intensas são interpretadas como paixão. Infelizmente, ocorre um padrão de entendimento diferente para com as mulheres. Se elas se manifestam com a mesma franqueza, objetividade e colocando a sua energia com clareza, geralmente são percebidas como mandonas ou agressivas.

Exatamente no outro extremo, as mulheres que não falam e que consequentemente não conseguem ser assertivas nas reuniões corporativas, não são valorizadas e muito menos promovidas. Então, como será que ficam as mulheres profissionais nesse cenário?

 No estudo da Psychological Science chamado “Can Angry Women Get Ahead?”, mostrou que um homem que fica bravo no trabalho pode ser admirado por isso, mas uma mulher que demonstra raiva no local de trabalho pode ser vista como “fora de controle” e incompetente, de acordo com o estudo.

Por que as mulheres tem ser assertivas?

Além disso, outras pesquisas constataram que a raiva das mulheres, é entendida por motivos apenas intrínsecos, ou seja, subjetivos. Em outras palavras, as mulheres quando manifestam raiva, é porque são descontroladas. Enquanto nos homens que expressam raiva, são percebidos como alguém que se comunicou dessa forma por causa de questões extrínsecas, ou seja, por problemas em casa, com o filhos ou com os pais.

Um outro estudo mostrou que as mulheres que são assertivas e que se autodefendem,  sofrem reações negativas de outras pessoas, por serem vistas como antipáticas, enquanto as mulheres que não são assertivas e não defendem a si mesmas,  nem mesmo avançam no trabalho.

Por que as mulheres geralmente não têm assertividade?

Não há uma explicação científica sobre a falta de assertividade ser mais prevalente em mulheres do que em homens, mas existem algumas forças sociais por trás dessa questão. Mais notavelmente essas:

#Ainda vivemos expectativas sociais arcaicas e antigas

Durante muitos séculos, as mulheres não foram uma força importante no local de trabalho. Esperava-se que ficassem em casa, cozinhando, cuidando das crianças e assumindo um papel bastante submisso. Isso obviamente mudou nos últimos 50 anos, mas algumas mulheres ainda têm dificuldade em se livrar dessas expectativas sociais arcaicas,  para assim construirem seu próprio pensamento e seu novo modelo profissional no mundo contemporâneo que necessita de assertividade .

Por que as mulheres temem ser assertivas?

#Ainda vivemos a falta de igualdade

Por mais que as mulheres tenham progredido numa série de conquistas sociais e profissionais,  tendo acesso até mesmo ao cargo de presidência em algumas poucas empresas, seria enganoso dizer que alcançaram a igualdade de gênero no local de trabalho. Ainda recebem menores salários do que seus colegas homens que estão na mesma posição, e certas percepções ainda perduram em um mundo corporativo patriarcal, onde os homens continuam tendo uma macro vantagem. Esses são fatores que podem facilmente afetar a forma como elas pensam e se comportam, levando-as a uma falta de autoconfiança para desenvolverem a assertividade nesses ambientes.

Por que as mulheres temem ser assertivas?

#Repressão de  pontos fortes da personalidade

As mulheres tendem a possuir melhores habilidades sociais do que os homens. Elas valorizam relacionamentos e aceitação. E embora isso possa ser ótimo, o outro lado da questão  é que muitas vezes também sentem-se desconfiadas e se fecham. Então, em vez de falar o que pensam e correr o risco de serem condenadas ao ostracismo, simplesmente permanecemos quietas.

Infelizmente, a falta de assertividade pode fazer alguém parecer fraco e facilmente intimidado. Isso atrapalha as oportunidades de crescimento na carreira e limita a capacidade de liderar outras pessoas. Então, é importante que algo seja feito a respeito.

 Quais maneiras práticas para ser mais assertiva no trabalho?

Cada mulher é única. Para algumas, a assertividade não é um problema. No entanto, é algo com o qual muitas lutam abertamente. Como resultado, em pleno século 21, essa é uma questão corporativa que tornou-se um problema e que necessita ser discutido.

Ao lidar com problemas, desafios, adversidades, aqui estão algumas maneiras simples para se tornar mais assertiva no local de trabalho,  para assim obter mais sucesso na carreira:

1-Pare de usar linguagem suave para se proteger do risco

As mulheres tendem a usar o que chamam de ‘linguagem suave’. Por exemplo, as mulheres predicam o que dizem, como: ‘Acho que é uma boa ideia’, ou ‘Sinto que é o caminho certo a seguir’, ou ‘Podemos considerar essa opção’”.

Para ser mais assertiva, pare de usar uma linguagem suave que protege o risco e que fornece rotas de fuga para você. Falantes assertivos dizem coisas do tipo: “É isso que precisamos fazer”; ou “Esta é a melhor opção”, “Este é o caminho certo a seguir”. Resumindo, para ser assertiva diga o que você quer dizer, mas não suavize ou qualifique o conteúdo.

Por que as mulheres temem ser assertivas?

