Blog

Sinais que Seu Psicoterapeuta é Bom para Você!

Sinais que Seu Psicoterapeuta é Bom para Você!

Quando você busca um(a) psicoterapeuta, certamente espera superar as suas questões subjetivas, traumas indesejáveis e sintomas psicológicos que abalam os seus relacionamentos e consequentemente o cotidiano de seu viver. Você também pode ter a expectativa de recuperar, pelo menos parte do que perdeu, por causa da intrusão desses sintomas em sua vida diária. Trabalhar de forma colaborativa e cooperativa com um(a) psicoterapeuta, nesses importantes e desafiadores objetivos,  é o único plano razoável à adotar se realmente quiser que a psicoterapia funcione. Mas será que você conhece realmente os sinais que seu psicoterapeuta é bom para você ?

Será que diante da complexidade desse encontro entre psicoterapeuta e paciente, você consegue balizar se o profissional que assumiu o seu tratamento é bom para você? Aqui eu apresento uma lista com 17 sinais, ou seja,  competências dos psicoterapeutas que podem ser considerados bons profissionais, e portanto eficientes para com seus pacientes.

Vamos Conferir?

1.Psicoterapeutas Realmente Ouvem Você

O ato de ouvir deve ser a parte mais fácil do trabalho de um(a) psicoterapeuta, certo? Não, exatamente! Ouvir é uma habilidade multifacetada que envolve muito mais do que apenas esperar passivamente o conteúdo verbalizado, enquanto o paciente fala.

Um(a) bom(a) psicoterapeuta sinaliza que ele(a) não está apenas absorvendo as palavras, mas também as está entendendo. Sentir que o(a) psicoterapeuta está distraído(a) enquanto você fala, seja olhando o relógio, ou a lista de compras ou qualquer outra coisa,  já é um sinal evidente e muito poderoso de que talvez seja hora de você se consultar com um outro profissional. Concorda?

Como é o ato de ouvir?

Os(as) psicoterapeutas devem fornecer sinais não verbais de escuta, como contato visual, expressões faciais e posturais, bem como verbais.

Por exemplo, você pode ouvir do(a) psicoterapeuta, para que resuma ou reflita sobre o que você disse, ou ele(a) pode ainda lhe pedir mais esclarecimentos sobre o que verbalizou.

2. Você Se Sente Validado Pelo(a) Psicoterapeuta

Um(a) bom(a) psicoterapeuta deve validar os pensamentos, emoções, ações e experiências do seu paciente. Isso não significa que concorde com tudo que você diz ou faz. Na verdade, há uma diferença importante entre validação e aprovação.

A Validação diz respeito sobre reconhecimento e aceitação. Um(a) psicoterapeuta que faz você se sentir validado(a), reconhece e aceita o que você diz, como a verdade de “sua experiência”.

A Aprovaçãojunto com seu oposto, que é a desaprovação – é um julgamento de valor. Um(a) bom(a) psicoterapeuta tenta evitar fazer julgamentos de valor sobre o que o(a) paciente pensa, diz ou faz. O setting terapêutico não é um tribunal para se julgar ninguém.

3. Psicoterapeutas Querem o Melhor para Você

Psicoterapeutas estão lá para oferecer recursos e recomendações, respeitando sua integridade mental, sua identidade, sua história de vida, suas dores emocionais e seu Eu. Você nunca deve sentir que o profissional esteja forçando você a fazer algo que você não quer fazer.

Isso inclui escolhas que você possa fazer até mesmo sobre seu próprio tratamento, como por exemplo ter vontade de consultar outro profissional ou interromper a psicoterapia. Um(a) psicoterapeuta com profissionalismo aceitará sua decisão de maneira ética, mesmo quando a mesma não lhe for do agrado.

4. Psicoterapeutas São Bons Comunicadores

Comunicadores eficientes ouvem, mas também falam. Mas, embora ouvir seja uma parte significativa do trabalho de um psicoterapeuta, isso não deve prejudicar as habilidades de fala dele. Ele vai falar com você.

Um(a) psicoterapeuta também é um educador(a) e, como tal, deve ser capaz de apresentar conceitos ao seu paciente e também explicar os sintomas que você sente e de uma maneira que sempre possa entender. Embora a maioria dos(as) psicoterapeutas tenha passado anos investindo em sua formação acadêmica, a linguagem deve ser acessível ao invés de científica.

Além disso, um(a) bom(a) psicoterapeuta sempre fará perguntas para garantir que você tenha entendido a fala dele(a) e sempre reservará um tempo para reformular a explicação, caso o(a) paciente não tenha entendido.

5. Psicoterapeutas Fazem o Check-In com Você

Navegar no relacionamento psicoterapeuta-paciente  pode ser novo para você que está buscando a sua primeira psicoterapia. É compreensível você achar desconfortável ter que abordar certos assuntos com um psicoterapeuta, ou até sentir-se insatisfeito(a) com o progresso do seu tratamento, caso já esteja realizando.

Como profissional, o(a) psicoterapeuta experiente deve se sentir à vontade para instigar esses check-ins. O que isso significa? Ele(a) deve reservar um tempo para perguntar regularmente como o(a) paciente acha que seu tratamento está indo e caso necessário, adaptar o processo de acordo com o apresentado.

Às vezes, porém, você no papel de paciente,  simplesmente pode não sentir um bom ajuste com o(a) psicoterapeuta. Isso também é compreensível. Um(a) bom(a) psicoterapeuta irá encorajá-lo(a) a falar quando o processo não estiver funcionando para você . Ele(a) pode até fornecer,  uma indicação de um colega profissional mais adequado às suas necessidades.

6. Psicoterapeutas Dedicam Tempo Em Suas Formações

Embora seu psicoterapeuta possa ser um especialista em certas áreas da psicologia humana, isso não significa que ele saiba tudo. Dependendo de quanto tempo ele tem de prática e quão especializado ele seja, parte do que você apresenta pode ser novo para ele. Isso é perfeitamente normal.

Seu psicoterapeuta deve admitir abertamente quando não souber de alguma coisa. Ele pode, no entanto, fazer o possível para aprender mais mergulhando na literatura científica, participando de seminários e conferências e conversando com colegas da área.

Um psicoterapeuta comprometido está continuamente aumentando seu conhecimento.

7. Você Vê o(a) Psicoterapeuta como Um(a) Aliado(a)

O(a)psicoterapeuta não é o seu melhor amigo(a), seu guru ou chefe. Embora um(a) psicoterapeuta possa guiá-lo(a) em direção ao que você está procurando, o papel dele(a) não é dizer o caminho que você deve tomar, o que fazer e como fazê-lo.

Ele(a) pode sim, discutir com você as suas potencialidades, os seus vazios existenciais, os seus desejos e sonhos, as suas indecisões, falta de metas, propósitos de vida. Ele pode oferecer outras visões para a sua reflexão. Mas, sempre a decisão final do seu rumo existencial será a sua.

Um bom psicoterapeuta age como um bom aliado. Desde sua primeira sessão juntos, ele(a) trabalhará para construir um vínculo com você baseado na confiança mútua. Isso é conhecido como uma aliança terapêutica.

8. Psicoterapeutas Conquistam Sua Confiança

Falando em confiança, esse é um dos ingredientes mais importantes nesse relacionamento – se não o mais importante.  Como você pode saber quando seu psicoterapeuta ganhou sua confiança?

Confiança é poder se sentir seguro e apoiado, como se você pudesse dizer qualquer coisa sem medo de julgamentos e reações. Você deve saber se confia no(a) profissional, logo no início das primeiras sessões,  e se caso não sentir confiança, saiba que pode não valer a pena ficar mais tempo para descobrir se o psicoterapeuta irá construir com você um vínculo de confiança.

9. Você Percebe Uma Mudança em Si Mesmo

A mudança, especialmente a mudança significativa, sempre leva tempo. De acordo com a American Psychological Association (APA) , a duração do tratamento pode depender do paciente e das condições que ele possui.

A psicoterapia não é como uma receita de bolo que você sabe quanto tempo leva para assar no forno.  Por isso falar em tempo, diante de um processo tão complexo chega a ser uma ousadia. Mas, certamente você deve notar os primeiros efeitos da psicoterapia dentro de um mês ou um pouco mais, ou seja, após o início do tratamento. Estes efeitos serão pequenos, especialmente no início, mas aparecerão e você notará.

De acordo com a APA, para metade das pessoas que procuram psicoterapia, são necessárias em média umas 20 sessões para terem a percepção de que realmente caminharam com a psicoterapia,  e até mesmo para que elas tenham os seus sintomas resolvidos.  Isso é cerca de 5 até 6 meses de tratamento com sessões semanais.

Embora não seja saudável, alguém entrar em psicoterapia esperando resultados significativos imediatamente, você deve reservar um tempo para avaliar seu próprio progresso e discuti-lo com seu psicoterapeuta. Certo?

10. Psicoterapeutas Desafiam Você – Respeitosamente

Diferentes estilos de psicoterapia se apoiam em diferentes metodologias para estimular o desenvolvimento pessoal. A psicanálise por exemplo examina o inconsciente, enquanto o humanismo fornece o suporte emocional para que você se desenvolva como indivíduo.

Alguns estilos de psicoterapia objetivam questionar padrões de pensamento irracionais . Isso deve ser feito sempre com muito respeito, sem fazer você se sentir mal por maneiras de pensar que podem não estar servindo à você.

11. Psicoterapeutas Oferecem Uma Gama de Soluções

Não existe um plano de tratamento único para todos. Às vezes, técnicas que funcionam para um paciente,  simplesmente não funcionam para outro.

Embora seja importante estar disposto(a) e aberto(a) a experimentar coisas novas, se uma determinada intervenção não funcionar para você, o(a) psicoterapeuta deve ser capaz de fornecer outras sugestões. Eles(as) estão lá para lhe oferecer uma caixa de ferramentas em vez de uma única ferramenta.

12. Psicoterapeutas São Flexíveis à Alternativas

O(a) psicoterapeuta está lá para ajudá-lo a identificar suas necessidades. E, às vezes, eles(as) podem errar, levando você em uma direção que não parece ser o que você realmente precisa naquele momento.

Por exemplo, se seu psicoterapeuta está incentivando você a explorar aspectos de sua infância, mas uma preocupação mais urgente está interferindo em sua capacidade de funcionar no dia-a-dia, talvez seja hora de redirecionar o foco.

Vamos pensar em uma anologia. Você está no banco do motorista. Seu psicoterapeuta deve estar aberto a mudar de marcha de acordo com o que você sente que precisa.

13. Psicoterapeutas Não Apressam Seu Tratamento

Você e seu psicoterapeuta devem estar na mesma pauta em relação aos objetivos do seu tratamento e ao cronograma flexível e estimado para atingir esses objetivos. Esta é uma conversa que você deve ter no início do seu tratamento.

Também é importante reavaliar esse plano com o passar do tempo. Se o seu tratamento não está progredindo como você planejou inicialmente – talvez você não tenha muito tempo para se dedicar aos exercícios entre as sessões de terapia, ou esteja achando a terapia mais difícil do que o previsto – um bom terapeuta mostrará flexibilidade e adaptabilidade.

As necessidades e as circunstâncias mudam. A terapia também pode mudar.

14. Psicoterapeutas Estão Atentos a Todos os Aspectos de Sua Identidade

Embora muitas pessoas procurem um psicoterapeuta que tenha um histórico semelhante aos seus, é improvável que os psicoterapeutas possuam todos os aspectos de identidade semelhantes a de seus pacientes, desde orientação sexual até sistema de crenças e identidade de classe.

Isso está ok. Um bom psicoterapeuta sempre entenderá de onde você vem e como isso colore suas emoções e experiências. Mas, se você achar que seu psicoterapeuta não tem conhecimento suficiente de sua cultura, crenças e antecedentes, não há problema em encontrar outro profissional que tenha.

15. Psicoterapeutas Ficam em Segundo Plano

Isso deveria ser óbvio, porque a psicoterapia é sobre você e não sobre ele(a). Ao contrário de uma amizade, não é uma relação baseada em troca mútua. Um psicoterapeuta profissional nunca deve usar as sessões psicoterápicas para tratar com o paciente, das suas próprias angústias e preocupações.

Claro, que isso não significa que um bom psicoterapeuta não possa mostrar sua personalidade única, e que ocasionalmente compartilhe experiências pessoais que sejam relevantes até mesmo para a compreensão do paciente em determinado ponto. Mas, o mais  importante é que o foco permaneça sempre em você, o(a) paciente. Se isso não acontecer, é um sinal vermelho. Você não está ali para trocar de lugar com o seu psicoterapeuta.

16. Psicoterapeutas Dão Ferramentas Para Você Fazer o Trabalho

A psicoterapia é um trabalho desafiador e até mesmo doloroso. Se você já deu o primeiro passo de buscar ajuda de um profissional,  isso é algo para se orgulhar. Acredite!

Buscar ajuda é apenas o começo. Embora seu psicoterapeuta não possa fazer o trabalho interior que é unicamente seu, ele está ali para lhe fornecer todos os recursos psiquicos e o suporte necessário para que você obtenha novos insights, descubra novos desejos, reflita sobre novas rotas existenciais, desenvolva novas habilidades, descubra suas potencialidades e adote novos hábitos.

17. Você Consegue Reconhecer o Valor do Trabalho do(a) Psicoterapeuta

Um dos sinais mais importantes de um bom psicoterapeuta é como você, no caso, o(a) paciente se sente em relação ao trabalho desenvolvido por ele(a). Embora a terapia possa ser desafiadora de várias maneiras, você deve se sentir positivo sobre o rumo que ela está tomando.

Um bom psicoterapeuta inspira sua confiança, deixando-o esperançoso sobre o resultado do trabalho que está fazendo.

Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »