Blog

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

Enfrentar as adversidades faz parte da vida. As provações entrarão e sairão de nossa vida, muitas delas inesperadamente. Dessa maneira como podemos nos preparar para responder melhor diante dessas situações? A resposta está na capacidade de sermos resilientes, ou seja, de construírmos no nosso mundo interno a resiliência para utilizá-la nos tempos difíceis, justamente porque a resiliência nos fortalece das adversidades da vida!

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

A maneira como você se prepara e se recupera dos desafios que acontecem nos dias de hoje, afetará a maneira como você lidará com outros novos desafios no futuro. Cada mudança ou adversidade que você experimenta traz pensamentos, emoções e comportamentos únicos. Adversidades e desafios acontecerão na vida de todas as pessoas da humanidade, pois ninguém está imune.

Resiliência é o quão bem você pode lidar com os eventos adversos da vida e como consegue através dessas experiências difíceis, se desenvolver, se fortalecer e viver o estado de superação.

A resiliência de maneira geral é a capacidade do ser humano lidar de maneira positiva com os contratempos adversos da vida, e se adaptar a eles, até conseguir ultrapassá-los e vencê-los.

Em quais Adversidades mais Precisamos de Resiliência?

As pessoas com habilidades de resiliência usam seus pontos fortes nos momentos mais difíceis que a vida lhes apresenta.  Lidam e se recuperarem de adversidades como essas:

  • Problemas financeiros
  • Problemas familiares
  • Doenças graves
  • Perda de emprego
  • Emergências médicas
  • Desastres naturais
  • Desastres Aéreos, Terrestres, Pandemias, Guerras, Terrorismo, etc
  • Morte de um ente querido
  • Divórcio / Separação / Rompimento Amoroso

Qualquer  pessoa pode cair em desespero diante de qualquer situação como as ilustradas acima, e como consequência a maioria acaba apoiando-se em estratégias de enfrentamento frágeis ou pouco saudáveis.

Embora pessoas com resiliência também experimentem angústias, tristeza ou ansiedade diante de um evento de vida adverso, elas utilizam as suas habilidades mais saudáveis ​​de enfrentamento para assim conseguirem emergir da situação, bem mais fortes psicologicamente do que eram antes.

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

Como consequência, o resiliente não sai das adversidades com traumas, depressão, transtornos mentais ou decepcionados. Eles naturalmente compreendem que atravessaram uma grande experiência de vida que os fortaleceram através do que aprenderam, mesmo que tenha sido à duras penas.

Essas pessoas não ficam paralisadas diante de problemas desafiantes, mas encontram através da reflexão e do autocontrole emocional, as  maneiras de superar a situação da melhor maneira possível. São pessoas conscientes que algumas situações de vida não podem ser alteradas , são imutáveis, mas são hábeis em gerenciar os pensamentos, humores e comportamentos,  enquanto estiverem enfrentando a adversidade. Esse comportamento as remetem à superação.

Essa é uma habilidade de autonomia pessoal, de gestão de si mesmo, e até certo ponto de fazer a gestão da própria situação difícil a ser enfrentada. É isso que muito ajuda os resilientes a não se sentirem desamparados.

É importante sempre frisar que para ser resiliente,  não significa que as coisas não afetem a pessoa. É sempre bom compreender, que o resiliente sente tristezas, raiva e dor psicológica, mas que não se apega a essas fortes respostas emocionais,  que geralmente são paralisantes diante de uma grande dificuldade. É essa postura o que faz a diferença na rapidez da recuperação da adversidade. (Continua Logo Abaixo) 

Alguns Sinais de Resiliência

As pessoas resilientes geralmente têm várias características diferentes que as ajudam a enfrentar os desafios da vida. Alguns dos sinais psicológicos de portadores de resiliência incluem:

  • Possuem uma mentalidade de sobreviventes : Todo resiliente resiste ao impulso de se ver como vítima, e faz do caminho da busca da  superação, o seu melhor,  enfrentando desafios e percebendo os obstáculos como lições para um futuro melhor. Quando as pessoas são resilientes, elas se veem como sobreviventes. Qual é o sentido disso? São pessoas que sabem que mesmo quando as coisas estão difíceis, que elas podem continuar sempre em busca da superação e que vão conseguir se levantar e ir adiante mais fortes.
  • Possuem regulação emocional eficaz : A resiliência é marcada por muitos atributos pessoais, mas principalmente pela capacidade de gerenciar as emoções diante do estresse que a situação adversa causa. Isso não significa que as pessoas resilientes não experimentem emoções fortes como medo, angústia, dúvidas. Isso significa sim,  que elas reconhecem que esses sentimentos são temporários e que podem ser gerenciados até que tudo passe. Lembre-se, tudo na vida passa.
  • Possuem o controle interno : Pessoas resilientes tendem a ter um forte locus interno de controle de si e sentem que suas ações podem desempenhar um papel determinante no resultado dos eventos. Traduzindo, significa que usam bem a racionalidade para a resolução de problemas.
  • Possuem habilidades de resolução de problemas : Quando surgem os problemas, as pessoas resilientes conseguem analisar o que está acontecendo racionalmente e tentam encontrar soluções racionais que farão a diferença no resultado da situação adversa.
  • Possuem autocompaixão : Outro sinal de resiliência é que são pessoas detentoras de autoaceitação e autocompaixão. Pessoas resilientes tratam a si mesmas com generosidade, especialmente quando as coisas na vida estão difíceis.
  • Possuem apoio social : Ter uma rede sólida de pessoas solidárias é outro sinal de resiliência. Pessoas resilientes reconhecem a importância de se ter uma rede de apoio e de saber quando precisam pedir ajuda.

Tipos de Resiliência

 Quando a pessoa resiliente é  confrontada com mortes, perdas importantes, traumas, estresse significativo e outras adversidades que a obrigam a entrar em processos de mudanças, ela será capaz de se adaptar à nova situação, e é essa sua adaptação que a ajudará a encontrar maneiras e soluções positivas de lidar e de até resolver totalmente o problema em questão.

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

Consequentemente a pessoa detêm um nível de recuperação bem mais rápido do que a média das outras pessoas, se fortalecendo subjetivamente e se desenvolvendo como ser humano, diante do que enfrentou.

O resiliente é uma pessoa com um bom nível de  autoconsciência, que a  faz usar a experiência vivenciada como uma oportunidade de aprendizado para levar para a vida.

No entanto, também existem diferentes tipos de resiliência, e cada uma pode influenciar a capacidade de uma pessoa em lidar com várias formas de estresse .

1- Resiliência Física

A resiliência física refere-se a como o corpo lida com a mudança e se recupera de demandas físicas, como doenças incapacitantes e lesões. Pesquisas sugerem que esse tipo de resiliência desempenha um papel importante na saúde geral do indivíduo. É algo que afeta a forma como as pessoas envelhecem e como elas respondem e se recuperam do estresse físico gerado por  problemas médicos.

A resiliência física é algo que as pessoas podem melhorar até certo ponto fazendo escolhas de estilo de vida mais saudáveis como, dormir o suficiente, se alimentar com uma dieta nutritiva e praticar exercícios regulares. Essas são apenas algumas maneiras de fortalecer esse tipo de resiliência.

2-Resiliência Mental

A resiliência mental refere-se à capacidade de uma pessoa se adaptar diante de uma mudança ou incertezas da vida. As pessoas que possuem esse tipo de resiliência são bem mais flexíveis e calmas em tempos de crise. Elas utilizam a sua força mental totalmente focada para resolver os problemas, seguir em frente e permanecerem esperançosas mesmo quando enfrentam sérios contratempos.

resiliente mental é aquele tipo de pessoa que, mesmo quando perde o emprego, ou morre o amigo, ou a esposa pede o divorcio, e até mesmo não seja aprovado numa entrevista, ainda assim, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação às novas realidades.

3-Resiliência Emocional

A resiliência emocional é a habilidade de sermos capazes de regular as nossas emoções durante momentos de estresse. Os resilientes emocionais  estão cientes de suas reações emocionais e tendem a estar em contato com sua vida interior.

Por causa disso, eles também são capazes de acalmar sua mente e gerenciar suas emoções quando estão lidando com experiências negativas e dolorosas psicologicamente.

Esse tipo de resiliência também ajuda as pessoas a manterem um senso de otimismo quando os tempos estão difíceis. Por serem emocionalmente resilientes, entendem que a adversidade e as emoções difíceis são temporárias e não duram para sempre. Aliás, nada dura para sempre!