2-Organize a mente para poder verbalizar

Quando você está ansiosa para dizer algo importante, é fácil divagar e enterrar a ideia principal em um tsunami de palavras. Infelizmente, isso torna a declaração confusa e ineficaz.

Ao compartilhar uma ideia ou expressar seus pensamentos, tente pensar no tema principal que deseja comunicar. Pense com antecedência e mantenha-o na sua mente ao transmitir sua mensagem. Este pequeno truque ajudará você a compartilhar seus pensamentos de forma concisa e clara, sem divagar.

3-Conheça seus direitos

Em alguns casos, é preciso apenas você lembrar de seus direitos. Este é um momento em que homens e mulheres têm os mesmos direitos – legalmente falando. Embora possa haver preconceitos subjacentes no local de trabalho, fale e deixe os seus pensamentos serem conhecidos. Use isso para justificar a expressão de suas ideias com autoconfiança.

Por que as mulheres temem ser assertivas?

4-Controle a comunicação não verbal

Ser assertiva não é apenas transmitir palavras pontuais e de maneira objetiva e sem rodeios.  Pode-se também ser mais assertiva na maneira como o seu corpo se expressa e se manifesta.

A comunicação não-verbal é tão importante quanto a comunicação verbal. Reserve algum tempo para considerar o que a sua linguagem corporal, as suas expressões faciais e os seus gestos dizem ou querem dizer. Ajuste-os e será mais fácil ser assertiva na comunicação verbal e não-verbal.

Por que as mulheres temem ser assertivas?

5-Assertiva sim, agressiva jamais!

Há uma linha tênue entre ser assertiva e ser agressiva. Ao querer se tornar mais assertiva no local de trabalho, evite ir muito longe. Explico! A agressão verbalizada pelo tom de voz, pelo jeito que se expressa, não leva ninguém a lugar nenhum.

Uma atitude assertiva pode ser considerada uma agressão, seja pela forma como a atitude ou a fala é passada ao outro, ou seja, pela interpretação que o outro faz daquilo que estamos falamos. Lembre sempre que a assertividade é baseada no equilíbrio. Isto quer dizer que quando somos assertivos, sabemos dos nossos desejos e necessidades, só que também consideramos os direitos, necessidades e desejos dos outros.

Já um comportamento agressivo é baseado em querer ganhar. Neste caso, não se considera os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos dos outros, e sim, apenas os nossos. Pode-se até conseguir o que queremos, mas não de uma maneira espontânea por parte do outro.

Ao se tornar mais assertiva, a pessoa se encontrará muitas vezes em situações mais desconfortáveis. Mas, se esse for o seu caso, siga em frente e não ouça as vozes internas dizendo para ficar quieta, se silenciar. Se as suas opiniões são opiniões válidas, devem ser faladas, ouvidas e respeitadas.

Por que as mulheres temem ser assertivas?

Veja como combater os 4 grandes medos que mantêm  a mulher para baixo:

1. Medo do discurso assertivo:

Como já pontuei acima, um dos maiores erros que as mulheres cometem no local de trabalho é suavizar o discurso por medo. A fala tem três componentes:

  • As palavras que escolhemos
  • Nossa linguagem corporal 
  • Nosso tom de voz.

E as mulheres temem ser assertivas em todos esses três componentes!

Mas considere também, que em algumas situações, usar uma linguagem assertiva pode não ser o caminho certo a seguir, porque  você pode chocar as pessoas se for muito assertiva. Você sempre precisa estar atenta ao perfil de seu público para analisar o nível e o tipo de discurso que fará. Se o seu público naquele momento  for composto por todos os presentes que são do tipo assertivo, então seja assertiva. Mas, se você está lidando com pessoas menos assertivas ou a situação não justifica isso, recue um pouco.

Há momentos em que todos devemos suavizar a nossa linguagem, mas se você suavizar sempre, as pessoas não a verão como uma pessoa assertiva, no caso como uma possível liderança de uma empresa. E não importa o público ou circunstância, lembre-se sempre que ser assertiva não significa ser rude, condescendente, estridente, barulhenta ou agressiva. Significa ser autoconfiante. O tom a ser usado sempre é muito importante.

Uma última coisa: você já sabe que a linguagem corporal faz uma grande parte do discurso assertivo. Portanto, procure ficar de pé ou sente-se ereta, mas onde possa ser vista. Não se afunde, não se esconda ou se sente em segundo plano. Seja tão assertiva com sua linguagem corporal quanto com seu discurso verbal. (Continua Logo Abaixo)

2. Medo de negociar

Em geral, as mulheres ainda ficam atrás dos homens em salários. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, as mulheres ainda ganham apenas 70% do que seus colegas homens ganham nas mesmas posições hierarquicas de uma empresa.

Infelizmente, muitas mulheres têm medo de negociar o salário, e simplesmente não fazem isso tão bem quanto os seus colegas homens. As mulheres se sentem culpadas por pedir dinheiro, e por isso aceitam o que a elas é oferecido.

As mulheres devem saber o que valem, qual é o seu valor profissional para a empresa, o que fazem e o que são capazes de fazer. Ninguém vai fazer isso por elas.

3. Medo do conflito

As mulheres são muito competentes em construir relacionamentos. Isso é incrivelmente valioso no mundo do trabalho, onde a construção de relacionamentos é um componente-chave para o alcance de sucesso da empresa e na carreira do profissional. Mas, muitas vezes elas relutam em discordar de uma ideia ou de entrar em um conflito com seus colegas de trabalho, mesmo que elas tenham razão. Existe o temor de serem percebidas como pouca amigáveis ​​e difíceis de lidar.

Os relacionamentos no local de trabalho precisam ser fortes, mas lembre-se que não são a mesma coisa que as amizades pessoais. Você não está no trabalho para fazer amigos. Você no mundo organizacional, tem que encontrar o equilíbrio certo entre ser uma pessoa que ajuda a criar um ambiente de trabalho harmonioso e também  ser alguém assertivo. Você não está lá para amar e nutrir afetivamente à todos; você está lá para desempenhar uma tarefa, para trabalhar, trabalhar bem e com as pessoas. (Continua Logo Abaixo)

4. Medo da autopromoção

As mulheres acreditam que o mundo do trabalho é local apenas de meritocracia. Não é. Um bom trabalho não é tudo o que é preciso fazer. Se você quer progredir, as pessoas precisam saber quem você é, o trabalho que já fez, seu valor para a empresa e o que você é capaz de fazer. Você tem que mostrar um pouco de sua autopromoção. Isso é o que os homens fazem, e você que é mulher também deveria.

Agora, a autopromoção sem modéstia é uma coisa diferente. Não confunda autoconfiança com arrogância. Existe uma maneira de promover a si mesmo e suas realizações sem ser desagradável. Isso é fundamental em reuniões com seu chefe ou gerente; você tem que ser capaz de catalogar suas realizações, ideias e contribuições.

Se as pessoas não souberem das suas conquistas, do seu sucesso e do que você é capaz de fazer, você não terá oportunidades. Então comece a fazer uma lista de suas realizações agora! Mantenha suas lideranças atualizadas e não tenha medo de compartilhar as suas vitórias e competências. Só não se vanglorie ou se gabe.

Aqui estão alguns outros exemplos comparativos:

Menos assertiva: “Não tenho certeza se conseguirei ser uma boa líder”
Mais assertiva: “Posso garantir que minhas habilidades e experiências ajudarão para o bom desempenho desta negociação.”

Menos assertiva: “Não tenho certeza se é uma boa escolha.””
Mais assertiva: “Estou convencida de que é a melhor escolha.”

Menos assertiva: “Você provavelmente tem melhores habilidades de resolução de problemas do que eu, mas aqui está o que estou pensando.”
Mais assertiva: “As minhas habilidades de resolução de problemas indicam que essa manobra que indico será um trunfo para o nosso setor.”

Menos assertiva: “Não tenho certeza, mas pode ajudar.”
Mais assertiva: “Meus pontos fortes incluem pensamento analítico. Você precisa fazer ___.”

Menos assertiva: “Não sei, parece que pode dar certo”.
Mais assertiva: “Conquistei a confiança de meus colegas no passado e encorajo você a fazer o mesmo.”

Menos assertiva: “Pode estar faltando alguma coisa na escolha dessa opção.”

Mais assertiva: “Descobri como tomar boas decisões neste experimento. Confie em mim, essa é a melhor opção.”

Palavras Finais:

A boa notícia é que a assertividade nem sempre é uma habilidade inata, mas é uma habilidade aprendida. E, uma vez que você comece a praticar até mesmo pequenas mudanças comportamentais, você verá como seu dia de trabalho se tornará muito melhor.

A comunicação torna-se mais pontual, objetiva e o conflito é menos intimidante,  assim como os objetivos são infinitamente mais alcançáveis.

Ser uma mulher assertiva significa ser capaz de comunicar as suas ideias com clareza e autoconfiança, influenciando os outros e contribuindo plenamente com os colaboradores da empresa. Significa ser direta, ser capaz de tomar decisões e ter coragem de falar quando não concordar ou ter uma opinião forte sobre algo.

Agora, a maneira como fazemos isso pode ser a diferença entre ser assertiva e ser muito agressiva. Não se esqueça jamais de que o tom de voz que usamos, bem como as  expressões faciais, representam cerca de 80% do que as pessoas percebem de nós.

Ser assertiva significa que nossa linguagem corporal está alinhada com nossos pensamentos e somos capazes de articulá-los com facilidade e sem temor. Isso significa que nos sentimos em acalmia e com as emoções centradas em nosso papel.

A assertividade tem dois lados da moeda, e nos mostra que é uma competência que também somos capazes de ouvir, de reconhecer e de valorizar os outros.

Ser uma mulher assertiva e forte são as chaves para o sucesso. Ser forte não significa se colocar em um pedestal e passar sobre os outros como um trator. Ser assertiva e forte, é se possibilitar a aprender essa habilidade, abandonando medos e receios de se expor, para seguir em frente fazendo conquistas profissionais. Boa sorte!

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Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

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