A diferença entre força mental e saúde mental
A força mental e a saúde mental às vezes são usadas da mesma forma, mas não são a mesma coisa. Muitos dicionários definem saúde mental como sendo “a ausência de doença mental”. Mas não ter depressão, ansiedade ou outro transtorno mental não significa que você seja mentalmente forte. Dessa forma entenda a diferença entre força mental e saúde mental.
Na verdade, você ainda pode ser mentalmente forte, mesmo se estiver lidando com um problema de saúde mental. A força mental envolve sua capacidade de pensar, sentir e realizar o seu melhor mesmo diante das adversidades da vida.
Força Mental X Saúde Mental
A diferença entre força mental e saúde mental fica mais fácil de entender quando você compara a diferença entre saúde física e força física. Construir músculos maiores pode melhorar sua saúde física. No entanto, músculos grandes não garantem que você nunca lide com um problema de saúde física, como por exemplo colesterol alto, diabetes, pressão alta.
As atitudes, os comportamentos, a gestão das emoções e dos pensamentos que constroem a força mental por consequência melhoram a sua saúde mental. E uma melhor saúde mental torna mais fácil se desenvolver mentalmente forte.
Força mental
- Capacidade de lidar com emoções desagradáveis de forma saudável.
- Aprendizado de compreender as suas emoções.
- Consciência de quando se envolver com suas emoções e quando dar um passo para trás.
- Superação de dificuldades com mais facilidade.
- Fazer a higiêne mental recorrentemente
Saúde mental
- A presença ou ausência de um transtorno de saúde mental.
- O estado geral do seu bem-estar mental.
Três pilares para a força mental
A força mental tem três pilares:
- Pensamento : Envolve a capacidade de pensar de forma realista e equilibrada. Isso significa saber reconhecer pensamentos automáticos e irracionais e substituí-los por um diálogo interior mais realista. É também falar consigo mesmo com gentileza. Então, quando você é tentado a ser excessivamente crítico consigo mesmo, a força mental permite que você se responda com autocompaixão.
- Emoção : A força mental não suprime as suas emoções ou nega a sua dor. Em vez disso, reconhece como você se sente. Isso significa aceitar uma emoção desconfortável e se acalmar antes de ter uma conversa difícil ou uma reação impulsiva.
- Comportamento: A força mental te leva à ações produtivas em sua vida. Por exemplo, você se envolver em autocuidado, a fazer tomadas de decisões de maneira equilibrada, a avaliar suas atitudes com serenidade, etc. Essa postura garante que seus comportamentos sejam bons para você mesmo.
A maneira como você pensa afeta como você se sente e como você se sente afeta como você se comporta. Seu comportamento, por sua vez, afeta como você pensa. É um ciclo que se repete. Existe uma conexão mente-corpo que liga nossos pensamentos, emoções e comportamentos. Quando esse ciclo está contaminado, pensamos, sentimos e nos comportamentos de maneiras destrutivas.
Como construir força mental
Felizmente, todos têm a capacidade de construir força mental. Desenvolver músculos mentais saudáveis requer exercício, assim como desenvolver músculos físicos maiores. Construir força mental pode, por sua vez, também melhorar a sua saúde mental.
Embora existam muitos exercícios que podem ajudá-lo a aumentar a força mental, aqui estão alguns bem simples que podem ajudá-lo a começar esse investimento consciencial:
Exercícios Cognitivos
Os exercícios cognitivos são aquelas estratégias que ajudam você a pensar de forma diferente. Isso pode incluir qualquer exercício que o ajude a pensar mais positivamente e de maneira mais resiliente. A chave é você reformular pensamentos desagradáveis, negativos ou disfuncionais e desenvolver uma mentalidade mais realista. Aqui estão alguns exemplos de exercícios cognitivos saudáveis:
- Invista no autoconhecimento: O autocontrole é sinônimo de força mental, e esta é uma habilidade que só pode ser desenvolvida por meio do autoconhecimento. É um processo pessoal para entender profundamente você mesmo, e para saber quais são suas reais potencialidades, crenças, valores e limites. Quando exercitamos o autoconhecimento diariamente, é possível entrar em contato com os reais objetivos que queremos alcançar ao longo da vida e, assim, não desperdiçar tempo e energia com coisas que pouco agregam para o nosso desenvolvimento.
- Defina seus objetivos: Ter objetivos claros e bem definidos é uma das características primordiais de pessoas que desenvolveram sua força mental. Estipular objetivos e persistir para alcançá-los é uma ação que estimula a autoconfiança e potencializa o fortalecimento mental, levando ao aprimoramento e ao desenvolvimento pessoal e profissional.
- Reflita diariamente sobre o seu progresso: Hoje em dia as pessoas se distraem e se alienam muito, mas para desenvolver força mental é preciso refletir sobre o próprio progresso, e o melhor para isto é separar um momento no fim do dia para se perguntar o que foi aprendido sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos, e considerar o que deve ser aperfeiçoado ou conquistado no dia seguinte.
