Quando você está na presença de uma pessoa genuinamente agradável, você imediatamente sabe disso. São pessoas que parecem fáceis de lidar, que imediatamente fazem você se sentir bem consigo mesmo e que ao mesmo tempo sempre possuem uma visão positiva em qualquer situação. Esse cenário é aquele totalmente diferente de quando alguém não é gentil com você. As pessoas que simplesmente não são tão calorosas, apenas criam tensão e limitam a nossa capacidade de nos sentir bem quando interagimos com elas.
As pessoas que são agradáveis podem ficar ainda melhores nesse sentido, quando elas têm boas experiências com outras pessoas. A agradabilidade é algo bem contagioso no sentido psicológico. Você certamente será mais amigável com alguém que sorri para você, que mostra simpatia e que é amigável com o seu grupo.
Aquele membro mal-humorado de sua equipe, por outro lado, é alguém que você naturalmente sentirá mais rejeição e o evitará o máximo possível. Saiba que isso só antagoniza ainda mais essa pessoa e sabe por que? Porque a gentileza pode se alimentar de si mesma, e a indiferença também . Quando Alguém Não é Gentil com Você
Quer sentir a situação na pele? Pois bem….Imagine que você marcou uma consulta com um novo médico para discutir sua recente crise de alergia. Você é levado a uma sala de exames onde espera, esperançosamente, que esse profissional demonstre um desejo sincero de ajudá-lo a superar sua tosse e espirros persistentes. Certo?
A porta se abre e um senhor de aparência severa em um jaleco branco entra e você observa uma leve carranca no seu rosto. Embora haja o contato visual com você, o comportamento del faz você sentir que há algo de errado com você e talvez pense que é justamente por ter vindo com esse probleminha.
Você se sente quase que invadindo aquele espaço. O doutor registra seus sintomas, faz uma pausa para refletir e emite o pronunciamento de que um simples remédio de venda livre nas farmácias deve melhorar seu estado de saúde. É dado à você um adeus bem superficial sem quase te olhar e ele se foi. Quando Alguém Não é Gentil com Você
Você imediatamente pensa : há algo de errado comigo por ter vindo ao médico, porque parece que tenho um problema insignificante. Talvez se eu tivesse sido um pouco mais claro ou formulado as informações de maneira diferente, provavelmente eu teria obtido uma reação mais cuidadosa, atenciosa da parte dele. A culpa foi minha!!!!!
O fato é que algumas pessoas simplesmente não são tão legais como gostaríamos que elas fossem. Nesse exemplo acima, vemos a figura de um profissional da saúde que simplesmente não oferece acolhimento, atenção e gentileza.
Pelo lado positivo da situação, digamos que ele cumpriu com a obrigação técnica, ou seja, receitou a medicação correta e fez o paciente se livrar da alergia. Ainda assim, talvez se fosse você nessa situação, prefirisse um pouco mais de gentileza afetiva e olho no olho.
Vamos mudar de cenário: digamos que você está trabalhando com um grupo em um projeto no qual se espera que cada um de vocês contribua com uma série de decisões importantes e tomadas em grupo. Um membro continuamente faz comentários depreciativos sobre as ideias de todos os outros – incluindo as suas. Quando Alguém Não é Gentil com Você
Esse indivíduo parece se orgulhar de ser o mais mal-humorado possível, mas ninguém além de você parece incomodado. Uma noite, você recebe um e-mail dessa pessoa e que realmente te irrita. Finalmente você está pronto para responder com uma resposta forte e expressando sua indignação. Nesse ínterím, antes de clicar em “enviar”, você tem dúvidas e decide adiar.
Bem, não responder a um e-mail irritante de alguém irritante que constantemente o incomoda é, na mais pura verdade, uma boa ideia. Vamos compreender. É compreensível que seja muito difícil lidar com pessoas que não são legais e que se comportam de maneira negativa. Mas se você se considera uma pessoa legal, esse caminho ironicamente traz para você um outro risco, ou seja, de ser percebido negativamente também.
O dilema de como lidar com uma pessoa não tão legal sem parecer que você não é legal é bastante comum. Felizmente, a psicologia oferece alguma perspectiva do ponto de vista da teoria dos traços de personalidade . A qualidade da amabilidade é a dimensão que mais se aproxima da “gentileza”, pois inclui a tendência de ser gentil, simpático, direto, altruísta , complacente, terno e modesto.
Parece bem possível, então, que gentileza gera gentileza e, de fato, há evidências de que pessoas legais têm uma maneira mais positiva e cordial de ver o mundo e de consequentemente tratar bem todas as pessoas. Seria maravilhoso se pudéssemos viver em um mundo em que todos fossem gentis uns com os outros o tempo todo. No entanto, existem aqueles que parecem ter baixa agradabilidade gravada em suas personalidades. Quando Alguém Não é Gentil com Você
Você tem um limite onde as pessoas não podem ultrapassar na forma como o tratam?
Algumas pessoas são rudes ou egoístas por natureza. É apenas o modo como elas funcionam. Alguns sempre pensam apenas em si mesmos. É um comportamento tão arraigado que tratar as pessoas de forma grosseira é normalizado por elas. Mas, às vezes, esse tipo de comportamento está profundamente comprometido por causa de coisas que aconteceram com elas, na vida delas. E você simplesmente não sabe. Quando Alguém Não é Gentil com Você
Para alguns, o peso de sua experiência de vida pode ser demais. Eventualmente, uma forte raiva ou a mágoa e ressentimento simplesmente explodem deles em todos os momentos, como um balão inflado que foi mantido debaixo d’água e repentinamente é liberado.
Quando as pessoas manifestam esse tipo de postura é porque foram maltratadas no passado. Elas chegaram a um ponto de dor onde repassam a sua raiva adiante. Algumas pessoas têm tanta dor emocional em suas vidas que mal conseguem manter a cabeça acima da água. Às vezes, a mágoa é mais alta do que a compaixão. Saiba que a bondade é contagiosa, afinal.
Em outras palavras, será que o comportamento de outras pessoas também moldou você? Ou você apenas lamenta o jeito delas e continua sendo você mesmo? Não deixe que o comportamento dos outros mude você. Permanecer fiel a si mesmo pode ser uma das coisas mais importantes que você já fez por você mesmo.. Quando Alguém Não é Gentil com Você
Às vezes, apenas precisamos encontrar o equilíbrio entre bondade e compaixão pelos outros e compaixão por nós mesmos. Há um ponto ideal a ser encontrado.