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Como Lidar com Colegas de Trabalho Difíceis?

Como lidar com colegas de trabalho difíceis?

Pessoas difíceis estão por toda parte, no supermercado, na academia, no trânsito e até mesmo andando na rua. O melhor do melhor sobre essas pessoas difíceis, é que você pode ir embora e provavelmente não vai encontrá-las novamente! Mas no mundo do trabalho as coisas são diferentes, você pode sair do trabalho, mas as chances de que você vai se deparar com outras pessoas difíceis novamente em um novo trabalho são imensas. Dessa forma, como lidar com colegas de trabalho difíceis?

O relacionamento interpessoal é de extrema importância para um bom fluxo de trabalho, porque cada vez mais atuamos em equipes e de maneira colaborativa, dependendo uns dos outros para alcançar bons resultados. Mas é comum encontrarmos, durante a nossa trajetória profissional, indivíduos com os mais diversos tipos de temperamento, personalidade e preferências. Quando isso nos acontece, vivenciamos um total desalinhamento de valores e preferências, o que dificulta o convívio.

Felizmente, existem algumas maneiras diretas e gentís em como lidar com pessoas difíceis no trabalho e, consequentemente, mudar esse relacionamento para melhor. Vai depender de alguns esforços seus, mas você verá que vale a pena.

Aqui estão algumas pistas para você conquistar seu bem-estar no trabalho ao conviver com pessoas difíceis. Vamos conhecer?

Como lidar com colegas de trabalho difíceis?

 Escolha o momento certo

Saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho é sinal de inteligência emocional e pode levar você a patamares muito mais altos na sua carreira. Mas, se você não conseguir lidar com a situação em dado momento, não há problema em se afastar por alguns minutos do ambiente onde vocês estão.

Dê uma volta, respire fundo ou desabafe discretamente com um bom colega de trabalho, mas dê um passo para trás para deixar suas emoções se acalmarem e assim colocar o problema em nova perspectiva, antes de ser reativo e atacar a pessoa difícil.

Espere realmente passar o momento mais complicado e depois, com calma, procure mostrar para a outra pessoa como se sentiu e realmente tente colaborar para que essa relação seja melhorada.

 Verifique você mesmo

Embora você possa ter certeza absoluta de que a outra pessoa é a mais difícil do mundo, certifique-se de que não é você. Lembre-se também que o que você gosta nem sempre agrada a outra pessoa. Tome cuidado com perfumes fortes, música alta e outras coisas que possam invadir o espaço alheio.

Se esta é a primeira vez que você teve problemas com essa pessoa, examine seus comportamentos e respostas. Você reagiu exageradamente a algo que ela disse? Sua interação inicial foi um pouco agressiva? Tome um momento e reflita se você está contribuindo para as dificuldades.

Da mesma forma, se o problema com essa pessoa é recorrente, pode muito bem ser ela a causadora e não você. No entanto, esta é uma oportunidade para examinar seus padrões de comportamento com essa pessoa especificamente e de forma mais geral.

Ninguém tem o poder de mudar o outro, mas todos podem observar a própria postura diante dos problemas e até mesmo melhorar a relação com uma pessoa mais ríspida ou difícil de conviver à partir de um novo comportamento. Entenda que comportamento gera comportamento.

Obtenha uma segunda opinião confiável

Não tem certeza se você está certo ou errado? Antes de abordar o “problema” com a pessoa difícil, converse com alguns amigos ou colegas de trabalho de sua confiança e peça a opinião deles. É possível que eles já tenham vivido uma situação semelhante em outras empresas,  ou a mesma situação com essa pessoa difícil, e possam fornecer algumas informações valiosas sobre o que está acontecendo e como lidar com isso.

Tenha uma conversa privada com a pessoa difícil

Depois de determinar o que está acontecendo dentro da sua perspectiva, converse em particular com a pessoa envolvida. Você não precisa enviar um convite formal agendado, mas deve certificar-se de que você e a outra pessoa tenham tempo e espaço para falar.

Se você precisar se desculpar pelo seu comportamento, é melhor começar logo com isso. E se você também precisar abordar o comportamento da outra pessoa, o faça sem parecer zangado, magoado, condescendente ou como se fosse um pai.

Procure exercer a paciência, afinal, nem sempre é possível trocar de emprego ou de equipe. Para que a pessoa assuma o papel de um colega difícil, ela precisa de coadjuvantes em quem possa descarregar suas atitudes negativas.

Mantenha o autocontrole

Há uma boa chance de suas emoções ficarem alteradas durante essas conversas. Mas faça o possível para manter a calma durante a conversa e, se for preciso se retire,  caso perceba que está esquentando a cabeça.

Uma maneira de ajudá-lo a manter uma atitude nivelada é praticar a gentileza e a empatia. Você pode descobrir que a outra pessoa não tinha a menor ideia de que estava incomodando ou que estava passando do limite. Faça perguntas e ouça como ela percebe a situação, justamente para poder ajudar a orientar o resto da conversa.

Aborde somente os fatos

Não leve para o lado pessoal. Em vez disso, atenha-se aos fatos para ajudar a si mesmo a manter as coisas no nível profissional e evitar que a outra pessoa fique na defensiva ou agressiva.

Por exemplo, se seu colega de trabalho não entregar sua parte do projeto a tempo, não diga: “Você sempre entrega seu trabalho atrasado. Você é um problema.” Em vez disso, tente algo como “Posso ter entendido mal alguma coisa, mas esperava esse relatório ontem. Quando posso esperar?”

 Defina e atenha-se aos limites

Muitas vezes, as pessoas difíceis não respeitam limites. Pode ser o espaço pessoal do outro, como por exemplo,  sempre se atrasando em tudo ou sendo limitado em suas comunicações. O que quer que esteja causando o problema, você precisa estabelecer limites para a outra pessoa.

Por exemplo, se essa pessoa está sempre 15 minutos atrasada para todas as reuniões com você, coloque o seu limite e tente dizer: “já é tarde, gostaria de remarcar.”

Dessa forma, se a pessoa estiver mais de 10 minutos atrasada para a reunião, remarque-a e não se encontre com ela fora do horário agendado. Com o tempo, a outra pessoa pode aprender e mudar seu comportamento.

 Construa uma ponte profissional

Em última análise, pense que você está construindo uma ponte profissional com essa pessoa. Vocês não precisam ser os melhores amigos do mundo, mas precisam trabalhar juntos. E a melhor forma de construir essa ponte é com respeito.

Durante as conversas, tente entender o comportamento da pessoa e trate-a com o mesmo respeito com que deseja ser tratado. Isso pode ajudar muito a mudar as coisas.

 Foco no Futuro

Finalmente, depois de estabelecer seus limites, avance sem pensar no que aconteceu no passado. A pessoa difícil as vezes pode cair em velhos padrões de tempos em tempos, mas siga em frente com empatia e respeito.

– Quando as coisas não mudam

Às vezes, apesar de seus melhores esforços, a pessoa difícil pode continuar sendo difícil. Acontece. Se essa é a sua situação, ainda existem maneiras de trabalhar com uma pessoa difícil sem prejudicar sua reputação profissional.

 Não leve para o lado pessoal

É mais fácil falar do que fazer, mas tente realmente não levar as coisas para o lado pessoal. Muitas vezes, as pessoas difíceis tratam todos da mesma maneira. Então, tente lembrar que não é sobre você. É sobre a outra pessoa e seu comportamento.

 Uma outra pessoa

Peça a um colega de trabalho confiável que participe de todas as suas interações com essa pessoa. Isso pode não apenas ajudar a manter suas respostas sob controle , mas também pode funcionar como uma auto-proteção. A pessoa difícil pode não ser tão difícil quando não são apenas vocês dois numa sala.

 Deixe-o ser assim

Deixe de lado a crença de que é sua responsabilidade mudar a pessoa difícil. Não é! Você está lidando com um adulto e a escolha em ser assim é dela. Sua única escolha é deixá-lo ser assim e colocar os seus limites!

Tentou de tudo e não deu certo

Finalmente, esteja preparado para envolver seu gerente ou até mesmo o RH dependendo da gravidade do caso. Isso deve ser usado apenas como último recurso. Mas se você sentir que está sem opções, leve-o aos superiores apropriados. Use fatos e números, não sentimentos ou emoções, para defender o seu caso. Apenas tenha em mente que o RH ou seu gerente podem não se envolver e, em vez disso, dizerem que cabe a você e à pessoa difícil solucionarem esse problema entre vocês.

Mantendo as coisas em equilíbrio

Lidar com colegas de trabalho difíceis é algo que a maioria das pessoas provavelmente prefere evitar. Mas, adotando uma abordagem direta e compassiva, você poderá construir um relacionamento de trabalho mais saudável com seu colega de trabalho .

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Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

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