4-Resiliência Social

A resiliência social, também chamada de resiliência comunitária, é a capacidade dos grupos se recuperarem de situações coletivas e portanto difíceis de enfrentar . Esses grupos são compostos por pessoas afetadas por algo tanto individualmente quanto coletivamente, e o objetivo dessa união é para resolver os problemas surgidos.

A resiliência social une pessoas em grupo para o enfrentamento, geralmente após a ocorrência de grandes desastres, pois apoiando-se, constroem um senso de comunidade que os fortalecem.

Essas respostas de enfrentamento podem ser importantes durante desafios como os desastres naturais, desastres aéreos, desastres terrestres, guerras, pandemias, ataques terroristas, e que afetam profundamente as comunidades ou grandes grupos de pessoas. (Continua Logo Abaixo)

Causas de Resiliência

Algumas pessoas adquirem as habilidades de resiliência naturalmente, pois possuem traços de personalidade que as ajudam a permanecerem imperturbáveis ​​diante do desafio. No entanto, esses comportamentos não são apenas traços inatos encontrados em alguns.

A resiliência na verdade,  é o resultado de uma série complexa de características internas e externas do ser humano, incluindo a genética, o histórico da infância, as aptidões cognitivas, a saúde mental e psicológica e o meio ambiente em que vive.

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

O apoio social é uma outra variável que contribui bastante para a resiliência. Pessoas mentalmente fortes geralmente têm o apoio de grupos específicos, sejam os seus amigos pessoais ou os próprios familiares, que as ajudam no sentido de dar o apoio necessário em momentos de dificuldade.

Pessoas Resilientes Também Podem Apresentar Esses Pontos Fortes:

  • São  bons comunicadores
  • São automotivados
  • São otimistas
  • São pacientes
  • Sentem empatia
  • São adaptáveis às mudanças
  • Possuem inteligência emocional
  • Fazem a gestão subjetiva das emoções através da racionalidade.
  • Possuem uma visão positiva de si mesmos e de suas habilidades
  • Possuem a capacidade de fazer planos realistas diante das adversidades e de cumprí-los
  • Percebem a si mesmos como lutadores em vez de vítimas das circunstâncias

Impacto Positivo da Resiliência na Vida das Pessoas

A resiliência é o que dá às pessoas a força psicológica necessária,  para lidar com o estresse diante de uma situação adversa que se apresenta com as consequentes dificuldades. É o reservatório mental de força que as pessoas são capazes de invocar em momentos de necessidade, para irem adiante na vida e sem desmoronarem. Os indivíduos resilientes são mais capazes de lidar com as dificuldades para com isso colherem uma  reconstrução de suas vidas, que se tornam bem melhores após a luta.

Lidar com mudanças ou perdas é uma parte inevitável da vida de todos nós. Em algum momento, todos experimentam graus variados de contratempos dolorosos. Alguns desses desafios podem ser relativamente menores como ser rejeitado para uma promoção profissional no trabalho, enquanto outros são dilacerantes em uma escala muito maior, como ser atingido por furacões ou ataques terroristas.

Aqueles que não têm resiliência podem ficar muito sobrecarregados  emocionalmente com essas experiências. Podem usar mecanismos de enfrentamento inúteis para lidar com os desafios da vida. A decepção ou o fracasso podem levá-los a comportamentos destrutivos ou até perigosos. Esses indivíduos são mais lentos para se recuperar de contratempos e podem experimentar mais sofrimento psicológico como resultado.

A forma como as pessoas lidam com esses problemas pode desempenhar um papel significativo não apenas no resultado, mas também nas consequências psicológicas de longo prazo.

A resiliência dá às pessoas a força para enfrentar os problemas de frente, superar as adversidades e seguir em frente com suas vidas. Após traumas de grande escala, como ataques terroristas, desastres naturais e a própria pandemia de COVID-19, vimos muitos indivíduos demonstrarem os comportamentos que tipificam a resiliência – e, como resultado, experimentaram menos sintomas de depressão.

Mesmo diante de eventos que parecem totalmente inimagináveis, a resiliência permite que as pessoas reúnam forças para não apenas sobreviver, mas também para prosperar.

Faça Disso o Seu Mantra : “Reformule os seus Pensamentos Negativos”

As pessoas resilientes são capazes de olhar para as situações negativas de forma realista, mas de uma forma que não se concentram em culpar ou remoer o que não pode ser mudado. Em vez de ver a adversidade como insuperável, elas tentam reformular os seus pensamentos para procurar pequenas, médias ou grandes maneiras de lidar com o problema e fazer mudanças que ajudarão.

Concentrar-se nas coisas positivas que uma pessoa pode fazer é uma ótima maneira de sair de uma mentalidade negativa. Essa abordagem também pode ser usada para ajudar as crianças a aprenderem a lidar melhor com os desafios.

Você Também Pode Educar Seus Filhos Para a Resiliência

Felizmente, a resiliência é algo que as pessoas podem construir para si mesmas e nos seus filhos.

1-Ensine o sentimento de esperança nas crianças

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!
Incentive as suas crianças a pensarem nos desafios de maneiras mais positivas e esperançosas. Dessa forma, em vez delas  ficarem presas em um ciclo de emoções negativas, poderão aprender a ver esses eventos como oportunidades para se desafiarem e desenvolverem novas habilidades.

2- Ensine as crianças a reformularem os pensamentos negativos

Incentive seu filho a policiar os pensamentos de “coisas ruins”. Diga que ele deve agir como um verdadeiro detetive do pensamento! Ajude seu filho a aprender a detectar o próprio monólogo interno negativo. Explique para ele que a única forma de tranquilizar a mente é aprendendo a detectar o pensamento ruim.

O Pensamento Otimista, pode ser ensinado às crianças. Ajude-as a analisarem as situações das seguintes formas:

– Temporário: Isso irá passar
– Localizado: Isso faz parte de uma situação específica
– Impessoal: Isso não é (inteiramente) minha culpa
– Controlável: Há algo que eu possa fazer a respeito

3- Estimule a autoconfiança nas crianças

A autoconfiança é um dos aspectos mais importantes na aprendizagem das crianças. No entanto, para ajudar os pequenos a desenvolvê-la, não se trata apenas de dar elogios. Mais do que dar elogios é preciso ajudá-los a fazer escolhas, correr riscos saudáveis, valorizar o esforço mais que o resultado, entre outros pontos.

A autoconfiança se constitui com o fazer, tentar, errar e tentar de novo. Elogios constantes podem ser mais prejudiciais do que benéficos. As crianças começam a pensar serem perfeitas ou tentam ser perfeitas o tempo todo, o que não é nada bom. Não atenda todas as vontades da criança, mas a estimule a resolver sozinha algumas de suas necessidades (conforme a idade). Na mesma linha de raciocínio, em vez de dar respostas prontas, instigue a criança a pesquisar ou pensar e imaginar soluções possíveis.

4-Ensine habilidades sociais nas crianças

Para ajudar uma criança a desenvolver uma rede de apoio, os adultos devem  modelar nos seus filhos as boas habilidades sociais, como compartilhar sentimentos, ter empatia pelas outras pessoas, cooperar e ajudar os outros e expressar sempre a gratidão. Lembre-se sempre de reforçar positivamente esses comportamentos na criança. (Continua Logo Abaixo)

5-Ensine as reações positivas nas crianças

Em vez de desejar de maneira mágica que o tempo volte atrás para que a adversidade jamais tivesse surgido na sua vida, é muito mais  útil  se concentrar apenas nas coisas que podem impactar positivamente e diretamente na situação.

Os adultos podem incentivar as crianças a desenvolverem essa habilidade,  falando sobre a situação a ser enfrentada e ajudando-as a fazerem um plano de como elas podem reagir positivamente.

Mesmo quando a situação é difícil, tomar medidas realistas mais positivas e otimistas sempre pode ajudar a melhorá-la. Não importa quão pequenos sejam esses passos, eles podem melhorar as coisas, até mesmo a sensação de controle e de resiliência.

Como é feito o tratamento psicoterápico para gestão do estresse diante de uma adversidade?

  • Desenvolver o autoconhecimento no paciente para que ele estabeleça limites e defina prioridades,
  • Oferecer ferramentas subjetivas no sentido que o paciente possa aprender a lidar com as suas emoções e crenças doentes ou negativas,
  • Desenvolver mecanismos psicológicos e comportamentais no paciente, para que ele se capacite diante das resoluções de conflitos e das resoluções de problemas de sua vida,
  • Desenvolver no paciente exercícios de respiração e relaxamento para levá-lo a um estado de acalmia,
  • Orientar o paciente diante da realização do mindfulness ou atenção plena.

A ideia principal dessas abordagens é que a pessoa possa ir atravessando a adversidade mais fortalecida e melhorando a sua saúde física e mental.

A Importância de Gerenciar o Estresse Fazendo Psicoterapia!

Construir hábitos saudáveis ​​de gerenciamento de estresse é uma maneira eficaz de aumentar a resiliência. Esses hábitos podem incluir desde comportamentos que ajudam na saúde como um todo, como dormir o suficiente, se alimentar saudavelmente e fazer exercícios.

Mas existem questões específicas que podem ser trabalhadas em psicoterapia durante momentos adversos que causam estresse, como:

  • Desenvolver na psicoterapia a ressignificação de pensamentos disfuncionais que causam maiores sofrimentos diante da situação adversa que o paciente esteja atravessando.
  • Desenvolver  na psicoterapia o fortalecimento emocional do paciente para ajudar a deixá-lo melhor preparado para lidar com as situações adversas e com os sentimentos que causam o estresse.
  • Desenvolver na psicoterapia a capacidade do paciente realizar a resolução de problemas
  • Desenvolver na psicoterapia as técnicas de biofeedback que auxiliam o paciente a ficar mais consciente diante dos sinais do próprio corpo, para que assim ele tenha um autocontrole maior sobre as suas reações diante dos estímulos estressantes.
  • Desenvolver na psicoterapia uma comunicação verbal do paciente que seja esclarecedora,  sobre a mensagem transmitida para que através dela, ele se esclareça e reorganize os seus próprios pensamentos e sentimentos.

 Com esses recursos desenvolvidos, as pessoas tendem a se sentirem mais preparadas para enfrentarem situações estressantes e para se recuperarem mais rapidamente. Para aqueles que lutam para manter os níveis de estresse sob controle, pode ser útil considerar o apoio de um psicoterapeuta .

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

Vamos Recapitular?

Enquanto algumas pessoas tendem a ser mais resilientes, você já compreendeu nesse artigo que é uma habilidade que pode e deve  ser desenvolvida e fortalecida por cada um de nós. A psicoterapia pode ser um meio para buscarmos essa conquista psicológica.
Olhar para as situações de maneira mais positiva, obter apoio de outras pessoas e focar nas coisas que podem ser controladas são também estratégias úteis. Boas habilidades de gerenciamento de estresse podem promover maior resiliência. Anote isso!

Uma palavra especial para você

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

 

Embora descobertas anteriores sugerissem que a maioria das pessoas tendem a ser resilientes, um estudo de 2016 descobriu que a resiliência diante de eventos como a morte de um cônjuge, divórcio e desemprego é menos comum do que se acreditava anteriormente.

Tais achados indicam a necessidade de intervenções profissionais da área da Psicologia e apoio após eventos de vida estressantes ou traumáticos.

Se você está lutando para lidar com os seus próprios desafios, não tenha medo de falar com um psicoterapeuta, que é um profissional de saúde mental que o ajudará a atravessar as suas adversidades.

Saiba que mesmo as pessoas mais resilientes,  as vezes precisam de ajuda, e compreenda que parte de ser uma pessoa resiliente é saber quando pedir apoio e assistência. Ninguém é de ferro….

Quais são as Consequências se não Formos Resilientes?

Quando você não é resiliente, acaba ficando preso e atolado na adversidade e dessa maneira é bem difícil superá-la. Quando se experimenta um desafio na vida sem resiliência, a pessoa luta para sair da situação mas sente que ficará para sempre presa na situação adversa. Não há progresso. À medida que o desamparo se desenvolve e aumenta, tudo piora. Fica mais difícil sair da situação.

Se um outro desafio aparecer ao mesmo tempo, e se desenvolver durante esse período, tudo ficará ainda mais difícil no sentido de se gerenciar mais essa nova adversidade. À medida que os desafios aumentam, a pessoa poderá pensar que as coisas nunca vão melhorar.

Quer Mais Dicas Para Você Aumentar sua Resiliência?

1- Abrace a Mudança

A flexibilidade é uma parte essencial da resiliência. Ao aprender a ser mais adaptável a uma nova situação você estará treinando seus mecanismos de flexibilidade mental e emocional. É um aprendizado de resignação ao darmos o “aceite” da situação que a vida nos apresenta e que teremos que lidar.

Dessa maneira, você estará mais bem equipado para responder melhor quando enfrentar uma crise na vida. As pessoas resilientes costumam utilizar esses eventos adversos como uma oportunidade de se ramificar em novas direções. Enquanto algumas pessoas podem ser esmagadas por mudanças abruptas, indivíduos altamente resilientes são capazes de se adaptar e prosperar em novos caminhos.

2- Seja Otimista

Permanecer otimista durante períodos sombrios pode ser difícil, mas manter uma perspectiva esperançosa é uma parte importante da resiliência. O que você está lidando pode ser difícil, mas é importante permanecer esperançoso e positivo em relação a um futuro melhor.

Pensamento positivo não significa ignorar o problema para focar em resultados absolutamente e altamente positivos. Significa entender que os contratempos são temporários e que você tem as habilidades e habilidades para combater os desafios que enfrenta.

3- Desenvolva Habilidades de Resolução de Problemas

Pesquisas sugerem que as pessoas que são capazes de encontrar soluções para um problema são mais capazes de lidar com os problemas do que aquelas que não conseguem. Sempre que você encontrar um novo desafio, faça uma lista rápida de algumas das possíveis maneiras de resolver o problema.

Experimente diferentes estratégias e concentre-se no desenvolvimento de uma maneira lógica de resolver problemas comuns. Ao praticar suas habilidades de resolução de problemas regularmente, você estará mais bem preparado para lidar quando surgir um desafio sério.

4-Estabeleça Metas

Situações de crise são assustadoras para qualquer pessoa. Podem até parecer intransponíveis. Pessoas resilientes são capazes de ver essas situações de forma realista e então estabelecer metas razoáveis ​​para lidar com o problema.

Quando você se sentir sobrecarregado por uma situação, dê um passo para trás para simplesmente reavaliar o que está diante de você. Faça um brainstorming de possíveis soluções e, em seguida, divida-as em etapas gerenciáveis.

5-Tome uma Atitude

Simplesmente esperar que um problema desapareça sozinho apenas prolonga a crise. Em vez disso, comece a trabalhar para resolver o problema imediatamente. Embora possa não haver uma solução rápida ou simples, você pode tomar medidas para tornar sua situação melhor e menos estressante.

Concentre-se no progresso que você fez até agora e planeje seus próximos passos, em vez de ficar desanimado com a quantidade de trabalho que ainda precisa ser realizado.

Trabalhar ativamente em soluções também o ajudará a se sentir mais no controle. Em vez de apenas esperar que as coisas aconteçam por si só. Ser proativo permite que você ajude a tornar seus objetivos em realidade.

6- Continue Trabalhando em suas Habilidades

A resiliência pode levar tempo para ser construída, então não desanime se você ainda luta para lidar com eventos problemáticos de maneira mais resiliente. Todos podem aprender a ser resilientes e isso não envolve nenhum conjunto específico de comportamentos treinados ou ações programadas.

A resiliência pode variar drasticamente de uma pessoa para outra.

Concentre-se em praticar as habilidades necessárias, bem como desenvolva as características comuns de pessoas resilientes, mas lembre-se também de aproveitar seus pontos fortes já existentes.

7-Encontre um Senso de Propósito

Resiliência nos Fortalece das Adversidades da Vida!

Diante de uma crise ou tragédia, encontrar um senso de propósito pode desempenhar um papel importante na recuperação. Isso pode significar se envolver em uma comunidade, cultivar a espiritualidade ou participar de atividades que sejam significativas.

8-Acredite em suas Habilidades

Ter confiança em sua própria capacidade de lidar com o estresse da vida pode desempenhar um papel importante. Torne-se mais confiante em suas próprias habilidades já adquiridas.

Pesquisas demonstraram que a autoestima desempenha um papel importante no enfrentamento do estresse e na recuperação de eventos difíceis. Jamais se esqueça de seus pontos fortes e realizações.

9-Desenvolva uma Rede Social Forte

É importante ter pessoas em quem você pode confiar . Ter pessoas atenciosas e solidárias ao seu redor atua como um fator de proteção durante tempos de crise. Embora simplesmente falar sobre uma situação com um amigo ou ente querido não faça com que seus problemas desapareçam, isso permite que você compartilhe seus sentimentos, obtenha apoio, receba feedback positivo e tenha insights para encontrar possíveis soluções para seus problemas.

Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »