Blog

100 Exercícios de Arteterapia Para a Sua Mente!

100 Exercícios de Arteterapia Para a Sua Mente!

Pablo Picasso disse uma vez: “A arte lava da alma a poeira da vida cotidiana”. Não é surpresa, então, que muitas pessoas ao redor do mundo usem a arte como um meio de lidar com o estresse, traumas e infelicidade, ou apenas para encontrarem maior paz e significado em suas vidas. Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Se você está curioso sobre o que a arteterapia tem a oferecer, experimente alguns desses ótimos exercícios, pois vão ajudar a nutrir sua mente, seu mundo emocional e subjetivo. Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Se você gosta da experiência, também pode procurar tratamento profissional através da arteterapia.

Vamos aos exercícios? (Logo abaixo)

 

Emoções

Lide com emoções como raiva e tristeza através desses exercícios:

  1. Desenhe ou pinte suas emoções. Neste exercício, você se concentrará inteiramente em pintar o que está sentindo.
  2. Crie uma roda de emoções. Usando cores, esta atividade fará com que você pense criticamente sobre suas emoções.
  3. Faça uma pintura de estresse. Escolha cores que representem seu estresse e rabisque e pinte seus problemas.
  4. Monte um diário. Os diários não precisam se basear apenas em palavras. Você também pode fazer um diário de arte, que permite expressar visualmente suas emoções.
  5. Faça fantoches de meia. Fantoches de meia não são apenas para crianças. Faça o seu próprio e faça com que eles representem cenas que o deixam chateado(a).
  6. Use linha na sua arte. A arte de linha ou desenho de linha é qualquer imagem que consiste em linhas distintas diretas ou curvas colocadas contra um fundo (geralmente simples), sem gradações na sombra (escuridão) ou matiz (cor) para representar objetos bidimensionais ou tridimensionais.
  7. Crie um cartão postal que você nunca enviará. Você ainda está com raiva ou chateado(a) com alguém em sua vida? Crie um cartão postal que expresse isso, embora você nunca precise enviá-lo. Envie só se desejar.
  8. Crie uma escultura de sua raiva. Para esta atividade, você fará uma manifestação física da raiva em sua vida.
  9. Pinte uma montanha e um vale. A montanha pode representar um momento em que você estava feliz, o vale, quando você estava triste. Adicione elementos que reflitam eventos específicos da sua vida também.
  10. Anexe um desenho ou mensagem a um balão. Mande embora as emoções negativas ou espalhe as positivas, anexando uma nota ou desenho a um balão e liberando-o.
  11. Pinte dentro de um coração. Usando um coração como padrão, preencha diferentes partes do coração com as emoções que você está sentindo agora. Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Relaxamento

A arteterapia pode ser uma ótima maneira de relaxar. Considere estes exercícios se você quiser se sentir um pouco mais relaxado(a). 

  1. Pinte ao som da música. Deixar sua criatividade fluir em resposta à música é uma ótima maneira de liberar sentimentos e apenas relaxar.
  2. Faça um desenho de rabisco.  Com esta atividade, você transformará um simples rabisco em algo bonito, usando linha, cor e sua criatividade.
  3. Pintura a dedo. A pintura a dedo não é apenas diversão para as crianças – os adultos também podem se divertir. Mexa as mãos e realmente divirta-se espalhando tinta por aí.
  4. Faça uma mandala. Este símbolo meditativo pode facilmente ajudá-lo(a) a relaxar.
  5. Desenhe no escuro. Não ser capaz de julgar o que você está desenhando ou ter que se preocupar se está ou não “certo” pode ser muito libertador.
  6. Desenhe algo ENORME. E também algo muito pequeno. Envolver seu corpo e se movimentar pode ajudar a liberar o estresse enquanto você desenha.
  7. Use blocos de cores. As cores geralmente vêm com muitas emoções associadas. Escolha papéis coloridos para trabalhar e cole, pinte até criar uma obra-prima colorida.
  8. Deixe-se ser livre. Não se permita julgar seu trabalho. Afinal, não tem como falhar e não tem jeito certo de fazer arte. Basta desenhar, pintar ou esculpir até o conteúdo do seu coração.
  9. Use apenas cores que o(a) acalmem. Crie um desenho ou uma pintura usando apenas cores que você ache calmantes.
  10. Desenhe na areia. Como um jardim zen, esta atividade fará com que você desenhe formas e cenas na areia, o que pode ser imensamente relaxante e uma ótima maneira de limpar sua mente.
  11. Faça um zentangle. Esses pequenos desenhos divertidos são uma ótima ferramenta para  reduzir o estresse. É um método de criação de imagens usando padrões repetidos. É uma fascinante nova forma de arte, fácil de aprender, divertida e relaxante que estimula a atenção e criatividade
  12. Cor em um design. Às vezes, o simples ato de colorir pode ser uma ótima maneira de relaxar. Encontre um livro de colorir ou use esta mandala para colorir.
  13. Desenhe fora. Trabalhar  ao ar livre  pode ser uma maneira divertida de relaxar e entrar em contato com a natureza enquanto você trabalha com arte. Que tal desenhar num parque? Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Felicidade

A arte pode não apenas ajudá-lo(a) a lidar com as coisas ruins, mas também ajudá-lo(a) a apreciar e a se concentrar nas coisas boas. Confira essas atividades sobre o refletir sobre sua felicidade pessoal.

  1. Desenhe sua visão de um dia perfeito. Pense no que constitui um dia perfeito para você e desenhe ou pinte. Esse desenho você pode fazer acontecer hoje?
  2. Tire fotos de coisas que você acha bonitas. Ninguém mais tem que gostar além de você. Imprima e emoldure-os para ter lembretes constantes das coisas bonitas da vida.
  3. Faça um desenho relacionado a uma citação que você gosta. Pegue as palavras de sabedoria de outra pessoa e transforme-as em algo visualmente inspirador.
  4. Crie um desenho que represente a liberdade. Esta atividade faz você pensar sobre o conceito de liberdade e o que isso significa para você, criando uma arte que mostra exatamente o que isso significa para você como pessoa.
  5. Documente uma experiência espiritual. Você já teve uma experiência espiritual em sua vida? Desenhe ou pinte como foi para você.
  6. Faça um bicho de pelúcia. Objetos macios e fofinhos podem ser muito reconfortantes. Use este projeto para criar um animal que signifique algo para você.
  7. Trabalhe em um projeto de suavidade. Usando apenas tecidos macios, crie uma arte.
  8. Desenhe uma “casa”. O que a casa significa para você? Esta atividade fará com que você crie um lugar seguro e aconchegante – não precisa ser prático – que pareça um lar para você.
  9. Documente uma experiência em que você fez algo que não achava que poderia fazer. Todos nós temos que fazer coisas que às vezes temos medo ou incerteza. Use esta atividade como uma chance de comemorar um momento em sua vida.
  10. Pense em uma invenção selvagem. Esta invenção deve poder ajudar a torná-lo(a) mais feliz – não importa o que seja.
  11. Faça uma bandeira de oração. Envie suas orações por você ou por aqueles ao seu redor para o universo com este projeto. Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Retratos

Muitas vezes, uma ótima maneira de conhecer a si mesmo e seus relacionamentos com os outros é através de retratos.

  1. Crie um futuro autorretrato. Este desenho ou pintura deve refletir onde você se vê no futuro.
  2. Desenhe um auto-retrato de bolsa. Do lado de fora de um saco de papel, você criará um autorretrato. Por dentro, você vai preenchê-lo com coisas que representam quem você é.
  3. Escolha as pessoas que mais importam para você na vida e crie arte única para cada uma delas.  Esta é uma ótima maneira de reconhecer o que realmente importa para você e expressar sua gratidão.
  4. Desenhe um retrato de alguém que mudou sua vida. Se alguém já ajudou a mudar seu caminho, para melhor ou para pior, desenhe essa pessoa.
  5. Crie uma imagem que represente como você acha que os outros o(a) veem. 
  6. Desenhe-se como um guerreiro(a). Comece a pensar em si mesmo como uma pessoa forte e capaz, desenhando-se como um guerreiro(a) nesta atividade.
  7. Crie uma série de retratos transformacionais. Este projeto irá ajudá-lo(a) a ver como você mudou ao longo do tempo e a representar essas mudanças visualmente.
  8. Imite Giuseppe Arcimboldo. Usando objetos que tenham significado para você, crie um retrato de si mesmo. Giuseppe Arcimboldo (Milão, 1527 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano. Suas obras principais incluem a série “As quatro estações”, onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas.
  9. Crie um esboço de imagem corporal. Se você tem dificuldades com sua autoestima e imagem corporal, essa pode ser uma maneira interessante de ver como suas percepções correspondem à realidade.
  10. Desenhe um espelho.  Esta atividade é baseada em uma citação de Piet Mondrian: “Quanto mais puro é o espelho do artista, mais a realidade verdadeira reflete nele”. Você precisará descobrir o que ainda está nebuloso no reflexo de si mesmo, desenhando um espelho e retratando esses elementos no papel.
  11. Desenhe-se como um super-herói. Se você pudesse ter um superpoder qual seria? Este projeto pede que você descreva sua própria imagem como um super-herói com esses poderes.

Trauma e Infelicidade

Essas atividades pedirão que você enfrente alguns aspectos desagradáveis ​​da vida, mas com o objetivo de superá-los.

  1. Desenhe um lugar onde você se sinta seguro. O mundo pode ser um lugar assustador, mas neste projeto você criará um lugar, desenhado, pintado ou esculpido, que fará você se sentir seguro.
  2. Crie um mini-diorama. Este diorama pode mostrar um momento importante em sua vida ou algum trauma que você experimentou. Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento
  3. Crie uma colagem de suas preocupações. O que te preocupa em sua vida? Recorte fotos de revistas para representar essas preocupações.
  4. Desenhe algo que te assuste. Todo mundo tem medo de alguma coisa e neste projeto você terá a chance de trazer esse medo à tona e, com sorte, trabalhar para enfrentá-lo.
  5. Transforme sua doença em arte. Você está enfrentando uma doença potencialmente terminal? Transforme sua doença em algo bonito criando arte sobre ela.
  6. Pinte uma perda em sua vida. Se você perdeu alguém que ama ou algo assim, pinte-o. Isso o ajudará a lembrar, mas também a se recuperar.
  7. Faça arte que seja efêmera . Às vezes, temos dificuldade em deixar ir, mas este projeto vai te ensinar que está tudo bem se algo não durar. Use nesta proposta materiais como areia, giz, papel ou água para poder criar a sua arte,  que você destruirá quando terminar. Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Colagem

Se você prefere recortar e colar em vez de desenhar ou pintar, esses projetos são para você.

  1. Crie uma colagem motivacional. Você pode pendurar esta colagem em algum lugar que você verá todos os dias. Repleto de imagens que você considera motivadoras. Ele o ajudará a continuar avançando.
  2. Crie uma colagem de rosto em uma máscara. Todos nós usamos máscaras de algum tipo. Este projeto permite que você mostre o que está em sua máscara e o rosto que você coloca para o mundo.
  3. Crie uma colagem de desordem. Há coisas que atrapalham sua vida? Neste projeto, use palavras e imagens para mostrar a desordem em seu caminho.
  4. Crie uma colagem calmante. Escolha imagens que você ache calmantes ou mesmo meditativas e combine-as para criar uma colagem atraente que pode ajudá-lo(a) a relaxar.
  5. Colagem de uma pintura. Para completar este exercício, primeiro você precisa criar uma pintura simples e abstrata em papel. Então, rasgue esta pintura e crie outra. Pense em como você se sentiu quando teve que rasgar a primeira pintura e qual você gosta mais. Faça os 100 exercícios de arteterapia para a sua mente!

Auto-expressão de você

Examine aspectos de quem você é e como você vê o mundo através desses incríveis projetos de arte.

  1. Desenhe imagens de suas boas características. Criar desenhos de suas boas características o(a) ajudará a se tornar mais positivo e a construir uma melhor autoimagem.
  2. Desenhe-se como um animal. Existe um animal pelo qual você tem um interesse especial ou sente que é uma alma gêmea? Desenhe-se como esse animal.
  3. Crie uma linha do tempo e desenhe os momentos mais significativos da sua vida. Esta linha do tempo será a história da sua vida, com os momentos mais importantes destacados visualmente.
  4. Monte uma colagem de animais da selva. Escolha os animais da selva que você achar mais interessantes, recorte-os e cole-os e depois reflita sobre por que você escolheu esses animais específicos.
  5. Esculpir seu eu ideal. Se você pudesse se tornar a pessoa perfeita, como você se pareceria?
  6. Pinte os diferentes lados de si mesmo. Neste projeto, você pintará os diferentes aspectos de sua personalidade, dando a cada um uma representação visual. Você pode ter apenas um ou dois, ou talvez até doze.
  7. Faça arte em torno de suas impressões digitais. Suas impressões digitais são tão únicas quanto você. Use tinta para imprimir as suas impressões digitais.
  8. Desenhe-se como uma árvore. Suas raízes serão carregadas com descrições de coisas que lhe dão força e suas boas qualidades, enquanto suas folhas podem ser as coisas que você está tentando mudar.
  9. Projete uma caixa de fragmentos. Neste projeto, você colocará fragmentos de si mesmo em uma caixa, ajudando a construir um você inteiro(a) e mais feliz.
  10. Pinte uma importante memória de infância. Qual foi uma memória fundamental na sua infância? Esta atividade pede que você a documente e tente entender por que ela foi tão importante para você.
  11. Escreva e ilustre um conto de fadas sobre você. Se você pudesse se colocar em uma situação feliz para sempre, que papel você desempenharia e como seria a história? Crie um livro que conte a história.
  12. Projete uma autobiografia visual. Este projeto de diário criativo pede que você olhe para trás em sua vida e faça uma representação visual dela.
  13. Crie seu próprio brasão. Escolha símbolos que representem seus pontos fortes para construir seu próprio brasão especial.
  14. Desenhe uma história em quadrinhos sobre um momento engraçado em sua vida. Desfrute de um momento de leveza com este exercício que focará em um momento cômico que aconteceu com você.
  15. Construa seu próprio site. Os sites são formas muito versáteis de se expressar. Construa o seu próprio para expressar o que é mais importante sobre você.
  16. Crie uma caixa de valores. Primeiro, cole ou pinte uma caixa que representa você. Em seguida, coloque os itens dentro da caixa que representam as coisas que você mais valoriza.

Gratidão

Aqui você encontrará uma coleção de projetos que o ajudarão a ser feliz com o que você tem e a expressar sua gratidão por isso.

  1. Documente sua gratidão visualmente. Por quais coisas você é grato em sua vida? Pinte ou cole tudo o que represente essas coisas.
  2. Crie uma árvore genealógica de força. Este exercício homenageia aqueles ao seu redor que o apoiam. Pinte aqueles próximos a você que lhe oferecem a força que você precisa.
  3. Faça algo para outra pessoa. Faça um desenho, uma pintura, um tricô para outra pessoa. Isso pode ser uma ótima maneira de se sentir bem e ajudar outra pessoa a fazer o mesmo.
  4. Faça arte âncora. Quem são as âncoras em sua vida? Neste projeto, você fará uma âncora e a decorará com as pessoas e coisas que lhe proporcionam estabilidade e força.
  5. Desenhe todas as coisas positivas em sua vida. Todo mundo tem pelo menos uma coisa boa na vida, então sente-se e descubra o que te faz feliz – daí desenhe.
  6. Esculpir sua mão em gesso. Quando o gesso estiver seco, escreva todas as coisas boas que você pôde fazer com ele diretamente na sua mão.
  7. Pinte uma pedra. Este projeto pretende oferecer-lhe força. Você pode abordá-lo de duas maneiras. Uma opção é pintar a rocha com coisas que o fortalecem. A outra é pintar as lutas que você supera.
  8. Escreva nas folhas para criar uma árvore de gratidão. Pelo que você é grato? Este projeto pede que você escreva essas coisas nas folhas para construir uma árvore ou uma bandeira de gratidão.
  9. Mapeie as conexões em sua vida. Desenhe-se no centro deste projeto e, em seguida, mapeie como você está conectado a todos os outros em sua vida. Isso ajudará a fazer você se sentir muito menos sozinho.
  10. Crie um floco de neve sem papel. Escreva ideias sobre como você é único no floco de neve.
  11. Construa um altar pessoal. Este é um projeto altamente pessoal que ajudará você a se conectar com seu lado espiritual e a honrar sua resiliência.

Dentro da mente

Dê uma olhada dentro de sua mente para ver o que está acontecendo através desses projetos.

  1. Crie uma arte de borrão. Como um teste clássico de Rorschach, dobre o papel ao meio com tinta no meio e descreva o que você vê.
  2. Mapeie seu cérebro. Faça uma representação visual de seus pensamentos para descobrir como sua mente funciona.
  3. Faça um apanhador de sonhos. Tendo sonhos ruins? Crie esta ferramenta antiga para realizar seus sonhos com algumas ferramentas simples.
  4. Desenhe seus sonhos. Você pode aprender muito com o que acontece em seus sonhos, então mantenha um diário de sonhos e use-o como inspiração para desenhar ou pintar.

Diversos

Se você ainda está procurando algo para empoderar, ajudar ou acalmar, esses projetos podem ser adequados.

  1. Use materiais naturais. Folhas, gravetos, terra, argila e outros materiais naturais podem ajudá-lo a entrar em contato com o mundo natural e com o seu lado mais primitivo.
  2. Construir um arquétipo. Construa um conjunto de arquétipos, que podem ajudá-lo(a) a explorar como você vê o mundo. As imagens dos arquétipos são encontradas em mitos, lendas, na literatura, nos filmes e até mesmo nos nossos sonhos.
  3. Use seu corpo como uma tela. Você não precisa de papel quando tem seu corpo. Pinte nas mãos e nos pés ou em qualquer outro lugar para se sentir mais em contato consigo mesmo.
  4. Esculpir seus amados antepassados. Conecte-se com aqueles antepassados amados usando figuras esculpidas.
  5. Faça arte com itens reciclados. Você pode reutilizar itens antigos que tenham significado para você ou apenas reaproveitar algo que você tem por aí. De qualquer forma, você poderá obter insights sobre como remodelar e reavaliar sua própria vida.
  6. Colagem ou desenho em cima de fotografias antigas. Se você não se sentir à vontade usando fotos antigas, você pode fazer cópias, mas com este projeto você vai desenhar uma característica que você vê na pessoa das fotos.
  7. Crie sua própria interpretação de uma famosa obra de arte. Como você pintaria a Monalisa? Usando um trabalho famoso como inspiração, crie seu próprio trabalho. Pode ajudar a revelar mais sobre sua lente pessoal diante do mundo.
  8. Trabalhe de forma colaborativa. A arte pode ser melhor quando dois trabalham juntos, então encontre um parceiro que colabore em praticamente qualquer coisa.
  9. Use um objeto encontrado ou feito como pincel. Seja algo afiado ou algo suave, faça sua própria ferramenta artística e use-a para expressar o que está sentindo.
  10. Faça vitrais com giz de cera. Reflita sobre as suas emoções com este projeto que permite criar seu próprio vitral.
  11. Pinte uma janela. A janela permite que você veja dentro e veja fora. Pinte a sua janela com coisas que você quer esconder ou mostrar ao mundo.

Agende a Sessão de Arteterapia pelo Whatsapp (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »