Psicoterapia Online

Blog

Os Benefícios de Passar Tempo Sozinho!

Os Benefícios de Passar Tempo Sozinho!

Ao longo dos anos,  pesquisadores realizaram uma série de estudos para determinar os efeitos de se passar um tempo sozinho, e o veredito foi: ter um tempo sozinho é bom para você. Você pode imaginar como passar um tempo sozinho se tornou um tabu em nossa cultura, que está sempre ativa e sempre conectada. Embora você certamente possa usar seu tempo sozinho como uma oportunidade para apenas ser, você também pode usar seu tempo sozinho para fazer coisas que ama, trabalhar em seu bem-estar ou aprender algo novo. Dessa forma conheça os benefícios de passar tempo sozinho!

Bem, para aqueles que têm família, o tempo sozinho pode ser uma mercadoria escassa ou pode parecer até egoísmo. Mas uma vez que você percebe que é realmente mais valioso para as pessoas em sua vida se você se desvincular periodicamente delas, ficará muito mais fácil se dar essa permissão.

Ao assumir o controle do seu tempo e priorizar um tempo sozinho, você se sentirá mais produtivo e se conectará melhor com amigos, familiares e colegas quando estiverem novamente juntos. Lembre-se de que estar sozinho não significa que você não está fazendo nada. Pode ser bem o contrário. Tá?

Em primeiro lugar, saiba que estar sozinho é uma condição que areja as nossas cabeças, nos dá foco e recarrega nossas baterias. Também nos centra e nos dá uma percepção geral com maior clareza. A distração é a inimiga número um da percepção clara. Em segundo lugar, estar sozinho nos ajuda a nos reconectar com quem somos e com o que queremos nos tornar. Isso por si só,  melhora nossos relacionamentos e o que podemos oferecer àqueles que amamos quando nos reencontramos.

Quer uma ideia? Identifique as maneiras que você gostaria de passar seu tempo sozinho. Seria na natureza, desconectado da tecnologia ou perdido em uma busca criativa? Se você oportunizar essa experiência em sua vida, reflita ativamente sobre como se sentiu antes e depois. Nessa experiência de autoconhecimento saboreie os benefícios de passar tempo sozinho!

Talvez você possa escrever depois de implementar esses experimentos. Ou talvez faça apenas uma sessão de meditação por 10 minutos e sinta a diferença entre a sua mente e seu corpo. Usando qualquer método que mais ressoe em você, veja os resultados de sua experiência e use isso a seu favor para se comprometer a passar mais vezes  algum tempo sozinho.

Um estudo de 2017 que fez parte do “Projeto Solitude”,  descobriu que aqueles que escolhem ativamente passar um tempo sozinhos experimentam alívio do estresse e entram em estado de maior relaxamento . Quando estamos sozinhos, as pressões de agradar os outros e a interação social diminuem totalmente, o que pode ser um grande estressor para algumas pessoas. Além disso, muitas pessoas optam por usar seu tempo sozinhos para se envolver em atividades bem relaxantes, como meditação, artesanato ou ioga. Que tal? Você certamente não mais duvida de como os benefícios de passar tempo sozinho!

2-Isso nos dá tempo para refletir

Tempo sozinho é tempo de reflexão também. Muitas vezes ficamos tão presos na vida cotidiana que nem temos um momento para processar o que está acontecendo em nossas vidas atualmente, ou o que aconteceu no passado. O tempo sozinho é a oportunidade perfeita para você entrar em contato com o que está sentindo. Escrever um diário pode ajudar nesse processo e é uma ótima atividade para quando você está passando um tempo sozinho.

3-Você pode praticar a gratidão

Além de refletir sobre o que está acontecendo em sua vida, você também pode usar o tempo sozinho para praticar a gratidão. É fácil ficar preso aos pensamentos negativos, mas passar algum tempo sozinho e pensar em todas as coisas boas da sua vida pode ser um grande estímulo à alegria, ao bem-estar e felicidade. Um estudo mostrou que praticar a gratidão nos leva a desenvolver uma visão mais positiva da vida e a uma maior sensação de real bem-estar.

4-Você será mais produtivo

Existem estudos que mostram que somos mais produtivos quando estamos sozinhos. Defina um cronômetro e dedique um pouco do seu tempo sozinho a qualquer projeto de trabalho que seja importante para você  e depois disso, use o resto do tempo para fazer algo mais lúdico e agradável.

5-Você pode aumentar sua força mental

Estar sozinho pode ajudá-lo a construir força mental. Isso é especialmente verdade depois que você dominar a arte do tempo sozinho.  Ser capaz de se sentar com seus pensamentos, medos, ansiedade, esperanças, sonhos e todas as outras emoções que possam surgir, o tornará mentalmente mais forte e mais preparado para lidar com o que a vida lhe der.

6-Você consegue fazer o que você quiser

Um dos benefícios mais favoritos de ter um tempo sozinho, é que é um momento em que não precisamos nos comprometer com nada e com ninguém, e assim podemos fazer as coisas que mais amamos! De repente, você não tem que aturar atividades nas quais não esteja interessado.

Com as pressões e responsabilidades da vida cotidiana, com que frequência você se encontra em uma situação em que realmente lhe dê prazer e satisfação? Abrace esta oportunidade de fazer o que te faz mais feliz. Talvez seja um novo hobby, leitura ou trabalho em um projeto doméstico que você deseja realizar. Que tal?

7-Equilibre o tempo sozinho com o tempo social

Dependendo das necessidades individuais e do estilo de vida de uma pessoa, seu equilíbrio entre o tempo sozinho e o tempo social é diferente. Por exemplo, os introvertidos tendem a precisar de mais tempo sozinhos do que os extrovertidos. Perceba que não há uma quantidade “certa” de tempo solo que devemos ter como objetivo. Não existe regra e muito menos uma receita para isso.

Você dentro das tentativas e erros,  poderá descobrir o equilíbrio certo para você, e pode não ser sempre a  mesma coisa. Durante certos momentos, como agora por exemplo, você pode estar precisando de mais tempo social do que tempo sozinho, ou vice-versa. A vida está sempre em fluxo.

Encontrar o equilíbrio significa aprender a arranjar tempo para si mesmo em primeiro lugar. Sinta-se à vontade para dizer aos parceiros, colegas ou familiares que você precisa de um tempo para si.

O que fazer se você se sentir desconfortável por estar sozinho?

Enquanto algumas pessoas adoram ficar sozinhas, outras se sentem realmente desconfortáveis ​​em passar um tempo sozinhas. Seria porque elas têm medo de ficarem sozinhas com seus próprios pensamentos?

E você? Já experimentou algum trauma que torna difícil  ficar sozinho? Tem medo de se sentir sozinho? Ou talvez você esteja simplesmente acostumado a estar constantemente perto de pessoas e não sabe como passar um tempo sozinho?

Como em qualquer outra coisa que vivenciamos, a prática ajuda bem. A melhor maneira de ficar mais confortável com algo é quando praticamos. Se usarmos o tempo com sabedoria, ficar sozinho pode se tornar uma atividade que vamos aprender, aproveitar e usar para crescermos como pessoas.

Sentir-se confortável estando sozinho é uma habilidade que nos beneficia de muitas maneiras, ou seja, adquirimos mais tempo para fazer as coisas para nós mesmos, podendo praticar o autocuidado, um novo idioma, descansar ou apenas praticar a atenção plena. Pense em todas as possibilidades!

Se você acredita que seu desconforto em estar sozinho é devido a condições de saúde mental, traumas, não hesite em falar com seu psicoterapeuta para que possam trabalhar juntos nessa questão, porque todos devem poder colher os benefícios do tempo sozinho. Combinado? Valide os benefícios de passar tempo sozinho!

Agende a sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »
error: Content is protected !!