Como Lidar com a Perda de Uma Amizade?
Amigos não são apenas uma companhia agradável durante eventos sociais ou um apoio em tempos difíceis. Um amigo pode fornecer a mesma quantidade de afeto, encorajamento e satisfação emocional que os membros da família. É por isso que a dissolução de uma amizade pode ser uma experiência tão dolorosa como se fosse um profundo desgosto difícil de ser superado. Daí, vamos refletir em como lidar com a perda de uma amizade?
Em circunstâncias normais, uma amizade geralmente começa com conexões em um terreno comum: gostar dos mesmos estilos de viagens, curtir as mesmas séries de TV, apreciar tipos semelhantes de música ou até mesmo se envolver em hobbies comuns.
Estudos mostram que as amizades são tão importantes para nós como a atividade física ou uma alimentação saudável. Ter amigos sólidos nas nossas vidas pode promover a saúde mental e nos ajudar a tomar melhores decisões. Os amigos nos ajudam a lidar com o estresse e a recuperar problemas de saúde de forma mais rápida.
Passar tempo com amigos positivos pode inclusive mudar a forma como vemos a vida, o que significa que somos mais felizes quando escolhemos passar tempo com pessoas que possuem um saudável vínculo afetivo conosco.
Mas também existem as rupturas e por diferentes razões pelas quais uma amizade pode chegar ao fim. Da mesma forma, diferentes reações podem ser expressas pelas pessoas, diante da perda de um companheiro querido na vida. Nesse artigo, vou analisar os motivos pelos quais as amizades podem falhar e as maneiras apropriadas de lidar com a perda de um amigo.
Por que as amizades acabam
Existem diferentes razões pelas quais uma amizade pode chegar ao fim. Esses cenários são discutidos abaixo. Como lidar com a perda de uma amizade?
Esse amigo decepcionou você: Os amigos podem mentir, descumprir promessas e desaparecerem quando mais precisamos deles. Pense nas semanas e nos meses mais recentes da amizade, ou seja, essa pessoa decepcionou você várias vezes?
Esse amigo não aceita as suas falhas: Todo mundo comete erros de vez em quando. Um bom amigo é aquele que dá o braço a torcer e não fica relembrando as situações desagradáveis que você pode ter promovido. Se as conversas dele são sempre voltadas para esse assunto, é melhor você analisar esse comportamento.
Vocês conquistaram interesses diferentes: Às vezes, os interesses que deram início ao relacionamento não conseguem sustentá-lo. Em outros casos, as amizades fracassam porque o que inicialmente começou como um terreno comum evoluiu para interesses totalmente diferentes.
Ocorrem divergências entre vocês: Embora as diferenças sejam encorajadas, no entanto, existem algumas divergências que podem não ser resolvidas tão facilmente. Quando os amigos têm opiniões diferentes sobre assuntos que são fundamentais para seus modos de vida, essas opiniões podem impedir que a amizade resista e progrida.
Seu amigo te traiu: Onde ocorre uma traição, a amizade pode ser incapaz de sobreviver à dor.
Seu amigo faz você se sentir culpado por tudo: Amigos de verdade entendem que os outros ficam ocupados de vez em quando. Se essa pessoa tentar fazer você se sentir culpado por dizer “não” ou por não poder sair, se divertir com ele, é um sinal de intolerância aos seus compromissos.
A distância complica as coisas: Parte da beleza da amizade é encontrada em fazer coisas juntos. Cozinhar com um amigo, criar juntos um roteiro de viagem, sair para viver aventuras de fim de semana, ou seja, inventar pequenas alegrias ao lado de um bom amigo é a melhor coisa da vida. Mas com a vida cotidiana, chegam as complicações como mudar-se por trabalho, casamento, viagens de trabalho e outros motivos que podem prejudicar e esfriar a amizade.
Embora não falte amor entre amigos que se encontram em diferentes partes do mundo, as distâncias geográficas podem contribuir para a redução da comunicação. Em última análise, as amizades podem terminar quando muito tempo se passou e muitos eventos ocorreram.
As expectativas de vocês mudaram: Quando os amigos estabelecem expectativas, isso pode criar alguma tensão. O emparelhamento de amigos de baixa e alta manutenção pode ser difícil. Isso ocorre porque uma metade pode considerar a outra como fazendo demais, enquanto a outra continua convencida de que mais pode ser feito para promover a amizade. Onde as expectativas se chocam constantemente, isso pode acabar com a amizade.
Como lidar com a perda de uma amizade?
O valor de um amigo pode ser imensurável. Ter uma pessoa ao nosso lado nos momentos mais tristes ou alguém para rir e refletir sobre os mistérios da vida, pode causar um enorme impacto positivo no bem-estar mental. Essa conexão social é tão importante que pode auxiliar na preservação da saúde na velhice.
Quando você perde um amigo, a dor pode ferir profundamente o seu coração. Para gerenciar essa perda, aqui estão algumas etapas que podem ser seguidas.
· Aprenda a se priorizar
Quando você perde um amigo, é fácil ficar preso na dor da perda. Isso pode significar um período significativo de luto pelos momentos felizes, que não voltam mais. Deixar-se sentir o impacto de um amigo perdido é natural e até aconselhável. No entanto, isso não deve se tornar o status quo da sua vida. Fazer caminhadas, fazer exercícios, aprender sobre a vida com a perda, pode colocá-lo em um estado de espírito melhor para gerenciar a ausência dessa pessoa na sua vida.
· Fortaleça o vínculo com outros amigos
A perda de um amigo pode ajudar a destacar a importância de outros presentes em sua vida. Provavelmente em sua comunidade social há também outros amigos que investem em seu crescimento e felicidade, e este é um bom momento para mostrar seu apreço.
Passe tempo com esses amigos e alimente esses relacionamentos. Agora é um ótimo momento para fazer um balanço de como aumentar essas amizades construindo vínculos.
-
Fale com um Psicoterapeuta
Embora as amizades nunca sejam elevadas à posição de relacionamentos românticos, essa conexão pode ser tão importante quanto. Por causa disso, pode ser difícil lidar com a dor e o isolamento que podem seguir a perda de um amigo em sua vida. Buscar a ajuda de um psicoterapeuta pode ajudar a lidar com a dor e a lidar com as mudanças que seguirão em sua vida na ausência desse seu amigo.
Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp:
(12) 99797-1333