- Escreva em um diário de gratidão: Os diários de gratidão são uma excelente maneira de ativar e fortalecer pensamentos e sentimentos positivos. Assim como estimula uma releitura da própria vida buscando as coisas boas que te trouxeram até aqui.
- Fale consigo mesmo como um amigo confiável : As pessoas geralmente são mais duras consigo mesmas do que com seus amigos. Então, tente mostrar a si mesmo a mesma compaixão que você estenderia a um ente querido.
- Pensamento inverso : Nos momentos em que estiver convencido de que tudo vai dar errado, pense em tudo que poderia dar certo. Faça o pensamento inverso.
Exercícios Emocionais
Exercícios emocionais aumentam sua autoconsciência sobre seu estado emocional. Eles podem ajudá-lo a reconhecer quando suas emoções são úteis ou não. Podem também ajudá-lo a identificar estratégias que reduzem a intensidade de seus sentimentos desconfortáveis. Aqui estão alguns exemplos de exercícios emocionais:
- Desenvolva sua Inteligência Emocional: Desenvolver a Inteligência Emocional consiste em entender como as emoções impactam no seu comportamento, ações e relacionamentos. Para atingir o autocontrole, é fundamental que a razão e a emoção encontrem um equilíbrio dentro de cada indivíduo. Dessa maneira, é possível atingir o máximo do próprio potencial e encontrar soluções saudáveis para os desafios, assim como permanecer flexível e sereno diante de conflitos e problemas.
- Rotule seus sentimentos : Perceber seus sentimentos como sentimentos pode ajudá-lo a se distanciar deles. Isso pode ajudá-lo a pensar de forma mais lógica e ter uma perspectiva melhor sobre os problemas ou emoções com os quais está lidando.
- Use habilidades de enfrentamento saudáveis para lidar com emoções desconfortáveis : Em vez de se concentrar apenas nas emoções negativas, você pode buscar a retroalimentação no sentido positivo, através de alguns comportamentos saudáveis como dar um passeio, ler um livro que goste, fazer exercícios físicos. Esta não é uma tentativa de evitar ou ignorar seus sentimentos, mas pode ajudar a aliviar o estresse e algumas de suas emoções dolorosas.
- Respire fundo : exercícios de respiração profunda podem ajudar a reduzir a ansiedade e aliviar a tensão do corpo e da mente. Ligada diretamente às nossas emoções, a maneira como respiramos reflete exatamente como estamos nos sentindo, mudando conforme o nosso estado de espírito. E por isso, muitas pessoas ansiosas aprendem a lidar com este sentimento utilizando a respiração para acalmar suas mentes. É muito valioso saber respirar e entender o turbilhão interno que sentimos nas mais diversas situações.
Exercícios Comportamentais
Exercícios comportamentais são sobre levantar da cadeira e fazer coisas que são boas para você. Essas ações o ajudam a se sentir melhor e a ter um desempenho máximo. Alguns exemplos de exercícios comportamentais incluem:
- Direcione sua energia para coisas produtivas: Evite procrastinar e gastar seu tempo e sua energia com coisas pouco produtivas. Divida seu tempo corretamente: estipule horários para trabalhar, estudar, descansar e se divertir. Otimizar o tempo de maneira correta e produtiva é a chave para uma mente mais forte.
- Programe atividades positivas : Sempre ajuda seu bem-estar mental ter tempo para coisas que lhe tragam alegria. Programe um banho quente antes de dormir ou reserve algum tempo para cozinhar uma boa refeição para si mesmo.
- Envolva-se em hobbies : Hobbies envolverão sua mente em algo que você gosta de fazer. Seja tirar fotos ou cozinhar, os hobbies podem trazer uma sensação de realização que pode ajudá-lo a se sentir bem consigo mesmo.
- Trabalho voluntariado: Há uma variedade de benefícios proporcionados pelo trabalho voluntário, e isso inclui impulsos na autoestima, na valorização de si mesmo, na aquisição de novas habilidades, novos amigos, melhor bem-estar psicológico e ainda melhor saúde física e uma vida mais longa.
Muitas pessoas entendem de forma errônea o sentido da força mental. Eles acham que ser forte é não chorar em filmes tristes ou não reconhecer sentimentos feridos. Mas experimentar e expressar emoções humanas exige mais força do que suprimi-las. Então, não acredite que mostrar emoção significa que você seja uma pessoa fraca.
Da mesma forma, não acredite na ideia de que pessoas mentalmente fortes não pedem ajuda. É preciso uma força mental grande para admitir que você não tem todas as respostas ou para reconhecer quando pode precisar de ajuda.
Se você quiser saber como construir mais força mental, procure um psicoterapeuta. Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a desenvolver a força mental necessária para pensar, sentir e dar o melhor de si na vida.
Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp: (12) 99797-1333