Blog

Arteterapia Aplicada com Sucesso nos Transtornos Alimentares!

Arteterapia Aplicada com Sucesso nos Transtornos Alimentares

A arteterapia pode ser uma ferramenta valiosa no processo de recuperação de indivíduos com transtornos alimentares. Pode ser introduzida como recurso de enfrentamento onde os pacientes são encorajados a expressar criativamente sentimentos e emoções difíceis e avassaladores que de outra forma são expressos através do controle da comida. A arteterapia dá forma a sentimentos, preocupações e estresse que podem ser entendidos e tratados. Arteterapia Aplicada com Sucesso nos Transtornos Alimentares!

Aqui estão alguns benefícios da arteterapia no tratamento de transtornos alimentares:

  1. Compreender, aprender e lidar com sentimentos e emoções difíceis e avassaladores de forma saudável
  2. Ajuda a ver os problemas de uma perspectiva diferente
  3. Ajuda na resolução criativa de problemas
  4. Proporciona Descarga de emoções fortes
  5. Alívio o estresse
  6. Fornece maior conscientização e comunicação em torno da doença

Um aspecto particularmente útil da arteterapia é a criação de imagens que representam o transtorno alimentar. Usando essa técnica, os pacientes são orientados a encontrar formas, cores e palavras que descrevam problemas que eram desconhecidos para eles. Uma vez formadas essas formas, estimula-se o diálogo aberto e a reflexão sobre essas obras para que novos olhares sobre a doença possam ser adquiridos.

Os transtornos alimentares são doenças originadas de uma combinação de questões comportamentais e emocionais de longa data, preocupações físicas, problemas de relacionamento interpessoal e fatores sociais. (Continua Abaixo)

Transtornos Alimentares

Existem diferentes tipos de transtornos alimentares. Além da anorexia e da bulimia, também existem variantes da doença, como o transtorno da compulsão alimentar.

As pessoas que lutam com transtornos alimentares costumam usar a comida como uma estratégia  para conseguirem  lidar com as suas dificuldades. Os comportamentos podem incluir a restrição da ingestão de alimentos, dieta rigorosa, compulsão alimentar e purgação. Esses comportamentos são fisicamente prejudiciais e podem prejudicar o bem-estar emocional e reduzir ainda mais a autoestima.

No tratamento de distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, uma equipe multidisciplinar pode aumentar as chances de recuperação. Os tratamentos incluem uma combinação cuidadosa de tratamento médico, manejo nutricional, psicoterapia, arteterapia, terapia familiar, bem como fisioterapia e terapia ocupacional.(Continua Abaixo)

O que é arteterapia?

A arteterapia é uma forma de psicoterapia que usa a arte para melhorar o bem-estar mental e emocional de uma pessoa. Pode ser praticada individualmente ou como terapia de grupo.

Na arteterapia, a arte é usada como foco e meio de comunicação. Quase qualquer ferramenta pode ser usada para arteterapia, incluindo:

  • Pintura (tintas, lápis de cor, giz de cera)
  • Desenhos e Esboços
  • Colagem
  • Scrapbook
  • Escultura
  • Modelagem em Argila

Por meio dessas ferramentas, os arteterapeutas orientam os pacientes a criarem produções e a refletirem sobre o processo dessa experiência, bem como a lidar com o resultado final desse trabalho.

Novos insights e autoconsciência sobre o  seu “eu” podem ser adquiridos durante o processo criativo. Melhores mecanismos de enfrentamento podem ser aprendidos e uma melhora nas funções cognitivas pode estimular a busca do prazer através da arte.

Arteterapia é:

  • Sobre o processo de trabalhar com linguagem não-verbal e trabalhar no significado da produção
  • Criar o que parece certo para você
  • Mostrar que só você, tem a resposta
  • Um espaço seguro e reflexivo para você se descobrir, explorar questões e encontrar respostas

Nenhum talento especial ou experiência anterior em arte é necessário para que a arteterapia seja eficaz. Os arteterapeutas têm treinamento especializado em psicoterapia e conhecimento de meios de arte para auxiliar adequadamente e fornecer o espaço para que os indivíduos comuniquem seus sentimentos, pensamentos e emoções.

Outras Aplicações da Arteterapia

As pesquisas científicas ainda mostram bons resultados na recuperação de algumas lesões neurológicas, em especial as sequelas de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral e paralisia cerebral. Em geriatria, também há uma recomendação do seu uso como instrumento de melhora de qualidade de vida, melhora do humor e estímulo das funções cognitivas cerebrais.

Pelo mesmo motivo ela tem sido usada na terapia de suporte de pacientes com doenças de Alzheimer e outros tipos de processos demenciais. Por fim já há relatos científicos publicados que nos mostram que a arteterapia demonstrou algum benefício no tratamento de pacientes com infertilidade que estão fazendo fertilização in vitro.

Mesmo que você não necessite fazer um tratamento com arteterapia, é bom sempre realizar alguma atividade que permita a sua expressão artística. Pintura, desenho, cerâmica, escultura, trabalho em madeira, tecelagem, colagem. Qualquer forma de se expressar liberando seus sentimentos, pensamentos através  da linguagem não-verbal, trará o seu simbolismo interior. Isso faz muito bem à saúde mental. (Continua Abaixo)

Como é a arteterapia aplicada com sucesso nos transtornos alimentares! 

1) Identificação da forma de arte onde o paciente se expressa com mais espontaneidade e prazer – estímulo ao uso desse canal de expressão – inclusive dando suporte (ensinando) para melhorar a técnica do paciente para que ele se espresse cada vez melhor nesse canal.

2) Interpretação da produção artística do paciente, contextualizando de acordo com seu problema e seu histórico – apoio psicoterápico ao paciente usando o conteúdo simbólico por ele produzido como instrumento de tratamento.

3) Apresentação ao paciente – da obra de algum artista que o arteterapeuta entenda que vá estimular sua criatividade, ou estimular simbolicamente os conteúdos que ele produz.

4) Sugestâo de temas e ideias para serem desenvolvidas artísticamente – que sejam importantes na elaboração do material apresentado pelo paciente

5) Utilização de técnicas da arteterapia para estimular o cérebro e ajudar o psiquismo – como a repetição, contextualização, inspiração em outros artistas, etc, que foram identificados como efetivos para essa terapia.

Agende a Sessão de Arteterapia pelo Whatsapp (12) 99797-1333

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »