Blog

Dicas para Conviver com um Narcisista!

Você Sabe o que é Transtorno de Personalidade Narcisista?

O Transtorno de Personalidade Narcisista é um transtorno de saúde mental que se manifesta principalmente por meio de um ego superinflado com sentimento de superioridade, pelo desrespeito dos sentimentos das outras pessoas e pela crença de que se é a pessoa mais importante, muito mais do que qualquer outra pessoa. Conheça as Dicas para Conviver com um Narcisista!

Os narcisistas adoram chamar a atenção para si mesmos e realmente acreditam que são muito admirados e altamente estimados pelas outras pessoas.

Cautela e limites

Antes de tudo, verifique se o narcisista que você convive é um familiar próximo como um filho, um pai ou uma mãe. Pode ser um amigo ou um colega de trabalho. Seja qual for o grau de convivência com essa pessoa que apresenta o Transtorno Narcisista,  verifique qual é o nível de importância dessa pessoa dentro da sua vida.

Mesmo que seja alguém muito importante na sua vida, pode ser que seja necessário você se afastar para o seu próprio bem. Pense em um distanciamento emocional seguro e se pergunte se você consegue se preservar.

Faz toda a diferença estar rodeado de gente que conhece e entende essa relação tóxica que você tem com o narcisista para que assim possam te acolher quando o ego dele se sobressair.

Essa é  uma forma de se estar em um espaço vivencial de segurança. É preciso se beneficiar da rede de apoio que se tem, assim como estar em contato com outras pessoas.

Dicas para Conviver com um Narcisista!

As pessoas que apresentam os sintomas do transtorno de personalidade narcisista se manifestam assim:

  • Eles possuem um senso exagerado de auto-importância: Os narcisistas acreditam que suas contribuições são de maior importância e valor,  do que as de qualquer outra pessoa. Eles aplaudem seus próprios esforços e minimizam totalmente os esforços dos outros.
  • Falta a eles a empatia: A perceptível falta de empatia de um narcisista geralmente decorre da falta de consciência de que outros indivíduos realmente têm sentimentos.
  • Eles exploram os outros: Os narcisistas veem as pessoas como ferramentas a serem usadas a seu favor ou senão deixadas de lado. Quando uma pessoa não lhe serve mais diante de um propósito útil, ele a abandona e segue em frente friamente sem importar com os sentimentos alheios.
  • Eles se sentem repletos de direitos e poucos deveres: Os narcisistas não entendem o que é equidade e estão arraigados na crença de que merecem mais do que qualquer outro ser humano.
  • Eles sentem necessidade constante de serem admirados: Exigem atenção e admiração das outras pessoas. Isto é o que dá a eles o suprimento narcísico, que tanto eles desesperadamente perseguem.
  • Eles invejam os outros: Os narcisistas precisam acreditar que os outros os invejam. Eles procurarão maneiras de ofuscar todos aqueles de quem eles têm ciúmes ou inveja.
  • Eles são arrogantes ao extremo: Os narcisistas mostram pouco respeito pelos outros e insultam estranhos e até amigos e familiares ao se envolverem em exibições destinadas a inflar seus egos. Eles se sentem melhores do que todos.

Aprenda a conviver com um narcisista : Isso pode parecer num primeiro momento algo impossível, mas você precisa aprender a conviver com eles, principalmente quando se trata da sua mãe ou do seu pai ou do seu filho.  No entanto, é importante saber que conviver com sucesso com um narcisista, requer primeiro educar-se profundamente sobre o próprio narcisismo. Aprenda os comportamentos clássicos que os narcisistas usam para meticulosamente machucarem os outros.

Ter esse conhecimento poderá ajudá-lo a compreender esta personalidade tão complexa, para que você consiga prever padrões e se proteger da toxidade desse tipo de personalidade. Isso também irá apoiá-lo na criação de limites apropriados para aplicar nessa convivência tão difícil, principalmente se ela ocorrer dentro de seu próprio lar.

17 dicas para conviver com um narcisista

1. Aprenda tudo sobre o narcisismo:

Se você mora com um narcisista, passe algum tempo aprendendo, lendo e entendendo o narcisismo e o impacto disso em você.  Felizmente, o conceito de narcisismo ganhou atenção da grande mídia e saber identificar alguém com esses traços e que vive junto de você vai ajudá-lo a se sentir fortalecido nesse tipo de situação.

2. Aprenda os comportamentos típicos de todos os narcisistas:

Quanto mais você sabe sobre um narcisista mais bem posicionado você estará para lidar com essa pessoa. Os diferentes tipos de narcisistas partilham várias características semelhantes e as exibem em todas as áreas das suas vidas. Narcisistas gabam-se de si próprios, sentem-se como pessoas mais inteligentes do que outras, expressam  o seu sentimento de direito extremo e também rebaixam as outras pessoas. Se você já conhece esses sinais “reveladores”, já pode estar mais bem preparado para responder a essa personalidade de forma eficaz para justamente saber conviver com um narcisista.

3. Identifique comportamentos de abuso psicológico (Gaslighting):

O abuso psicológico que os narcisistas fazem  é para que as pessoas questionem a si mesmas e às suas próprias realidades. O Gaslighting pode ser difícil de identificar, pois pode ser bem sutil. Por exemplo, um narcisista pode negar que tenha dito algo ou até dizer que você está exagerando justamente para fazer parecer que você é o problema.

Pergunte a si mesmo: “Alguma vez duvidei de mim mesmo porque o narcisista tentou me convencer de que estou sendo bobo, dramático ou esquecido? Já me perguntei se sou eu quem está causando todos os problemas”? Se sim, nesse caso você pode estar enfrentando o gaslighting….

 Frases mais frequentemente usadas por manipuladores para abusar daqueles ao seu redor :

a) “Você está agindo como um(a) louco(a)”
Essas pessoas buscam manipulação ao ponto de questionar a sanidade ou lucidez da vítima. Para alcançar isso, fazem comentários diretos que questionam a racionalidade dela.

b) “Você está exagerando”
Ao acusar a outra pessoa de ser dramática, o manipulador busca descartar as queixas e preocupações como irracionais e infundadas.

c) “Eu estava apenas brincando”
Os manipuladores caracterizam-se por minimizar o impacto de seus comentários dolorosos ou críticas. Fazem com que a vítima questione se é sensível demais.

d) “Você me obrigou a fazer isso”
Quando algo não sai como planejado, os manipuladores buscam evitar assumir a responsabilidade, colocando a culpa e as críticas no outro.

e) “Se você me amasse, me deixaria fazer o que eu quero”
Quando a vítima tenta estabelecer limites com o manipulador, é possível que ele tente fazê-la se sentir culpada, dizendo que ela não se preocupa com eles.

4. Elogie e apoie comportamentos positivos do narcisista:

Os narcisistas geralmente não têm consciência das suas próprias deficiências de sua personalidade. No entanto, você pode usar algumas técnicas básicas de modelagem comportamental para encorajar a mudança no narcisista.

Elogie o narcisista deixando claro para ele  que você aprecia a sua ajuda quando ele direciona as energias para objetivos úteis. Ao recompensar comportamentos positivos, seja verbalizando ou fazendo algo para ele, você pode aumentar a probabilidade de que esses comportamentos positivos continuem da parte dele. Sabe por que? Porque a bajulação e os elogios alimentam o ego do narcisista. A admiração dos outros fará que ele esteja mais apto a continuar fazendo coisas boas.

5. Considere limitar as informações, não as divulgue:

É importante proteger qualquer informação sua, seja privada ou pessoal. Sabe por que? Um narcisista pode abusar de detalhes confidenciais sobre sua vida para justamente prejudicá-lo ou para fazer com que você se sinta em dívida com ele. Tome cuidado.

Algumas pessoas adotam uma abordagem “sem contato” para viver com um narcisista. Se isso não for possível para você, considere então uma abordagem de “baixo contato”. Com esse método, você restringe o quanto compartilha e o quanto oferece de informações básicas.

6. Declare e reitere os limites:

Os limites são essenciais para você se proteger dos efeitos prejudiciais do abuso narcisista ao ter que conviver com um. Você se beneficia muito quando estabelece limites saudáveis. Os limites podem ser físicos, emocionais, digitais ou até mesmo financeiros. Passe algum tempo refletindo sobre seus limites inegociáveis ​​e expresse-os com clareza.

7. Implemente os limites de forma consistente:

Expressar limites é uma coisa muito relevante para esse tipo de convívio. Mas se você não os reforçar sempre que forem contrariados, as pessoas narcisistas terão pouco incentivo para mudar comportamentos inaceitáveis. Na verdade, essas pessoas compreendem que as palavras das outras pessoas possuem para elas pouco peso. Certifique-se de descrever ao narcisista todas as consequências se houver quebra dos limites da parte dele. Por exemplo, se você se recusa a tolerar xingamentos e ameaças, deixe claro para ele todas as consequências disso, como das mais simples como sair da sala e encerrar a conversa, até as mais complexas….como pedir ajuda à sua rede de apoio.

8. Liberte-se dos acessos de raiva do narcisista:

O narcisismo frequentemente se expressa com intensa emoção e muita raiva. Infelizmente, é muito fácil para os entes queridos se deixarem envolver pelo drama do narcisista na família. Em vez disso, tente você a usar frases que desengajem o narcisista tanto quanto possível. Não personalize acessos de raiva ou explosões.

9. Aprenda a ignorar as críticas que o narcisista faz sobre você:

Ninguém gosta de ser criticado. No entanto, os narcisistas alimentam os seus próprios egos através da crítica e do julgamento que fazem acidamente contra os outros. Ao conviver com um narcisista, jamais internalize os insultos que o narcisista lhe faz e nem fique na defensiva quando ele criticar você. Responda calmamente com algo do tipo: “Eu ouço o que você está dizendo, mas não compartilho dessa opinião” ou “Não vejo as coisas exatamente como você vê, e tudo bem”.

Certifique-se de não se envolver emocionalmente numa discussão com o narcisista nem permita que ele veja você ficar chateado. Ao permanecer calmo, você evita alimentar seus egos doentios como também evita dar mais munição para a discussão. Eles adoram ver o seu desequilíbrio e a sua chateação.

10. Evite se culpar:

Pessoas com narcisismo projetam a culpa de seu próprios atos nas outras pessoas e evitam totalmente a assumirem quaisquer de seus erros. Como resultado, você que convive com um, até pode perceber que habitualmente se culpa por tudo quanto vive com um narcisista. No entanto, o ato de você culpar-se apenas reforça o comportamento narcisista da outra pessoa e deteriora totalmente a sua autoestima. O narcisista adora ver ruir a autoestima daqueles no qual convive. Tente se concentrar em ser objetivo consigo mesmo e com a situação. Evite ao máximo assumir responsabilidades quando as coisas não são culpa sua.

11. Aprenda a negociar:

Os narcisistas têm uma capacidade anormalmente poderosa para manipular os outros. Isso exige que você seja forte para poder garantir que se mantenha firme na convivência com esse tipo de personalidade. Reconheça os seus “direitos que são absolutos” e planeje sempre a fazer negociações quando possível.

Isso garante que suas necessidades mais essenciais sejam atendidas. Sempre identifique os seus próprios desejos antes do início de uma conversa com eles.

12. Esteja atento às promessas grandiosas do narcisista:

Você provavelmente já ouviu todo tipo de promessas emocionantes e sobrenaturais de um narcisista. Às vezes, essas palavras parecerão autênticas e atraentes. Você vai querer acreditar nelas de todo o coração, especialmente se se sentir comprometido em fazer o relacionamento funcionar. Mas tenha cuidado. Pessoas com narcisismo muitas vezes “falarão bem” sobre como fazer coisas boas e até se melhorarem.

Depois de convencer você de que as coisas vão melhorar, eles perdem a motivação para prosseguir com suas intenções. Lembre-se de que a mudança é medida pelo comportamento em prática e não por promessas ou reivindicações futuras.

13. Concentre-se em atender às suas próprias necessidades emocionais:

Você suprime, nega ou evita identificar suas necessidades porque acredita que elas não importam? Se sim, é hora de mudar essa mentalidade. É fácil sentir-se consumido por atender às necessidades de outra pessoa. No entanto, sacrificar seus próprios desejos e valores muitas vezes leva ao esgotamento e ao ressentimento. Em vez disso, tente reavaliar suas prioridades e a dedicar tempo cultivando o que é importante para você.

14. Pratique o autocuidado:

O autocuidado é uma parte crucial para manter sua autoestima. Além disso, focar e priorizar o autocuidado em sua rotina diária pode ajudá-lo a se sentir mais calmo e fortalecido em casa. Ao conviver com um narcisista, tente se acalmar com frequência. Participe de atividades que o façam sentir-se elevado e inspirado. Cuide do seu corpo e trate-o bem. Quanto mais você se honrar, menos tolerará o abuso dos outros.

15. Aceite o que você não pode mudar:

Conviver com um narcisista pode ser muito frustrante e pode desencadear o desejo de mudá-lo, principalmente se ele for o seu ente querido…… saiba que é bem razoável pensar dessa maneira. No entanto, tentar controlar ou melhorar o comportamento deles é um erro que sai pela culatra, deixando você se sentindo totalmente desamparado. Aceitação não significa gostar de uma situação específica. Significa simplesmente que você reconhece que é o que é e que está fora de seu controle mudar essa pessoa.

16. Procure apoio de colegas, familiares e amigos:

Um ambiente de vida hostil pode parecer isolante. No entanto, buscar apoio e ter relacionamentos saudáveis ​​fora de casa pode ser fundamental para o seu bem-estar. Basta estar atento à forma como você divulga informações sobre o comportamento narcisista.

Por exemplo, se vocês dois compartilham amigos em comum, você corre o risco de esse amigo compartilhar tudo o que você lhes conta. A terapia de grupo pode oferecer apoio, especialmente se você encontrar um grupo focado em violência doméstica, abuso narcisista ou relacionamentos saudáveis. Além disso, os grupos oferecem uma oportunidade profunda de receber validação e incentivo de indivíduos com ideias semelhantes.

17. Considere você fazer psicoterapia:

O abuso narcisista pode ser assustador e emocionalmente exaustivo. A terapia pode ajudá-lo a iniciar os estágios de cura após sofrer abusos narcisistas . O suporte profissional oferece alívio e orientação para navegar nos relacionamentos com narcisistas . Considere escolher um terapeuta com experiência no tratamento de abuso narcisista, violência doméstica ou traumas complexos.

Ao viver com um narcisista, a terapia individual é provavelmente a sua melhor aposta. Tenha em mente que o aconselhamento matrimonial geralmente é desaconselhado quando um dos parceiros abusa ativamente do outro. Infelizmente, os abusadores podem usar o que é dito para prejudicar o parceiro. Podem também apresentar-se a um “profissional” de forma muito diferente do que fazem em casa. Portanto, o aconselhamento de casais pode inadvertidamente causar mais danos do que benefícios.

Como é estar em um relacionamento com um narcisista?

Viver com um narcisista é viver pisando em ovos. Sem dúvida, é uma convivência que impacta a sua sensação de segurança, autoestima e qualidade de vida em geral. Você pode passar muito tempo convivendo com um narcisista e consequentemente com seus abusos e acreditando que ali não tem saída para você. Saiba que tem.

Infelizmente, as pessoas com transtorno de personalidade narcisista tendem a causar muitos danos mentais, psicológicos e emocionais aos seus entes queridos e parceiros. Em algum nível, eles acreditam que podem continuar controlando ou manipulando você pelo tempo que quiserem.

Além disso, se você permitiu o comportamento abusivo deles no passado, eles provavelmente se sentirão inclinados a continuar se envolvendo nos mesmos comportamentos tóxicos e frases narcisistas para sempre . Depois de um tempo, a destruição emocional torna-se um ciclo vicioso.

Quando sair do relacionamento com um narcisista?

Você não precisa de um motivo qualificado para deixar um tipo de relacionamento desse. Uma situação desconfortável não precisa piorar ou atingir um certo limite antes de você decidir seguir em frente.

Dito isto, qualquer abuso psicológico, emocional, sexual ou físico – contra você, crianças ou outros membros da família – precisa ser levado extremamente a sério.

Infelizmente, estes problemas que afetam o narcisista raramente melhoram e geralmente até pioram com o tempo. Se tal abuso ocorrer, é hora de pensar em fazer um plano de segurança para sair.

Como se curar depois de viver com um narcisista?

Curar-se depois de conviver com um narcisista não é tão simples quanto pode parecer. As táticas manipulativas narcisistas podem diminuir sua auto-estima e os seus valores pessoais cruelmente.

Infelizmente, a tendência deles de isolá-lo da sua rede de apoio também deixa uma brecha que deve ser resolvida. Depois de se submeter ao ego do narcisista por tanto tempo, pode parecer estranho você focar no seu próprio bem-estar, mas é isso que você deve fazer urgentemente para se curar.

Aqui estão algumas maneiras de começar a cura depois de viver com um narcisista:

  • Experimente registrar tudo num diário: às vezes, dar sentido aos nossos pensamentos pode ser um desafio. Escrever seus sentimentos e experiências permite processar e ver as coisas de forma mais objetiva.
  • Promova novas amizades: O apoio social é essencial para o seu bem-estar psicológico, por isso procure amigos que conheçam o seu verdadeiro eu e que o vejam como independente e único.
  • Faça uma pausa no namoro com um narcisista: Se você namora um narcisista saia dessa relação e reserve algum tempo para recalibrar sua autoestima e valor próprio. Dessa forma, você poderá iniciar um novo relacionamento com outra pessoa e de um ponto de vista mais objetivo.

Pensamentos finais

Viver com um narcisista é muito difícil, mas a sua autoconsciência do problema que vive, a sua conexão com os outras pessoas da sua rede de apoio e os limites firmes que você vai impor a esse tipo de personalidade que convive com você…. podem melhorar substancialmente a sua situação.

Trabalhe também essas questões com um psicoterapeuta, pois isso também o ajudará a se sentir mais apoiado e fortalecido. Certo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »