A raiva sem controle pode ser um sinal de que a pessoa pode estar lidando com um sério problema de saúde mental que requer cuidados e tratamento recomendados por um profissional dessa área como psicólogos e psiquiatras. Como Conviver com Raivosos?
As explosões frequentes e desmedidas de raiva e junto com isso a pessoa afetada expressar uma incapacidade de fazer a gestão emocional desse estado disfuncional, pode indicar que ali há problemas sérios na sua personalidade.
A raiva em si é uma emoção universal e absolutamente normal, como também é útil pois nos fornece informações e feedbacks necessários. Mas, torna-se um tormento quando somos portadores dessa emoção não controlada e a expressamos sem filtros e assim nos tornamos muito raivosos em todas as nossas manifestações.
Então, como conviver com pessoas tão raivosas? Bem, nesse post vou explicar sobre isso, ou seja, vou falar da “raiva sem controle.” Mas, que fique claro, que sentir a raiva ocasional, todos nós sentimos e isso não é necessariamente ruim. A raiva ocasional é uma emoção que pode ajudar você a entender algo que está errado para que assim possa tomar as medidas corretas para consertar o problema.
A raiva também tende a crescer como uma bola de neve. A experiência física e mental da raiva desencadeia um ciclo de feedback cognitivo/emocional que pode fazer a pessoa a se sentir ainda mais irritada.
Sentimentos crônicos, fortes e descontrolados de raiva não apenas *são* horríveis, mas também causam sérios danos à sua saúde mental e física.
Sinais Severos de Problemas de Raiva #
Os problemas de controle da raiva podem se manifestar de muitas maneiras diferentes. Uma pessoa pode ter problemas para regular sua raiva se:
- Muitas vezes parece irritada, seja consigo mesma ou com outras pessoas;
- É propensa a explodir como uma dinamite quando lhe são feitas apenas perguntas simples;
- Parece estar sempre zangada ou tensa, sem nenhum gatilho identificável;
- Comporta-se recorrentemente agressivamente; parece estar sempre em pé de guerra;
- Tende a guardar rancor e alimenta pensamentos sobre vingança;
- Machuca a si mesma ou aos outros verbalmente, emocionalmente ou fisicamente;
- Fica extremamente irritada com pequenos aborrecimentos ou coisas insignificantes, muitas vezes além do que parece ser uma reação normal;
- É intolerante com os erros ou fraquezas dos outros;
- Fica com raiva ao lembrar de coisas que a aborrecem;
- É frequentemente mal-humorada e mal-educada;
- Expressa raiva batendo portas, socando paredes e outros comportamentos agressivos,
- Fica violenta quando está com raiva, machucando a si mesma ou a outras pessoas ao seu redor
- Fica inapropriadamente irritada e com raiva por nada ……..Como Conviver com Raivosos?
Impacto Social dos Problemas de Raiva #
A raiva pode parecer (mas não é) eficaz a curto prazo; por exemplo, aquela pessoa brava com os filhos e que grita com eles para se sentir satisfeita, caso isso faça com que as suas crianças realizem as tarefas da escola. No entanto, a longo prazo, os problemas dessa raiva podem afetar a saúde mental das crianças, os relacionamentos do portador dessa raiva intensa, o seu próprio trabalho e até a qualidade de vida geral dessa pessoa.
Impacto Fulminante Sobre Relacionamentos #
Veja o poder da raiva em criar problemas que podem afetar os relacionamentos de uma pessoa raivosa:
- Amigos, familiares e colegas de trabalho podem sentir que precisam pisar em ovos ao lidar com uma pessoa com problemas de raiva.
- Problemas de raiva explosiva podem fazer com que seja difícil para os outros confiarem nessa pessoa raivosa, de falarem honestamente com ela ou se sentirem confortáveis perto dela, por isso…… isso acaba impactando negativamente em todos os seus relacionamentos.
- Os problemas de raiva da pessoa podem levá-la a se sentir socialmente isolada porque as pessoas não querem estar perto desse tipo de pessoa que expressa esse tipo de comportamento.
- Tendências agressivas e violentas podem colocar a família e os amigos da pessoa raivosa em risco de danos e fazê-los se sentirem inseguros pela integridade física e mental.
Resumindo: Esses fatores podem perturbar a harmonia no círculo familiar e social da pessoa e dificultar que ela até mantenha um emprego. Como Conviver com Raivosos?
Impacto Danoso Sobre a Saúde Física #
A raiva é um estado emocional e fisiológico que é acompanhado por uma onda de energia e certas mudanças biológicas no corpo. Essas mudanças incluem:
- Tensão muscular
- Frequência cardíaca rápida
- Aumento da pressão arterial
- Aumento de hormônios no corpo como a adrenalina, que é um hormônio do estresse.
Ataques frequentes, intensos ou prolongados de raiva podem afetar muito a saúde física da pessoa raivosa. Os efeitos físicos de longo prazo da raiva descontrolada podem incluir:
- Dores de cabeça
- Ansiedade tóxica
- Pressão alta e ataque do coração
- Aumento do risco de AVC
Como Ajudar Alguém que Tem Problemas de Raiva?
Se alguém próximo a você tem problemas de controle da raiva , você deve estar bem preocupado com essa pessoa e certamente pode querer ajudar. Compartilho alguns passos que você pode tomar para ajudá-la:
1 – Solicite ajuda profissional #
Incentive a pessoa com dificuldade de controle da raiva a consultar um profissional de saúde mental, como um psicoterapeuta. Muitos psicoterapeutas são especialistas em problemas e gerenciamento de raiva. Existem também diferentes formas de psicoterapia que podem ajudar a tratar a raiva.
2- Não Reaja #
Mantenha a calma e tente não reagir de forma agressiva, mesmo que seja difícil. Como Conviver com Raivosos?
3- Dê Espaço #
Dê espaço para a pessoa se autorregular e, ao mesmo tempo, deixe claro que você está aberto para conversar quando ambos estiverem calmos. Como Conviver com Raivosos?
4-Estabeleça Limites #
Estabeleça limites emocionais e físicos para você cuidar do seu próprio bem-estar. Comunique seus limites antes e depois de conflitos acalorados, em vez de tentar fazer isso quando as coisas estiverem altamente acaloradas.
5-Evite Dizer Certas Coisas #
Não diga a quem tem problema com controle de raiva coisas do tipo: “Você sempre estraga tudo e nunca vai mudar”. Em vez disso, atenha-se a declarações “eu”. Tente usar a frase “Estou me sentindo ____ porque ____”. Por exemplo, você pode dizer “Fiquei triste e assustado quando você gritou comigo”. Deixe a pessoa saber que você se importa com ela e seja autêntico sobre o impacto daquela raiva em você e no relacionamento.
6- Use a Declaração “Eu” #
Use a declaração “eu” sempre alegando na primeira pessoa como você gostaria de se sentir e como você gostaria de ser tratado. Por exemplo, você pode dizer “Eu quero me sentir ___ e eu peço ___.”
7- Evite Fazer Alguns Tipos de Afirmações #
Evite fazer afirmações como “Por que você está com raiva? Isso não é nada” ou “Pare de ser tão emocional/sensível/dramático”.
8- Tenha Autoconhecimento para Lidar com essa Situação #
Ao ouvir um ente querido com problemas de controle da raiva, lembre-se de que não é sua responsabilidade “consertar isso”. Você não precisa mudar a si mesmo de forma alguma para tentar evitar ou acabar com a raiva dele. Como Conviver com Raivosos?
9- Se Precisar, se Afaste por 2o Minutos #
Se a situação piorar, peça um tempo e se afaste dessa pesso. Leva pelo menos 20 minutos para o sistema nervoso regular se acalmar e para os níveis químicos associados à raiva retornarem aos níveis normais. Se cada um de vocês tirar esse tempo, pelo menos 20 minutos, durante os quais você deve tentar não repetir o incidente em sua mente para que você também não mergulhe num espiral de raiva, será o melhor. Tente dar uma volta, uma caminhada….caso seja possível.
10- Priorize Sempre a Sua Segurança #
Sim, priorize a sua segurança e não brinque com esse tipo de situação. Crie um plano de segurança, se necessário, incluindo para quem você pode ligar e para onde pode ir caso seja necessário sair de uma situação perigosa. Se for preciso, busque apoio para violência doméstica. Se seu parceiro ou familiar ataca com raiva, isso pode constituir abuso físico, emocional, verbal e/ou psicológico. Ok?
11- Você Pode Terminar esse Relacionamento Abusivo #
Abandonar ou terminar um relacionamento é sempre uma opção se a pessoa amada tem dificuldade em controlar a raiva. Jamais se esqueça disso……ok? Como Conviver com Raivosos?
*** Uma Palavra Especial***
Lidar com alguém que tem problemas sérios de raiva pode afetar a sua saúde mental e física. Embora seja importante dar a ela a ajuda de que precisa, é igualmente importante que você tome medidas para se proteger. Aproximadamente 10% das experiências de raiva são seguidas de agressão. Não se esuqeça disso. Como Conviver com Raivosos?