A Sua Motivação Vem de Você ou de Uma Fonte Externa?
A motivação é uma energia poderosa que impulsiona e anima a todos no ambiente de trabalho, o que resulta em uma contribuição máxima. Definir e atingir metas, promoção, salário, benefícios, respeito, expectativas claras, reconhecimento, feedback, bem como uma gestão empática, contribuem para um aumento da motivação no local de trabalho. A sua motivação vem de você ou de uma fonte externa?
O que poucos sabem é que existem maneiras diferentes pelas quais as pessoas se motivam, e isso impacta na qualidade da experiência vivida por cada indivíduo. É sobre isso que falaremos nesse artigo.
Você pode buscar o seu crescimento pessoal, profissional, a sua própria motivação para conquistar o desenvolvimento de sua carreira. Seu empregador também pode contribuir para o seu crescimento e para a sua motivação. Estes são os melhores locais de trabalho para todos.
Os locais de trabalho que não possuem esses fatores tendem a apresentar alta rotatividade, insatisfação e negatividade geral. Esses empregadores ganham avaliações ruins em sites públicos. A hostilidade com os funcionários se espalha, prejudicando sua reputação e sua marca .
O que os funcionários precisam:
- Capacidade de gerenciar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
- Reconhecimento pelas suas contribuições
- Oportunidade de aprender novas habilidades e tecnologias
- Um ambiente de trabalho harmonioso
- Trabalhar em projetos significativos
- Sentir o sentimento de pertencimento
- Ter poder para tomar decisões
- Ter líderes que comandam usando orientações para uma direção clara
As pessoas precisam trabalhar em ambientes que as respeitem, terem a oportunidade de se desenvolverem e com acesso à liderança. Pense e reflita: A sua motivação vem de você ou de uma fonte externa?
O respeito é o direito fundamental de todos os funcionários em todos os locais de trabalho!
Se as pessoas sentem que são tratadas com respeito, geralmente respondem com respeito aos colegas de trabalho e a seus chefes. Os funcionários que se sentem respeitados respondem com ações responsáveis.
Viver uma vida com propósito!
Viver uma vida com propósito sendo uma pessoa produtiva, às vezes pode parecer mais fácil falar do que fazer. Para muitos, ter que enfrentar os desafios práticos do dia-a-dia pode ser uma verdadeira luta. Daí procrastinar no trabalho ou ignorar tarefas importantes em casa, pode se tornar um comportamento presente no cotidiano.(Continua Logo Abaixo)
Todos já devem ter ouvido falar sobre dois tipos de motivação:
intrínseca e extrínseca.
-
Motivação Extrínseca (recompensas externas)
Usar um pouco de motivação extrínseca (recompensas pelo esforço) pode ser útil. Cercar-se de pessoas que têm interesses e objetivos semelhantes também faz maravilhas. E às vezes você precisa reavaliar seus objetivos completamente para ver se eles são os corretos neste estágio de sua vida.
Se você é movido pelo pensamento de receber recompensas, seja lá um elogio do chefe, salário bom, ou reconhecimento dos gestores da sua empresa, você está respondendo à motivação extrínseca. Ocorre quando fatores externos o inspiram à agir, e não necessariamente precisa ser algo tangível como o salário. Pode ser algo mais abstrato, como a expectativa de receber elogios ou o pensamento de ganhar notoriedade pública. Essas condições podem aumentar a motivação de uma pessoa para realizar uma determinada tarefa.
Para muitos funcionários, isso assume apenas a forma de se receber o salário pelo trabalho realizado, que permite que se pague despesas mensais e que pague também as experiências desejadas fora do trabalho. Pense e reflita: A sua motivação vem de você ou de uma fonte externa?
Tipos de Recompensas Extrínsecas
Quando você imagina a motivação extrínseca, provavelmente pensa em ser motivado por algum tipo de recompensa externa bem conhecida, como dinheiro ou prêmio. Mas essas recompensas podem ser também de natureza psicológica. Um exemplo dessa forma psicológica de recompensa inclui fama, elogios e reconhecimento. Seja você um artista buscando elogios do público após o término de uma produção, ou uma criança esperando elogios de um pai por ter feito a cama, qualquer pessoa pode se sentir motivada por esses estímulos.
A Motivação Extrínseca Funciona?
Embora a motivação extrínseca possa ser uma ferramenta poderosa para muitas pessoas, ela é melhor aplicada apenas em determinadas situações. Uma pessoa pode aceitar um cargo por causa do salário e dos benefícios mais altos, por exemplo, trabalhando longas horas toda semana para atingir a meta da empresa.
Quer um exemplo bem prático? Talvez você faça compras usando um cartão fidelidade de uma certa loja, apenas para acumular pontos, descontos e prêmios, ou até mesmo use um cartão de crédito específico para acumular recompensas. Essas são situações em que você está atuando por causa de um prêmio externo. Mas saiba que ser movido apenas por recompensas e compensações é insustentável a longo prazo.
Esse tipo de recompensa deve ser usado com moderação, porque a motivação pode ser enfraquecida com o tempo. Considerada “excesso de justificação”, que é uma saturação que ocorre quando uma pessoa desfruta de recompensas com tanta frequência que acaba perdendo o interesse. De fato, em vários estudos , muitos pesquisadores descobriram que os participantes da pesquisa eram menos propensos a se envolver em comportamentos úteis se recebessem muitas recompensas materiais. Pense e reflita: A sua motivação vem de você ou de uma fonte externa?
Motivação Intrínseca (Vem dos Desejos Internos)
A motivação intrínseca geralmente é um estímulo mais poderoso para comportamentos que exigem maior dedicação a longo prazo. Se o objetivo de alcançar o crescimento pessoal alimenta sua motivação para ter sucesso, você deve experimentar essa forma mais significativa de motivação.
A motivação intrínseca(de dentro-subjetiva) é totalmente diferente da motivação externa (extrínseca), pois se refere ao comportamento de uma pessoa sendo estimulada pelo seu próprio desejo interno. Ao contrário de receber as recompensas externas, os pesquisadores descobriram que as pessoas são mais criativas, produtivas e fazem um trabalho melhor quando motivadas por elas mesmas, ou seja, internamente. Estudos também mostram que oferecer recompensas externas por uma atividade recompensadora internamente, pode torná-la menos recompensadora intrinsecamente.
Pense em sua motivação agora lendo este artigo. Você tem um interesse genuíno em Psicologia e deseja obter uma melhor compreensão sobre esse tópico específico? Se sim, você está agindo com base em um desejo intrínseco de adquirir conhecimento . Ou, você está lendo tudo isso para fazer algum tipo de relatório da faculdade ou para o seu trabalho? Se sim, você provavelmente está motivado por querer evitar uma nota ruim na faculdade ou pela possibilidade de reconhecimento do seu chefe no local do seu trabalho. Quando você faz algo apenas pelo puro prazer e satisfação da atividade em si, é diferente, você está intrinsecamente motivado. Pense e reflita: A sua motivação vem de você ou de uma fonte externa?
Para aumentar seu nível de motivação intrínseca, considere os seguintes fatores :
- As pessoas ficam mais motivadas quando são desafiadas a perseguirem seus objetivos na busca de um significado pessoal
- A curiosidade estimula o desejo de uma pessoa de aprender mais
- As pessoas procuram controle sobre si mesmas
- A competição saudável e a colaboração em equipe podem aumentar o desejo de um melhor desempenho por meio da comparação
A motivação intrínseca , significa que você é movido por um desejo interior. Ou seja, você é movido por saber que algo o fará feliz ou realizado. A motivação extrínseca é interessante para algumas situações, mas não se pode confiar nela de forma consistente, pois a mesma se extingue mais rapidamente e às vezes depende de externalidades que estão fora do seu controle.
Não há problema algum nos aspectos motivacionais extrínsecos, mas esclarecemos em como você pode aproveitar sua motivação intrínseca ou interna, para entrar em contato com os seus desejos, assim como atendê-los.
Descubra o seu porquê!!
Pense em seus objetivos atuais e por que você os está definindo. A motivação vem de você ou de uma fonte externa? Por exemplo, a motivação para a perda de peso, pense que pode ser culturalmente orientada para se obter um tipo de corpo socialmente aceito, em vez de ter o desejo de ser mais saudável. Outro exemplo! Se você está querendo ganhar uma prova de corrida de rua, será que é para sua própria satisfação ou você está procurando validação de que é um corredor rápido, ou para receber elogios de amigos? Pense e reflita: A sua motivação vem de você ou de uma fonte externa?
Tire um tempo para refletir!!
O que muitas resoluções malsucedidas perdem é a reflexão. Não estamos falando de “refletir” sobre sua resolução e decidir que não é para você desistir mais dela. Estamos falando de um bom pensamento honesto sobre seu progresso e como você pode alterar seu plano para atingir sua meta. Mesmo que você tenha se atrapalhado ao longo do caminho, leve em consideração suas vitórias também. São essas vitórias que o manterão motivado para continuar.
Queremos que você tenha sucesso com quaisquer que sejam suas motivações! Mas considere que estar intrinsecamente motivado o ajudará a se aprofundar em seus objetivos quando essa motivação diminuir, e também o ajudará a encontrar cada vez mais a sua determinação para seguir em frente. Você estará confiando em seu próprio poder, em vez de extraí-lo de uma fonte externa, e deve se orgulhar em reconhecer em tudo aquilo que pode alcançar.
Que tipo de motivação você está experimentando:
é intrínseca ou extrínseca?
Não é nenhum segredo que a motivação extrínseca tem o poder de influenciar o comportamento e as ações de uma pessoa, mas devido ao efeito de superjustificação, seu impacto tem limites muito claros. Ao se envolver em novas atividades, pode ser valioso entender que tipo de motivação você está experimentando: é intrínseca ou extrínseca?
Ao fazer isso, você começará a ter uma noção do que o leva a realizar algo e poderá examinar mais de perto por que você busca certas atividades em detrimento de outras. Trabalhar em direção a uma recompensa externa ainda pode ser valioso – especialmente se você achar uma tarefa ou atividade desinteressante.
O desejo de ganhar um salário, por exemplo, pode ajudá-lo a permanecer focado na tarefa, não importando o quão chato seja o trabalho. A pergunta que fica é: Por que não tentar uma mistura de motivação extrínseca e intrínseca, reconhecendo as qualidades únicas que cada uma pode lhe oferecer?
Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333