Blog

Porque Você Tem Dificuldade de Tomar Decisões

Não importa quem você é ou o que faz para viver, mas certamente você é uma pessoa que toma pequenas e grandes decisões todos os dias.  A maioria das suas decisões diárias devem ser casuais; como por exemplo, o que tomar no café da manhã? Qual roupa se vestir para ir para o trabalho? Quem convidar para o aniversário? O que cozinhar para o jantar? Porque Você Tem Dificuldade de Tomar Decisões …Enfim…. 

Estima-se que uma pessoa adulta tome em torno de 35 mil decisões por dia, tanto decisões simples como também as mais complexas. As nossas decisões geram impactos em diferentes proporções tanto individuais quanto coletivas. E quanto mais decisões tomamos ao longo do dia, mais cansados ficamos de tomar decisões.

E com isso aumentam as chances de fazermos escolhas erradas. Sim, esse fenômeno existe e tem nome: Fadiga de Decisão. Tomar decisões pode ser um processo bem exaustivo, já que exige esforço de diversas áreas do nosso cérebro. Porque Você Tem Dificuldade de Tomar Decisões

Fadiga da Decisão

Qual trabalho você aceita fazer? O que você veste para uma festa?  O que você vai falar com a sua chefe?  Como abordar um tema difícil com o filho? Enfim…todos nós tomamos decisões. Mas se você fica frequentemente paralisado pela indecisão quando se depara com uma gama de opções, isso pode impedi-lo de seguir em frente na vida.

Nossas escolhas devem ser conduzidas não apenas por resultados previsíveis, mas também pelo nosso desejo, convicções e motivações internas, bem como pelo reflexo disso tudo na vida dos demais envolvidos.

Com que Roupa eu Vou?

De fato, existem mecanismos que podem diminuir o número de decisões durante o dia e assim, amenizar o foco em escolhas e as consequentes más escolhas. O ex-presidente americano Barack Obama e o criador do Facebook, Mark Zuckenberg, por exemplo, já admitiram que usam o mesmo tipo de roupa todos os dias, porque assim têm uma decisão a menos a tomar. Mas, é claro que você não precisa ser tão radical.

A Vida é Feita de Escolhas: Saiba Como Escolher Bem!!

Entenda que para fazermos boas escolhas é preciso que nos escutemos internamente, para assim honrarmos nossos desejos e consequentemente agirmos, assumindo os riscos e nos entregando ao inesperado pois ninguém tem bola de cristal.

Freqüentemente, a incapacidade de tomar decisões se deve à nossa ansiedade. E aqui está uma importante causa das nossas dificuldades diante das decisões.  Saiba que a tomada de decisão sempre pode ser uma jornada de autoconhecimento, empoderamento e crescimento pessoal.

A Ligação entre Ansiedade e a Incapacidade

para Tomar Decisões

O seu problema provavelmente não é apatia ou hesitação no momento de tomar uma decisão, provavelmente é sua ansiedade!!!!! A relação entre ansiedade e indecisão é complexa e de mão dupla.

A tomada de decisões pode deixá-lo ansioso; e se você já está lutando contra a ansiedade, isso pode prejudicar ainda mais a sua capacidade de tomar “boas decisões”. As razões pelas quais a tomada de decisões pode causar ansiedade são:

  • Sobrecarga de Escolha: Como saber qual opção é a certa ? O mundo de hoje está repleto de possibilidades infinitas. A vasta escolha apresentada principalmente pela vida online tornam as coisas ainda mais difíceis. De milhões de ofertas de compras online à aplicativos de namoro, toda essa abundância de opções pode nos causar imensa ansiedade no momento da tomada de decisão.
  • Medo da Responsabilidade: E se você fizer a escolha errada ? Tomar uma decisão, boa ou má, certa ou errada, sempre tem consequências. Se algum dos resultados possíveis da sua decisão for negativo, você pode não se sentir disposto a assumir a responsabilidade pela sua decisão.
  • Perfeccionismo: E se a sua escolha não for a mais perfeita ? Costuma-se dizer no senso comum que uma má decisão é melhor do que nenhuma decisão. Embora isso não seja necessariamente verdade, se você tiver padrões irrealisticamente elevados, poderá esperar até que a opção perfeita apareça – o que pode nunca acontecer. Se você procrastinar, provavelmente não tomará nenhuma decisão.
  • Agradar as Pessoas:  E se as pessoas não gostarem da sua escolha? Será que você tende a basear suas decisões no que acredita que agradará aos outros? Entenda que o fato de agradar as pessoas através das escolhas que faz,  pode ser o resultado da sua experiência de vida submetido à subjugação e isso pode tornar-se muito estressante. Isso anula sua própria vontade. Aceite o fato de que você não pode agradar a todos, principalmente o tempo todo!

A indecisão é o resultado de quando queremos evitar a ansiedade causada pela tomada de decisões. Se tomar uma decisão deixa você ansioso, qual é a melhor maneira de evitar a ansiedade do que não tomar uma decisão? Mas isso é, obviamente, uma lógica absurdamente falha – e não lhe ajuda em nada a longo prazo. Além disso, essa mesma indecisão também pode causar até mais ansiedade. Você sabia que : A indecisão também é a semente do medo?”

Mas e se você vive ansioso cronicamente? Talvez você esteja enfrentando um Transtorno de Ansiedade ou Ataques de Pânico.  A ansiedade – seja qual for a causa – pode levar à indecisão. Não se esqueça disso, ok?

Como a Ansiedade Causa Más Decisões?

A ansiedade pode levar o ser humano à incapacidade de tomar decisões – e principalmente a incapacidade de tomar  “As Boas Decisões”.

Embora a ansiedade possa causar indecisão e te travar na hora da decisão, às vezes também pode ter o efeito oposto maléfico . Você pode tomar decisões até rápidas e precipitadas na tentativa de evitar a ansiedade ou porque não consegue pensar direito devido ao seu estado emocional. Mas toda decisão tomada rápida e de maneira precipitada pode te levar para o abismo, ou seja, pode ser uma decisão errada.

Se você luta contra a ansiedade, reconhecerá que sente aquele antigo sentimento evolutivo de “luta ou fuga” , que surge quando você está tendo um ataque de ansiedade. Aquela onda de adrenalina e o coração acelerado que lhe fornece tudo o que você precisa para sobreviver  à duras penas e que te desliga de todo o resto, incluindo sua capacidade de tomar decisões.

Caso a sua ansiedade o levou a tomar decisões erradas no passado, isso pode deixá-lo ainda mais ansioso quanto à tomada de decisões no presente momento.

7 Maneiras de Impedir que a Ansiedade Interfira na sua Tomada de Decisão

Para superar a indecisão causada pela ansiedade, experimente as seguintes estratégias:

  1. Evite a sobrecarga de escolhas: Uma pesquisa da Universidade do Colorado (2019) concluiu que: “Se alguém com um transtorno de ansiedade tem dificuldade em selecionar entre múltiplas opções, ele ou ela pode se beneficiar aprendendo como estruturar seu ambiente para evitar a sobrecarga de escolhas”. Existem maneiras de evitar tantas opções em sua vida diária!!!  Pense sobre isso.
  2. Evite o perfeccionismo: Você está esperando por um herói na sua vida? Um parceiro perfeito? O trabalho perfeito? As férias perfeitas? Quer um conselho? Não faça da perfeição o inimigo do bom. Suas decisões NÃO precisam ser perfeitas – apenas tomadas e de preferência sem ansiedade. Certo?
  3. Não catastrofize: ‘Catastrofizar’ é um estilo de pensamento negativo e portanto inútil da sua cabeça. É também chamado de ‘armadilha de pensamento’ associada à ansiedade . Ao tomar uma decisão não caia no erro de imaginar o cebário do pior resultado possível. Provavelmente o pior não acontecerá. Deixe as fantasias catastróficas de lado…..
  4. Jogue a moeda: Nem toda decisão é uma big decisão, ou seja, não é como a Escolha de Sofia . Às vezes, se houver muito pouca diferença entre as duas opções da sua escolha – especialmente se não for uma decisão importante e que mude a sua vida – faz todo o sentido apenas escolher uma aleatoriamente e sem sofrimento.
  5. Faça uma lista de prós e contras: Às vezes, as decisões a serem tomadas são grandes e mudam vidas. Quer exemplos? Mudar de emprego, mudar para uma nova cidade ou um outro país ou ainda terminar um relacionamento. Como você pode evitar a ansiedade quando os riscos são tão altos? Para grandes decisões, você pode querer fazer uma lista de prós e contras e passar algum tempo considerando as suas opções. Mas faça isso para ajudá-lo a tomar uma decisão e não para procrastinar a sua decisão.
  6. Pequenos passos em grandes decisões: Dê um pequeno passo para testar uma escolha antes de se comprometer totalmente. Por exemplo, se você está pensando em se mudar para uma nova cidade, você pode trabalhar remotamente de lá por um mês para testar o terreno. Faz sentido?
  7. Viva com incerteza: Como você pode impedir que a ansiedade o mantenha preso na incerteza? Em primeiro lugar, aceite que a vida é incerta e que você nunca saberá qual será o resultado exato da sua decisão. Você nunca terá o conhecimento perfeito para fazer a escolha perfeita. Viva com a ambigüidade e aceite o desconhecido.

Se a ansiedade é a fonte da sua incapacidade de tomar decisões, faz sentido atacar a causa raiz. Há muitas maneiras de lidar com a ansiedade, como por exemplo conversar com um psicoterapeuta.

Bertrand Russell disse: “Nada é tão exaustivo quanto a indecisão e nada é tão fútil”. Se você conseguir reconhecer e controlar sua ansiedade, também poderá superar sua indecisão – e principalmente tomar boas decisões com as quais poderá conviver.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »