Blog

Curar o Trauma Pode Te Levar a Novos Começos!

Curar o Trauma Pode Te Levar a Novos Começos!

Todo mundo tem experiências que são perturbadoras ou dolorosas. No entanto, há momentos em que essas experiências são mais do que apenas perturbadoras e possivelmente muito prejudiciais. Há uma diferença entre eventos que são temporariamente angustiantes e aqueles que são traumáticos que se não cuidados podem nos jogar no limbo. Saiba que curar o trauma pode te levar a novos começos! Mas quais são os caminhos? Vamos conhecê-los?

Embora o trauma possa invocar uma resposta de terror e ser debilitante, em alguns casos pode ser um catalisador para mudanças positivas. Nos melhores casos, pode até estimular o desenvolvimento pessoal, a força e a resiliência. O crescimento pós-traumático acontece quando você é capaz de transformar o trauma e usar a adversidade a seu favor.

O que é Trauma?

Trauma é qualquer evento que uma pessoa perceba como prejudicial ou ameaçador e tem um efeito duradouro sobre o seu bem-estar. Dessa maneira, o conceito de trauma psíquico pode ser entendido como decorrente de um acontecimento que abalou de tal forma a pessoa, que provocou modificações consideráveis no seu modo de funcionamento psíquico e consequentemente no seu comportamento.

Um acontecimento só deve ser considerado traumático quando representa uma ameaça para a vida ou para a segurança de uma pessoa, e ultrapassa em intensidade as ocorrências comuns, deixando o indivíduo desesperado e sem saber o que se deve fazer. E curar o trauma pode te levar a novos começos!

Os traumas podem ser provocados por inúmeras situações como assaltos, estupros, acidentes, perdas, violência física, rompimentos de relacionamentos, demissões, abusos.

Traumas psicológicos são sequelas emocionais, deixadas por uma experiência que causou imensa dor e sofrimento ao traumatizado. Esse tipo de experiência, também chamada de evento traumático, é de tal magnitude que afeta profundamente o comportamento, o pensamento e sentimentos da pessoa que se traumatiza, e esta, por sua vez, fará de tudo para evitar reviver ou relembrar qualquer fato ligado ao que lhe traumatizou.

As pessoas vivenciam traumas por meio de muitas outras fontes também, incluindo, mas não se limitando a guerra, crime, desastres naturais e discriminação. Essas experiências costumam causar reações físicas e emocionais que podem durar anos após o evento. Os efeitos do trauma podem afetar os relacionamentos, o trabalho, a saúde e a visão geral da vida de uma pessoa.

Importante saber que as pessoas vivenciam os eventos de maneira diferente. O que pode ser traumático para uma pessoa pode não ser para outra. Certo? Devido a isso, não podemos generalizar e afirmar que todos que passam pelas situações descritas até agora, irão se traumatizar.

As pessoas traumatizadas podem descobrir que estão mais agitadas do que antes ou podem evitar certos lugares ou pessoas que podem lembrá-las do trauma. Os indivíduos que sofreram traumas também podem ter dificuldade para dormir ou se concentrar nas tarefas cotidianas.

Para a maioria das pessoas que viveram um trauma, as respostas de medo e os sintomas,  se dissipam após um curto período de tempo. Mas as pessoas que continuam a sentir  sintomas a ponto de afetarem seu funcionamento do dia-a-dia,  podem ser diagnosticadas com transtorno de estresse pós-traumático que falaremos mais adiante.

Diferentes respostas ao trauma

O desenvolvimento psicológico pós-traumático levanta uma questão óbvia: por que algumas pessoas crescem com o trauma enquanto outras são esmagadas por ele?

Os seguintes fatores desempenham um papel importante para a pessoa:

  • Possui um forte sistema de apoio
  • Tem traços de personalidade como extroversão e abertura
  • Possui a  capacidade de integrar a experiência traumática
  • Busca o desenvolvimento de novos sistemas de crenças após a experiência traumática

Ser capaz de encontrar o benefício frente aos eventos traumáticos depende do impacto de muitas variáveis como:

1-Rede de Apoio

Um fator importante é a força do sistema de suporte que a pessoa traumatizada possui. Aqueles que têm uma forte rede de familiares e amigos de apoio, assim como os recursos para procurar cuidados de saúde mental, são mais propensos a se recuperar bem e rápido. Isso é mostrado por inúmeros estudos da área.

2-Perfil de Personalidade

Os dois traços psicológicos que indicam uma maior probabilidade de alguém experimentar um crescimento pós-traumático são:  abertura à experiência e a extroversão.

Isso ocorre porque a abertura da pessoa permite a reconsideração dos seus sistemas de crenças, e os extrovertidos são mais propensos a iniciar uma resposta e buscar ativamente a conexão social. Ter traços de personalidade positivos, como otimismo e foco no futuro, também pode desempenhar um papel muito importante, permitindo à pessoa ver o potencial positivo e utilizá-lo.

3-A Pessoa Integra a Experiência

O indivíduo que sofreu o trauma pode ser capaz de integrar sua experiência em sua vida. Ao fazer isso, experimenta o desenvolvimento de novos sistemas de crenças. Caso contrário, essas pessoas que sofrem o trauma emocional/psicológico podem ficar fixados no estado traumatizado.

Aqueles que são menos capazes de assimilar suas experiências em suas vidas têm maior probabilidade de ficarem presos no trauma.

4-Estresse Pós-Traumático ou Resiliência?

Você já pode ter ouvido falar de transtorno de estresse pós-traumático ao longo da sua vida, certo? É uma condição de saúde mental que surge após um evento muito traumático para a pessoa. Muitas vezes o estresse pós-traumático é caracterizado por flashbacks mentais, ansiedade severa e pensamentos muito perturbadores.

O estresse pós-traumático provoca medo excessivo após situações muito chocantes, assustadoras ou perigosas, como participar de uma guerra, ser raptado, assaltado ou sofrer de violência doméstica, por exemplo. É provável que menos pessoas tenham ouvido falar de crescimento pós-traumático após vivenciar o estresse pós-traumático. Curar o trauma pode te levar a novos começos!

O que é o estresse pós-traumático?

O estresse pós-traumático é frequentemente acompanhado por depressão , abuso de substância , ou ansiedade. Felizmente, mesmo que o trauma tenha efeitos duradouros, ou que o estresse pós-traumático seja desenvolvido, há maneiras de as pessoas gerenciarem as consequências desse tipo de trauma para que conquistem uma vida plena e significativa. Essas formas incluem várias formas de tratamento, como:  psicoterapia focada no trauma , medicamento e suporte de grupo.

Existe uma relação dose-resposta entre o trauma e o transtorno de estresse pós-traumático, o que significa que severidade, duração e proximidade da exposição ao trauma podem influenciar o desenvolvimento ou não dos sintomas.

Temos que estar cientes de que o trauma nos afeta de maneira diferente, e ignorar o sofrimento em uma busca ingênua de otimismo, tentando minimizar o trauma e seu impacto, podemos não conseguir expressar nossas emoções negativas de forma saudável e reduzir nossa chance de cura.

A questão é, como se cura de um trauma intenso?

Leia mais para descobrir!

Características do crescimento pós-traumático

O crescimento pós-traumático é quando alguém foi afetado pelo estresse pós-traumático e encontra uma maneira de dar um novo significado às suas experiências para viver sua vida de maneira diferente de antes do trauma.

Exemplos de áreas para o crescimento pessoal incluem força mental, apreciação pela vida, novas possibilidades na vida, mudança espiritual e relacionamentos com os outros. Os exemplos de crescimento pós-traumático podem ser vários, desde escrever livros, buscar a espiritualidade, fazer palestras motivacionais, iniciar instituições de caridade entre muitas outras coisas.

O crescimento pós-traumático pode se apresentar de várias maneiras, como descobrir talentos e habilidades latentes, encontrar confiança para enfrentar novos desafios e descobrir um sentimento de força.

Isso tende a gerar um nível de atenção plena e gratidão pela vida e pelo momento presente, e um foco nos relacionamentos que devem ser priorizados, geralmente aqueles que o indivíduo sente que estavam presentes em tempos difíceis.

Outros resultados frequentemente relatados são o desejo de ajudar os outros e retribuir, apreço pela vida, mais autoconsciência e mais compaixão pelos seres humanos.

Crescimento pós-traumático e a pandemia de covid 19

Embora o crescimento pós-traumático não seja novidade, você poderá ouvir mais sobre isso à medida que saímos da pandemia.

Um estudo recente publicado no Journal of Psychiatry ,descobriu que 88% dos 385 entrevistados da pesquisa disseram que experimentaram efeitos positivos das circunstâncias desafiadoras da pandemia, como educação em casa, perda de renda e problemas de saúde.

Em particular, os entrevistados notaram melhorias positivas nas relações familiares e relataram uma maior valorização da vida. Outros disseram que experimentaram crescimento espiritual por causa do trauma da pandemia e relataram melhora na saúde mental.

Quando e como procurar ajuda?

Primeiro vamos ver que os sintomas de trauma incluem:

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses sintomas, a recomendação é que siga as seguintes etapas:

  1. Fale com um amigo de confiança ou membro da família sobre o que você está enfrentando.
  2. Considere escrever um diário sobre suas experiências. O próprio processo de escrever as coisas pode realmente ajudar no processamento dos eventos.
  3. Em vez de afastar seus pensamentos ou sentimentos desafiadores ou usar técnicas de distração, pode ser útil aprender a tolerá-los por períodos de tempo mais longos. O uso de técnicas de tolerância ao sofrimento, como a respiração em ciclos respiratórios, pode realmente aumentar a capacidade de lidar com pensamentos angustiantes.
  4. Fazer psicoterapia é essencial

Outras pistas para se desenvolver após o trauma

Se você passou por um trauma, há passos que você pode tomar para a sua integração. Embora leve tempo, você pode desenvolver uma resposta de crescimento pós-traumática à sua experiência.

Essas etapas incluem:

É importante notar que alguns traumas podem ser demais para processar por conta própria. Nesses casos, é importante buscar ajuda de um psicoterapeuta .

1- Refletir sobre suas experiências e emoções

Como primeiro passo, processar suas emoções escrevendo-as. Ao refletirmos, podemos cultivar a gratidão . Podemos considerar as coisas que apreciamos e pelas quais somos gratos e o significado em nossas vidas. Quando as coisas são tiradas e nos tornamos resilientes, podemos começar a ver quão ricas são nossas vidas.

2- Construir Laços – Promover Senso de Comunidade

Promover um senso de comunidade e buscar apoio de pessoas em quem você confia também pode ajudar. As comunidades se uniram para apoiar umas às outras durante a pandemia, promovendo vínculos e ajudando os vulneráveis. Muitas pessoas disseram que essa conexão intencional fez com que se sentissem mais agradecidos e fazendo parte de algo maior.

3-Buscar Apoio de Saúde Mental – Psicoterapia

Psicoterapias mostram ótimos resultados no tratamento de traumas, ajudam o paciente a compreender e a ressignificar  as experiências traumáticas.

Não realizar um tratamento adequado para um trauma psicológico pode fazer com que o indivíduo tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais por toda a vida. Isso pode trazer consequências desagradáveis, como um nível exagerado de desconfiança que pode afetá-lo no âmbito pessoal, social e profissional. A  melhor indicação realmente é a Psicoterapia.

O psicoterapeuta ajuda o paciente a desenvolver mecanismos de manejo das crises, na ressocialização e dessensibilização das coisas que lembram o trauma.

Minha Mensagem Final

Em termos simples, o conceito de crescimento pós-traumático está no entendimento de que eventos traumáticos, estressantes e adversos que acontecem aos seres humanos têm o potencial de gerar benefícios positivos.

Esses eventos, que podem variar de doenças graves e perda de um ente querido a conflitos de guerra e agressão sexual, geralmente são experiências que podem transformar a vida de um indivíduo, e o crescimento pós-traumático são os resultados positivos de suportar a luta psicológica desses eventos.

Saber que eventos traumáticos podem ser um catalisador para o crescimento positivo pode trazer esperança se você estiver gerenciando os pesados sintomas do estresse pós-traumático.

No entanto, é importante não minimizar sua experiência de trauma e reservar um tempo para processá-lo adequadamente, em vez de se apressar para obter uma falsa sensação de otimismo.

Com o suporte adequado, isso pode ajudá-lo a se mover para um espaço mais positivo ao longo do tempo. Não se esqueça: Curar o trauma pode te levar a novos começos!

Agende a Sua Psicoterapia Online pelo Whatsapp: (12) 99797-1333

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sobre a autora:

Liliam Silva

Liliam Silva

Sou psicóloga clínica há 24 anos, ajudando pessoas a se conhecerem melhor e a superarem suas dificuldades emocionais, conflitos internos ou de relacionamento, estresse, depressão e desafios na vida profissional. O meu trabalho como psicoterapeuta(presencial e online) potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa que busca harmonia no seu cotidiano, qualidade de vida mental e a satisfação frente à vida.

Posts recentes:

Por que os Casais Traem?

 Um estudo recente revelou que as pessoas possuem oito razões principais para traírem: raiva, baixa autoestima, falta de amor, baixo comprometimento, necessidade de variedade, negligência,

Leia Mais »