Blog

Mudar de Carreira Pode Beneficiar sua Saúde Mental

Mudar de Carreira Pode Beneficiar sua Saúde Mental

Para muitas pessoas, seus empregos podem ser um fator que contribui para uma saúde mental precária. Muitas vezes, o impacto negativo do trabalho no bem-estar de uma pessoa pode ser corrigido. Por isso que muitas vezes, mudar de carreira pode beneficiar sua saúde mental.

Dessa forma, se você quer saber como fazer transição de carreira, é provável que já esteja insatisfeito com seu trabalho há um bom tempo. Pense que quando o esgotamento ocorre, muitos trabalhadores decidem dar um basta, e daí começam a fazer as suas movimentações, o que justifica que mudar de carreira pode beneficiar sua saúde mental.

Existem pessoas que começam a procurar trabalho em outro lugar ou a pesquisar outras áreas onde poderiam ser mais felizes. Veja que muitas pessoas podem decidir proteger seu bem-estar mudando de empresa, ou mudando ligeiramente de função ou mudando completamente de carreira.

Para começar, você precisa adotar uma visão mais ampla sobre três possibilidades: 

  • Mudar de emprego: significa buscar uma nova oportunidade em outra empresa, mais adequada às suas expectativas, mantendo a mesma área de atuação e alterando cargo, função ou responsabilidades;
  • Mudar de carreira: é uma mudança mais complexa, pois significa seguir um novo rumo na sua profissão, buscando uma nova especialidade dentro ou próxima da sua área ou mirando na gestão, por exemplo;
  • Mudar de profissão: é a transição mais profunda, pois significa recomeçar do zero em uma área profissional totalmente nova, na qual você não tem nenhuma experiência prévia.

Geralmente, quando as pessoas falam em transição de carreira, estão se referindo à mudança de área profissional — ou seja,o caminho mais desafiador. Mesmo que seja desafiador,  mudar de carreira pode beneficiar sua saúde mental.

Existem casos de profissionais muito bem capacitados, talentosos e dedicados em seus trabalhos, mas não reconhecidos por suas ações, não sendo promovidos por muitos anos, estagnando-se e se vendo com muitas obrigações no dia a dia. Essa é uma situação de falta de reconhecimento profissional, o que pode causar desânimo com a carreira.

Por outro lado, quem se dedica a um campo desvalorizado acaba se desgastando também, por não ter um retorno favorável, mesmo com muito esforço. Isso pode causar desânimo, mesmo a longo prazo. As despesas nunca deixam de existir e sempre tendem a aumentar, enquanto o salário pode se manter igual. Portanto, é normal considerar se vale a pena mudar de carreira neste contexto também.

Sendo assim, questione se essas situações são reversíveis ou contornáveis, pois além de afetar a sua saúde mental e o seu interesse pelo trabalho, na maioria das vezes não vale a pena passar por tudo isso,  ao considerar também o baixo salário mensal.

O estresse patológico e diário no trabalho, é realmente um sinal para considerar a transição de carreira. Muitas vezes, isso não afeta somente o campo profissional, mas todas as áreas da vida de uma pessoa. As exigências constantes, as reclamações e os sentimentos ruins gerados por essa situação, podem ter um grande impacto no momento de mudar de rota.

Se você também está pensando em mudar de carreira, pode estar se perguntando como essa mudança poderia melhorar sua saúde mental .

Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios potenciais envolvidos. Ok?

1-Avalie que menos horas se traduz em menos estresse

 Uma das razões pelas quais seu trabalho atual está afetando sua saúde mental pode ser porque você esteja trabalhando muitas horas, ou seja, a carga horária está enorme e consumindo toda a sua saúde. Você também pode estar trabalhando horas extras e sem remuneração.

Isso pode resultar em você a sensação de extremo estresse e esgotamento. Ao mudar para um trabalho com menor carga horária, poderá ser recuperado o tempo necessário para relaxar um pouco mais e viver a vida com maior qualidade.

Com menos estresse relacionado ao trabalho, vão ocorrer melhorias no sono, bem como um maior envolvimento no trabalho, que é um fator importante na satisfação e no bem-estar geral.

2-Colegas de trabalho fazem parte da construção de relações saudáveis

 Um dos maiores fatores em como nos sentimos no trabalho são as pessoas com quem trabalhamos. Na verdade, seus colegas de trabalho podem ser tão importantes quanto o próprio trabalho .

Se você tem colegas tóxicos que maltratam os seus pares, são hostis e não cooperam com você, isso pode levar a um alto nível de desengajamento e insatisfação no trabalho.

Em contraste, quando você trabalha com pessoas que compartilham sua paixão, motivação e valores, isso pode tornar seu trabalho agradável e gratificante, mesmo que o trabalho em si ainda não seja o ideal.

3-Estilo de gestão adoece o colaborador

 Pesquisas mostram que quando os chefes adotam um estilo de microgerenciamento, isso tende a afetar negativamente a saúde mental dos funcionários. O microgerenciamento envolve monitorar e controlar de perto os detalhes do trabalho de um funcionário.

As evidências sugerem que isso pode aumentar os níveis de estresse dos trabalhadores, além de torná-los mais propensos à baixa autoestima e à depressão.

Por outro lado, ao trabalhar com um gestor que lhe dê independência e espaço para contribuições pessoais e criativas, você provavelmente sentirá um maior senso de significado e propósito em seu trabalho e, por sua vez, notará uma melhora na saúde mental.

4- Entenda a função do equilíbrio trabalho-vida pessoal

 Você pode ter a sensação de que seu trabalho se tornou a sua vida. De fato, esta é uma realidade para muitas pessoas que lutam em suas funções atuais. Devido ao excesso de trabalho, de atividades levadas para fazer em casa, e a expectativa de sempre ter que ‘estar ligado’, verificando e-mails tarde da noite e nos feriados, os pensamentos relacionados ao trabalho são inevitáveis.

Isso pode contribuir significativamente para a causa de problemas como estresse crônico e ansiedade. Mas, ao buscar um emprego ou trabalhar para uma empresa que oferece flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, você pode obter o descanso, o relaxamento e o tempo de lazer necessários para viver uma vida mais saudável e gratificante.

O trabalho é um aspecto importante da vida, mas nunca deve ser o único. Precisamos de tempo adequado para um sono reparador, para estar com amigos e familiares, para ter hobbies e projetos pessoais, sair de férias e desestressar. Às vezes, uma mudança de carreira é necessária para recuperar sua vida.

5- Vivemos melhor numa cultura de trabalho saudável

 A cultura atual de trabalho em uma empresa também pode afetar a saúde mental dos funcionários. Por exemplo, uma cultura de trabalho ruim pode fazer você se sentir desconectado dos colegas de trabalho e dar-lhe a sensação de simplesmente ser uma engrenagem em uma máquina, sem realmente contribuir com nada de valor ou fazer parte de uma visão compartilhada.

Por outro lado, quando uma empresa prioriza reconhecer o valor da equipe, talvez respeitando o descanso nos feriados, oferecendo design aprimorado do escritório ou gerando determinados eventos e atividades saudáveis, os funcionários podem se sentir mais humanos no trabalho e perceber esse senso de conexão que torna o trabalho significativo.

Além disso, quando uma empresa reconhece verdadeiramente o valor dos funcionários, seja por meio de elogios ou recompensas justas, faz valer a pena o trabalho árduo. Também é uma parte importante da construção de uma auto-estima saudável nos funcionários.

A cultura de trabalho também pode melhorar a saúde mental, oferecendo vantagens aos funcionários , como férias generosas, educação, aprimoramento e aprendizado adicionais, academia, aulas de ginástica, aulas de ioga e alimentação saudável.

Vamos refletir o seguinte…

Levando em consideração todos os pontos acima, parece claro que uma mudança de rota pode melhorar a saúde mental de várias maneiras. Claro, é um desafio encontrar um emprego que possa oferecer a receita perfeita para uma boa saúde mental, mas é uma questão de fazer essa busca com vontade e motivação. Existem muitas empresas que oferecem um plano de trabalho justo, que reconhecem o valor de seus funcionários e que brindam as suas equipes com benefícios excelentes voltados para a saúde física e mental.

Como fazer a transição de carreira?

1-É preciso planejar!

O primeiro passo é iniciar um planejamento e, assim, fazer uma transição assertiva. Avalie a necessidade de construir uma reserva financeira para se manter até conseguir um novo emprego. Para isso, pode ser preciso continuar no trabalho atual por mais um tempo. É preciso também analisar o mercado dentro do campo desejado, vendo se ele está saturado ou não e se os salários são satisfatórios ao seu estilo de vida.

2-Tenha consciência das expectativas!

É preciso saber controlar as suas expectativas. Claro que queremos sempre o melhor de maneira rápida, mas é preciso ter consciência de que o processo de transição pode ser difícil e que, logo no começo, aparecerão muitos desafios pela frente. São construções e passos diários.

3-Construa sua base de conhecimentos!

O domínio das habilidades técnicas é essencial, principalmente em uma transição de carreira. Lembre-se, também, de que possuir um diploma ou certificado pode ser um diferencial ao adentrar o mercado de sua nova área e existem muitos cursos que te preparam para isso e não precisam de um alto investimento de tempo e/ou finanças. No próximo tópico, vamos te explicar melhor sobre isso e qual é a profissão que vale mais a pena.

Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp: (12) 99797-1333

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »